PLANETA TERRA: NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO! Qual o principal aspecto do projeto? - O aspecto mais importante do projeto é a direção social de todas as nações trabalhado juntas na restauração do meio-ambiente numa economia baseada em recursos. A intenção é o patrimônio comum de todos os recursos terrestres a todas as pessoas do mundo. Vemos isso como o único processo para cessar o presente ciclo de eventos de guerra, miséria, fome, corrupção política e degradação ambiental. A tecnologia que apresentamos pode proporcionar a população mundia um padrão de vida bem alto, mais alto do que jamais se imaginou possível.
ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS
As matérias-primas para os produtos podem ser transportados diretamente para as instalações de produção em sequências automatizadas de transporte utilizando barcos, monotrilhos, trens maglev e tubos pneumáticos. Um sistema automatizado e informatizado de inventário iria integrar centros de distribuição e instalações de produção, coordenando a produção para satisfazer a demanda. Desta forma, um equilíbrio da economia pode ser mantido. Falta e excesso de produtos bem como os resíduos podem ser eliminados.
Hoje, mais de 75% da produção de bens materiais são resíduos. Em uma economia baseada em recursos, todos os resíduos seriam reciclados. Uma prioridade seria projetar tudo com a melhor qualidade possível para que os produtos durem mais e necessitem de pouca ou nenhuma manutenção. Muitas peças eletrônicas irão usar componentes "plug-in" para que o reparo seja mais conveniente. Não haveria obsolescência planejada apenas para vender os mais recentes modelos. Isto eliminaria o desperdício consideravelmente.
NÓS TEMOS ENERGIA SUFICIENTE
Nós temos energia suficiente para eliminar a escassez?
Sim. O potencial inexplorado das fontes de energia é quase ilimitado se nós utilizarmos concentradores de calor no deserto, energia eólica, das ondas e as marés. Até mesmo as correntes oceânicas do Golfo, da Islândia e também do Japão poderia acabar com toda a falta de energia no mundo hoje. Se tivéssemos utilizado o dinheiro gasto em aparatos militares durante os últimos 40 anos e o investido no desenvolvimento de fontes de energia limpa, o mundo seria muito melhor, mais seguro e mais limpo para toda a humanidade.
O potencial de energia geotérmica é quase ilimitado e pode facilmente fornecer energia suficiente para todas as necessidades do mundo. Mesmo se aproveitarmos apenas um por cento da energia geotérmica do exterior da crosta terrestre, teríamos disponível aproximadamente quinhentas vezes a quantidade de energia contida em todas as reservas de petróleo e gás no mundo. Esta fonte de energia emite pouco ou nenhum enxofre em comparação com os combustíveis fósseis usado em usinas e não emite óxido de nitrogênio. Além disso, instalações geotérmicas exigem muito pouco terreno em comparação a outras centrais elétricas. A perfuração de poços geotérmicos tem um impacto ambiental muito menor do que outros recursos energéticos e não há necessidade de abertura de minas, túneis ou armazenamento de resíduos.
Uma grande parte dessa energia está disponível no exterior da maior parte das camadas da crosta terrestre que é de cerca de 10 quilômetros e esta fonte de energia está disponível em todo o mundo, da Cordilheira dos Andes na América do Sul ao Golfo da Califórnia, The Valleys Rift da África , o Mid Atlantic Ridge, e ao longo do estreito de Bering.
DISTRIBUIÇÃO DE BENS E RECURSOS
Como os recursos são distribuídos igualmente?
A distribuição de bens e serviços sem o uso de dinheiro seria conseguido através da criação de centros de distribuição. Estes centros seriam semelhantes às exposições, onde as vantagens dos novos produtos são explicados e demonstrados. Centros de exposições irão mostrar o que for novo e estiver disponível e será constantemente atualizado. Se você visitou o Parque Nacional Yellowstone, poderá conferir uma câmera ou filmadora, utilizá-la e, em seguida, devolvê-la para outro centro de distribuição ou de despejo, acabando com armazenamento e manutenção.
