TERAPIAS COMPLEMENTARES

Hidroterapia - Parte 2

hidro3Por hidroterapia entende-se o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas váriáveis. A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho ...

circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reações da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica. História - O valor da água na vida é reconhecido práticamente por todas as culturas, o seu efeito na saúde possívelmente originou-se nas instalações de higiene proto-indianas (2500 aC) e banhos Caldeus. Na civilização grega por volta de 500 aC. os templos de Asclépio situavam-se próximo das fontes e incluiam locais de banho. A noção de que água integra a composição do corpo e do universo ocorre simultâneamente nas civilizaçoes orientais da china e índia que concebem estes como uma relação entre os cinco elementos: água, ar, terra, fogo e éter (na Ìndia) ou madeira (na China). Os gregos descreviam apenas 4 elementos (água, fogo, terra e ar). Este reconhecimento "teórico" e as proposições que deste decorrem, com banhos (aquecidos ou resfriados), dietas, etc. marcam, o final da medicina dos deuses e demônios e dão início aos princípios racionais de diagnóstico, prognóstico e tratamento onde a hidroterapia (das palavras gregas hydor (água) e therapeia (cura), ainda fazem parte das intervenções.

A medicina romana manteve o tratamento por água aquecida/resfriada que passou a ter ampla utilização. Termas (em Latim: Thermae) era o nome usado pelos romanos para designar os locais destinados aos banhos públicos.

Esses banhos públicos podiam ter diversas finalidades, entre as quais a higiene corporal e a terapia pela água com propriedades medicinais; em geral as manhãs eram reservadas às mulheres e as tardes aos homens e a decadência do império romano alterou todas as regras.

Em 313 na cidade de Milão, Constantino, Imperador romano do Ocidente e Licínio, Imperador romano do Oriente preparam um documento (edito) enviado a todos os governadores das Províncias, onde se consagra o princípio da liberdade religiosa e/ou proibição do paganismo e segundo alguns autores inclusive dos banhos públicos.

A expressão termalismo também é utilizada para designar as diversas técnicas e práticas da hidroterapia, de acordo com Quintela os locais onde se práticam tais intervenções são designadas por Balneários, Termas, Casas de Banho, Estâncias Termais ou Hidrominerais, Caldas diversas cidades ao longo do século XIX e XX foram assim designadas no processo, segundo a referida autora de legitimação dessa antiga prática da "medicina religiosa".


Medicina Natural


Por volta de finais do século XIX e início do século XX desenvolve-se um retorno às teorias hipocráticas vitalistas, em oposição ao reducionismo da teoria dos germens, das teorias da síntese orgânica e materialismo positivista. A Naturopatia ou Medicina Natural onde as proposições de Sebastian Kneipp (Bavaria, 1821 - 1897); Louis Kuhne (Leipzig 1835 - 1901) com sua nova ciência de curar e Manuel Lezaeta Acharán (Chile 1881 - 1959) com sua doutrina térmica são expoentes significativos dessa busca pela condição ideal de existência onde o contacto com com a água limpa e outras maravilhas da vida natural é essencial. (Bontempo; Hoisel)

Até hoje apesar de das diversidade de correntes e tendências, especialmente quanto a prescrição dietética (vegetarianos, ovo-lacto-vegetarianos, crúdivoros, macrobióticos, etc.) a hidroterapia se mantém enquanto prática terapêutica. Recentemente destaca sua associação às medicinas orientais e o seu desenvolvimento como técnica de fisioterapia.

Os esteticistas utilizam diferentes substâncias (lamas, sais minerais, mel, ervas) aromáticas e nutritivas para deter o processo de envelhecimento


Água fria


A água fria excita fortemente a sensibilidade periférica, e a excitação experimentada é levada, por via centrípeta, até os centros corticais, produzindo diversos reflexos, dos quais para nós os mais interessantes ocorrem na periferia, nos vasos superficiais e nos órgãos subjacentes, na pele.

