Sippy Diet - Agora deixa eu falar sobre o "Sippy Diet", uma coisa bastante antiga, por volta de 1960 era famosa. Naquela época acreditáva-se que tem tinha úlcera podia se curar tomando leite. Se você tem uma úlcera gástrica você vai tomar um copo de leite a cada quatro horas para o tratamento da úlcera. Então muita gente que tinha úlcera entrava no tratamento de "Sippy diet". Houve um aumento de 600% !!! na incidência de infarto do miocárdio nesse grupo. Há muito tempo a gente sabe disso, a 52 anos a gente sabe disso, que muito leite causa infarto. Mas não se ve isso comentado por ai e provavelmente você que esta lendo isso agora, toma conhecimento pela primeira vez.
Uma verdade científica publicada em 1960 !!! Abandonaram entao o "Sippy Diet" porque não resolvia nada, até pelo contrário piorava. Naquela época não se conhecia lipobactopilori (???), achavamque a úlcera era por estress.
Ordenha e mais produtividade de leite
Ordenhação de vacas, esse é o grande problema! O que acontece, para fazer a vaca dar mais leite, se ela esta dando leite agora e estiver grávida quando ela desmamar este bezerro o outro ja esta pronto. Então eles tiveram a brilhante idéia de engravidar a vaca hoje (porque tudo é feito por inseminação artificial) e daqui a dois meses engravida ela de novo. Ela ja esta grávida hoje, então o útero esta perfeito para receber a gravidez só nao tem o óvulo, mas é feito tudo por inseminação artificial. Eles vão lá e fecundam ela novamente. Então ela esta sendo ordenhada e ela esta grávida de novo. Só que quando ela fica grávida ela tem placenta e quando tem placenta tem hormônio. A produção de progesterona aumenta 20 25x numa mulher grávida, a produção de estriol aumenta 20x numa mulher grávida. No caso da vaca aumenta 33x no leite, no sangue eu nao sei, o dado aqui é de leite. Estrona !!! Que é um hormônio NÃO DESEJÁVEL, um hormônio CANCERÍGENO !!! A mulher tem 10% de estrona, a vaca tem 80% de estrona. O perfil hormonal da vaca, obviamente é muito diferente do perfil da mulher.
Mas como essa vaca agora esta grávida, porque a produtividade do leite agora tem que aumentar, o produtor de leite tem que ganhar mais dinheiro, etc...então ela agora umenta no leite 33x. Antigamente quando voce queria um leite bom , o fazendeiro dizia: vai la e toma direto do ubre da vaca ! Não tem pateorização, nao tem intermediário, não tem nada...conservante, nada...voce vai la e toma. E fazia bem...hoje essa regra ja não funciona mais !!! Porque mesmo que voce tomar o leite do ubre da vaca ele ja nasce estragado !!!
A concentração de strona no soro do leite de uma vaca não prenha é de 30pg/ml. A concentração numa vaca prenha (41-60 dias) é de 151pg/ml. Numa vaca prenha (220-240 dias) é de 1000pg/ml. Se vocÊ dividir 1000 por três vai dar 33, ou seja houve um aumento de 33 vezes na concentração de estrona no leite. E isso nao faz bem nem pra homem nem pra mulher, para câncer de próstata isso é uma "beleza" para crescer. Câncer de mama, de útero de ovário. Olha onde nós vamos chegar! Esses dados são como que não existissem para nós, qual o problema? Só faz a vaca engravidar, qual o problema da vaca estar grávida dando leite? Por isso é que ela vai viver 6 anos ao invés de 20, porque ela fica ali só para dar leite. Depois dos 6 anos ela vai para o corte e outra toma o seu lugar.
A escola de saúde pública de Harvard diz que mulheres que tomam dois ou mais copos de leite tem um aumento de 66% no risco de desenvolverem câncer de ovário. Que é uma patologia muito séria, de dificil tratamento, prognóstico horrível. Isso vem do estudo das enfermeiras do Walter C Willer (???).
