21/08/2017 - Nesta segunda-feira, 21 de agosto, acontece um eclipse solar que será totalmente visível nos Estados Unidos e parcialmente na América Central, norte da América do Sul e Europa. Os brasileiros desfrutarão de até 40% de escurecimento do disco solar em algumas áreas das regiões Norte e Nordeste. As melhores cidades para vê-lo serão Boa Vista, em Roraima, e Macapá, no Amapá, onde durará cerca de duas horas, começa por volta das 14h às 16h (horário de Brasília) —o ápice do fenômeno será por volta das 17h.
O eclipse solar é um fenômeno astronômico em que a lua passa na frente do Sol e deixamos de vê-lo. A diferença em relação ao eclipse solar anular é que no eclipse total a lua cobre completamente o Sol em vez de deixar um anel de fogo ao redor.
O que é um eclipse solar total?
Um eclipse solar é um fenômeno astronômico em que a lua passa em frente ao Sol e, portanto, deixamos de vê-lo. O termo “total” ou “parcial” dependerá de se observamos o eclipse dentro da umbra ou da penumbra (as duas partes da sombra da lua). Se o observarmos dentro da umbra, o eclipse será total. Se o fizermos na penumbra, será parcial.
Como ver o eclipse solar 2017?
O mais importante é não olhar o Sol diretamente sem proteção, pois podemos causar queimaduras graves em nossas retinas. Como a luz ultravioleta continua chegando durante a fase parcial do eclipse, também não devemos contemplar o fenômeno através das nuvens nem refletido na água. Não devemos confiar e usar óculos de sol, vidro fumê ou radiografias. O único método 100% seguro é observar o eclipse de forma indireta. Por exemplo, usando uma folha de papel na qual é feito um furo e colocada diante do Sol. A imagem do eclipse é então projetada em uma segunda folha, onde podemos apreciar com segurança. Outra opção é através de telescópios que tenham filtros adequados (sem esses filtros, é igualmente perigoso)
Como e onde ver o eclipse solar de 21 de agosto na América?
No continente americano, a visibilidade do eclipse dependerá muito de cada país.
Colômbia
A cidade de Riohacha, em La Guajira, será o melhor lugar do país para ver o eclipse, pois 51% do Sol ficará encoberto. O fenômeno começará às 13h37 (15h37 em Brasília).
Estados Unidos
Os Estados Unidos são o país em que se poderá ver melhor o eclipse. O fenômeno começa às 10h16 (14h16 em Brasília) em Lincoln Beach, Oregon. Dali, sua sombra se deslocará para o leste durante cerca de 90 minutos. Cruzará os estados de Oregon, Idaho, Wyoming, Montana, Nebraska, Iowa, Kansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee, Geórgia e Carolina do Norte e do Sul.
O eclipse atingirá seu pico em Charleston, Carolina do Sul, às 14h48. O melhor lugar para vê-lo será Cardondale, Illinois, pois ali o Sol será coberto pela lua durante mais tempo: 2 minutos e 41 segundos.
Guatemala
Na Guatemala, cerca de 40% do Sol será coberto com o eclipse solar. O fenômeno começará às 11h35 (14h35 em Brasília) e a duração total do eclipse parcial será de aproximadamente duas horas e meia, terminando às 14h05.
México
Na Cidade do México, o eclipse solar começará às 12h01 (14h01 em Brasília) e terminará às 14h37. O ponto máximo (38% de escuridão) será às 13h20. No norte do país, especialmente em Tijuana e Mexicali, a superfície coberta do Sol será de até 65%, enquanto que no sul apenas 30% do disco solar ficará encoberto. Neste artigo, você pode consultar a que hora poderá vê-lo em cada estado do México.
Peru e Equador
Em ambos os países, a porcentagem de encobrimento do Sol será bastante pequena. No Peru, por exemplo, será de apenas 5% na cidade de Iquitos, enquanto no Equador alcançará 9% na cidade de Nueva Loja, no leste do país.
Porto Rico
Porto Rico terá um espetáculo astronômico que não é visto há quase 20 anos. De acordo com a Sociedade de Astronomia do Caribe, o eclipse começará a partir das 14h (15h em Brasília) e durará até as 17h, sendo o ponto alto às 15h34. O encobrimento será de 80%.
Venezuela
Na Venezuela, será possível apreciar 52,9% de encobrimento na cidade de Caracas, onde o eclipse começará às 14h28 (15h28 em Brasília), alcançará o pico às 15h45 e terminará às 16h52.
Outros países
A NASA realizará uma cobertura exaustiva do eclipse solar de 21 de agosto. Se no seu país não for possível vê-lo de forma total ou parcial, ou se você desejar acompanhá-lo pela Internet, poderá fazê-lo no site do EL PAÍS ou no site oficial da agência espacial.
A que horas o eclipse solar 2017 estará na Espanha?
Na Espanha, o eclipse solar começará por volta das 20h45 (15h45 em Brasília), atingirá o ponto de maior obscuridade às 21h e terminará alguns minutos depois. Dependendo da localização geográfica, podemos encontrar algumas diferenças. As regiões em que melhor se verá o eclipse são o noroeste peninsular (Galícia, León e Salamanca) e as Ilhas Canárias, onde a Lua encobrirá 30% da superfície do Sol.
Chegou o dia do Grande Eclipse Solar (e vamos todos pesar menos)
21/08/2017 - O Eclipse Solar desta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, é um dos eventos mais esperados dos últimos anos. Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país. Em Portugal, assistiremos a um eclipse solar parcial A agência espacial norte-americana, NASA, vai transmitir ao vivo o eclipse solar desta segunda-feira, através do Facebook e Twitter. O fenómeno deve durar cerca de 3 horas, mas o período de escuridão total será muito curto: dura aproximadamente 3 segundos. Além do feed da NASA, o Facebook vai fazer a transmissão ao vivo em 360 graus pelo Live, com resolução 4K. Este livestream será totalmente interativo, para que o utilizador possa olhar em volta e sentir que está realmente a acompanhar o evento ao vivo.
