2023 - O drone de inteligência eletrônica Gekata, sem tripulação, foi introduzido em 2021, e há planos para sua implantação em operações de combate até 2023, conforme acredita o fabricante. A Infozahyst Research and Production Center, uma empresa ucraniana privada, está se preparando para realizar testes de desempenho em seu sistema de inteligência eletrônica, integrado a um UAV chamado Gekata, de acordo com Yaroslav Kalinin, CEO da empresa, em uma declaração exclusiva ao Defense Express. "Estamos progredindo no desenvolvimento do primeiro sistema ELINT Gekata da Ucrânia, utilizando o UAV PD-2 fabricado pela Ukrspecsystems. A empresa já adquiriu a aeronave e estabeleceu um departamento especializado para lidar com o componente de aviação, realizando também preparativos antes da integração da carga útil ELINT no UAV", compartilhou Kalinin. O CEO ...
da Infozahyst estima que todos os testes necessários para aplicação em combate real serão concluídos até o final deste ano. Ele também destaca que a empresa, em colaboração com as Forças Armadas da Ucrânia, está empenhada na construção de um banco de dados contendo sinais frequentemente utilizados pelos principais sistemas de radar russos no campo de batalha.
"Essa iniciativa permitirá ao Gekata localizar eficazmente as posições inimigas e transmitir as informações às unidades de apoio de fogo."
O Sistema de Inteligência Eletrônica Gekata ELINT
A Infozahyst desenvolveu este sistema de reconhecimento especialmente para ser transportado pelo drone PD-2 de dupla utilização, em colaboração com o fabricante de drones Ukrspecsystems. O sistema alega ter a capacidade de detectar emissores de radiação terrestre a uma distância de 450 km do drone. Pode-se operar até quatro drones simultaneamente, fornecendo vigilância contínua 24 horas por dia em uma linha de frente de 100 km.
A carga útil, pesando 10 kg, é integrada a um UAV modular, podendo ser lançada por catapulta/pista convencional ou equipada com capacidade VTOL. O Gekata foi inicialmente apresentado na exposição "Armas e Segurança" em 2021, realizando seu primeiro voo no mesmo ano, seguido por um segundo teste em 18 de fevereiro de 2022. O objetivo era avaliar parâmetros operacionais críticos, como força G durante decolagem e pouso, vibrações e impacto da altitude.
A Infozahyst afirma que os dados coletados foram fundamentais para aprimorar o sistema, garantindo sua eficácia em condições adversas e durante a adaptação da eletrônica para operação aérea.
"As modificações impactaram o sistema de antena, melhorando a detecção de radiação eletromagnética em um campo de visão de 360 graus. A aparência externa agora considera a aerodinâmica da fuselagem e protege os sensores delicados das condições climáticas", observou Kalinin.
REFERENCIAS: DEFENSE EXPRESS
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
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