CURIOSIDADES

Mulher recebe transplante de crânio feito com impressora 3D

cranio3d127/03/2014 - Depois do surgimento das incríveis impressoras 3D, muitas coisas já foram impressas com finalidades diferentes, como uma orelha biônica, uma prótese para um patinho manco e até um minifígado. Uma equipe de neurocirurgiões holandeses conseguiu substituir com sucesso a maior parte do crânio de uma mulher com uma doença rara, que causa um aumento da espessura do crânio - de 1,5cm chegou a 5cm no momento da cirurgia. A tendência era que a estrutura ficasse cada vez mais espessa e “esmagasse” o cérebro.Isso levaria a sérios danos neurológicos e poderia levar a morte. No lugar, eles colocaram um osso feito a partir de uma impressão 3D — foi a primeira cirurgia desse tipo. O grupo de médicos fez um osso substituto utilizando uma impressora 3D, colocado na cabeça da jovem durante uma cirurgia de 23 horas.

 

 

cranio3d2

cranio3d5

Todo o processo, segundo o hospitalda Universidade de Utrecht, levou três meses.a paciente tinha 22 anos e sofria de uma condição que fazia com que seu crânio engrossasse, aumentando a pressão sobre o cérebro. No momento da cirurgia, o osso já tinha cinco centímetros de espessura (mais de três vezes do que o normal).

cranio3d3

cranio3d4

cranio3d6

"Implantes costumavam ser feitos à mão na sala de cirurgia usando uma espécie de cimento que estava longe de ser ideal", diz Ben Verweij, que liderou a operação. "Usando a impressão 3D, podemos fazer um com o tamanho exato. Isso não só tem grandes vantagens estéticas, mas também as funções do cérebro dos pacientes, muitas vezes, recuperam-se melhor."

Fonte: http://revistagalileu.globo.com
http://blogs.ne10.uol.com.br