13/08/2012 - Até a americana revista Forbes anda rindo da obsessão do brasileiro em encarar o automóvel como símbolo de status. Um jornalista da versão online da revista americana Forbes, especializada em finanças e muito conhecida por compilar listas das maiores fortunas do mundo, escreveu um artigo em que ataca o preço excessivo cobrado no Brasil por modelos da Chrysler. Especificamente, citou o Jeep Grand Cherokee, já à venda no país, e antecipou crítica ao futuro preço do Dodge Durango, que só deve ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Jeep e Dodge são marcas do grupo Chrysler, hoje controlado pela Fiat.
"Alguém pode imaginar que pagar US$ 80 mil por um Jeep Grand Cherokee significa que ele vem equipado com rodas folheadas a ouro e asas. Mas no Brasil esse é o preço de um básico".
É assim, em tradução literal, que começa o texto de Kenneth Rapoza, jornalista que cobre os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) para a Forbes. O título original é "Brazil's ridiculous $80,000 Jeep Grand Cherokee", que, vertido ao pé da letra, fica "O Jeep Grand Cherokee brasileiro de ridículos US$ 80 mil". O termo ridiculous, quando usado em frases construídas assim, serve para sublinhar o exagero daquilo a que se refere (no caso, o preço), em vez de simplesmente significar "ridículo". Mas a crítica continua duríssima.
Rapoza centra sua argumentação nos modelos da Chrysler e não comenta, por exemplo, que mesmo os carros fabricados no Brasil também são relativamente caros. O jornalista aponta os culpados de sempre pelos preços inflados (ele prevê o Durango a R$ 190 mil): impostos sobre importados e outras taxas aplicáveis a produtos industriais. "Com os R$ 179 mil que paga por um único Grand Cherokee, um brasileiro poderia comprar três, se vivesse em Miami", escreve Rapoza. O valor é o da versão Laredo; a Limited custa R$ 204,9 mil.
O autor salienta que o alto custo ocorre por conta da taxação de 50% em produtos importados e a ingenuidade do consumidor que acredita que um Cherokee tem o mesmo valor que um BMW X5 só porque tem o mesmo preço. “Desculpem, ‘Brazukas’, mas não há nenhum status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não sejam enganados pelo preço de etiqueta. Vocês definitavamente estão sendo roubados.”
O jornalista acrescenta que "um professor de escola primária pública no Bronx [bairro de Nova York]" pode comprar um Grand Cherokee pouco rodado, enquanto no Brasil trata-se de carro de bacana. A citação de Civic e Corolla é importante porque, nos Estados Unidos, estes são considerados carros baratos, de entrada -- mas no Brasil, mesmo fabricados localmente, custam mais de R$ 60 mil (cerca de US$ 30 mil).
O espanto de Rapoza faz sentido diante do valor que um americano médio paga pelo mesmíssimo carro. Por lá, o Jeep Grand Cherokee padrão custa cerca de R$ 56 mil (US$ 28 mil). O colunista da Forbes vai mais longe e diz que, nos Estados Unidos, o valor do tal Grand Cherokee equivale à metade da renda anual média de um americano. No Brasil, por sua vez, o preço do carro estaria "a anos luz de distância" dos ganhos dos nossos cidadãos.
E conclui o artigo: “Pensando dessa maneira, imagine que um amigo americano contasse que acabou de comprar um par de Havaianas de 150 dólares. Você diria que ele pagou demais. É claro que esses chinelos são sexy e chic, mas não valem 150 dólares. Quando o assunto é carro e seu status no Brasil, as camadas mais altas estão servindo Pitu e 51 em suas caipirinhas e pensando que é bebida de alta qualidade.”
Se o carro é caro, é melhor
O que Kenneth Rapoza diz, no fundo, é que o consumidor brasileiro confunde preço alto com qualidade, e/ou atribui status a qualquer coisa que seja cara. O jornalista reconhece que vê esse "valor de imagem" em carros de Audi, BMW, Mercedes-Benz e grifes esportivas italianas, mas jamais em modelos do grupo Chrysler.
Essa tese é explicada exaustivamente por Rapoza nas respostas aos comentários de leitores, que, até a publicação desta reportagem, eram 88 -- muitos deles postados por pessoas usando nomes brasileiros. As margens de lucro mais altas do mundo e um consumidor pouco educado financeiramente contribuem para que, por aqui, Toyota Corolla e Jeep Grand Cherokee virem símbolos de status, simplesmente por serem muito caros.
OTÁRIO
Assistam os vídeos do CANAL DO OTÁRIO, muito interessantes e bem feitos...VALE A PENA ! A propósito do artigo acima, O ARQUIVO vai transcrever abaixo as informações transmitidas de forma irreverente e engraçada de um dos vídeos do CANAL DO OTÁRIO !!! SITE: http://www.canaldootario.com.br/
OI...EU SOU OTÁRIO...TUDO BEM?
E AI VAMOS COMPRAR UM GOLZINHO 1.0???