Existe uma correlação entre a ingestão de leite e câncer de próstata. Uma não...MUITAS!!! Há vários estudos na literatura sobre produtos lacteos, cálcio, vitamina D e risco de câncer de próstata. Vitmina D ao contrário, quanto mais baixo os níveis maior é o risco, quanto maior os níveis menor o risco. A vitamina D, além de outras coisas, ela é antiplorifelativa, ou seja ela é anticÂncer, antimetástase, etc.
Esclerose múltima e muitos outros males
Quanto maior o consumo de leite maior a incidencia de esclerose múltipla. Você imagina, paciente com esclerose múltipla, o médico diz que não tem cura, claro que não tem cura a pessoa começou a tomar leite e continua desencadeando processos autoimunes causados por aquela série de proteinas ja vistas aqui. Muitas começaram por causa do leite, ela tem uma alergia ao leite, cria o anticorpo esse ataca a mielina nos nervos e desenvolve a esclerose múltipla. Você vÊ que existe uma correlação entre quanto mais leite você toma e quanto é a incidência por 100 mil de esclerose multipla numa populaçao, isso esta bem documentado, bem publicado.
Então não ha dúvidas, temos que REMOVER O leite:
- de pacientes com autismo, ha estudos na literatura que dizem que a criança com autismo melhora quando voce tira o leite.
- de paciente com alergias das mais variadas, inclusive essas infecções, otites recorrentes, consequência do leite.
- de paciente com enxaqueca, acabando com ela em muitos casos.
- de pacientes com câncer
- de pacientes com doenças neurodegenerativas
- de pacientes com osteoporose
Contaminação
Agora vamos entrar no processo da contaminação. Um termo bonito, Biomagnificação, também chamado bioampliação. O peixe maior come o peixe pequeno, o peixe grandão come o peixe médio. Quando voce vai comer aquel peixão la em cima, que dura muito mais que o peixinho que vive menos, vai acumulando mercúrio, mercúrio, mercúrio, quando voce come ele aqui em cima ele esta cheio de mercúrio, isso se chama biomagnificação. Na cadeia alimentar isso vai acumulando. Você vive 80 anos, você vai comendo, comendo, comendo quando você chega no final você esta intoxicado. Você vai comendo as outras esppecies que viveram menos, etc etc isso faz a biomagnificação.
E o leite é perfeito para isso ! O leite tem algo mais do que qualquer outro alimento: CONTAMINAÇÃO!!! O leite esta contaminado com :
- PERCLORATO, combustível de foguete. O foguete sobe, aquilo fica no ar, cai no capim, a vaca come e acumula no leite. Incluse leite materno não só o de vaca. Que bloqueia a captação de IODO.
- RETARDAMENTO DE CHAMA, PBDEs. Substancias que não deixa pegar fogo.
- PESTICIDAS, disruptores endócrinos.
- ANTIBIÓTICOS (MASTITES). Porque o ubre que tira leite duas tres vezes por dia ele desenvolve uma inflamação, desenvolve mastite. E eles ministram antibióticos para tratar a mastite, que vão para o leite. E a resistência bacteriana surge. Uma das causas dos antibióticos não estarem mais funcionando são as vacas, porque eles dão tanto antibiótico para tratar a mastite das vacas, voce imagina uma vaca que produzl 70 80 litros por dia, ela desenvolve uma mastite e chamam o veterinário que diz pra tocar antibiótico, não podemos perder tempo não !!! E enquanto isso ela para de dar leite....NÃO !!! Ela continua dando 70, 80 litros por dia que agora terão mais uma contaminaão os antibióticos !!!
- SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS.