A excitação é muita, nos EUA. Mas o que torna este eclipse um evento tão especial?
Antes de mais, este é o primeiro eclipse total do sol em 38 anos. A última vez que os norte-americanos assistiram a um eclipse solar total foi em 1979 – e o último que foi visível em todo o país foi há 99 anos, em 1918. Durante os 2 minutos de eclipse, uma duração recorde, os cientistas da agência espacial norte-americana esperam poder observar os efeitos da perda súbita de radiação solar ultravioleta, “uma experiência realizada e oferecida amavelmente pela natureza”.
A NASA vai lançar dois bombardeiros WB-57F para perseguirem a sombra da Lua durante o eclipse e transmitir imagens do fenímeno durante mais tempo. Espera-se que os bombardeiros modificados WB-57F permitam aos cientistas observar o eclipse durante mais um minuto e dez segundos.
A Terra vai inchar
Segundo a NASA, o eclipse vai alterar a influência gravitacional do Sol e da Lua na Terra, e esse efeito vai fazer com que que a força gravitacional da Terra seja menor. O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, alterará a dimensão da crosta terrestre. Isso significa que a Terra vai “inchar” cerca de 4 cm, e nós vamos ficar mais leves – mas infelizmente, não mais magros, nem de forma duradoura. Segundo a NASA, o efeito durará algumas horas, e poderá fazer com que fiquemos umas 48 gramas mais leves.
No oeste da Europa e de África também será possível admirar parcialmente o fenómeno astronómico. Em Portugal Continental o eclipse é visível a partir das 19:46 horas e tem apenas 19% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorre às 20:23, e o ocaso da Lua ocorre às 20:21. Na Madeira, a visibilidade do eclipse será a partir das 19:48 horas com apenas 33% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorrerá às 20:46, e o ocaso da Lua às 20:45.
Na Região Autónoma dos Açores, a visibilidade do eclipse será a partir das 18:40 horas com apenas 28% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorrerá às 20:27, e o ocaso da Lua ocorrerá às 20:28. O eclipse solar acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e oculta total ou parcialmente a luz, fazendo com que o Sol pareça desaparecer. Este será o segundo eclipse de 2017. Em fevereiro ocorreu um eclipse solar anular, visível apenas no centro-sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida.
11 Fatos interessantes a saber sobre o eclipse
A 21 de agosto de 2017, um eclipse solar vai atravessar os Estados Unidos. Vai deixar imagens deslumbrantes e uma escuridão quase completa. Milhões de pessoas de 14 estados, desde Oregon até à Carolina do Sul vão poder presenciar o evento. Aqui estão os 11 factos mais interessantes sobre este #Eclipse2017.
1). É absolutamente necessário usar óculos especiais para olhar para o sol durante um eclipse, caso contrário existe um grave risco de lesão ocular. Coloque os óculos enquanto olha para o lado e depois dirija o olhar para o sol.
2). O eclipse dura pouco tempo. Mesmo as pessoas no centro o raio de sombra de 113 km podem esperar apenas aproximadamente dois minutos e meio de escuridão. Esta sombra do eclipse desloca-se a velocidades entre 2.129 km/h e 3.600 km/h.
3). Este tipo de eclipse é raro. É o primeiro eclipse total a passar pela América do Norte, de costa a costa, desde 1918 – o último foi há 99 anos. O próximo será a 12 de agosto de 2045.
4). Dois aviões adaptados vão observar o eclipse durante um total de 7 minutos. Com câmaras especiais para fotografar a parte externa do sol. Algo que pretende dar aos cientistas as melhores imagens de fenómenos de alta frequência na atmosfera solar.
5). Se estiver num barco ao amanhecer no Pacífico norte na manhã de 21 de agosto de 2017, não vai ver o nascer do sol, porque o eclipse já estará a cobrir o sol. O eclipse vai realmente acontecer perto das 10h15, hora local, no norte de Newport, em Oregon.
6). Todos podem ajudar a NASA durante o eclipse, medindo a temperatura do ar e os momentos de escuridão na aplicação Globe Observer.
7). Uma nave espacial chamada DSCOVR vai observar o eclipse a partir do espaço. O satélite da NASA vai monitorizar o progresso da sombra da Lua ao longo do eclipse a uma distância de 1 milhão e meio de quilómetros.
8). O eclipse passa por várias grandes cidades dos EUA, incluindo: Idaho Falls, Idaho; Casper, Wyoming; Grand Island & Lincoln, Nebraska; Kansas City, Kansas; St Louis, Missouri; Bowling Green, Kentucky; Nashville, Tennessee; Greenville e Charleston, Carolina do Sul.
9). Algumas escolas vão estar fechadas para o acontecimento, outras têm eventos especiais e muitos fãs da ciência estão a planear “festas do eclipse”.
10). Os eclipses solares têm sido frequentemente associados a desgraça e a uma espécie de melancolia – 2017 não é exceção. Os astrólogos sugeriram que esta sombra pelos EUA augura “más notícias para o presidente Donald Trump”. Os cientistas, claro, descartam estas previsões.
11). Este é o primeiro eclipse do género que acontece na era das redes sociais. Sugerimos que siga a hashtag #eclipse2017.
NATALIA ALBA - "ECLIPSE SOLAR DA LUA NOVA EM LEÃO, EM 21 DE AGOSTO, 2017: RECONHECER SUA REALEZA DIVINA" (Uma visão holística)
17/08/2017 - “Sejam destemidos na busca daquilo que incendeia sua alma”. Jennifer Lee
Bênçãos, meus amados,
Estamos finalmente nos aproximando de nosso Novo Espaço Dimensional/Linha do Tempo, mais elevado, em que alguns de nós vimos transitando, nos ancorando e habitando durante algum tempo. Neste momento único na Criação, conforme vocês já podem saber, somos o foco para muitas civilizações e seres não-físicos, que vêm nos assistindo neste salto quântico, e outros que estão ainda tentando submeter, manipular e controlar o nosso Planeta.
