2013 - Os tradicionais filtros de barro perderam muito espaço nas casas brasileiras. As residências aos poucos foram optando pelos modelos de plástico, torneira de cozinha com filtros, purificadores. Outra escolha comum é comprar água mineral. No entanto, essa troca pode não ser a melhor opção, uma vez que uma pesquisa norte-americana mostrou a eficiência considerável dos filtros de barro. De acordo com o estudo, os filtros com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficazes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.
A partir desses dados, acredita-se que o sistema básico de filtragem de água, sendo o mais utilizado pelos brasileiros antigamente, é um dos mais eficientes do mundo. As conclusões, baseadas nas pesquisas, foram publicadas no livro The Drinks Water Book, de Colin Ingram. A superioridade dos filtros de barro ocorre devido ao sistema em que a água passa lentamente pelo filtro e goteja num reservatório inferior. Como o processo é mais demorado e a pressão exercida pelo fluxo de água é maior, o filtro consegue reter os micro-organismos e sedimentos. De acordo com a Revista Veja, há estudos que mostram que esse tipo de filtro consegue reter até 99% das partículas.
Também segundo a pesquisa, muitos modelos atuais lançados no mercado não têm utilidade, uma vez que não impedem que substâncias perigosas, como flúor ou arsênio, passem batido no método de filtragem. Para aumentar a eficácia da qualidade da água, já há modelos de purificadores com dispositivos de tratamento embutidos. Ainda assim os simples filtros de barro levam vantagem por serem mais baratos, já que um purificador pode custar até três vezes mais.
Filtro de Barro Brasileiro é o Mais Eficiente do Mundo
2014 - Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos, há muito tempo, e nem mesmo sabíamos disso. Pesquisas norte-americanas apontaram que os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.
Essas conclusões são baseadas nas pesquisas demonstradas no livro The Drinking Water Book, de Colin Ingram, ótima referência para pesquisas sobre sistemas de filtragem de água. Colin Ingram tem 40 anos de experiência como escritor científico, pesquisador, consultor e publicação técnica. Ele conduziu programas extensos de pesquisa sobre todos os aspectos da água potável e de purificação de água, fazendo avaliação e testes de produtos.
As pesquisas revelam que sistemas mais eficientes são baseados na filtragem por gravidade, onde a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior, justamente como são os filtros de barro no Brasil. Esse sistema mais ‘calmo’ de filtrar a água garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.
Essas conclusões levam a crer que quando um filtro de água sofre uma pressão devido ao fluxo da água da torneira ou da tubulação, o processo fica prejudicado, pois a pressão sobre o conjunto faz com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos como ferro e chumbo passem pelo sistema chegando ao copo do consumidor.
O sistema lento de gotejamento colabora para que micro-organismos não passem pelo filtro
Por fim a pesquisa revela também que muitas das tecnologias que são lançadas no mercado não têm muita utilidade, pois, em geral não impedem que elementos perigosos como o flúor ou arsênio passem pelo processo de filtragem, assim sendo suficiente a compra de um filtro simples de gotejamento e cerâmica. Assim é sempre bom ficarmos atentos na compra de produtos que são importantes à saúde e sempre analisarmos bem o produto de acordo com a sua real necessidade.
Como limpar a vela do filtro:
* Não use açúcar ou sal para limpar a vela. Esses alimentos podem entupir a superfície porosa dela.
* O ideal é utilizar uma bucha nova e limpa, e debaixo de água corrente da torneira, passá-la sobre toda a vela enxaguando.
Aprenda a limpar o filtro de barro
Se você já usa ou está pensando em aderir ao filtro de barro, não se esqueça da limpeza e da manutenção. Confira as dicas:
- Lave bem as mãos antes de limpar.
- Antes de usar, é preciso lavar a vela e também o filtro em água corrente.
- Para a manutenção, o ideal é lavar a vela somente com água a cada 3 meses. Para isso, passe levemente uma esponja nova e limpa. Se o procedimento não efetuar a limpeza completa, é recomendado trocar a vela.
- Não use produtos de limpeza, sal e açúcar. A vela é porosa e o uso de produtos pode comprometer o sabor da água, além de estragar o produto.
- Para limpar o lado de fora do filtro, utilize uma esponja com o seu lado macio ou um pano úmido.
Se o seu filtro é novo, é normal sentir um gostinho de barro na água. Para amenizar, troque a água ao menos uma vez ao dia por um período mínimo de 10 dias.
O filtro é eficiente, mas manter a limpeza em dia é essencial para garantir uma água de qualidade.
Onde Comprar em Porto Alegre
Entrega em casa, falar com Felipe, no fone: 91950910 ! Vários tamanhos!
Fonte: http://ciclovivo.com.br/
http://www.noticiasnaturais.com
http://www.universojatoba.com.br/