- HORMÔNIOS
- METAIS
- BACTÉRIAS
- VITAMINA A & D acrescentadas. TEr um leite com vitamina D em termos de saúde não significa absolutamente NADA. Só serve para vender mais, como estratégia de marketing
Hormônios no leite:
- 8 HORMÔNIOS PITUITÁRIOS DA VACA NO LEITE
- 7 HORMÔNIOS ESTEROIDAIS (E1,E3,P,T) DA VACA NO LEITE
- 6 HORMÔNIOS TIREOIDIANOS DA VACA NO LEITE
- 11 FATORES DE CRESCIMENTO, porque o bezerro tem que crescer ele tem que dobrar de tamanho em 47 dias, então os fatores de crescimento são mais concentrados, esta TUDO NO LEITE. E fator de crescimento é proliferativo, se o ambiente é propício, CAUSA CÂNCER !!! TODO fator de crescimento num ambiente propício desenvolve a proliferação das células, predispondo ao câncer.
- JA FORAM ISOLADOS NO LEITE 59 HORMÔNIOS DISTINTOS !!!
Isso é o que a literatura nos mostra. Se faz a análise do leite e isso mostra que ele tem 59 hormônios distintos, que não pertencem a você, são hormônios bovinos. 87% do leite de vaca é composto de água. Ai voce pensa, eu tomo leite a 2% ! Então vamos ver o que significa 2%? Primeiro, a concentração de gordura no leite é de 3,9%, porquie a maioria do leite é água, o que tem de gordura é 3,9%. Quando você diz que um leite é 2%, você pensa que esse leite tem apenas 2% de gordura. Mas na realidade 2% de gordura em peso, mas 37% em calorias. Porque ele usa a coisa do peso, porque a maioria é água, então parece que é quase nada!! Mas 37% num leite a 2%, 37% da caloria advinda desse leite, a água não conta, advem da gordura, mesmo ele sendo a 2%. Então você esta ingerindo grande quantidade de gordura saturada, qurendo ou não.
Leite e Saúde infantil, faz bem ou mal?
Alguns casos de diabete juvenil não.........MUITOS !!! Por aquele processo da holmologia estrutural que vimos acima, o mimetismo molecular. Morte súbida, morte no berço esta associada a alergia do leite. Provavelmente você nunca ouviu falar nisso, porque ninguem fica divulgando isso, mas se você for na literatura ja foram feitos estudos sobre morte súbita em recém nascidos e crianças e associaram a alergia ao leite. Por causa da morte súbita no berço é alergia ao leite. Asma, quanto mais leite mais asma na criança. Autismo, ja foi falado sobre isso. Beta casomorfina 7, esquizofrenia (Dr Robert Cade). O Dr Robert é psiquiatra e faz um estudo com isso e ele mostrou que a betacasomorfina 7, que esta no leite, pode desencadear en alguns casos esquisofrenia. Veja, uma proteina que você esta tomando do leite esta causando um quadro esquizofrênico !!! Tira o leite esse quadro melhora, casos relatados na lieteratura !
O autismo em 1970 você encontrava 1 caso a cada 10 mil crianças, em 2005 você passou a encontrar 1 caso a cada 500 crianças e em 2009 você tem 1 caso a cada 100 crianças. E é 3x mais comum em meninos. O autismo vem aumentando no mundo e tem a ver com a nutrição, com a contaminação do leite e do leite materno.
O leite causa infecção no ouvido, o tubo de eustáquio da criança, não só ele é mais curto como ele esta mais na horizontal e é por isso que a criança tem mais infecção de ouvido que o adulto. Eczema, cólica, constipação, colite, diabetes tipo 1, obesidade. Por que obesidade? Pelos fatores de crescimento existentes no leite, que são muitos. Comportamentos e aprendizagem muito prejudicados, principalmente se voÊ tem intolerancia a lactose ou alergia a uma das proteínas.
E o chamado BGH - BOVINE GROWTH HORMONE. Agora vem outro problema seríssimo !! Isso hoje é recombinante, ou seja, ficou barato. POSILAC (rBST) é o nome comercial do BGH ! Com DNA recombinante. Então porque esse hormônio de crescimento esta no leite? Porque faz dar MAIS LEITE. O fazendeiro descobriu que se ele injetar na vaca a cada 10 dias uma injeção de POSILAC a vaca aumenta a produção de leite. Só que esse hormônio de crescimento vai para o leite e é um HORMÔNIO DE CRESCIMENTO BOVINO. Entao voce esta fazendo uma reposiçao hormonal que NÃO PEDIU, com todas as suas consequências.
