Jorōgumo ( Kanji japonês :絡 新婦, Hiragana :じ ょ ろ う ぐ も) é um tipo de Yōkai , uma criatura assustadora, fantasma ou goblin do folclore japonês . Esses assustadores yokai vêm de antigas lendas japonesas. são conhecida como “noiva aranha” ou “mulher aranha”. Na verdade, existe uma espécie grande e colorida de aranha chamada Joro Spider que habita o arquipélago do Japão. A lenda diz que quando uma dessas aranhas atinge os 400 anos de idade, elas se tornam dotadas de poderes sobrenaturais.
Elas usam uma habilidade fantástica de assumir a aparência de donzelas e atrair homens famintos de amor para a morte, seduzindo-os, girando-os em seda e festejando com seus restos mortais.
Existem muitas lendas sobre Jorogumo, a mais conhecida dessas histórias é sobre um lenhador que acabou vítima da Jorogumo nas Cataratas Jōren de Izu , província de Shizuoka. A lenda local conta que quando um lenhador foi cortar lenha próximo da cachoeira. A certa altura, ele acidentalmente deixou cair seu machado nas águas da cachoeira e uma linda mulher surgiu da água para devolvê-lo. Ele instantaneamente ficou apaixonado por ela, e quando ele voltou em outro dia para o local onde ele conheceu esta linda mulher, ele não conseguia mais se lembrar do rosto da da mulher. Com o passar do tempo, ele começou a ficar enfeitiçado por esse amor, e decidiu fazer uma visita a um monge, então juntos foram visitaram as cataratas.
O monge fez um mantra, e então a verdadeira forma da donzela foi revelada, uma monstruosidade horrível deslizando nas margens do rio. Embora ela fosse horrível de se olhar, o lenhador não conseguia esquecer seu amor por ela, e foi correndo para o encontro com ela, e ele ficou enredado por teias, e foi puxado para baixo da superfície e nunca mais foi visto.
As tatuagens de jorogumo transmitem a mesma mensagem sobre os perigos do amor à primeira vista, estas lendas aterrorizantes sobre mulheres aranha com a cabeças de gueixas e corpo de aranha, as mulheres aranha têm uma estética sedutora e letal ao mesmo tempo. Elas têm o poder de hipnotizá-lo, assim como o lenhador na velha história atraindo pelo amor e que certamente causou a sua morte.
Fonte: https://toshioshimada.com/