Neste momento, as forças da luz e as forças da escuridão estão disputando o controle do Planeta. Todos nós sabemos que, na verdade, a escolha está em nosso íntimo, para finalmente concluir eons de manipulação e controle energético. A escolha também é sua para se unir com uma força ou outra, porque foi exatamente o livre arbítrio que nos trouxe até este momento de bifurcação.
O eclipse solar da Lua Nova, no crítico grau 28 de Leão, será o catalisador para que todos possamos escolher: seja continuar promovendo o velho, seja avançar para novos horizontes. Esse eclipse agirá como o que desperta a consciência, algo essencial para o coletivo, principalmente para aqueles que decidiram acessar uma oitava mais elevada. Essas ondas ardentes despertarão a nova consciência, queimarão o velho, e se formos alinhados com sua frequência, poderemos trabalhar na autotransformação, por alquimia interna – obtendo a purificação necessária para o lugar aonde vamos.
No período do eclipse, temos forças opostas nos céus. Porque, sem oposição, nunca poderíamos experimentar todos os aspectos do que somos e do que não somos. Por um lado, temos a Lua em Leão, que diz respeito à capacitação própria e ao acolhimento do aspecto individualizado da Criação, que nós somos.
Leão é um signo muito corajoso, que se ama e se comporta como o ser soberano e capacitado que é, visto que nunca se esquece do seu verdadeiro potencial e de sua herança divina. Os leoninos se mantêm firmes nas próprias crenças, honrando-se e amando-se e a sua verdade acima de tudo. Uma vez que Leão também rege o coração, é uma oportunidade para que possamos ir além do nosso senso limitado do eu, para o nosso Coração Superior, onde constataremos a sensação de unidade com o Todo.
Por outro lado, temos Aquário em oposição à Lua em Leão. Os aquarianos são humanitários, que estão a serviço não apenas de si mesmo, mas da humanidade. Nosso poder e força interiores podem ser direcionadas para ajudar o Todo, ao mesmo tempo em que podemos ainda preservar o nosso aspecto que é livre e único, vivenciando um aspecto individualizado da Fonte, na Criação. Assim, o nosso desafio é transcender o eu humano egoico para encontrar a Unicidade – sem perder nosso poder e capacidade de discernimento.
Além disso, temos também um grande trígono de fogo, formado pelo Sol, Lua, Marte e o Nodo Norte em Leão; Saturno em Sagitário e Urano em Áries. Não somente temos as bênçãos das forças de luz trabalhando a nosso favor, como também as forças criativas que, com este grande trígono, estão nos mostrando de onde vêm a verdadeira criatividade, inovação e expansão. Um espaço interno de amor a si mesmos e ao Todo. Pois Leão nos faz lembrar de que é essencial permanecer firmes em nossa verdade. Por outro lado, o Nodo Norte, que representa o futuro, é uma confirmação do lugar para onde estamos indo, para um novo espaço de consciência mais elevada, cujas frequências já estão sendo fortemente sentidas/integradas.
Para mim, a essência oposta desse eclipse, por estar no grau crítico de Leão, e como a frequência oposta do Sol em Aquário, juntamente àquele que desperta, Urano, em um trígono exato com o eclipse, será fundamental para um despertar planetário em massa. Porque é nesse momento que cada vez mais almas estão começando a reconhecer-se como Mestres, Curadores e Seres Soberanos da própria experiência de vida e, portanto, deixando para trás uma velha era de escravidão mental e emocional.
Lembrem-se, amados, a liberação é feita diariamente, isso não é fácil, porque é desafiador terminar com eons de manipulação e controle mentais, principalmente em nossas células corpóreas e no plano emocional. Isso não é processo para um único dia. Transformem-se em seus cuidadores e tenham compaixão por si mesmos, conheçam-se e ao seu corpo, saibam do que precisam a cada momento para se curar, se rejuvenescer e se acolher. Não se trata de uma corrida, mas apenas com o desejo de evoluir, isso não ocorrerá, porque o trabalho interno deve ser feito continuamente, uma vez que estamos mudando sempre, e, portanto, acolhendo uma frequência nova e mais elevada.
Em um nível físico, algumas das muitas sensações provocadas por nosso processo de integração são: palpitações cardíacas, ansiedade, estresse e até “depressão”. Se não são assuntos médicos, isso está solicitando-lhes que destruam tudo que ainda os mantém temerosos e que vocês não estão deixando vir à tona. Esses sentimentos ocultos estão enterrados tão profundamente em seu subconsciente e no plano emocional, que vocês terão que trazê-los à luz para poder enfrentá-los e desfazê-los.
Problemas estomacais são uma indicação de liberação celular. As ativações da glândula pineal são frequentes neste período também, porque vamos receber muitas revelações para a nossa jornada, assim como para ajudar os outros. Se vocês estão experimentando uma mudança interna, que é semelhante à reprogramação de si mesmos ou ao trabalho de purificação, então, devem observar como os seus sentidos superiores/chacras não estão fechados, mas trabalhando de modo diferente. Deixem-nos estar e façam o seu trabalho interno, eles também estão se ajustando a uma frequência mais elevada, desconhecida do seu eu inferior até este momento.
As sensações físicas não são fáceis de se compartilhar, em um nível geral, porque vocês são únicos, e vão saber quais os aspectos de si mesmos que precisam ser liberados. Vai variar dependendo do papel exclusivo de sua alma. Eu estou segura de que neste momento do seu caminho ascensional, vocês acolheram suas sombras, se familiarizaram com elas, e em vez de temer confrontar o desconhecido, acolheram-no com coragem, compaixão e com o amor que vocês são, que em lugar de separar e julgar, reúne Todos.
Em uma visão planetária, a grande cruz, que ocorre no momento do eclipse, entre Áries, Urano, Vênus, quadratura de Plutão e Júpiter vai se concentrar nos governos e no modo como eles utilizam o seu poder. Isso pode produzir uma crise no coletivo, mas isso é o que vai desencadear a mudança necessária para uma mudança em massa, que poderia ficar oculta pelos eventos negativos. Novamente, esse é o caos necessário que o Universo utiliza para criar novamente.