Quanto maior o consumo de leite, maior a incidência de diabetes !!! Na Finlandia, onde há grande incidencia de diabetes, o consumo de leite é muito diferene do consumo de leite no japão por exemplo, onde a incidencia é baixíssima. Quanto mais a pessoa bebe leite mais incidencia de diabetes haverá, é uma das causas. A outra é a contaminação do leite por bactérias que gostam de insulina e elas vão lá e destroem o pâncreas. E hoje tem-se a hipótese de que o leite brasileiro esta contaminado.
Uma coisa boa que tem no leite é o CLA, que é o ácido rumenico, vem de ruminação. que é um dos 28 isômeros do ácido linoleico, um deles é o CLA. O ômega 7 (seta azul na figura da esquerda acima) que é uma gordura trans, faz bem, um dos 28 isômeros do ácido linoleico que é o ácido rumênico, animais que ruminam. Nesse subir e descer da ruminação eles formam o CLA que tem as propriedades anticancerígenas usadas no metabolismo de gordura.
Ainda bem que isso acontece (imagem acima), porque seria pior. Porque quanto maior o consumo de leite, maior a incidência de câncer de mama !!! A incidencia de câncer de mama na holanda é altissima, pois consomem muito leite. E na Coréia, onde o consumo é nulo ou baixíssimo, ocorre justamente o contrário. Todos os estudos apresentados até hoje, epidemiológicos, existe uma correlação entre a quantidade de leite que se toma e a incidência de câncer de mama.
Quanto maior o consumo de caseina, maior a incidência de diabetes tipo 1, pela homologia estrutural. Quanto mais leite você toma, mais caseina tem.
O Dr Walter C. Willet é o protagonista deste estudo, "Nurses Health Study" onde 77.761 mulheres com idades entre 30 e 45 anos foram acompanhadas por 12 anos. Foran analisadas a dieta e fraturas de rádio e fêmur, por isso é "corod", o que é estudo Corord? É um grupo que você acompanha, sem interferência, fazendo questionários. Um questionário quando a pessoa entra no estudo, o que se come, o que se bebe, como se dorme, etc, e se acompanha esse grupo. E no final de 12 anos se começa a avaliar, vamos ver quem toma e quem não toma leite, quem tem câncer e quem nao tem câncer...e se começa a fazer as associações.
Conclusão desse estudo: AS MULHERES QUE INGERIRAM DOIS OU MAIS COPOS DE LEITE POR DIA TIVERAM MAIS FRATURAS QUE AQUELAS QUE INGERNDO UM OU MENOS DE UM COPO POR SEMANA.
Estudos Prospectivos de longo prazo, conclusão: A INGESTÃO DE LEITE DE VACA E A SUPLEMENTAÇÃO COM CÁLCIO NÃO MOSTRAM NENHUM BENEFÍCIO NA PREVENÇÃO DE FRATURAS ÓSSEAS.
Grupo que fez suplementação com cálcio, conclusão: O GRUPO QUE FEZ SUPLEMENTAÇÃO COM CÁLCIO, TEVE MAIS INFARTO DO QUE O GRUPO QUE NÃO SUPLEMENTOU. Porque o cálcio não é só absorver ele, ele teria que ficar preso no osso. Se ele nao fica no osso ele se deposita nas artérias e cria problemas. Suplementação de cálcio em mulheres saudáveis menopausadas aumenta o risco de infarto do miocárdio. O que a mulher diz na menopausa...PRECISO TOMAR MEU CÁLCIO !!! O médico dá calcio então, mal sabendo que aumenta o risco dela morrer mais cedo.
Quanto maior a ingestão de cálcio, maior a incidência de fratura de quadril. Quando voce toma o cálcio sozinho, você facilita fraturas no quadril.
