CIÊNCIA E TECNOLOGIA

“Em cinco anos não haverá necessidade de programadores humanos”, diz criador do IA Stable Diffusion

iaprog110/07/2023 - Com o avanço nas pesquisas de IA, muitas pessoas acabam temendo que esse tipo de tecnologia possa substituir a mão de obra humana em alguns mercados. Mas quanto tempo isso levaria para acontecer? De acordo com o CEO da Stability AI, cerca de 5 anos. Emad Mostaque participou de uma entrevista recente e revelou que dentro desse período, os programadores humanos serão substituídos por IA’s, e que isso já começou a acontecer. Entenda melhor.

41% dos códigos já são feitos por IA

Em maio desse ano, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que qualquer pessoa poderá ser um programador em pouco tempo graças a tecnologia de Inteligência Artificial. E em uma entrevista recente dada para o podcast “Moonshots and Mindsets”, Emad Mostaque foi além e disse que ninguém mais será programador. Isso porque os próprios sistema de IA que farão tudo sozinhos. Segundo Mostaque, isso já começou a acontecer agora e daqui a 5 anos a mudança estará completa. Ele revelou que hoje em dia, de acordo com dados do GitHub, 41% de todos os códigos estão sendo gerados por uma Inteligência Artificial, revelando um futuro não muito animador para os desenvolvedores.

Existem os prós e os contras desse tipo de atividade no momento. Os códigos gerados pelas IAs ainda não são tão bons quanto os gerados por um programador humano, porém eles conseguem ficar na média. Além disso, eles conseguem escrever esses códigos em um tempo muito menor. Até mesmo quem é programador hoje em dia já começou a depender de uma IA para conseguir fazer o seu trabalho de forma mais rápida e prática. Uma pesquisa do StackOverflow revelou que 70% das pessoas entrevistadas ou usam ou planejam usar uma IA em seus projetos de desenvolvimento. E esse número está crescendo a cada dia.

Outros empregos podem estar em risco também

Segundo Mostaque, em apenas 5 anos esses serviços de IA já estarão tão avançados que conseguirão fazer tudo sozinhos, ultrapassando as capacidades de programação dos humanos. Ou seja, não haverá mais a necessidade de programadores humanos. Talvez essa projeção possa vir a ser um exagero, quem sabe, mas não dá para negar que muitos profissionais, principalmente programadores, já começaram a perder seus empregos e serem substituídos por IAs. O CEO da IBM, Arvind Krishna, revelou que em breve a empresa vai começar a suspender a contratação de pessoas cujos perfis podem ser substituídos por IA.

“Pude ver facilmente 30% da força de trabalho da IBM sendo substituída por IA e automação em um período de cinco anos.”

Mas os programadores não serão os únicos em risco. Mostaque ainda previu que em 5 a 10 anos outros empregos também estarão na corda bamba como por exemplo fotógrafos, designers gráficos e ilustradores.

“Nos próximos cinco a 10 anos, seremos capazes de criar [com IA]qualquer coisa que você possa imaginar com qualidade visual perfeita em tempo real”.

Fonte: genbeta