2020 - Uma velha pedra sati visível no Parque Nacional de Panna em Madhya Pradesh (foto ao lado).Seu legado desafiador complicou a preservação e o estudo. TODAS AS MANHÃS DE SÁBADO, POR VOLTA DAS 8h30, Munaivar Muneeswaran, 37, chefe do departamento de história do Saraswathy Narayanan College em Madurai, no sul da Índia, reunia seus amigos. Eles empacotaram as refeições e os itens essenciais, e então partiram em expedições arqueológicas de fim de semana. Essas viagens começaram em 2002, quando ele encontrou por acaso um antigo poste de sinalização perto de sua casa na vila de Kavasakkotai. A placa mencionava uma aldeia chamada Velambur, mas não aparecia em nenhum mapa. Desde então, ele diz, ele está obcecado em encontrar o local onde a misteriosa vila poderia estar.
Ele decidiu vasculhar um raio de 19 quilômetros ao redor de sua casa, argumentando que a aldeia provavelmente não estaria longe da placa de sinalização. Por muitos anos, Muneeswaran e seus amigos ficaram vazios. Em meados de julho de 2020, em um vilarejo chamado Chatrapatti, não muito longe de sua casa, ele tropeçou nos restos de uma agência dos correios extinta que carregava o nome de Velambur em uma placa empoeirada. Dentro, ele encontrou velhos carimbos com o nome também. Então ele começou a procurar por uma estátua, um edifício, qualquer coisa que pudesse confirmar que esta era a aldeia que ele procurava por quase duas décadas. Mas em uma parte aparentemente abandonada da área agrícola, ele fez uma descoberta completamente diferente.
Munaivar Muneeswaran com duas das pedras sati que encontrou. A complexidade das esculturas sugere uma linhagem real.
“As pessoas estavam adorando nas proximidades, mas não vimos um ídolo ou templo”, diz ele. “Por que eles estavam orando aqui? Qual a importância do local? ” Pensando que poderia ser a chave para encontrar o antigo vilarejo, ele recrutou moradores para fazer buscas em uma área coberta de amoreiras. Eles cortaram o mato selvagem e, em uma hora, descobriram três pedras, estimadas em pelo menos 400 anos. Aproximadamente 3,5 por 2,5 pés cada, sendo um ligeiramente menor que os outros. Muneeswaran sabia que havia encontrado pedras sati, memoriais erigidos para homenagear as viúvas de homens mortos em batalha - viúvas que, por meio de luto e tradição, se imolaram nas piras funerárias de seus maridos.
Estas não foram as primeiras pedras sati que Muneeswaran encontrou. Em 2017, em um vilarejo chamado Kasipuram, a cinco quilômetros de sua casa, ao lado de um velho tanque invadido por espinhos, ele encontrou o que parecia ser dez deles, sete dos quais ainda eram claramente identificáveis após séculos de exposição. Quando ele pesquisou a história da área, ele descobriu que ela já fez parte de outra aldeia perdida, chamada Madhamamnayaknur, em uma área onde os elefantes foram treinados para o combate no século 16.
As três pedras que ele descobriu em Chatrapatti, no entanto, eram diferentes. Em vez de uma impressão de mão esculpida que representa as mulheres que morreram, uma característica comum na maioria das pedras sati, elas foram esculpidas de forma complexa. Duas das pedras tinham três figuras nelas - um homem flanqueado por duas mulheres - embora uma estivesse severamente gasta. Isso sugeriu que eles podem ter uma linhagem real.
Uma pedra sati representando um rei e suas duas esposas em Orchha, Madhya Pradesh.
"Os ornamentos na figura masculina central indicavam que ele era de nascimento real, possivelmente o rei Kausilan, que governou essas partes no século 16", diz ele. "O rei estava ladeado por duas de suas esposas. A figura das rainhas são adornados com joias, indicando que morreram como sumangalis, ou mulheres casadas em sua pira funerária. ” Cada uma das mulheres carregava um limão em uma das mãos e um espelho na outra, símbolos comuns nas pedras sati, pois as mulheres poderiam ter carregado esses itens para a morte.
