CURIOSIDADES

O Raro Tigre Dourado

tigre1É um tigre com uma variação de cor extremamente rara, causada pela ação de um gene recesivo. Estes tigres dourados, atualmente só podem se encontrar em cautividad. Ao igual que o tigre branco, o tigre dourado se trata de uma variação de cor e não de uma espécie diferente. O gene causante deste ...

inusual cor é o relacionado com as bandas da pele, enquanto nos tigres brancos, trata-se de um gene inhibidor da cor (chinchilla). Atualmente tem-se constancia de pouco menos de 30 destes raros tigres em todo mundo, ainda que muitos mais são portadores deste gene recesivo. Ainda que oficialmente não se designou um nome para este inusual cor, em ocasiões é chamado “Tigre de Fresa”, devido a seu coloración amarela - rojiza. 

As marcas brancas e douradas na pele deste tipo de tigres fazem-nos sair da norma, convertendo-os em atrações innatas para muitas pessoas amantes destes animais. O rayado destes tigres é bem mais pálido do usual, e em ocasiões as rayas podem devir em pontos ou parches alongados. Estes tigres costumam ser maiores, pesados, e em consequência do efeito do gene recesivo sobre o cabelo, sua pele costuma ser mais suave que a de seus parentes anaranjados.

Ao igual que seus parentes brancos, os tigres dourados têm uma origem predominantemente Bengalí (panthera tigris tigris), ainda que a maioria tem sido geneticamente contaminada com os genes do tigre de Amur (panthera tigris altaica), por via de um tigre branco chamado Tony que fosse 50% Amur, o qual é o ancestral comum da maioria dos tigres branco de Norte América. A ideia de que o aparecimento destes tigres dourados se deve ao cruze deliberado entre tigres de Bengala e tigres de Amur é um mito popular baseado neste facto. Todos os tigres dourados estão relacionados com um ancestral comum, um macho chamado Bhim descendente direto de Tony.

tigre2

 

Tigres dourados em zoológicos

Muito poucos zoológicos do mundo têm criado ou exibido tigres dourados e muito não têm conhecimento a respeito desta variação de cor ou de como a conseguir. Por causa disto, muitos dos tigres dourados têm nascido por acidente ao cruzar em zoológicos tigres brancos com tigres anaranjados, mais que pelo fruto de um plano desenhado para tal fim. Dado que tigres brancos e tigres anaranjados heterocigotos são comercializados e prestados entre zoológicos e circos ao redor de todo mundo para sua reprodução, em caso que estes contenham o gene das bandas claras, é transmitido a sua descendencia. A sua vez, quando dita descendencia é cruzada entre si, no caso de que os dois pais sejam portadores do gene, a camada incluirá provavelmente cachorros de tigres dourados.

 

 

Normalmente, a não ser que nasçam cachorros de tigres dourados, os proprietários não têm ideia de que os pais são portadores de dito gene recesivo. O primeiro cachorro de tigre dourado nascido em cativeiro que se conheça nasceu em 1983, descendo de um casal de tigres de Bengala de cor normal, os quais eram ambos portadores de tanto o gene recesivo para a cor dourada como o gene recesivo para a cor branca. Dito cachorro nasceu no Dr. Josip Marcam s Adriatic Animal Attractions em Deland, Flórida.

 

Genética

 

Camadas mistas (de cachorros de diferentes cores) não são inusuales, dado que as cores branco e dourado nos tigres são causados pela acção de genes recesivos que permanecem “ocultos” nos pais. Muitos tigres brancos e dourados são os resultados de sucessivos incestos entre seus antecessores, os quais se realizam com o objectivo de obter cachorros homocigotos pelos genes recesivos que causam ditos cores atrayentes, mas, a sua vez, reduzem a variedad genética destes animais, o qual pode trazer como consequências malformaciones e outros problemas de saúde como a bizquera. Análises genéticas realizados a tigres dourados têm demonstrado que estes são geneticamente iguais aos tigres anaranjados comuns mas com a modificação de um gene recesivo, provavelmente o gene controlador das bandas da pele. Este mesmo gene recesivo é o que proporciona o desaparecimento das rayas nos tigres blancanieves (brancos completa ou quase completamente).

Um tigre branco que herde duas cópias do gene recesivo controlador das rayas será um tigre blancanieves, o tigre anaranjado que herde duas cópias do mesmo gene recesivo será um tigre dourado. O gene controlador das rayas é independente do gene controlador da cor, ainda que vários estudos realizados têm têm arribado à conclusão de gene recesivo causante das rayas claras manifesta-se com mais frequência nos tigres brancos. Todos os tigres dourados têm como ancestro comum a um tigre branco chamado Bhim, o qual fosse portador do gene recesivo causante da palidez das rayas, ainda que não era um tigre blancanieves, dado que era heterocigoto por esse gene. Bhim foi cruzado com sua irmã Sumita (também portadora do gene recesivo), produzindo cachorros de tigres blancanieves (com duas cópias do gene recesivo).

Bihm foi a sua vez cruzado com uma tigresa comum anaranjada telefonema Kimanthi, e posteriormente com sua própria filha anaranjada Indira. Do cruze de Bhim com Indira nasceram cachorros brancos rayados, brancos blancanieves, anaranjados, e ademais, dourados, indicando que tanto Bhim como sua filha Indira eram portadores do gene recesivo causante do desaparecimento das rayas, ainda que ambos eram tigres rayados. Quando um filho macho dourado de Bhim e Indira foi cruzado com uma de suas irmãs anaranjada, nasceram cachorros tanto brancos como dourados. No parque DreamWorld, em Autralia, demonstrou-se que o cruze um tigre macho blancanieves com uma tigresa anaranjada portadora dos dois genes recesivos resultou em uma camada que incluía cachorros dourados, brancos rayados, brancos blancanieves e anaranjados. Por tanto, está claro que ainda que existam actualmente ao redor de 30 tigres dourados no mundo, muitos mais são portadores deste gene.

 

Fonte: http://pt.wikilingue.com