VERDADES INCONVENIENTES

A costela que não tem costela e a picanha que não tem picanha

picostela202/05/2022 - Rede de fast food emitiu um comunicado nesta segunda-feira, onde admite que seu sanduíche não tem costela na composição - O hambúrguer Whopper Costela, do Burger King, foi alvo de denúncias nas redes sociais por também não ter o corte de carne que leva o nome. Segundo o site oficial da rede, o hambúrguer de carne de porco tem “aquele aroma inconfundível de Costelinha“, mas internautas argumentaram que em propagandas e no nome do produto, é possível acreditar de que ele é feito com o corte de carne suíno.

Depois da publicação, o Burguer King divulgou uma nota. Leia a íntegra:

“A transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável para o Burger King. Nesse sentido, em relação ao Whopper Costela, a rede ressalta que o produto, feito de paleta suína, leva em sua composição aroma de costela 100% natural sem qualquer ingrediente artificial. Além disso, reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduíche feito com carne de porco (paleta suína) e sabor de costela. A marca ainda reforça que alinhado aos seus compromissos de sustentabilidade assumidos o produto Whopper Costela é 100% livre de quaisquer corantes, conservantes e aromatizantes artificiais. A marca se mantém à disposição de seus clientes através de seus canais de contato para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre esse e quaisquer outros produtos de seu portifólio”.

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Presidente do Procon/RJ, Cássio Coelho, comentou o caso e avaliou mais um caso de propaganda que leva o consumidor ao equívoco.

“O Código de Defesa do Consumidor estabelece que é direito básico do consumidor o recebimento de informação clara, correta, precisa e ostensiva, sobre as características dos produtos e serviços colocados no mercado de consumo. Além disso, o artigo 37 também proíbe a veiculação de publicidade enganosa, ou seja, aquela que é falsa ou capaz de induzir o consumidor em erro. É com muita preocupação que recebemos essas notícias de que fornecedores tão bem estabelecidos no mercado possam estar se utilizando da vulnerabilidade do consumidor para colocar no mercado, produtos em desacordo com a legislação consumerista. Diante desse cenário, é de grande importância o papel do Procon, no desempenho de sua função institucional de defesa e proteção do consumidor, a fim de coibir o cometimento de infrações pelos fornecedores”.

 

McDonald’s admite que McPicanha não tem a carne e é notificado pelo Procon

 

22/04/2022 - O McDonald's diz lamentar "que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas" nos consumidores. A rede de fast food McDonald’s foi notificada, nesta quinta-feira (28/4), pelo Procon de São Paulo após a empresa admitir que a nova linha da marca, a McPicanha, não é feita de picanha. O McDonald’s admitiu, nesta quarta (27/4), que o hambúrguer dos sanduíches são "produzidos com diferentes cortes de carne bovina", após a página no Instagram Coma com os Olhos ameaçar a empresa de processo no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por propaganda enganosa.

O órgão de defesa ao consumidor afirma, em comunicado, que a Arcos Dourados Comércio de Alimentos, razão social do McDonald’s no Brasil, deverá, até a próxima segunda-feira (2/5), "apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros)". Além disso, a empresa deverá mostrar documentos que comprovem os testes de qualidade realizados no produto, “demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo”. O Procon-SP também quer analisar a qualidade das embalagens para verificar a eficiência em condicionar os produtos.

Nesta quarta-feira (27/4), o McDonald’s publicou uma nota em que afirma que a linha se chama dessa forma por trazer "a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha) e uma nova apresentação". A empresa disse que a carne utilizada é "um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente". A empresa ainda diz lamentar "que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas" e informou que "haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara". O sanduíche custa entre R$ 37,90.

“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”, disse o McDonald’s em nota.

A ação pode ser enquadrada no artigo 23 do Código de Ética do Conar, que afirma que "os anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar a falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar da credulidade". O artigo 27 também poderá ser utilizado, que diz que a propaganda "não deverá conter informação que leve o consumidor a engano quanto ao produto anunciado". Em 5 de abril, a nova linha ganhou destaque nacional após realizar, de forma inédita, a gravação da campanha dos novos produtos dentro da casa do Big Brother Brasil 22. Os brothers improvisaram uma campanha e reagiram aos sabores da nova linha.

Com destaque para a carne de sabor picanha, o vídeo publicitário com os participantes foi publicado em 14 de abril. Na tarde desta quinta-feira (28/4), a propaganda já não está disponível em nenhuma rede social da marca.

Esconderam informação de forma estratégica, diz blog que denunciou McDonald’s

A notificação do Procon-SP foi feita nove dias após o blog Comer com os Olhos denunciar uma irregularidade na propaganda da empresa. O blog afirma que recebeu de funcionários da rede um memorando interno em que são orientados sobre a nova linha, que é um relançamento de uma antiga, a Picanha do Méqui. No documento, os funcionários são avisados de que “os sanduíches Novos Picanhas utilizarão carne de Tasty”. “Esse sanduíche passará a utilizar carne 3.1. Finalize os estoques de carne PIC antes de usar a carne 3:1”, diz um trecho do memorando.

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“De forma estratégica, deixaram uma informação extremamente relevante fora dessa divulgação. A tal carne de Picanha, internamente chamada de Carne Pic, foi descontinuada. E desde o dia 5/4/2022, todos os restaurantes da rede foram notificados pela matriz que deveriam passar a usar a carne 3.1, ou seja, a carne da linha Tasty”, escreveu o blog na denúncia.

Fonte: https://diariodorio.com/
           https://www.correiobraziliense.com.br/