TERAPIAS COMPLEMENTARES

Cristalterapia - Parte 3

ametistaAMETISTA - Calmante, Afasta negatividade, Transmite Paz e Harmonia. MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio, traços de cromo. COLORAÇÃO - Violeta-claro até escuro, translúcido até transparente. LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Madagáscar, Namíbia, Sri Lanka, Uruguai, EUA. EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Pâncreas, vasos sanguíneos, coração, cabelos, pele, cabeça, circulação, fígado, nervos, stress.

EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - A autocontemplação, sensação de liberdade, fluxo do pensamento, sensação de comunhão, senso de correção, consciência da divindade, harmonia, sono, auto controle, consciência do auto valor, tolerância.

FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão. É considerada uma pedra preciosa, cujas cores variam entre o púrpura claro ou violeta. Este quartzo cristalino encontra-se entre as pedras deitadas pelos vulcões. Contém traços de ferro, o que lhe confere tons violáceos.

A ametista é considerada uma pedra curativa. Favorece a serenidade de espírito, é um bom calmante para o sistema nervoso. É a melhor pedra para fazer meditação. Ao colocarmos a ametista sobre o chakra do coração, terceiro olho ou coronário entrará uma vibração de amor, equilíbrio e harmonia.

 

azurita2

AZURITA       

                                      
Conhecimento de si próprio
Abre o terceiro olho
Telepatia

MATERIAIS DE ORIGEM - Cobre, carbono, cálcio, cobalto, zinco, enxofre, ferro, cromo.


COLORAÇÃO - Azul-marinho até azul muito escuro, opaca.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - EUA, México, Namíbia, Chile, Austrália.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Ossos, cabeça, coluna vertebral, nervos, calmante.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Capacidade de aceitação de factos, consciência, terceiro olho, capacidade de elaboração de acontecimentos, decisão, intuição, telepatia, compreensão, imaginação.


FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente.

 

citrino

CITRINO


Pedra do sucesso profissional
Combate energias negativas
Proporciona paz interior

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio.


COLORAÇÃO - Amarelo-claro até marrom-dourado, marrom-avermelhado, transparente até translúcido.


LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Colômbia, EUA, Madagáscar.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Vitalidade, estômago, intestinos, rins, fígado, crescimento dos cabelos, musculatura, problemas dos nervos.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Boa disposição de espírito, formas claras de pensamento, disposição para aceitar meios-termos, disposiçaõ afirmativa diante a vida, motivação, coragem, retificação das metas, disposição para o carinho, emoções, força do Sol para o coração e a alma.


FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, pingente, cordão.

 

esmeralda

ESMERALDA


Pedra milagrosa do amor
Rejuvenescimento
Inteligência e Comunicação

MATERIAIS DE ORIGEM - Alumínio, berilo, silicone, enxofre, parcialmente zinco, fósforo, ferro.


COLORAÇÃO - Verde-claro, verde-escuro, verde-amarelado, transparente a translúcido.


LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Índia, Paquistão, Austrália, EUA, África do Sul, Brasil.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Reumatismo, musculatura, perturbações do ritmo cardíaco, musculatura do coração, sistema nervoso, visão, equilíbrio corporal, unhas, cabelos.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Dar animação, desenvolvimento da energia, fortalecimento da memória, dissolução de hábitos, senso de beleza, senso de coragem, fidelidade, compreensão e harmonia.


FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente.


É a pedra mais rara e pertence ao grupo dos berilos (é composto por  silicato de alumínio ). Restabelece a vesícula, alivia cólicas, dores de estômago, dores de cabeça, dores ligadas a artrites e reumatismo. Tem acção curativa nas doenças dos olhos, coração, fígado, rins e pâncreas. A esmeralda incarna  a inteligência universal e restabelece o equilíbrio entre o físico e o emocional. Dá clareza, calma ao coração e às emoções.

 

fluorita

FLUORITA


Pedra do amor
Altamente calmante
Concentração

MATERIAIS DE ORIGEM - Cálcio, fluorita com cromo-ferro, enxofre, cobre, vestígios de manganês.


COLORAÇÃO - Incolor, vermelha, alaranjada, amarela, branco-amarelado, rosa, violeta, verde, azul-violetada até escuro.


LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Espanha, México, EUA, China, Austrália.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Cérebro, coração, rins, pulmões, dentes, gengivas, artrite, artrose, gravidez, cabeça, enxaqueca, infecções, estimulante sexual.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Concentração, alegria no amor, autoconfiança, compreensão, percepção da realidade, dissipa marcas do passado, infunde calma profunda.


FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.

 

hematita

HEMATITA


Traz equilíbrio emocional
Absorve baixas energias
Protege contra magia negra

MATERIAIS DE ORIGEM -Óxido de ferro magnético, ferro, sílica, manganês, fósforo, traços de cálcio.


COLORAÇÃO - Cinza, cinza-aço até negro, opaco.
LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Suécia, Noruega, Espanha, Ilha de Elba, Brasil.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Perturbações de menstruação, vitalidade, frescor, aparência juvenil, olhos, pernas, renovação do sangue, prisão de ventre, pés, articulações, pele, cabeça, fígado, baço.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Disposição para o trabalho, capacidade de se relacionar com outras pessoas, disposição habilidosa, fortalecimento, disposição para novos empreendimentos, realização, sono, gravidez.


FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, cordão.

