Imagens feitas por satélites da Nasa, a agência espacial americana, mostram a atividade do vulcão Grimsvotn, na Islândia, que entrou em erupção no último sábado, e ajudam a dar a ideia da dimensão e do impacto do fenômeno. A erupção do Grimsvotn já provocou o cancelamento de centenas de voos na Europa. No ano passado, as cinzas de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, provocaram o cancelamento de cerca de 100 mil voos na Europa ao longo de quase um mês, gerando um prejuízo estimado em US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 2,75 bilhões). As imagens feitas pela Nasa auxiliam especialistas a estudar erupções e muitas vezes até servem como primeiro alerta para as atividades vulcânicas.
Em maio de 2006, o início da erupção do vulcão Cleveland, no Alasca, foi visto por ocupantes da Estação Espacial Internacional que avisaram ao Observatório de Vulcões do Alasca.
Outras imagens registradas pela Nasa incluem as erupções recentes do monte Etna, no sul da Itália, do vulcão Mayon, nas Filipinas, e Mauna Loa e Mauna Kea, no Havaí.
Fonte: BBC Brasil