QUALIDADE DE VIDA

Os riscos do isolamento social

isolaris topoMaio, 2019 - Psicólogos estudam como combater a solidão de quem corre maior risco, como os idosos. De acordo com uma pesquisa nacional de 2018 da Cigna, os níveis de solidão atingiram um nível mais alto, com quase metade dos 20.000 adultos norte-americanos relatando que às vezes ou sempre se sentem sozinhos. Quarenta por cento dos participantes da pesquisa também relataram que às vezes ou sempre sentem que seus relacionamentos não são significativos e que se sentem isolados. Esses números são alarmantes por causa dos riscos à saúde e à saúde mental associados à solidão. De acordo com uma meta-análise com co-autoria de Julianne Holt-Lunstad, PhD, professora de psicologia e neurociência na Brigham Young University, a falta de conexão social aumenta os riscos à saúde tanto quanto fumar 15 cigarros por dia ou ter transtorno ...

de uso de álcool. Ela também descobriu que a solidão e o isolamento social são duas vezes mais prejudiciais à saúde física e mental do que a obesidade (Perspectives on Psychological Science, Vol. 10, No. 2, 2015).

“Há evidências robustas de que o isolamento social e a solidão aumentam significativamente o risco de mortalidade prematura, e a magnitude do risco excede a de muitos indicadores importantes de saúde”, diz HoltLunstad.

Em um esforço para conter esses riscos à saúde, campanhas e coalizões para reduzir o isolamento social e a solidão - o nível percebido de isolamento social de um indivíduo - foram lançadas na Austrália, Dinamarca e Reino Unido. Esses programas nacionais reúnem especialistas em pesquisa, agências governamentais e sem fins lucrativos, grupos comunitários e voluntários qualificados para aumentar a conscientização sobre a solidão e abordar o isolamento social por meio de intervenções baseadas em evidências e advocacy.

Mas a solidão está realmente aumentando ou é uma condição que os humanos sempre experimentaram em vários momentos da vida? Em outras palavras, estamos nos tornando mais solitários ou apenas mais inclinados a reconhecer e falar sobre o problema?

Essas são perguntas difíceis de responder porque os dados históricos sobre a solidão são escassos. Ainda assim, algumas pesquisas sugerem que o isolamento social está aumentando, então a solidão também pode estar, diz Holt-Lunstad. Os dados mais recentes do censo dos EUA, por exemplo, mostram que mais de um quarto da população vive sozinha - a taxa mais alta já registrada. Além disso, mais da metade da população é solteira, e as taxas de casamento e o número de filhos por família diminuíram desde o censo anterior. As taxas de voluntariado também diminuíram, de acordo com uma pesquisa do Instituto Do Good da Universidade de Maryland, e uma porcentagem crescente de americanos não relatou nenhuma afiliação religiosa, sugerindo declínios nos tipos de conexões religiosas e outras conexões institucionais que podem fornecer a comunidade.

Leia também - Farinha Branca e seus Malefícios

“Independentemente de a solidão estar aumentando ou permanecendo estável, temos muitas evidências de que uma parte significativa da população é afetada por ela”, diz HoltLunstad. "Estar conectado a outras pessoas socialmente é amplamente considerado uma necessidade humana fundamental - crucial para o bem-estar e a sobrevivência."

Como especialistas em mudança de comportamento, os psicólogos estão bem posicionados para ajudar a nação a combater a solidão. Por meio de sua pesquisa e trabalho de política pública, muitos psicólogos têm fornecido dados e recomendações detalhadas para o avanço da conexão social como uma prioridade de saúde pública dos Estados Unidos nos níveis social e individual.

"Com o envelhecimento da população cada vez maior, os efeitos da solidão na saúde pública só devem aumentar", diz Holt-Lunstad. "O desafio que enfrentamos agora é descobrir o que pode ser feito sobre isso."

Quem é mais provável?

A solidão é uma experiência que existe desde o início dos tempos - e todos nós lidamos com isso, de acordo com Ami Rokach, PhD, instrutor da Universidade de York no Canadá e psicólogo clínico. "É algo com que cada um de nós lida de vez em quando", explica ele, e pode ocorrer durante as transições da vida, como a morte de um ente querido, o divórcio ou a mudança para um novo lugar. Esse tipo de solidão é denominado pelos pesquisadores como solidão reativa.