Isso aqui é fundamental! Não é só o cálcio, é a relação cálcio / magnésio. Por exemplo a Finlândia, se morria muito do coração, onde mais tinha doenças cardícas no mundo. Não é mais. o departamento de saude de la criou um sal, onde eles aumentarm a concentração de magnésio, diminuiram a concentração de cálcio e esse problema sério caiu dramaticamente. Mostrando a relação ideal entre cálcio / magnésio é de no máximo 2 para 1. E no leite é 10 para 1. É mais que 10 para 1. Ou seja o cálcio proveniente do leite ele é MALÉFICO !!! Porque ele não tras a relação com o magnésio, vocÊ acabou de criar um problema novo na sua vida que você não tinha, porque voce TOMA UM COPO DE LEITE TODO O DIA. VocÊ agora aumentou a sua concentração de cálcio, sem aumentar a concentração de magnésio na mesma proporção. o seu risco agora de morrer AUMENTOU !!! Isso tudo esta disponível na literatura para quem quiser ver !!! A importancia da relação cálcio/magnésio na dieta.
E assim vai, quanto mais leite vocÊ toma, mais câncer de próstata você tem, esta tudo relacionado. Câncer de próstata tem varios e vários aritigos, inclusive o "NHANDES Study", que é aquela pesquisa que os EUA, por lei, faz a cada 5 anos. Eles ja estão no número 6, faz 30 anos que eles fazem isso. FAzem um levantamento do povo americano. o que se toma, o que se bebe, o que nao se come, vitaminas, etc, é o chamado NHANDES. E eles publicam e vão mostrando o seguinte:
- Quanto mais cálcio você ingere mais cÂncer de próstata vocÊ tem. Se vocÊ ingere 921 mg de cálcio todos os dias a sua incidÊmcia de cÂncer de próstata é 4x maior do que se voce toma 455 mg de cálcio. E na televisão é uma beleza o que se vende de cálcio !!! Você "precisa" tomar cálcio para sua saúde, até o médico receita, veja o absurdo da coisa !!! Meta analise entre cancer de próstata e consumo de leite, dos 12 estudos da literatura, 10 mostraram que aumenta, 1 não fez diferença, 1 deu uma pequena diminuição (veja os quadros acima)
Ja que o problema não é cálcio, qual é o problema? Promeiro que 85 a 90% do osso é PROTEÍNA, não é mineral. Segundo, produtos lacteos tem sido considerados alimentos saudáveis , e, isso invelizmente é apenas um mito (T.Colin Campbell) Não faz sentido que tenhamos que depender a vida toda de leite de uma outra espécie para preencher nossas necessidades de cálcio. Osteoporose é causada por falta de cálcio? Não!!! Suplementação com cálcio é útil na prevenção de osteoporose? Não !!!
O esqueleto é constintuido de dois tipos de ossos:
- Cortical (exterior)------------------ 80%
- Trabecular (interior)---------------- 20%
É só no trabecular que tem a mineralização. E os estudos de cremação mostram que voce pegando um jovem de 18 anosm 1,80m pesando 80kg. E pegar um indivíduo de 80 anos , 1,80 pesando 80kg, Eles morrendo e são cremados, o que sobra de cinza é igual. Cinza o que é? são os minerais, é o cálcio que ficou la. Entao quando se fala que o osso tem menos calcio a medida que envelhece é MITO, pois senão as cinzas do de 80 anos deveria pesar bem menos do que as do de 18 anos. Tem estudos demonstrando isso !
Principais lugares de osteoporose:
- VÉRTEBRA
- PÉLVIS
- PUNHO
- COSTELA
são os principais. Mas veja que interessante (quadro acima), ingestão de cálcio vs osteoporose. A osteoplorose ja china é extremamente rara, nos EUA é epidêmica. A China ingere menos da metade do cálcio ingerido nos EUA, a fonte é PRIMARIAMENTE VEGETAL, em vez de lactea !!! O chinês ingere muito pouco cálcio e tem muito menos osteoporose que os EUA.
Existem uma série de fatores que contribuem para para a osteoporose, veja quadro abaixo:
Fonte: Dr Lair Ribeiro, cardiologista e nutrólogo - http://www.youtube.com/watch?v=rVLaBXmH-zU