Visto que esse eclipse ocorre na estrela fixa, Regulus, no coração de Leão, somos convidados a nos perguntar se estamos colocando o nosso poder, permanecendo firmes nele e curando, criando os desejos de nossa alma e ajudando altruisticamente os demais, ou se estamos distribuindo-o, tornando-nos seres impotentes regidos pelas circunstâncias exteriores.
Vocês são seres independentes, íntegros e corajosos que assumem plena responsabilidade por tudo aquilo que criam? Ou vocês ainda colocam a sua responsabilidade nos outros? Vocês sabem de onde se origina a verdadeira realeza? Um espaço de união total com o nosso aspecto mais elevado de onde agimos todas as vezes? Vocês estão firmes em suas crenças e as compartilham? Ou vocês as ocultam de si mesmos com as muitas máscaras que o seu eu inferior manifestou – durante todos os seus anos como humanos – devido aos temores e a muitas outras formas de ilusão?
Vocês não se arriscam? Ou optam por novos horizontes, demonstrando aonde quer que vão e a todos que vocês tocam quem realmente vocês são, mantendo-se firmes naquilo que os tornam únicos? E a pergunta mais importante: Como vocês se comportam com aqueles que o seu eu inferior acredita que os magoaram? Como vocês os tratam?
Como vocês reagem ou não, demonstra se permanecem em seu poder. Um ser soberano não reagirá, nem se afastará, nem responderá de qualquer maneira. Por quê? Porque se lembra de que só se caminha na verdade, integridade e auto capacitação, quando a pessoa simplesmente governa o próprio ser e poder, e, portanto, desfaz qualquer coisa que não esteja vibrando no mesmo nível. Vocês se mantêm firmes nos seus? Ou vocês ainda escolhem envolver-se com as frequências inferiores?
A verdadeira realeza divina provém da lembrança de nossa Essência Divina interna, não da violência, nem da crença de que somos melhores ou superiores aos demais. Sentir-se régios é quando se percebe que pertencemos à consciência superior e que se isso ocorre, Todos pertencem também, portanto, vocês também os veem como seres poderosos e não como seres inconscientes sem esperança. Quando isso acontece, o seu ego os tocou novamente. E vocês devem começar a reprogramar-se de novo, porque a nossa mente é como uma máquina, e é somente por nos reprogramar continuamente que podemos nos libertar das antigas crenças.
Anjos disfarçados caminham entre nós. Nunca houve em nosso Planeta uma época em que fôssemos ajudados por tantos Seres de Luz, invisíveis aos olhos humanos, na maioria das vezes, mas Presenças muito reais cuidando de nós, vigiando o nosso caminho ascensional e nos ajudando em tudo que podem neste domínio livre.
Sua tarefa é integrar essas energias, que queimam, desfazem o velho e os ajudam a começar novamente. A sua missão não é pedir perdão, nem confiar em forças externas, pessoas ou circunstâncias. Seu principal objetivo é SER e transmutar o que vocês sentem que não os está servindo mais.
Vocês não estão aqui para simplesmente pedir às forças superiores e aguardar. Vocês foram colocados aqui para se lembrar, ajudar, permanecer firmes em seu divino poder e na verdade que vocês são, e criar qualquer coisa que desejem experimentar. Quando uma de suas criações não funciona, então, realinhem-se com o verdadeiro desejo de sua alma e tentem novamente. Pois sabemos que vocês são os únicos responsáveis por ressoar ou não.
Este momento, como não há outro na verdade, lhes está sendo oferecido para que se honrem, vejam tudo por onde andaram e o que conseguiram. Este não é um momento para se sentir incapazes de evoluir, confiar no externo, lamentar todos que os deixaram, porque estavam lhes fazendo um favor, acreditem ou não. Este é um momento único na Criação, dado a vocês para que o acolham, o absorvam e o acessem com plena responsabilidade. Vocês temem isso? Ou finalmente acolherão um Caminho Superior de existir, embora não lhes seja familiar?
A cada momento nos é dada uma dádiva preciosa para despertar, evoluir, curar e ver com clareza o que precisamos para a nossa jornada. Vocês têm um momento especial em suas mãos, para deixar de prestar atenção em quem vocês não são mais, liberar seu antigo eu e acolher um verdadeiro e não recordado self. Vocês não estão deixando nada para trás, porque vocês estão acessando um caminho unificado, onde todos são Um.
Todavia, acolher e agradecer as bênçãos de ser um aspecto individualizado da Fonte, encarnado como X, é maravilhoso e necessário, enquanto continuamos a escalar esta eterna experiência evolutiva. Aproveitem-na, respeitem quem vocês são, porque se trata de Deus vivendo por seu intermédio. Permitam-se experimentar uma jornada de expansão e autodescoberta infinitas.
Porque, quando vocês enviam ao Universo a sua pura intenção para fazer isso, novas portas se abrem para que escolham uma. Novas linhas do tempo, que eram invisíveis antes para vocês, estarão à disposição, e, com isso, a oportunidade de experimentar uma nova jornada repleta de muitas revelações que os conduzirão, passo a passo, para o lugar a que estiverem destinados.
Não é um momento para que se preocupem com quem estará lá para vocês ou não, isso não lhes diz respeito, refere-se a uma Vontade Superior, e tudo o que vocês precisam é confiar no divino e ter um desejo de abrir o seu coração para vivenciar tudo o que o seu Eu Unificado preparou para vocês. Os portais estão se abrindo à medida que chegamos mais perto do espaço da quinta dimensão, em que iremos habitar. Interiorizem-se, comuniquem-se com a sua alma, libertem-se de todos os temores e escolham a sua porta/linha do tempo.
Que vocês sempre possam habitar na Presença Iluminada da sua Alma, meus amados, onde a clareza, a paz e o amor infinito estão sempre lá para que vocês os acolham. Feliz eclipse!
Com amor e luz infinitos.
Natalia Alba.