Podem surgir problemas, entretanto, quando uma experiência de solidão se torna crônica, observa Rokach. "Se a solidão reativa é dolorosa, a solidão crônica é uma tortura", diz ele. A solidão crônica é mais provável de se instalar quando os indivíduos não têm os recursos emocionais, mentais ou financeiros para sair e satisfazer suas necessidades sociais ou não têm um círculo social que pode fornecer esses benefícios, diz a psicóloga Louise Hawkley, PhD, a cientista pesquisador sênior da organização de pesquisa NORC da Universidade de Chicago.

"É quando as coisas podem se tornar muito problemáticas e muitas das principais consequências negativas da solidão para a saúde podem se instalar", diz ela.

No ano passado, uma pesquisa do Pew Research Center com mais de 6.000 adultos nos EUA relacionou a solidão frequente à insatisfação com a vida familiar, social e comunitária. Cerca de 28% das pessoas insatisfeitas com sua vida familiar sentem-se sozinhas o tempo todo ou a maior parte do tempo, em comparação com apenas 7% das pessoas satisfeitas com sua vida familiar. A satisfação com a vida social segue um padrão semelhante: 26 por cento das pessoas insatisfeitas com sua vida social são frequentemente solitárias, em comparação com apenas 5 por cento daqueles que estão satisfeitos com sua vida social. Um em cada cinco americanos que dizem não estar satisfeitos com a qualidade de vida em suas comunidades locais sente solidão frequente, quase o triplo dos 7% dos americanos que estão satisfeitos com a qualidade de vida em suas comunidades.

E, é claro, a solidão pode ocorrer quando as pessoas estão cercadas por outras - no metrô, em uma sala de aula ou mesmo com seus cônjuges e filhos, de acordo com Rokach, que acrescenta que solidão não é sinônimo de isolamento ou solidão escolhida. Em vez disso, a solidão é definida pelos níveis de satisfação das pessoas com sua conexão ou seu isolamento social percebido.

Efeitos da solidão e isolamento

Conforme demonstrado por uma revisão dos efeitos do isolamento social percebido ao longo da vida, com a coautoria de Hawkley, a solidão pode causar estragos na saúde física, mental e cognitiva de um indivíduo (Philosophical Transactions of the Royal Society B, Vol. 370, No . 1669, 2015). Hawkley aponta para evidências que ligam o isolamento social percebido com consequências adversas à saúde, incluindo depressão, má qualidade do sono, função executiva prejudicada, declínio cognitivo acelerado, função cardiovascular deficiente e imunidade prejudicada em todas as fases da vida. Além disso, um estudo de 2019 liderado por Kassandra Alcaraz, PhD, MPH, pesquisadora de saúde pública da American Cancer Society, analisou dados de mais de 580.000 adultos e descobriu que o isolamento social aumenta o risco de morte prematura por todas as causas para todas as raças ( American Journal of Epidemiology, Vol. 188, No. 1, 2019). De acordo com Alcaraz, entre os participantes negros, o isolamento social dobrou o risco de morte precoce, enquanto aumentou o risco entre os participantes brancos em 60 a 84 por cento.

“Nossa pesquisa mostra realmente que a magnitude do risco apresentado pelo isolamento social é muito semelhante em magnitude à obesidade, tabagismo, falta de acesso a cuidados e sedentarismo”, diz ela. No estudo, os investigadores ponderaram várias medidas padrão de isolamento social, incluindo estado civil, frequência de participação em serviços religiosos, reuniões de clube / atividades em grupo e número de amigos próximos ou parentes. Eles descobriram que, de modo geral, a raça parecia ser um indicador mais forte de isolamento social do que o sexo; homens e mulheres brancos tinham maior probabilidade de estar na categoria menos isolada do que homens e mulheres negros.

O estudo da American Cancer Society é o maior até agora em todas as raças e sexos, mas pesquisas anteriores forneceram vislumbres dos efeitos nocivos do isolamento social e da solidão. Um estudo de 2016 liderado pela epidemiologista da Universidade de Newcastle, Nicole Valtorta, PhD, por exemplo, relacionou a solidão a um aumento de 30 por cento no risco de derrame ou no desenvolvimento de doença coronariana (Heart, Vol. 102, No. 13). Valtorta observa que o maior risco de problemas de saúde de um indivíduo solitário provavelmente decorre de vários fatores combinados: comportamentais, biológicos e psicológicos.

