A Capela de Rosslyn - Na escócia, a apenas 11 Km da capital, Edimburgo, fica a capela de Rosslyn, uma das igrejas mais famosas e misteriosas do mundo. Quanto mais de perto examinamos Rosslyn, mais enigmática ela fica. Ela é bem mais que uma simples igreja. É um desconcertante museu de escultura hermética e simbolismo insólito. Um enigma esculpido em pedra. No cerne do mistério, estão as colunas desemparelhadas conhecidas como "mestre e aprendiz".
Simplesmente curiosas para quem é de fora, mas instaneamente reconhecidas por qulquer maçom. Aparentemente, as colunas seguem o código maçom, mas foram erigidas 300 anos antes da reunião no Goose and Gridiron em que a maçonaria foi fundada.
Robert Cooper: "O construtor da capela, William Sinclair, pediu a seu mestre pedreiro que esculpisse uma coluna bem ornamentada. O mestre pedreiro olhou para o desenho e disse: "É impossível esculpir essa coluna sem ver a original. Não consigo esculpi-la a partir de um simples desenho", Isso lhe rendeu umas férias, pois ele obteve permissão para ir a Itália, mais precisamente para roma, para ver a original. Após estuda-la, voltou a Rosslyn para esculpir a coluna. Ao voltar, descobriu que seu aprendiz esculpira uma columa bem mais suntuosa. Ele ficou pasmo. "Quem nesse mundo", perguntou ele, "esculpiu essa coluna?. Um aprendiz deu um passo a frente e disse com orgulho: Fui eu!. E o mestre pedreiro, num acesso de inveja, golpeou o aprendiz e matou-o. Matou-o ali mesmo. E, dando-se conta do crime terrivel que tinha cometido, o mestre pedreiro tirou a própria vida."
Alguns estoriadores acreditam que a concepção dessas colunas sugere que seus criadores tinha conhecimentos de maçonaria. Mas os maçons atuais evitam confusões a respeito das colunas de Rosslyn.
Robert Cooper: " Primeiro devo dizer, e bem sei que isso vai chocar a muitos, que não ha simobolismo maçonico na Capela de rosslyn. Sao dois tipos de mestres. Os mestres pedreiros e os mestres maçons. A falta de clareza sobre qual dos dois se discute em inúmeros livros e devo dizer, em programas de tv, etc, confunte as pessoas no que diz respeito ao tema. Assim, frequentemente vem gente ao museu e a biblioteca dizendo com orgulho que "nós" construimos a capela de Rosslyn, querendo dizer nós os maçons. É claro que foram mestres que a construiram, mas mestres pedreirosl, e não os mestres maçons. E essa é a doferença fundamental."
Embora Robert Cooper refute a idéia do envolvimento dos maçons na construção de Rosslyn, ele também contesta a teoria de que a maçonaria tenha nascido em 1717.
Robertu Cooper: "Na Escócia, não a aceitamos, pois temos evidencias escritas de 100 anos antes dessa data. E como ja disse, dá pra ver individuos que não são pedreiros ingressando em "lojas" de pedreiros. E isso fica bem claro ao examinarmos as cerimonias dos pedreiros, a fraseologia usada, os movimentos, as palavras muito específicas, que ainda fazem parte da maçonaria atual. Fica claro, nesse sentido, que o modo de os maçons atuais fazerem as coisas veio do modo como os pedreiros as faziam."
Essa não é a única teoria alternativa para o surgimento da maçonaria.
Janet Wintermute: "Agrada-nos a idéia de que a franco maçonaria tenha começado no antigo egito, se nao antes, como os construtores e artesãos das pirâmides."
Robert Cooper: " No fundo, nao importa onde a maçonaria começou, pois é uma questão arqueológica. O que realmente importa sobre a maçonaria é o que ela representa, o que ela pode fazer pela humanidade e por seus integrantes."
Um aspecto interessante da maçonaria é que os participantes não seguem uma autoridade central. Não ha um papa dos maçons, não ha um grande imame, nem arcebispos para publicar decretos e éditos.
Robert Cooper: "A franco maçonaria não tem um dogma. Assim ela nao diz a seus participantes o significado das coisas. Isso é estranho, não é? Quando se pensa a respeito, é esquisito que aqui exista uma organização, mas ela não diz a seus membros o que pensar sobre si mesma. E é isso que a maçonaria tem de especial."