Autor: Natalia Alba
Fonte: http://www.starseedsoul.com/
Facebook: Aqui
Tradução: Ivete Brito –
Fonte: https://brasil.elpais.com
https://zap.aeiou.pt
http://pt.euronews.com
Quando e onde ver o eclipse solar de 21 de agosto Nesta segunda-feira, 21 de agosto, acontece um eclipse solar que será totalmente visível nos Estados Unidos e parcialmente na América Central, norte da América do Sul e Europa. Os brasileiros desfrutarão de até 40% de escurecimento do disco solar em algumas áreas das regiões Norte e Nordeste. As melhores cidades para vê-lo serão Boa Vista, em Roraima, e Macapá, no Amapá, onde durará cerca de duas horas, começa por volta das 14h às 16h (horário de Brasília) —o ápice do fenômeno será por volta das 17h. O eclipse solar é um fenômeno astronômico em que a lua passa na frente do Sol e deixamos de vê-lo. A diferença em relação ao eclipse solar anular é que no eclipse total a lua cobre completamente o Sol em vez de deixar um anel de fogo ao redor. O que é um eclipse solar total? Um eclipse solar é um fenômeno astronômico em que a lua passa em frente ao Sol e, portanto, deixamos de vê-lo. O termo “total” ou “parcial” dependerá de se observamos o eclipse dentro da umbra ou da penumbra (as duas partes da sombra da lua). Se o observarmos dentro da umbra, o eclipse será total. Se o fizermos na penumbra, será parcial. Como ver o eclipse solar 2017? O mais importante é não olhar o Sol diretamente sem proteção, pois podemos causar queimaduras graves em nossas retinas. Como a luz ultravioleta continua chegando durante a fase parcial do eclipse, também não devemos contemplar o fenômeno através das nuvens nem refletido na água. Não devemos confiar e usar óculos de sol, vidro fumê ou radiografias. O único método 100% seguro é observar o eclipse de forma indireta. Por exemplo, usando uma folha de papel na qual é feito um furo e colocada diante do Sol. A imagem do eclipse é então projetada em uma segunda folha, onde podemos apreciar com segurança. Outra opção é através de telescópios que tenham filtros adequados (sem esses filtros, é igualmente perigoso) Como e onde ver o eclipse solar de 21 de agosto na América? No continente americano, a visibilidade do eclipse dependerá muito de cada país. Colômbia A cidade de Riohacha, em La Guajira, será o melhor lugar do país para ver o eclipse, pois 51% do Sol ficará encoberto. O fenômeno começará às 13h37 (15h37 em Brasília). Estados Unidos Os Estados Unidos são o país em que se poderá ver melhor o eclipse. O fenômeno começa às 10h16 (14h16 em Brasília) em Lincoln Beach, Oregon. Dali, sua sombra se deslocará para o leste durante cerca de 90 minutos. Cruzará os estados de Oregon, Idaho, Wyoming, Montana, Nebraska, Iowa, Kansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee, Geórgia e Carolina do Norte e do Sul. O eclipse atingirá seu pico em Charleston, Carolina do Sul, às 14h48. O melhor lugar para vê-lo será Cardondale, Illinois, pois ali o Sol será coberto pela lua durante mais tempo: 2 minutos e 41 segundos. Guatemala Na Guatemala, cerca de 40% do Sol será coberto com o eclipse solar. O fenômeno começará às 11h35 (14h35 em Brasília) e a duração total do eclipse parcial será de aproximadamente duas horas e meia, terminando às 14h05. México Na Cidade do México, o eclipse solar começará às 12h01 (14h01 em Brasília) e terminará às 14h37. O ponto máximo (38% de escuridão) será às 13h20. No norte do país, especialmente em Tijuana e Mexicali, a superfície coberta do Sol será de até 65%, enquanto que no sul apenas 30% do disco solar ficará encoberto. Neste artigo, você pode consultar a que hora poderá vê-lo em cada estado do México. Peru e Equador Em ambos os países, a porcentagem de encobrimento do Sol será bastante pequena. No Peru, por exemplo, será de apenas 5% na cidade de Iquitos, enquanto no Equador alcançará 9% na cidade de Nueva Loja, no leste do país. Porto Rico Porto Rico terá um espetáculo astronômico que não é visto há quase 20 anos. De acordo com a Sociedade de Astronomia do Caribe, o eclipse começará a partir das 14h (15h em Brasília) e durará até as 17h, sendo o ponto alto às 15h34. O encobrimento será de 80%. Venezuela Na Venezuela, será possível apreciar 52,9% de encobrimento na cidade de Caracas, onde o eclipse começará às 14h28 (15h28 em Brasília), alcançará o pico às 15h45 e terminará às 16h52. Outros países A NASA realizará uma cobertura exaustiva do eclipse solar de 21 de agosto. Se no seu país não for possível vê-lo de forma total ou parcial, ou se você desejar acompanhá-lo pela Internet, poderá fazê-lo no site do EL PAÍS ou no site oficial da agência espacial. A que horas o eclipse solar 2017 estará na Espanha? Na Espanha, o eclipse solar começará por volta das 20h45 (15h45 em Brasília), atingirá o ponto de maior obscuridade às 21h e terminará alguns minutos depois. Dependendo da localização geográfica, podemos encontrar algumas diferenças. As regiões em que melhor se verá o eclipse são o noroeste peninsular (Galícia, León e Salamanca) e as Ilhas Canárias, onde a Lua encobrirá 30% da superfície do Sol. Chegou o dia do Grande Eclipse Solar (e vamos todos pesar menos) 21/08/2017 - O Eclipse Solar desta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, é um dos eventos mais esperados dos últimos anos. Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país. Em Portugal, assistiremos a um eclipse solar parcial A agência espacial norte-americana, NASA, vai transmitir ao vivo o eclipse solar desta segunda-feira, através do Facebook e Twitter. O fenómeno deve durar cerca de 3 horas, mas o período de escuridão total será muito curto: dura aproximadamente 3 segundos. Além do feed da NASA, o Facebook vai fazer a transmissão ao vivo em 360 graus pelo Live, com resolução 4K. Este livestream será totalmente interativo, para que o utilizador possa olhar em volta e sentir que está realmente a acompanhar o evento ao vivo. A excitação é muita, nos EUA. Mas o que torna este eclipse um evento tão especial? Antes de mais, este é o primeiro eclipse total do sol em 38 anos. A última vez que os norte-americanos assistiram a um eclipse solar total foi em 1979 – e o último que foi visível em todo o país foi há 99 anos, em 1918. Durante os 2 minutos de eclipse, uma duração recorde, os cientistas da agência espacial norte-americana esperam poder observar os efeitos da perda súbita de radiação solar ultravioleta, “uma experiência realizada e oferecida amavelmente pela natureza”. A NASA vai lançar dois bombardeiros WB-57F para perseguirem a sombra da Lua durante o eclipse e transmitir imagens do fenímeno durante mais tempo. Espera-se que os bombardeiros modificados WB-57F permitam aos cientistas observar o eclipse durante mais um minuto e dez segundos. A Terra vai inchar Segundo a NASA, o eclipse vai alterar a influência gravitacional do Sol e da Lua na Terra, e esse efeito vai fazer com que que a força gravitacional da Terra seja menor. O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, alterará a dimensão da crosta terrestre. Isso significa que a Terra vai “inchar” cerca de 4 cm, e nós vamos ficar mais leves – mas infelizmente, não mais magros, nem de forma duradoura. Segundo a NASA, o efeito durará algumas horas, e poderá fazer com que fiquemos umas 48 gramas mais leves. No oeste da Europa e de África também será possível admirar parcialmente o fenómeno astronómico. Em Portugal Continental o eclipse é visível a partir das 19:46 horas e tem apenas 19% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorre às 20:23, e o ocaso da Lua ocorre às 20:21. Na Madeira, a visibilidade do eclipse será a partir das 19:48 horas com apenas 33% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorrerá às 20:46, e o ocaso da Lua às 20:45. Na Região Autónoma dos Açores, a visibilidade do eclipse será a partir das 18:40 horas com apenas 28% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorrerá às 20:27, e o ocaso da Lua ocorrerá às 20:28. O eclipse solar acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e oculta total ou parcialmente a luz, fazendo com que o Sol pareça desaparecer. Este será o segundo eclipse de 2017. Em fevereiro ocorreu um eclipse solar anular, visível apenas no centro-sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida. 11 Fatos interessantes a saber sobre o eclipse A 21 de agosto de 2017, um eclipse solar vai atravessar os Estados Unidos. Vai deixar imagens deslumbrantes e uma escuridão quase completa. Milhões de pessoas de 14 estados, desde Oregon até à Carolina do Sul vão poder presenciar o evento. Aqui estão os 11 factos mais interessantes sobre este #Eclipse2017. 1). É absolutamente necessário usar óculos especiais para olhar para o sol durante um eclipse, caso contrário existe um grave risco de lesão ocular. Coloque os óculos enquanto olha para o lado e depois dirija o olhar para o sol. 2). O eclipse dura pouco tempo. Mesmo as pessoas no centro o raio de sombra de 113 km podem esperar apenas aproximadamente dois minutos e meio de escuridão. Esta sombra do eclipse desloca-se a velocidades entre 2.129 km/h e 3.600 km/h. 3). Este tipo de eclipse é raro. É o primeiro eclipse total a passar pela América do Norte, de costa a costa, desde 1918 – o último foi há 99 anos. O próximo será a 12 de agosto de 2045. 4). Dois aviões adaptados vão observar o eclipse durante um total de 7 minutos. Com câmaras especiais para fotografar a parte externa do sol. Algo que pretende dar aos cientistas as melhores imagens de fenómenos de alta frequência na atmosfera solar. 5). Se estiver num barco ao amanhecer no Pacífico norte na manhã de 21 de agosto de 2017, não vai ver o nascer do sol, porque o eclipse já estará a cobrir o sol. O eclipse vai realmente acontecer perto das 10h15, hora local, no norte de Newport, em Oregon. 6). Todos podem ajudar a NASA durante o eclipse, medindo a temperatura do ar e os momentos de escuridão na aplicação Globe Observer. 7). Uma nave espacial chamada DSCOVR vai observar o eclipse a partir do espaço. O satélite da NASA vai monitorizar o progresso da sombra da Lua ao longo do eclipse a uma distância de 1 milhão e meio de quilómetros. 8). O eclipse passa por várias grandes cidades dos EUA, incluindo: Idaho Falls, Idaho; Casper, Wyoming; Grand Island & Lincoln, Nebraska; Kansas City, Kansas; St Louis, Missouri; Bowling Green, Kentucky; Nashville, Tennessee; Greenville e Charleston, Carolina do Sul. 9). Algumas escolas vão estar fechadas para o acontecimento, outras têm eventos especiais e muitos fãs da ciência estão a planear “festas do eclipse”. 10). Os eclipses solares têm sido frequentemente associados a desgraça e a uma espécie de melancolia – 2017 não é exceção. Os astrólogos sugeriram que esta sombra pelos EUA augura “más notícias para o presidente Donald Trump”. Os cientistas, claro, descartam estas previsões. 11). Este é o primeiro eclipse do género que acontece na era das redes sociais. Sugerimos que siga a hashtag #eclipse2017. NATALIA ALBA - "ECLIPSE SOLAR DA LUA NOVA EM LEÃO, EM 21 DE AGOSTO, 2017: RECONHECER SUA REALEZA DIVINA" (Uma visão holística) 17/08/2017 - “Sejam destemidos na busca daquilo que incendeia sua alma”. Jennifer Lee Bênçãos, meus amados, Estamos finalmente nos aproximando de nosso Novo Espaço Dimensional/Linha do Tempo, mais elevado, em que alguns de nós vimos transitando, nos ancorando e habitando durante algum tempo. Neste momento único na Criação, conforme vocês já podem saber, somos o foco para muitas civilizações e seres não-físicos, que vêm nos assistindo neste salto quântico, e outros que estão ainda tentando submeter, manipular e controlar o nosso Planeta. Neste momento, as forças da luz e as forças da escuridão estão disputando o controle do Planeta. Todos nós sabemos que, na verdade, a escolha está em nosso íntimo, para finalmente concluir eons de manipulação e controle energético. A