Além dos centros computadorizados em todas as comunidades em que os produtos forem exibidos, haverá equipamentos 3-D e telas planas em cada casa. Se você desejar um item pode fazer um pedido e ele será automaticamente enviado para o seu local de residência sem uma etiqueta de preço ou dívida de qualquer espécie. Isso inclui qualquer coisa que as pessoas precisarem como habitação, vestuário, educação, cuidados médicos, lazer, etc
QUEBRA DE PARADIGMAS
Que tipo de pressões seriam aliviadas pelas propostas do Projeto Vênus?
A maior lição que aprenderemos talvez seja que seres humanos livres de dívida, insegurança e medo tornam-se muito mais amáveis. Ninguém sairia por aí para vender nada a ninguém ou privar os outros de posses ou dinheiro. Numa economia baseada em recursos, bases para a agressão humana doentia será superada. As pessoas não estarão mais sobrecarregadas pelas preocupações irritantes que consomem tanto de nossa atenção, tais como hipotecas, custos com serviços de saúde, seguros contra incêndio, recessões econômicas, desemprego, depressões e impostos. Com a eliminação dessa obrigações e a remoção das condições que criam os sentimentos inveja, ganância e competição, nossas vidas seriam muito mais cheias de significado. Pela primeira vez podemos começar a entender o que significa ser humano.
À medida que elevamos a vida dos outros, protegemos o meio-ambiente, e trabalhamos pela abundância, nossas vidas podem se tornar mais ricas e seguras. Caso esses valores fossem postos em práticas, todos nós poderíamos alcançar um padrão de vida muito mais alto dentro de um período relativamente curto de tempo; um padrão de vida que seria constantemente aprimorado.
As pessoas estariam livres para perseguir qualquer atividade construtiva que escolherem sem pressões, restrições e taxações econômicas inerentes ao sistema monetário. Por atividades construtivas nos referimos a qualquer coisa que eleve a vida do indivíduo e dos outros. Quando a educação e os recursos estiverem disponíveis sem um etiqueta de preço, não haverá limites para o potencial humano. Com essas grandes mudanças, as pessoas eventualmente teriam vidas mais longas, mais significante e mais saudáveis. A medida do sucesso seria a satisfação das atividades de um indivíduo em vez da aquisição de riqueza, propriedade e poder.
RELAÇÕES HUMANAS MAIS SINCERAS E SAUDÁVEIS
Haverá algum veículo não-automatizado, como carros e aviões? Como a sociedade irá prever o mau-uso deles?
Sim, existem veículos que não serão-autômatos e terão regulamentos de segurança embutidos. Se o motorista os violar, o computador tomará o controle e reverá os procedimentos corretos. Se ainda assim o motorista não tiver aderido às regras do computador, ajuda será enviada. Essa ajuda não será na forma de força policial, mas pessoas capazes de auxiliar na situação.
A MÁQUIMA X SER HUMANO
No desenvolver da inteligência artificial, máquinas serão cada vez mais usadas em tarefas de complexas decisões na indústria, governo e assuntos militares. Isto não significa uma dominação por máquinas. Será, no entanto, uma gradual transferência no processo de tomada de decisões para máquinas inteligentes como um próximo passo na evolução social.
Muitas pessoas acreditam que os líderes governamentais trazem mudanças com uma profunda preocupação com o bem-estar dos seus cidadãos. Isto está longe de ser verdade. As mudanças na sociedade não surgiram de alterações na educação ou no lar. Todos os sistemas de governo estabelecidos tendem a preservar e manter seus próprios interesses e continuação da sua base de poder.
As verdadeiras forças responsáveis pela mudança têm mais a ver com imprevistos, eventos externos ou pressões biossociais que alteram fisicamente o nosso ambiente social e estabelece regras. Por exemplo, a infusão de máquinas e processos que substituem as pessoas e eliminam os seus meios de ganhar a vida, efeitos naturais de seca, enchentes, tempestades e terremotos, catástrofes de oscilações econômicas causadas pelo homem ou ameaça de algumas nações hostis.