AS PEDRAS DE SATI FORAM ENCONTRADAS em toda a Índia, diz S. Sumathy, chefe do departamento de antropologia da Universidade de Madras. E eles aparecem por toda parte, em lugares inesperados.
“A prática era muito mais proeminente no norte e centro da Índia, que se acredita ser amplamente praticada entre a comunidade hindu, particularmente os Rajputs, um clã guerreiro”, diz ela. “Nos estados de Rajasthan e em Maharashtra, Gujarat e Goa. No sul da Índia, era prevalente em Andhra Pradesh, Karnataka e Tamil Nadu. ”
A prática de sati parece ter sido proeminente nos primeiros anos do governo mogol na Índia - que durou de 1526 a 1857 - quando o subcontinente religiosamente diverso era governado principalmente por uma dinastia islâmica. Como resultado, as pedras sati têm uma história bastante controversa, ainda repleta de tensões religiosas e políticas.
“Se prestarmos atenção, há muitos contos do nosso passado que essas pedras poderiam contar - por exemplo, que esta era uma sociedade que valorizava a virgindade e demonizava a viuvez, que era assediada por guerras e distúrbios frequentes, que levaram as mulheres a tomar seus próprias vidas, em vez de acabar como prisioneiro de guerra ou vítima de estupro por um inimigo que saqueia ”, diz Sumathy. Com o tempo, a prática foi glorificada. As mulheres foram elogiadas e adoradas por sua bravura e castidade. Mas a questão de saber se eles consentiram com a prática é complicada, acrescenta ela. “Mesmo que as mulheres optem por morrer voluntariamente com seus maridos, isso não é considerado consentimento real. Sati fazia parte de um rígido código religioso e moral que prevalecia na sociedade naquele período da história, e as mulheres, especialmente a elite, deveriam se conformar, dar o exemplo ou correr o risco de ser condenadas ao ostracismo. ”
Uma pedra sati em um ghat fúnebre na cidade de Varanasi.
Ainda hoje, a controvérsia sobre as pedras de sati irrompe nas redes sociais e chega aos noticiários. Em uma Índia governada por nacionalistas hindus e fortemente polarizada em linhas religiosas, os muçulmanos foram recentemente retratados, em um contexto histórico, como invasores e conquistadores, a ponto de cidades com nomes de reis mogóis estarem sendo rebatizadas. As pedras de Sati, e o medo dos invasores que representam, inadvertidamente se encaixam nessa narrativa.
“A PRIMEIRA EVIDÊNCIA CLARA DE sati existia em Eran, Madhya Pradesh, em 510 DC”, disse Ameeta Singh, professora de história do Governo Maharani Lakshmi Bai College em Bhopal.
Eran - conhecida como Erakaina ou Erakanya nos textos budistas e hindus - era uma cidade antiga onde evidências da prática foram encontradas inscritas em um pilar. (As menções à prática remontam ainda mais ao historiador grego Aristóbulo de Cassandreia, que escreveu sobre ela enquanto viajava com Alexandre, o Grande.) Singh documenta pedras sati na Índia central desde 2015, desde que soube que uma delas antepassados, uma mulher chamada Rupai, havia cometido sati ela mesma. Sua família é natural de Falodi, no Rajastão. Quando Singh visitou sua aldeia ancestral, ela encontrou sete memoriais sati, incluindo um para Rupai. Desde então, ela vasculhou toda a extensão de Rajasthan e Madhya Pradesh, decodificando as inscrições em milhares de exemplos.
Ela leu muitos relatos históricos, muitas vezes perturbadores, de testemunhas oculares, incluindo o do viajante italiano do século 17, Pietro Della Valle. Ele escreveu sobre uma procissão de sati na cidade de Ikkeri, no estado de Karnataka, no sul da Índia. A viúva montou em um cavalo, um limão na mão direita e um espelho na esquerda, enquanto uma banda tocava. “As pessoas na procissão cantaram suas glórias e admiraram seu sacrifício”, escreveu ele. Fanny Parks, uma escritora galesa conhecida por seus extensos diários da Índia colonial, esboçou muitos memoriais sati que ela visitou durante suas duas décadas no país. “Como Parks, estou fascinada com seu valor histórico e faço o esboço dos memoriais, escrevendo meu relato como uma mulher e uma errante”, diz Singh.