escolha também é sua para se unir com uma força ou outra, porque foi exatamente o livre arbítrio que nos trouxe até este momento de bifurcação. O eclipse solar da Lua Nova, no crítico grau 28 de Leão, será o catalisador para que todos possamos escolher: seja continuar promovendo o velho, seja avançar para novos horizontes. Esse eclipse agirá como o que desperta a consciência, algo essencial para o coletivo, principalmente para aqueles que decidiram acessar uma oitava mais elevada. Essas ondas ardentes despertarão a nova consciência, queimarão o velho, e se formos alinhados com sua frequência, poderemos trabalhar na autotransformação, por alquimia interna – obtendo a purificação necessária para o lugar aonde vamos. No período do eclipse, temos forças opostas nos céus. Porque, sem oposição, nunca poderíamos experimentar todos os aspectos do que somos e do que não somos. Por um lado, temos a Lua em Leão, que diz respeito à capacitação própria e ao acolhimento do aspecto individualizado da Criação, que nós somos. Leão é um signo muito corajoso, que se ama e se comporta como o ser soberano e capacitado que é, visto que nunca se esquece do seu verdadeiro potencial e de sua herança divina. Os leoninos se mantêm firmes nas próprias crenças, honrando-se e amando-se e a sua verdade acima de tudo. Uma vez que Leão também rege o coração, é uma oportunidade para que possamos ir além do nosso senso limitado do eu, para o nosso Coração Superior, onde constataremos a sensação de unidade com o Todo. Por outro lado, temos Aquário em oposição à Lua em Leão. Os aquarianos são humanitários, que estão a serviço não apenas de si mesmo, mas da humanidade. Nosso poder e força interiores podem ser direcionadas para ajudar o Todo, ao mesmo tempo em que podemos ainda preservar o nosso aspecto que é livre e único, vivenciando um aspecto individualizado da Fonte, na Criação. Assim, o nosso desafio é transcender o eu humano egoico para encontrar a Unicidade – sem perder nosso poder e capacidade de discernimento. Além disso, temos também um grande trígono de fogo, formado pelo Sol, Lua, Marte e o Nodo Norte em Leão; Saturno em Sagitário e Urano em Áries. Não somente temos as bênçãos das forças de luz trabalhando a nosso favor, como também as forças criativas que, com este grande trígono, estão nos mostrando de onde vêm a verdadeira criatividade, inovação e expansão. Um espaço interno de amor a si mesmos e ao Todo. Pois Leão nos faz lembrar de que é essencial permanecer firmes em nossa verdade. Por outro lado, o Nodo Norte, que representa o futuro, é uma confirmação do lugar para onde estamos indo, para um novo espaço de consciência mais elevada, cujas frequências já estão sendo fortemente sentidas/integradas. Para mim, a essência oposta desse eclipse, por estar no grau crítico de Leão, e como a frequência oposta do Sol em Aquário, juntamente àquele que desperta, Urano, em um trígono exato com o eclipse, será fundamental para um despertar planetário em massa. Porque é nesse momento que cada vez mais almas estão começando a reconhecer-se como Mestres, Curadores e Seres Soberanos da própria experiência de vida e, portanto, deixando para trás uma velha era de escravidão mental e emocional. Lembrem-se, amados, a liberação é feita diariamente, isso não é fácil, porque é desafiador terminar com eons de manipulação e controle mentais, principalmente em nossas células corpóreas e no plano emocional. Isso não é processo para um único dia. Transformem-se em seus cuidadores e tenham compaixão por si mesmos, conheçam-se e ao seu corpo, saibam do que precisam a cada momento para se curar, se rejuvenescer e se acolher. Não se trata de uma corrida, mas apenas com o desejo de evoluir, isso não ocorrerá, porque o trabalho interno deve ser feito continuamente, uma vez que estamos mudando sempre, e, portanto, acolhendo uma frequência nova e mais elevada. Em um nível físico, algumas das muitas sensações provocadas por nosso processo de integração são: palpitações cardíacas, ansiedade, estresse e até “depressão”. Se não são assuntos médicos, isso está solicitando-lhes que destruam tudo que ainda os mantém temerosos e que vocês não estão deixando vir à tona. Esses sentimentos ocultos estão enterrados tão profundamente em seu subconsciente e no plano emocional, que vocês terão que trazê-los à luz para poder enfrentá-los e desfazê-los. Problemas estomacais são uma indicação de liberação celular. As ativações da glândula pineal são frequentes neste período também, porque vamos receber muitas revelações para a nossa jornada, assim como para ajudar os outros. Se vocês estão experimentando uma mudança interna, que é semelhante à reprogramação de si mesmos ou ao trabalho de purificação, então, devem observar como os seus sentidos superiores/chacras não estão fechados, mas trabalhando de modo diferente. Deixem-nos estar e façam o seu trabalho interno, eles também estão se ajustando a uma frequência mais elevada, desconhecida do seu eu inferior até este momento. As sensações físicas não são fáceis de se compartilhar, em um nível geral, porque vocês são únicos, e vão saber quais os aspectos de si mesmos que precisam ser liberados. Vai variar dependendo do papel exclusivo de sua alma. Eu estou segura de que neste momento do seu caminho ascensional, vocês acolheram suas sombras, se familiarizaram com elas, e em vez de temer confrontar o desconhecido, acolheram-no com coragem, compaixão e com o amor que vocês são, que em lugar de separar e julgar, reúne Todos. Em uma visão planetária, a grande cruz, que ocorre no momento do eclipse, entre Áries, Urano, Vênus, quadratura de Plutão e Júpiter vai se concentrar nos governos e no modo como eles utilizam o seu poder. Isso pode produzir uma crise no coletivo, mas isso é o que vai desencadear a mudança necessária para uma mudança em massa, que poderia ficar oculta pelos eventos negativos. Novamente, esse é o caos necessário