Villa dei Misteri

vimis1Esta villa incrivelmente bem preservada nos arredores de Pompeia possui exemplos raros de pinturas romanas antigas. Villa dei Misteri foi enterrada sob centenas de metros de cinzas e material vulcânico quando a erupção do Vesúvio em 79 destruiu Pompeia, Herculano e outras cidades próximas. A vila estava praticamente intacta, e seus afrescos antigos sobreviveram notavelmente intactos. Hoje eles estão entre os poucos exemplos restantes da pintura romana antiga. O nome da vila se traduz em "Vila dos Mistérios", que vem de uma série de afrescos que datam do século I.

Eles retratam um ritual interpretado como a iniciação de uma jovem a um culto de mistério greco-romano,uma corrente religiosa esotérica muito comum no mundo antigo. O culto particular representado aqui parece ser dedicado a Baco, o deus do vinho, da fertilidade e do êxtase religioso.

vimis2

vimis3

vimis4

vimis5

vimis6

vimis7

vimis8

vimis9

Villa dei Misteri era muito grande, com muitos quartos diferentes, como era comum em muitas vilas romanas daquele período. Uma prensa de vinhos foi encontrada no local, pois também era comum as famílias ricas produzirem seu próprio vinho, azeite e outros produtos, já que a maioria das moradias incluía algumas terras agrícolas. Além disso, como em muitas outras partes de Pompeia e nas outras cidades destruídas, alguns corpos petrificados foram encontrados aqui. A vila foi escavada pela primeira vez no início do século 20 e ainda hoje está sendo explorada pelos arqueólogos.

Fonte: https://www.atlasobscura.com/