Um professor que tentava resolver a morte de um cachalote encalhado acabou descobrindo 21 quilos de vômito de baleia no valor de meio milhão de dólares

vombaleia107/06/2023 - Um cientista nas Ilhas Canárias descobriu um pedaço de vômito de baleia de 21 libras no valor de cerca de US$ 544.000 no intestino de um cachalote encalhado. Antonio Fernández, professor da Universidade de Las Palmas, estava inspecionando o cachalote morto na praia de Nogales, no dia 21 de maio, quando encontrou nele um enorme aglomerado de âmbar cinzento, informou o meio de comunicação local Canarias7.

O âmbar cinzento é uma secreção rara e muito procurada, produzida no sistema digestivo dos cachalotes e normalmente só é encontrada em cerca de um em cada 100 espécimes. É valorizado na indústria de perfumes por seu odor distinto e escassez, e é frequentemente chamado de “ouro flutuante” ou “tesouro do mar”.

Os cientistas acreditam que a substância é excretada pelos cachalotes quando comem cefalópodes, como lulas e polvos, e não conseguem digerir os bicos de suas presas. Esses restos são frequentemente vomitados, mas às vezes podem se misturar com uma substância cerosa nos intestinos para produzir âmbar cinzento. Fernández disse a Canarias7 que estava investigando a causa da morte deste cachalote em particular enquanto verificava o seu cólon.

“O que tirei foi uma pedra com cerca de 50 a 60 cm de diâmetro e pesando 9,5 kg”, disse ele, segundo o The Guardian. “As ondas estavam batendo na baleia. Todos estavam olhando quando voltei para a praia, mas não sabiam que o que eu tinha nas mãos era âmbar cinza.”

vombaleia2

Fernández, que também é diretor do instituto de saúde animal e segurança alimentar de sua universidade, disse que a baleia morreu de sepse causada pelo pedaço de âmbar cinzento, segundo o The Guardian. O professor também disse a Canarias7, no dia 20 de junho, que planeava dar o valioso pedaço às autoridades locais de La Palma para que pudesse ser vendido para ajudar as pessoas afetadas por uma devastadora erupção vulcânica em 2021.

Em 2021, um grupo de pescadores no Golfo de Aden conseguiu um pedaço de âmbar cinzento no valor de cerca de 1,5 milhões de dólares, que vendeu a um comprador nos Emirados Árabes Unidos. Os 35 pescadores compraram casas, carros e barcos com os lucros, informou a BBC. O comércio comercial de âmbar cinzento é estritamente regulamentado em alguns países, incluindo a Austrália e os EUA, que proíbem o comércio da substância devido a preocupações com a exploração baleeira.

Fonte: https://finance.yahoo.com