que o Universo utiliza para criar novamente. Visto que esse eclipse ocorre na estrela fixa, Regulus, no coração de Leão, somos convidados a nos perguntar se estamos colocando o nosso poder, permanecendo firmes nele e curando, criando os desejos de nossa alma e ajudando altruisticamente os demais, ou se estamos distribuindo-o, tornando-nos seres impotentes regidos pelas circunstâncias exteriores. Vocês são seres independentes, íntegros e corajosos que assumem plena responsabilidade por tudo aquilo que criam? Ou vocês ainda colocam a sua responsabilidade nos outros? Vocês sabem de onde se origina a verdadeira realeza? Um espaço de união total com o nosso aspecto mais elevado de onde agimos todas as vezes? Vocês estão firmes em suas crenças e as compartilham? Ou vocês as ocultam de si mesmos com as muitas máscaras que o seu eu inferior manifestou – durante todos os seus anos como humanos – devido aos temores e a muitas outras formas de ilusão? Vocês não se arriscam? Ou optam por novos horizontes, demonstrando aonde quer que vão e a todos que vocês tocam quem realmente vocês são, mantendo-se firmes naquilo que os tornam únicos? E a pergunta mais importante: Como vocês se comportam com aqueles que o seu eu inferior acredita que os magoaram? Como vocês os tratam? Como vocês reagem ou não, demonstra se permanecem em seu poder. Um ser soberano não reagirá, nem se afastará, nem responderá de qualquer maneira. Por quê? Porque se lembra de que só se caminha na verdade, integridade e auto capacitação, quando a pessoa simplesmente governa o próprio ser e poder, e, portanto, desfaz qualquer coisa que não esteja vibrando no mesmo nível. Vocês se mantêm firmes nos seus? Ou vocês ainda escolhem envolver-se com as frequências inferiores? A verdadeira realeza divina provém da lembrança de nossa Essência Divina interna, não da violência, nem da crença de que somos melhores ou superiores aos demais. Sentir-se régios é quando se percebe que pertencemos à consciência superior e que se isso ocorre, Todos pertencem também, portanto, vocês também os veem como seres poderosos e não como seres inconscientes sem esperança. Quando isso acontece, o seu ego os tocou novamente. E vocês devem começar a reprogramar-se de novo, porque a nossa mente é como uma máquina, e é somente por nos reprogramar continuamente que podemos nos libertar das antigas crenças. Anjos disfarçados caminham entre nós. Nunca houve em nosso Planeta uma época em que fôssemos ajudados por tantos Seres de Luz, invisíveis aos olhos humanos, na maioria das vezes, mas Presenças muito reais cuidando de nós, vigiando o nosso caminho ascensional e nos ajudando em tudo que podem neste domínio livre. Sua tarefa é integrar essas energias, que queimam, desfazem o velho e os ajudam a começar novamente. A sua missão não é pedir perdão, nem confiar em forças externas, pessoas ou circunstâncias. Seu principal objetivo é SER e transmutar o que vocês sentem que não os está servindo mais. Vocês não estão aqui para simplesmente pedir às forças superiores e aguardar. Vocês foram colocados aqui para se lembrar, ajudar, permanecer firmes em seu divino poder e na verdade que vocês são, e criar qualquer coisa que desejem experimentar. Quando uma de suas criações não funciona, então, realinhem-se com o verdadeiro desejo de sua alma e tentem novamente. Pois sabemos que vocês são os únicos responsáveis por ressoar ou não. Este momento, como não há outro na verdade, lhes está sendo oferecido para que se honrem, vejam tudo por onde andaram e o que conseguiram. Este não é um momento para se sentir incapazes de evoluir, confiar no externo, lamentar todos que os deixaram, porque estavam lhes fazendo um favor, acreditem ou não. Este é um momento único na Criação, dado a vocês para que o acolham, o absorvam e o acessem com plena responsabilidade. Vocês temem isso? Ou finalmente acolherão um Caminho Superior de existir, embora não lhes seja familiar? A cada momento nos é dada uma dádiva preciosa para despertar, evoluir, curar e ver com clareza o que precisamos para a nossa jornada. Vocês têm um momento especial em suas mãos, para deixar de prestar atenção em quem vocês não são mais, liberar seu antigo eu e acolher um verdadeiro e não recordado self. Vocês não estão deixando nada para trás, porque vocês estão acessando um caminho unificado, onde todos são Um. Todavia, acolher e agradecer as bênçãos de ser um aspecto individualizado da Fonte, encarnado como X, é maravilhoso e necessário, enquanto continuamos a escalar esta eterna experiência evolutiva. Aproveitem-na, respeitem quem vocês são, porque se trata de Deus vivendo por seu intermédio. Permitam-se experimentar uma jornada de expansão e autodescoberta infinitas. Porque, quando vocês enviam ao Universo a sua pura intenção para fazer isso, novas portas se abrem para que escolham uma. Novas linhas do tempo, que eram invisíveis antes para vocês, estarão à disposição, e, com isso, a oportunidade de experimentar uma nova jornada repleta de muitas revelações que os conduzirão, passo a passo, para o lugar a que estiverem destinados. Não é um momento para que se preocupem com quem estará lá para vocês ou não, isso não lhes diz respeito, refere-se a uma Vontade Superior, e tudo o que vocês precisam é confiar no divino e ter um desejo de abrir o seu coração para vivenciar tudo o que o seu Eu Unificado preparou para vocês. Os portais estão se abrindo à medida que chegamos mais perto do espaço da quinta dimensão, em que iremos habitar. Interiorizem-se, comuniquem-se com a sua alma, libertem-se de todos os temores e escolham a sua porta/linha do tempo. Que vocês sempre possam habitar na Presença Iluminada da sua Alma, meus amados, onde a clareza, a paz e o amor infinito estão sempre lá para que vocês os acolham. Feliz eclipse! Com amor e luz infinitos. Natalia Alba. Autor: Natalia Alba Fonte: http://www.starseedsoul.com/ Facebook: Aqui Tradução: Ivete Brito –