Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas, estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é desperdiçado. Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício? Simples... Coloque o limão, bem lavado, na seção do freezer de sua geladeira. Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos. Polvilhe-o em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi... Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes. Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C. Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito.
E, sim, isso é o que você vem desperdiçando. Mas de agora em diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos os nutrientes e obter ainda mais saúde.
{youtube}KGUPsmKEx68{/youtube}
As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo. Os benefícios surpreendentes do limão! Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
Por que não sabemos nada sobre isso? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros. Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia. Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas.
Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc. A ele é
creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre cistos e tumores. Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos. Alguns dizem que é muito útil para todas as variantes do cancro. Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos.
A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas... Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis.
Aromaterapia: a casca do Limão contém d-limoneno
Por Conceição Trucom (química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida). Um dos grandes segredos das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais (OEs) cítricos, que são extraídos das cascas dos limões, tangerinas e laranjas, está no alto teor de monoterpenos que possuem. Monoterpenos são as menores moléculas que compõem os óleos essenciais (OEs) cítricos; motivo pelo qual penetram com extrema facilidade em todos os tecidos e células do corpo humano, com uma poderosa ação solvente de gorduras e toxinas.
Existe uma família de substâncias classificadas como monoterpenos, e o principal componente desta família, é o d-limoneno. O óleo extraído da casca da laranja chega a 90% de d-limoneno. Na casca do limão, dependendo da variedade são 65-70% de d-limoneno. O óleo da tangerina tem 70% e do grapefruit é super elevado: 95%. Várias pesquisas revelaram que estes monoterpenos possuem propriedades anticancerígenas, solvente de cálculos e de entupimentos nas artérias. Na casca do limão predominam os seguintes componentes desta família: d-Limoneno, Citral, Pinenos, Canfeno, Bergapteno, Terpinenos, Mirceno, Linalol, Geraniol e Citronelol.
O óleo essencial (OE) de limão possui, dentre os cítricos, uma composição mais complexa de monoterpenos, que faz com que, em alguns tipos de tratamento, ele tenha uma ação terapêutica superior que os OEs de laranja ou grapefruit. Além de 65% de d-limoneno, o OE de limão também possui cerca de 10-20% de pinenos e, aproximadamente, 10% de gama-terpineno. Pesquisas japonesas revelaram que o gama-terpineno apresenta uma poderosa ação antioxidante capaz de inibir a oxidação do LDL (mau colesterol), impedindo assim que este acabe causando a arteriosclerose ou levando a pessoa a um infarto.
O d-limoneno age, ainda, suprimindo a atividade da enzima hepática HMG-CoA redutase, um fator chave para a síntese do colesterol. Ele age também descongestionando o fígado, especialmente após a ingestão de grande quantidade de álcool e alimentos altamente gordurosos. O fato é que, a ação sinérgica destes vários monoterpenos do OE de limão cria uma ação muito poderosa na desobstrução de vasos sanguíneos, prevenindo e tratando vários dos problemas cardiovasculares.
Sobre a ação psicológica dos OEs cítricos, cientistas do Departamento de Fisiologia da Universidade de Siena, Itália, estiveram estudando o efeito da inalação do OE de limão sobre o sistema nervoso de ratos. Eles puderam avaliar que o aroma deste óleo age baixando o teor de corticosterona, significando maior capacidade de suportar a dor e redução dos estados de ansiedade. De forma semelhante, estes efeitos foram notados por dentistas com o uso do OE de laranja em salas de espera de seus consultórios. E mais, os OEs cítricos também estimulam a alegria e diminuem a depressão, portanto são anti-depressivos.
Biscoitinhos de casca de limão
Porções
120
Ingredientes
1 colher de sopa de casca de limão em pedacinhos
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
200 gramas de margarina sem sal
Instruções
Bater bem a margarina com o açúcar. Juntar o ovo e as cascas de limão. Bater. Acrescentar os outros ingredientes. Achatar a massa com um rolo de macarrão e modelar os biscoitinhos com um copo. Assar em forno moderado (200ºC) até dourar levemente (15 minutos).
Fonte: ongfraterna.blogspot.com.br
www.docelimao.com.br
http://www.bancodealimentos.org.br