Além do Smartphone: A Geração Digital e a Carência de Competências em Informática

Além do Smartphone: A Geração Digital e a Carência de Competências em Informática

2023 - São proficientes apenas ao utilizar dispositivos móveis para finalidades específicas. A geração contemporânea surge em um ambiente digital, levando-nos a supor que eles possuirão amplo conhecimento em relação a computadores e smartphones. No entanto, uma especialista argumenta que, na realidade, os jovens carecem de habilidades básicas em atividades simples, como o uso do Word, Excel e até mesmo comandos elementares como Crtl+C e Crtl+V. Anne Cordier, pesquisadora em ciências da informação e comunicação, apresenta uma perspectiva intrigante após colaborar com estudantes do CP ao ensino médio.

Ela esclarece que os conceitos básicos de informática não são adquiridos pelos mais jovens. Cécile Cathelin, educadora de literatura e instrutora em práticas digitais, afirma que "iniciar um documento no Word" é algo desafiador para muitos estudantes do ensino secundário, os quais não compreendem boa parte de seu funcionamento. Ela também destaca que a instrução privada não influenciaria significativamente nisso. Isso se intensificou com o recente confinamento, já que o ensino online tornou-se amplamente utilizado, resultando em diversos alunos demonstrando dificuldade em tarefas simples e cotidianas.

A falácia do senso comum

Conforme a especialista em educação digital, Yasmine Buono, a proficiência em mídias sociais e jogos não se equipara à competência geral em tecnologia da informação, contrariando a crença popular. Segundo ela, os jovens utilizam a tecnologia digital de forma recreativa, mas não conseguem aplicá-la em ambientes de trabalho ou de maneira profissional. Yasmine também sublinha que os alunos enfrentam dificuldades ao redigir um e-mail formal simples ou ao usar expressões mais educadas. Apesar de as redes sociais desenvolverem linguagens próprias, isso não implica que todos consigam se ajustar.

Isso contrasta com a geração Z, que costumava desempenhar diversas funções de programação mesmo sem conhecimento formal de programação. Lidar com o próprio hardware, renová-lo, formatar o computador autonomamente, entre outras tarefas simples, tornam-se desafios para as gerações mais jovens.