VIDAS NÃO SERÃO MAIS DESPERDIÇADAS!
O que garante às pessoas o direito de participar?
Sem o uso do dinheiro há muito pouco a ser ganho em forçar opiniões alheias, falsificar informações ou tomar vantagens em relação a outros. Não existe nenhuma barreira social rígida que limite a participação de alguém ou restrinja a entrada de novas ideias. O objetivo principal é o acesso completo à informação e a distribuição de bens e serviços para todos.
Uma criança desperdiçando seu tempo nas ruas, em shopping centers ou consumindo drogas é uma vida perdida que a sociedade terá que pagar. Numa economia baseada em recursos haverá lugares para as crianças passarem seu tempo brincando e aprendendo. Quanto mais inteligente uma criança for, melhor será a vida de todos.
BANQUEIROS E ESPECULADORES
Por uma sociedade DESCAPITALIZADA: mais justa e mais digna para todos!
Em essência, todas as pessoas que admiramos no passado, Michelangelo, da Vinci, Bell, os Irmãos Wright, Darwin e muitos outros trabalharam, pois estavam interessados em resolver problemas e não em lucro financeiro. Normalmente pessoas orientadas por dinheiro se tornam homens de negócio ou corretores; raramente eles são criativos. Eu sempre senti-me ameaçado por pessoas em que sua principal motivação é o ganho financeiro. Em ilhas do Pacífico Sul os habitantes têm mais do que o necessário em recursos. Apesar de banana, cocos e peixe estarem em abundância, os nativos continuavam a trabalhar construindo equipamentos de navegação, canoas, cabanas e vestimentas. Embora nenhum dinheiro fosse utilizado, o seu incentivo melhorou o padrão de vida.
Nos primórdios da América, um casal poderia construir uma cabana feita de madeira em vários meses. Hoje eles levam 30 anos ou mais para pagar uma casa com os fundos adicionais para banqueiros e outros que realmente não têm nada a ver com a construção da casa.
BANQUEIROS = HOMEM DA CAVERNA
Isso não é contra a "natureza humana"?
H. G. Wells escreveu "Os anti-progressistas do início do século XX gostavam de afirmar que a "natureza humana" nunca muda; que os homens da Idade da Pedra sentiam e pensavam como banqueiros em uma caverna e que ideias de Confúcio e Buda seriam facilmente trocadas pelas ideias de Rousseau, Karl Marx ou De Windt. Eles não eram simplesmente ignorantes, mas mal informados sobre a realidade em quase todas as experiências passadas e presentes."
"The New Utopians" por Robert Boguslaw: "Como Norman RF Maier (e outros) apontaram anos atrás, o termo "natureza humana" é tipicamente usado como uma tela para esconder a nossa ignorância sobre o homem em geral. E uma das mais elementares negligências feitas nas discussões do comportamento humano consiste em ignorar o fato de que as ações dos homens são movidas por forças externas tanto quanto internas."
Conforme Arthur C. Clark e muitos outros escritores têm apontado, quem traz à tona a questão da natureza humana é sempre que possível ridicularizado e desacreditado.
EXPLORAÇÃO E CONTROLE
Por uma sociedade DESCAPITALIZADA: mais justa e mais digna para todos!
Se você examinar cuidadosamente as declarações de pessoas que têm acesso a todas as necessidades da vida, você vai descobrir que muitas pessoas ricas não comem 25 refeições por dia. Embora tenham acesso a elas, não acumulam coisas do seu ambiente como centenas de instrumentos musicais e centenas de carros. Não é a disponibilidade de recursos que é preocupante para as pessoas, é a falta de recursos que é responsável pela maioria dos crimes e comportamentos aberrantes.
Considere isso quando poucas nações do mundo controlam a maior parte dos recursos e exploram outras nações com as suas posições de vantagem diferencial.