"Sem o incentivo da família ou amigos, aqueles que estão solitários podem cair em hábitos prejudiciais à saúde", diz Valtorta. "Além disso, descobriu-se que a solidão aumenta os níveis de estresse, impede o sono e, por sua vez, prejudica o corpo. A solidão também pode aumentar a depressão ou a ansiedade."

isolaris1

No ano passado, pesquisadores do Florida State University College of Medicine também descobriram que a solidão está associada a um aumento de 40 por cento no risco de demência de uma pessoa (The Journals of Gerontology: Series B, online 2018). Liderado por Angelina Sutin, PhD, o estudo examinou dados de mais de 12.000 adultos norte-americanos com 50 anos ou mais. Os participantes avaliaram seus níveis de solidão e isolamento social e completaram uma bateria cognitiva a cada dois anos por até 10 anos.

Entre os adultos mais velhos, em particular, a solidão tem mais probabilidade de se instalar quando um indivíduo está lidando com limitações funcionais e tem baixo apoio familiar, diz Hawkley. Uma melhor autoavaliação da saúde, mais interação social e menos tensão familiar reduzem os sentimentos de solidão dos adultos mais velhos, de acordo com um estudo liderado por Hawkley, examinando dados de mais de 2.200 adultos mais velhos (Research on Aging, Vol. 40, No. 4 , 2018). “Mesmo entre aqueles que começaram sozinhos, aqueles que estavam com melhor saúde e se socializavam com outras pessoas com mais frequência tinham muito mais chances de se recuperar posteriormente da solidão”, diz ela.

Um estudo de 2015 liderado por Steven Cole, MD, professor de medicina da University of California, Los Angeles, fornece pistas adicionais sobre por que a solidão pode prejudicar a saúde geral (PNAS, Vol. 112, No. 49, 2015). Ele e seus colegas examinaram as expressões gênicas em leucócitos, células brancas do sangue que desempenham papéis importantes na resposta do sistema imunológico à infecção. Eles descobriram que os leucócitos de participantes solitários - tanto humanos quanto macacos rhesus - mostraram uma expressão aumentada de genes envolvidos na inflamação e uma expressão diminuída de genes envolvidos em respostas antivirais.

A solidão, ao que parece, pode levar à sinalização de estresse de "lutar ou fugir" de longo prazo, que afeta negativamente o funcionamento do sistema imunológico. Simplificando, as pessoas que se sentem solitárias têm menos imunidade e mais inflamação do que as pessoas que não se sentem.

Combatendo a solidão

Embora os efeitos nocivos da solidão estejam bem estabelecidos na literatura de pesquisa, encontrar soluções para conter a solidão crônica tem se mostrado mais desafiador, diz Holt-Lunstad.

O desenvolvimento de intervenções eficazes não é uma tarefa simples, porque não há uma única causa subjacente para a solidão, diz ela. "Diferentes pessoas podem sentir-se solitárias por diferentes motivos e, portanto, um tipo de intervenção de tamanho único provavelmente não funcionará, porque você precisa de algo que resolva a causa subjacente." Rokach observa que os esforços para minimizar a solidão podem começar em casa, ensinando às crianças que solidão não significa solidão. Além disso, diz ele, as escolas podem ajudar a promover ambientes nos quais as crianças procuram, identificam e intervêm quando um colega parece solitário ou desconectado dos outros.

Em termos de maneiras adicionais de lidar com o isolamento social e os sentimentos de solidão, a pesquisa liderada por Christopher Masi, MD, e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Chicago sugere que as intervenções que focalizam o interior e abordam os pensamentos negativos subjacentes à solidão em primeiro lugar parecem para ajudar a combater a solidão mais do que aqueles projetados para melhorar as habilidades sociais, aumentar o apoio social ou aumentar as oportunidades de interação social (Personality and Social Psychology Review, Vol. 15, No. 3, 2011). A meta-análise revisou 20 ensaios clínicos randomizados de intervenções para diminuir a solidão em crianças, adolescentes e adultos e mostrou que abordar o que os pesquisadores denominaram cognição social desadaptativa por meio da terapia cognitivo-comportamental (TCC) funcionou melhor porque capacitou os pacientes a reconhecer e lidar com seus pensamentos negativos sobre o valor próprio e como os outros os percebem, diz Hawkley, um dos co-autores do estudo.