NO FINAL O GOL É UM ORGULHO BRASILEIRO. DESENHADO E FABRICADO NO BRASIL, EXPORTADO PARA MAIS DE 60 PAISES. É O CARRO MAIS VENDIDO NOS ÚLTIMOS 25 ANOS.
PRA FACILITAR O GOVERNO ANUNCIOU REDUÇÃO DE IMPOSTOS, AS MONTADORAS SE COMPROMETERAM EM REDUZIR AS SUAS MARGENS DE LUCRO E O GOLZINHO, QUE NO INÍCIO DE 2012 CUSTAVA MAIS DE R$ 31.000 REAIS....AGORA ESTA SAINDO POR R$ 27.990 REAIS !!!!!!!!!!! TA BARATO !!!!!!!!!!! ALÉM DISSO É POSSÍVEL FINANCIA-LO EM SUAVES PRESTAÇÕES A PERDER DE VISTA !!!!!!!
OHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH !!!!!!!!!!!!
QUE LEGALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL !!!!!!!!!!!!
AGORA SIM, VOU REALIZAR O SONHO DO CARRO NOVO !!!!!!
SERÁ MESMO????????
BOM....SE VOCÊ FIZER A CAGADA DE FAZER UM FINANCIAMENTO, COM UMA ENTRADA DE 40% E 60 SUAVES PRESTAÇÕES....JA COMEÇOU ERRADO !!!!!!!
QUANDO TERMINAR OS PAGAMENTOS VOCÊ TERÁ GASTO PELO MENOS 50% A MAIS DO VALOR DO VEÍCULO E SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR PAGAR AS PARCELAS.....BYE BYE GOLZINHO !!!
O QUE? SE A PRESTAÇÃO COUBER NO SEU BOLSO TUDO BEM?
AI AI....
VOCÊ SABE QUAL O CUSTO ANUAL PARA SE MANTER UM CARRO COMO ESSE?
FAZENDO-SE UMA CONTA EM PAPEL DE PÃO E LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO:
- IPVA
- SEGURO OBRIGATÓRIO
- SEGURO OPCIONAL
- DEPRECIAÇÃO (15% NO PRIMEIRO ANO)
- CUSTO DE OPORTUNIDADE
- MANUTENÇÃO
- TROCA DE PNEUS A CADA 2 ANOS
- ESTACIONAMENTO
- GARAGEM
- COMBUSTÍVEL
- BATIDAS
- ARRANHÕES
- MULTAS
ISSO DÁ POR BAIXO..........R$ 16.000 REAIS POR ANO !!!!!
NÃO TA CONVENCIDO AINDA? ENTÃO VAMU LÁ !!!!
ESSA CARRO...QUER DIZER O GOL 1.O SÓ É VENDIDO AQUI NO BRASIL PORQUE SÓ BRASILEIRO ACEITA COMPRAR ESSE LIXO !!!
OS MODELOS EXPORTADOS POSSUEM MOTOR 1.6, AIRBAG DUPLO, FREIOS ABS, VIDROS ELÉTRICOS E AR CONDICIONADO DE FÁBRICA !!!!!!!!!!!
NO BRASIL UM CARRO COM ESSAS CARACTERÍSTICAS SAI POR MAIS DE R$ 37.000 REAIS !!!!!!!!!
NA ARGENTINA ESSE MESMO CARRO IMPORTADO DO BRASIL SAI POR CERCA DE R$ 22.500 REAIS !!!!!!!
E NO MÉXICO QUE É MUITO MAIS LONGE QUE A ARGENTINA, SAI POR INACREDITÁVEIS R$ 18.500 REAIS !!!! JA INCLUÍDOS FRETE E IMPOSTOS !!!!!!!
NÃO ENTENDEU........? ENTAO EU VOU REPETIR !!!!
O CARRO PRODUZIDO NO BRASIL E VENDIDO POR MAIS DE R$ 37.000 AOS BRASILEIROS VIAJA CERCA DE 10.000 KM ATÉ O MÉXICO, PAGANDO FRETE E TODOS OS IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO E MESMO ASSIM É VENDIDO LÁ POR R$ 18.500 !!!!!!!! METADE DO PREÇO PRATICADO NO BRASIL.
FICOU TRITE? CALMA....PORQUE É AGORA QUE VAI PIORAR !!!
EXTINGUINDO-SE O VALOR DO FRETE PARA O MÉXICO, O GOL 1.6 PODERIA SER FACILMENTE VENDIDO AOS BRASILEIROS POR R$ 15.500 !!!
O GOVERNO CONTINUARIA GANHANDO COM IMPOSTOS, A MONTADOR E SEUS REPRESENTANTES CONTINUARIAM LUCRANDO, MILHARES DE EMPRGOS SERIAM CRIADOS E O CONSUMIDOR IRA ADQUIRIR UM PRODUTO A UM PREÇO MAIS JUSTO !
NÃO ACREDITA???? ENTÃO VAMOS FAZER UM PEQUENO EXERCÍCIO DE ENGENHARIA REVERSA.