Todos da equipe técnica e demais terão acesso a um elevado padrão de vida. O incentivo, que irá animar as pessoas, é o fim da guerra, disputas territoriais, dificuldades econômicas, dívidas, bem como a base para a maioria dos crimes, pois eles todos serão eliminados. Nesta nova sociedade, como proposto pelo Projeto Venus, o ambiente no qual as pessoas crescerem e forem educadas será baseado nos princípios fundamentais da ciência e do conhecimento global da inter-relação entre as pessoas e o ambiente, que sustenta toda a vida.
LUCRO CONTRA O MEIO-AMBIENTE
Por que você sente que uma abordagem revolucionária como a do Projeto Vênus é necessária?
O nosso atual sistema não é capaz de prover a todos um alto padrão de vida e não pode garantir a proteção do ambiente porque o maior motivo é o lucro. O comércio não é inteiramente o culpado; ele é forçado a operar dessa maneira para manter a competitividade em seu pico. Como resultado, poucas pessoas são capazes de comprar produtos ou serviços, mesmo que a nossa capacidade para produzir em abundância exista. Isso é bem documentado no livro de Jeremy Rifkin, "The End of Work: The Decline of the Global Labor Force and the Dawn of the Post-market Era" (Putnam, 1995). O Projeto Venus oferece uma nova aproximação que reverte os aspectos negativos existentes em nossas atuais aplicações de automação e inteligência artificial. Esse projeto elimina as desastrosas consequências que tais métodos possuem em nossa sociedade como o deslocamento de milhões de trabalhadores, sendo eles qualificados ou não.
POLÍTICOS VISAM APENAS OS PRÓPRIOS INTERESSES
Nessa nova cultura, você propõe o uso de uma elite técnica que decidiria uma direção para a sociedade?
Não. O Projeto Venus propõe uma sociedade em que os computadores possam substituir o sistema obsoleto de eleger políticos que, na maioria dos casos, representam os próprios interesses. A tecnologia nunca iria ditar ou monitorar a vida dos indivíduos, pois isso seria considerado socialmente ofensivo e contraproducente. Filmes, como "1984", "Admirável Mundo Novo", "Blade Runner" e "O Exterminador do Futuro 2" têm disseminado receio em algumas pessoas no que diz respeito à supervisão da sociedade pela tecnologia. O único objectivo do Projeto Venus é elevar o potencial intelectual e espiritual de todas as pessoas e, ao mesmo tempo, fornecer os bens e serviços necessários para satisfazer suas próprias necessidades materiais.
Muitas pessoas empregadas por empresas privadas sentem que servem em ditaduras a partir do momento em que passam pela porta e batem o ponto. O Projeto Vênus, por outro lado, poderia utilizar o melhor da tecnologia para melhorar a vida de todos. No sistema proposto o trabalho seria reduzido fornecendo assim aos indivíduos mais tempo de lazer, um estilo de vida saudável e um ambiente livre de estresse.
FIM DAS FRONTEIRAS SUPERFICIAIS
O que as pessoas farão?
Elas participarão de todos os tipos de pesquisa e desenvolvimento, das artes criativas, viagens, exploração e em todos os horizontes que o futuro tem para oferecer. A realização do potencial da tecnologia computadorizada e cibernética unicamente para melhorar a vida das pessoas poderia produzir um sistema revolucionário em constante evolução. Ele acabará por eliminar todas as fronteiras superficiais criadas pelas nações, como estamos começando a testemunhar com a introdução de comunicações via satélite e computadores pessoais. É quase impossível para as nações de hoje censurar ideias e informações.
O DINHEIRO É A BASE DA CORRUPÇÃO
Por uma sociedade DESCAPITALIZADA: mais justa e mais digna para todo
Quais são as defesas contra o abuso de poder na sociedade que você visiona?
Em uma economia baseada em recursos, é deixado de lado a necessidade de dinheiro, que é a base da Dor.
Fonte: Rede Aquariana