Ao longo dos anos, Singh tabulou e mapeou pedras sati em toda a Índia central. As pedras costumam ser encontradas em aglomerados, diz ela, com maior densidade em cidades-chave como Vidisha, Gwalior, Shivpuri, Rajgarh, Sagar e Orchha. Existem menos pedras sati nas áreas rurais ou tribais, indicando que a prática era mais proeminente entre o clã guerreiro. Eles também são mais prevalentes perto de locais de antigos campos de batalha, como Khimlasa, Bangla, Sironj e Amjhera no estado de Madhya Pradesh. As maiores concentrações foram encontradas em Udaipur e Jaisalmer, no Rajastão, no local de cremação real.
Esta pedra sati em Vidisha Madhya Pradesh é rica em simbolismo e hierarquia, possivelmente representando um rei que morreu em batalha, suas duas esposas e seu cavalo.
“As inscrições nas pedras escritas na escrita Devanagari [uma escrita indiana antiga] sugerem que o costume era amplamente prevalente dos séculos 10 a 18, mas o número máximo de mortes por sati ocorreu entre os séculos 14 e 17”, diz Singh. . “Ainda há muito que não sabemos sobre sati - sua ideologia, etnografia, cultura. Tudo o que temos são os vestígios deixados nos relatos de testemunhas oculares e nas pedras. ” As inscrições podem incluir informações pessoais, como nomes de membros da família da mulher e o nome e profissão de seu marido. Singh observou em seu trabalho que os pilares no norte e no centro da Índia têm características distintas, como cenotáfios, cavaleiros e guerreiros e, dessa forma, apresentam semelhanças com motivos gregos e romanos.
Alguns apresentam imagens esculpidas de casais e símbolos representando a adoração ao deus hindu Shiva. Esculpidos nas pedras também estão sóis, luas, espelhos e potes de água, motivos que abrangem toda a extensão da prática. Os pesquisadores presumem que eles representam a pureza e os itens de referência que uma mulher pode ter carregado para a morte. Mas nem todas as pedras carregam tantos detalhes. No estado de Maharashtra, no norte da Índia, muito poucas pedras sati têm inscrições, diz o arqueólogo Manjiri Bhalerao, de Pune, especialista em estudos indianos na Universidade Tilak Maharashtra Vidyapeeth. Essas pedras menos ornamentadas costumam ser sujeitas a vandalismo ou podem ser reutilizadas nas fundações de casas, diz ela. “Precisamos ver essas pedras objetivamente, preservá-las melhor e estudá-las como artefatos neutros que fazem parte de nossa herança.”
Essa herança perdurou na história moderna. A prática horrorizou tanto os colonialistas britânicos que, em 4 de dezembro de 1829, o governador-geral William Bentinck aprovou o Regulamento Sati de Bengala, uma lei que tornava a prática ilegal. No entanto, as pedras sati continuaram a ser adoradas e não foi até 1987, quando uma viúva de 18 anos chamada Roopkuvarba Kanwar, que estava casada há apenas oito meses, foi queimada à força na pira funerária de seu marido na aldeia de Deorala, no Rajastão, que o governo indiano interveio para fortalecer as leis e sua aplicação. Qualquer cerimônia associada às pedras e tentativas de homenagear ou homenagear as mulheres foi proibida. Embora essas leis fossem bem-vindas, elas complicaram a preservação arqueológica das próprias pedras. Os pesquisadores foram criticados por estudá-los e muitos dos sites - como os que Muneeswaran encontrou - caíram no esquecimento.
“Esses locais precisam urgentemente de proteção e preservação”, diz ele. Ele agora está fazendo uma petição a um museu local para ajudar a declarar a área do vilarejo de Chatrapatti como local protegido. “As pedras são mais do que memoriais. Eles contêm uma riqueza de informações sobre aspectos de nossa história local que não podemos perder. ”
Fonte: https://www.atlasobscura.com/