 

lapizLÁPIS-LAZÚLI 


Aumenta nossas energias positivas
Promove a intuição
Proporciona profunda meditação

MATERIAIS DE ORIGEM - Sódio, alumínio, sílica com cálcio, magnésio, enxofre, zinco, cobalto.


COLORAÇÃO - Azul-real até azul-esverdenhado, azul-claro, azul-escuro, parcialmente com inclusões douradas, opaca.


LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Chile, Afeganistão, Burma.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Sangue, coração, pulmão, articulações, cérebro, cabelos, pescoço, laringe, tiróide, dores de cabeça, perturbações menstruais, irradiações de computadores.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Inspiração, clareza, meditação, vitalidade, promove a concentração, amor, parceria, amizade, relaxamento, limpeza espiritual, disciplina.


FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.

 

olhotigreOLHO-DE-TIGRE


Pedra de protecção em geral
Afasta olho-grande
Clareza do pensamento

MATERIAIS DE ORIGEM - Silicato, dióxido com  ferro, enxofre,    manganês, traços de cromo.
COLORAÇÃO - Amarelo-dourado até marron-dourado, marrom até marrom-enegrecido, opaco.


LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - África do Sul, Austrália, Burma, EUA, Índia.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Doenças nervosas, inflamações dos nervos, mania de perseguição, efeitos terapêuticos sobre os ossos, reumatismo das juntas, lumbago, estabiliza troca de tecidos, fortalece o fígado, minora problemas de asma, falta de ar, alergias, olhos, brônquios e plexo solar.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Senso de equilíbrio, capacidade de iniciativa, eleva a capacidade de raciocínio, por exemplo, no caso de exames. Relaxamento, harmonia, capacidade de assumir compromissos, confiança.


FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.


É uma bela pedra dourada. É quartzo cristalizado, composto por sílica. Forma-se quando o quartzo  substitui um mineral amiantino  formando característicos jogos de luz através das fibras castanhas, amarelas, azuis e vermelhas. Possui uma energia que é prática, estável e estimulante. Repele o mau olhado e previne as doenças de olhos. Auxilia as pessoas a reconhecer os seus defeitos e a pensar com mais discernimento. É benéfico  para uma maior compreensão espiritual.  Ajuda-nos a ter coragem e força interior, dando-nos um grande sentido de responsabilidade. Derrota as forças negativas.

 

onix

ÓNIX


Protege contra a magia negra
Harmoniza momentos difíceis
Aumenta a concentração mental

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com traços de zinco.


COLORAÇÃO - Preto.amarronzado, parcialmente com veios brancos, opaco.


LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, Uruguai, Índia.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Articulações, cabelos, ossos, cartilagens, unhas, ouvidos, células.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Capacidade de definição de limites, disciplina, capacidade de concentração, beleza, auto-respeito, autocontrole.


Pertence ao grupo das calcedónias  ( quartzos  microcristalinos ). É uma pedra de protecção. Exerce efeitos benéficos no sistema imunitário e pâncreas. Impede o corpo de ficar sem forças. Proporciona autocontrole e equilíbrio emocional.

 

rosaq

QUARTZO-ROSA


Pedra que incentiva o amor
Regula as energias emocionais
Tem função calmante

MATERIAIS DE ORIGEM - Sílica, dióxido com manganês, cálcio, ferro, magnésio.


COLORAÇÃO - Rosa-forte, rosa-pálido, translúcido até transparente.


LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, EUA, Madagáscar.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Coração, sangue, circulação sanguínea, órgãos sexuais, ovários, peito, útero, intestino grosso, pâncreas, fígado, vasos sanguíneos, pele, mais vitalidade e fecundidade, perturbações de sono, irradiações terrestres, irradiações aquáticas.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Amor, amizade, acompanhamento do parto, sentimento de felicidade, amor ao próximo, delicadeza, comodidade, sensação de beleza, consolação, compreensão, confiança, sonhar acordado, sensação de bem-estar, desejos sexuais.


FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, em forma de coração, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.


A sua cor é devido ao magnésio. É um poderoso libertador de emoções. Acalma e descontrai. Equilibra todos os excessos. Trata problemas de  coração (físicos e emocionais ). É uma pedra importante para o chakra do coração, elimina traumas, que pesem na alma. Estimula as vibrações de amor universal e de serenidade interior. Ajuda-nos a compreender e resolver problemas de modo que o coração fique mais aberto ao amor.

 

sodalita2

SODALITA


Equilíbrio emocional
Activa pensamento lógico
Inspiração artística

MATERIAIS DE ORIGEM - Enxofre, alumínio, sílica com cobalto, cálcio, zinco e traços de manganês.


COLORAÇÃO - Azul até azul-intenso, índigo com veios cinzentos e brancos, opaca até transparente.


LOCAIS ONDE É ENCONTRADA - Brasil, EUA, África, Índia.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O CORPO - Glândula tiróide, pâncreas, metabolismo, acalma os nervos, abaixa a pressão sanguínea, conteúdo hormonal e cérebro.


EFEITOS TERAPÊUTICOS PARA O ESPÍRITO - Compreensão, presença de espírito, inspiração, capacidade de aprendizado, desenvolvimento da personalidade, desempenho na escola, autoconfiança, estabilidade, desenvolvimento contínuo, melhora dos objectivos de vida.


FORMAS EXISTENTES - Pedra bruta, lapidada, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide, cordão.