NOS R$ 18.500 COBRADOS PELO GOL 1.6 NO MÉXICO, CERCA DE R$ 3.000 É REFERENTE AO FRETE, ALÉM DISSO 30% É REFERENTE A TAXA DE IMPORTAÇÃO MEXICANA.
AGORA VAMOS UTILIZAR NÚMEROS BASTENTE CONSERVADORES E SUPOR QUE O LUCRO DE REVENDA DA CONCESSIONÁRIA NO MÉXICO SEJA DE APENAS 10% E O LUCRO DA MONTADORA NO BRASIL SEJA DE APENAS 30%, ESTE É O VALOR MÁXIMO QUE O GOL 1.6 CUSTA PRA SER PRODUZIDO NO BRASIL. MENOS DE R$ 8.500 !!!!!!
COMO PODE SER POSSÍVEL ESSE MESMO CARRO SER VENDIDO A R$ 37.000????????????????
MESMO CONSIDERANDO IMPOSTOS DO GOVERNO DE 100%, LUCRO DAS CONCESSIONÁRIAS DE 100% E LUCRO DA MONTADORA DE 100%, CHEGARÍAMOS A UM VALOR DE CARRO INFERIOR A R$ 34.000 !!
DEPOIS NÃO QUEREM QUE EU FALE PALAVRÃO !!!!!!!!
E SE COMPARARM COM OS ESTADOS UNIDOS........HUMMMM....ÉEEEE.....NÃO DA PRA COMPARAR NOS EUA NÃO SE VENDE ESSAS CARROÇAS !!!!
ENTÃO VAMOS IMAGINAR UM GOL 1.6 TOPO DE LINHA COM TODOS OS OPCIONAIS, NO BRASIL VOCÊ PAGARIA CERCA DE R$ 52.000 REAIS POR ISSO.....ISSO MESMO, R$ 52.000 !!!!!!!!!!!!!
NOS ESTADOS UNIDOS POR ESSE VALOR VOCÊ COMPRARIA UM CAMARO 0KM !!!!!!! QUE POR SUA VEZ NO BRASIL CUSTA 4X ESSE VALOR !!!!
NÃO NAO....PERAI.......TEM ALGUMA COISA ERRADA !!!
QUER DIZER QUE O MESMO VALOR QUE EU PAGO POR UMA CARROÇA FANTASIADA AQUI NO BRASIL, EU COMPRARIA 2 CARROS NO MÉXICO, UM CAMARO NOS EUA?????????
SÓ PODE ESTAR DE SACANAGEM NÉ? NÃO É POSSÍVEL !!!
POIS É.....SABE DE QUEM É A CULPA POR ESSA ABERRAÇÕES ACONTECEREM?
BOA PARTE DE CULPA É PELA ALTA CARGA TRIBUTÁRIA IMPOSTA PELO GOVERNO, QUE PELOS SEUS EFEITOS EM CASCATA AFETA TODA A CADEIA PRODUTIVA CHEGANDO A QUASE 100% DO CUSTO DE PRODUTÃO DE UM AUTOMÓVEL NO BRASIL.
OUTRA PARTE DA CULPA É DAS MONTADORAS E SUAS REVENDEDORAS QUE CONTINUAM A MANTER MARGENS DE LUCRO ESTRATROSFÉRICAS, MESMO RECEBENDO BILHÕES DE SUBSÍDIOS POR ANO QUE SERVEM PARA ENCHER OS BOLSOS DE SUAS MATRIZES E DE POLÍTICOS CORRUPTOS.
OUTRA PARTE DESSA CULPA SÃO DE BANCOS E FINANCIADORAS QUE COBRAM TAXAS EXTORSIVAS E ABUSIVAS DOS CONSUMIDORES.
E POR ÚLTIMO E NÃO MENOS IMPORTANTE PARTE DESSA CULPA É SUA !!!!!!!!!!!!!
QUE ACEITA PAGAR ESSES VALORES ABSURDOS COMO SE FOSSE ISSO NORMAL.....NÃO......ISSO NÁO É NORMAL !!!!!!!
QUER SABER......O MELHOR É ANDAR A PÉ OU DE BICICLETA....ALÉM DE AJUDAR O MEIO AMBIENTE, A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE AGRADECEM !!!
DIFICULTE A VIDA DE UM POLITICO FILHO DA PUTA......NÃO COMPRE MAIS CARRO !!!
AHHH ACHOU QUE EU IA FALAR SÓ DA WOLKSVAGEM? O GOL FOI SÓ UM EXEMPLO, TUDO QUE FOI DITO AQUI SE APLICA A TODAS AS OUTRAS MONTADORAS EXISTENTES NO PAÍS SEM EXCEÇÃO !!!!
ACORDA PORRA !!!!!!!!!!
Fonte: http://carros.uol.com.br
http://noticias.r7.com
http://www.cartacapital.com.br
http://www.canaldootario.com.br