O misticismo é uma fase da evolução humana e por ela todos, mais cedo ou mais tarde, temos de passar. É um dos processos de aproximação à alma, núcleo profundo e elevado do ser.A certa altura da evolução, a nossa pessoa externa é atraída pela alma.A união com esse núcleo é então aos poucos desejada, e a atenção da personalidade se volta para ele.É aí que começa o misticismo. Sentimentos, pensamentos e ações interagem e se juntam em busca de algo maior. Assim, pouco a pouco a personalidade vai tendo suas forças reunidas e controladas pela alma e se aproxima cada vez mais dela. E o misticismo vai crescendo. Quando por fim a personalidade é absorvida na alma e se deixa coordenar totalmente por ela, termina o que se chama misticismo e tem inicio outro processo: o da união com a mônada, núcleo ainda mais elevado do ser. Mas é preciso cuidado para que nessa etapa do misticismo não se criem fantasias.