Ainda assim, algumas pesquisas descobriram que envolver adultos mais velhos em grupos comunitários e sociais pode levar a efeitos positivos na saúde mental e reduzir os sentimentos de solidão. No ano passado, Julene Johnson, PhD, pesquisadora sobre envelhecimento da University of California, San Francisco, examinou como ingressar em um coral pode combater os sentimentos de solidão entre adultos mais velhos (The Journals of Gerontology: Series B, online 2018). Metade dos 12 centros para idosos do estudo foram selecionados aleatoriamente para o programa do coral, que envolvia sessões semanais de 90 minutos, incluindo apresentações públicas informais. A outra metade dos centros não participou das sessões do coral. Após seis meses, os pesquisadores não encontraram diferenças significativas entre os dois grupos em testes de função cognitiva, força da parte inferior do corpo e saúde psicossocial geral. Mas eles encontraram melhorias significativas em dois componentes da avaliação psicossocial entre os participantes do coral: Este grupo relatou se sentir menos solitário e indicou que tinha mais interesse na vida. Os idosos do grupo não coro não viram nenhuma mudança em sua solidão, e seu interesse pela vida diminuiu ligeiramente.

Pesquisadores da University of Queensland, na Austrália, também descobriram que adultos mais velhos que participam de grupos sociais, como clubes do livro ou grupos religiosos, têm um risco menor de morte (BMJ Open, Vol. 6, No. 2, 2016). Liderada pelo psicólogo Niklas Steffens, PhD, a equipe acompanhou a saúde de 424 pessoas por seis anos depois que elas se aposentaram e descobriu que a participação em grupos sociais teve um efeito combinado sobre a qualidade de vida e o risco de morte. Em comparação com os que ainda estão trabalhando, cada membro de grupo perdido após a aposentadoria foi associado a uma queda de cerca de 10% na qualidade de vida seis anos depois. Além disso, se os participantes pertencessem a dois grupos antes da aposentadoria e os mantivessem durante os seis anos seguintes, o risco de morte era de 2 por cento, aumentando para 5 por cento se desistissem de ser membros de um grupo e para 12 por cento se desistissem em ambos.

Leia também - Corte um limão e coloque no seu quarto na hora de dormir

“Nesse sentido, as intervenções práticas precisam se concentrar em ajudar os aposentados a manter seu senso de propósito e pertencimento, ajudando-os a se conectar a grupos e comunidades que são significativos para eles”, dizem os autores.

Para tanto, a cohousing parece estar crescendo em popularidade entre jovens e idosos em todo o mundo como uma forma de melhorar as conexões sociais e diminuir a solidão, entre outros benefícios. Comunidades de co-habitação e residências de idades mistas são construídas intencionalmente para reunir as gerações mais velhas e mais novas, seja em bairros inteiros dentro de casas unifamiliares ou em prédios de apartamentos maiores, onde compartilham restaurantes, lavanderia e espaços recreativos. Os vizinhos se reúnem para festas, jogos, filmes ou outros eventos, e a co-habitação facilita a formação de clubes, a organização do cuidado de crianças e idosos e a carona solidária. Hawkley e outros psicólogos argumentam que essas situações de vida também podem fornecer um antídoto para a solidão, especialmente entre adultos mais velhos. Embora as avaliações formais de sua eficácia na redução da solidão permaneçam escassas, as comunidades de cohousing nos Estados Unidos agora somam 165 em todo o país, de acordo com a Cohousing Association, com outras 140 em fase de planejamento.

"Os adultos mais velhos se tornaram muito marginalizados e se sentiram como se não fossem mais membros produtivos da sociedade, que é uma criação solitária por si só", diz Hawkley. "Para que a sociedade seja saudável, temos que encontrar maneiras de incluir todos os segmentos da população, e muitos desses programas habitacionais intergeracionais parecem estar fazendo muito em termos de dissipar mitos sobre a velhice e ajudar os idosos a se sentirem importantes e membros valiosos da sociedade novamente. "

Fonte: https://www.apa.org/