Simbolos e Sinais
Outro aspecto singular é a importancia dos sinais e símbolos na maçonaria. Mas os maçons declaram que é um exagero ver simoblismo maçonico nas evidencias em torno da morte de Roberto Calvi. Mesmo assim, ha quem diga que os tijolos encontrados nos bolsos de Calvi indicam uma possivel conexão com a maçonaria. E ha a própria cidade de Londres, berço espiritual da franco maponaria, onde nasceu a idéia dessa irmandade secreta moderna. Ha a ponte Blackfriars, a uma estação de metro da Grande loja da Inglaterra e visível da catedral de Saint Paul, construida por maçons sob a supervisão do maior arquiteto da irmandade, Sir Christopher Wren. Robert Calvi era integrante da P2, uma antiga loja maçonica renegada, e "frade" era aparentemente um aplido entre os integrantes da P2.
Ian Markham: "Tudo isso fortaleceu a alegação de que os maçons estavam envolvidos. Nada disso foi provado, mas...E não se sabe dizer qual teria sido o motivo, talvez para silencia-lo por ele saber demais, e essa seria a lunha de raciocínio a seguir."
Como os maçons se defendem dessas alegações?
Robertu Cooper:" Sugeriu-se que ele tenha sido excecutado "ao estilo maçom". a exceção de que nós não pomos tijolos no bolso das pessoas e as jogamos no rio."
John Hamill: "Os maçons constroem com pedra, não com tijolos. Trata-se apenas de um jornalista criativo dizendo: "Vamos la, quem pode ter feito isso? Vamos pegar os maçons de novo", e eles inventam, essa história. Mas ao examina-la de fato, não sobre nada."
Robert Cooper: "A premissa básica por trás disso causa-me bastante preocupação. A suposição é que, pelo fato de ser maçom, a pessoa faz certas coisas."
Mesmo não maçõns, como Ian Markham, acham fora de propósito supor que os maçons estejam envolvidos. "É uma forma muito trabalhosa de matar alguém. Por isso, é bem enigmático o porque de terem se dado a todo esse trabalho e porque todos aqueles símbolos foram "plantados" no cadáver.
David Southwell: "Ainda que a morte de Calvi tenha tido claros matizes de rituais maçônicos, isso não quer dizer que os maçons tenham sido os autores."
A real dúvida é: porque demorou tanto tempo para se provar que Roberto Calvi não se suicidou?
David Southwell: "O caso foi tratado de forma pavorosa. Houve até certo grau de incredulidade nas reportagens: "Como esse homem pode ter se suicidado?".As circunstancias eram grotescas e estranhas e, ainda assim, a polícia quis que fosse suicídio."
Rupert Cornwell: "O caso Calvi não foi o momento mais feliz da policia de Londres. Mas eram tais as particularidades que, poucos meses depois, eles mudaram de idéia e alteraram o veredicto de s uicídio para inconclusivo. E nos ultimos anos, a policia trocou para a tese de que Calvi provavelmente fora assassinado. Posso afirmar, com quase toda a certeza, que não houve conspiração por parte da polícia de Londres, por causa de simbolismo maçônico, ou coisa parecida."
No momento parece que os responsáveis pela morte de Calvi fizeram todo o possivel para incriminar os maçons.
Como se tornar um maçom
Para se tornar um maçom, o candidato deve ser aprovado numa votação secreta. A bola branca representa um voto pelo sim, Um único cubo preto significa impedimento. Os candidatos devem declarar o interesse em ingressar na maçonaria por vontade própria e admitir sua crença num ser supremo. Os novos maçons, durante os estagios iniciais, entram numa hierarquia de maçons principiantes, mestre e grá-mestres. São os chamados 33 níveis, chamados graus. Cada um deles é atingido por uma iniciação secreta e premiado com uma senha secreta, ou "palavra de passe".
O primeiro degrau baseia-se no domínio das emoções e impulsos. O segundo grau, no acúmulo de conhecimento. O terceiro grau é alcançado quando o candidato consegue reunir tudo isso para se tornar fisicamente purificado, mentalmente afiado e intelectualmene ampliado. A iniciação no terceiro grau é baseada na lenda de Hirão Abiff
PARTE 7