HISTÓRIA E CULTURA

COMO AJUDAR O RIO GRANDE DO SUL, BRASIL !!!! VÁRIAS MANEIRAS INCLUSIVE INTERNACIONAIS!! LINKS DO GOVERNO DO ESTADO E DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE PARA ACOMANHAR A SITUAÇÃO ! E INICIATIVAS INTELIGENTES PARA AJUDAR NA RECUPERAÇÃO !!!

aju1608/05/2024 (atualizada 17/05) - Com a intensa precipitação afetando 1,6 milhão de indivíduos diretamente, o que equivale a aproximadamente 80% da população da cidade principal (Porto Alegre), os habitantes do estado do Rio Grande do Sul enfrentam uma urgência humanitária. A escassez de recursos como água, eletricidade e alimentos afeta quase um terço do território estadual. Dos 497 municípios gaúchos, 449 estão atualmente sob o impacto do maior desastre natural já registrado na região. Municípios do estado calculam pelo menos 100 mil casas destruídas ou danificadas e prejuízo de mais de R$ 19 bilhóes (mais de 3 bilhóes e 500 mil dólares) ...

para a reconstrução. 2 milhóes de PESSOAS AFETADAS. Esta catástrofe climática sem precedentes continua a causar um impacto alarmante, como evidenciado pelos números alarmantes de vítimas das inundações que assolam o estado. De acordo com o último relatório da Defesa Civil, divulgado nesta quarta-feira (8), o número de óbitos chegou a 100. Um aspecto adicional aterrador é que, após a diminuição das águas e o retorno à normalidade, o que pode levar mais de um mês, o número de perdas humanas provavelmente será muito maior. Portanto, toda ajuda é bem-vinda.

COMO AJUDAR !!!!!!!!!!!!!

- Para ajudar o povo gaúcho, a chave do pix do governo do Rio Grande do Sul é o CNPJ: 92958800-0001-38

aju1x

aju5

 - O governo do Rio Grande do Sul também disponibilizou meios para que pessoas do exterior contribuam com doações

aju2x

aju8

A prefeitura de Porto Alegre (capital do estado do rio grande do sul) disponibilizou uma chave PIX para doações nacionais: 92963560000160 (CNPJ). Conta corrente (para doações internacionais): IBAN: BR48 0036 0305 0282 2000 0713 361C 1. Nome/Razão Social: MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE. CPF/CNPJ: 92.963.560/0001-60. Conta: 2822 0006 000000071336-1 Código Swift: CEFXBRSP

aju10

aju14

 

- Site do governo do estado do RIO GRANDE DO SUL, SOS ENCENTES (CLIQUE NA IMAGEM)

 

aju13

 

https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial

Em meio à crise devastadora marcada pela escassez quase total de recursos essenciais, particularmente água, os residentes urbanos têm empreendido uma migração em massa em direção ao litoral do Rio Grande do Sul. A capital do estado, Porto Alegre, está imersa em um estado de emergência e desordem total devido à tragédia climática que assolou a região nos últimos dias. Além da ausência quase completa de itens básicos, como água, a cidade também está lidando com cortes de energia e escassez de suprimentos, enquanto enfrenta uma onda de violência e atos de saque.

 

- Site da prefeitura de porto alegre para acompnhar a situação na capital do estado : (CLIQUE NA IMAGEM)

 

aju17

 

https://storymaps.arcgis.com/stories/02d01e5f3a2b423893a2b2560fa8ecce

 

- Iniciativa de empresarios da cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, uma das mais atingidas, que esta rendendo muitos frutos positivos: (CLIQUE NA IMAGEM)

 

aju18

https://voltarasonhar.com.br

 

 - Desaparecidos RS, uma iniciativa particular, um espaço dedicado a reunir informações e esforços para encontrar aqueles que estão perdidos em meio ao caos: (CLIQUE NA IMAGEM)

 

aju19

 

https://desaparecidosrs.com.br

 

- Uma bela iniciatava que junta produtores e lojas, fornecedores e em pouco tempo serão acrescentadas novidades para auxiliar os produtores, a comunidade, e ajudar e muito, também na recontroção e recuperação do grande estado do Rio Grande do sul: (CLIQUE NA IMAGEM)

 

 

chega30

 

 https://produtoresgauchosunidos.com

 

- Projeto LAVANDERIA SOLIDÁRIA !! um grupo de voluntários montou uma lavanderia solidária para lavar e secar roupas das vítimas. Umdos problemas na permanencia prolongada nos abrigos é justamente esse: lavar e secar as roupas de uso pessoa, cama, etc. O projeto, liderado por Bruna Rabello e Amanda dos Santos, começou no dia 12 de maio. 

 

chega31

 

COMO AJUDAR O PROJETO : 
- Projeto aceita doações de material: Doações de sabão líquido, luvas descartáveis, sacos de lixo, amaciantes e máquinas de lavar ou secar funcionando, podem ser feitas em Porto Alegre na Av. da Cavalhada, 6677, bairro Cavalhada, e na Av. Carlos Barbosa, 95, bairro Medianeira.
- Apoio financeiro: quem quiser ajudar financeiramente para contribuir com as despesas, a chave Pix do projeto é:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

aju15

 

 IMAGENS DE SATÉLITE

 

aju11

aju12