O sistema nervoso sensitivo, excitado na totalidade das suas ramificações periféricas, é estimulado e melhorado nas suas funções, produzindo, no indivíduo, uma sensação de bem estar, e a pessoa se sente reanimada, alegre disposta para o trabalho. O sistema nervoso recupera o seu tom. Por isso se pode dizer que a água fria é um tônico para o sistema nervoso. A aplicação de água fria ao corpo ao mesmo tempo tônica e sedativa, regulariza as funções nervosas e é indicada na luxação.


Água quente


Há fortes indicações de que os asiáticos começaram e difundiram a prática em aproximadamente 2400 aC. O Ofurô é um tipo de banheira feita no Japão para o usuário tomar banho com temperatura da água entre os 36 e 40ºC. Seu maior benefício é a limpeza de pele e descontração muscular.

O banho quente seguido de água fria (contraste) está associado à efeitos vasculares e condicionamentos da hemodinâmica, segundo os naturopatas.

A moderna fsioterapia utiliza diferentes combinações de exercícios na água quente e fria.

Fisioterapia Aquática

Fisioterapia aquática é hoje o termo mais conhecido para exercícios terapêuticos realizados em piscina aquecida e coberta, com orientação total e restrita ao profissional de fisioterapia onde, através do uso de inúmeras técnicas de reabilitação, como o Watsu, Bad Ragaz, etc... associadas às propriedades físicas da água, principalmente a pressão hidrostática, flutuação, viscosidade e aos efeitos do calor, proporcionam aos pacientes efeitos fisiológicos que surgem imediatamente após a imersão.

Efeitos fisiológicos

Dentre os vários efeitos fisiológicos que acorrem no organismo do ser humano quando em imersão, está a vasoconstrição periférica, que aumenta o retorno do sangue venoso;

o aumento da pressão sobre os vasos linfáticos, que facilita a drenagem linfática ajudando no processo de resolução de edemas; o aumento do suporte sangüíneo muscular, que juntamente com o calor da água, promove relaxamento muscular; além da melhora da capacidade respiratória, renal e hormonal.

Outro importante benefício que a terapia realizada em piscina proporciona é a retirada da carga das articulações imersas progressivamente, permitindo a intervenção reabilitadora quando o movimento articular sujeito à carga condicionada pela gravidade for proibida.

Benefícios

A fisioterapia aquática pode favorecer muitos benefícios adicionais aos efeitos a longo e curto prazo da terapia pôr exercício ativo regular e supervisionado.

Ela combina os componentes e vantagens de numerosas teorias de tratamento e técnicas de exercícios, proporcionando ao paciente:

# alívio da dor e espasmos musculares;

# manutenção ou aumento da amplitude de movimento articular;

# fortalecimento muscular e treino de resistência;

# reeducação dos músculos paralisados;

# melhora na circulação e diminuição de edemas;

# manutenção e melhora do equilíbrio, propriocepção, coordenação e postura;

além de haver um encorajamento das atividades da vida diária e uma sensação de bem estar físico e psicológico.

Indicações
Os fisioterapeutas e especialistas em exercícios aquáticos tem usado a água para a reabilitação pois permite a realização precoce de exercícios.

A Fisioterapia Aquática é usada no tratamento de pacientes das mais diversas patologias:

# Ortopedia e Traumatologia - problemas da coluna vertebral, fraturas, pré e pós-operatórios, inflamações, praticantes de esportes de diversas modalidades, etc.

# Neurologia (adulto e infantil) - AVC, pré e pós-operatório, atraso no desenvolvimento motor, paralisia cerebral, Síndrome de Down, etc.

#Reumatologia -artrites, fibromialgia, etc.

# Ginecologia e Obstetrícia - Pré e pós parto, gestantes, etc.

# Respiratória ( adulto e infantil) - asma, DPOC, pré e pós operatório de lobotomia, etc.

# Geriatria - patologias diversas decorrentes ou não do envelhecimento.

# Síndromes Dolorosas e Síndromes Raras  - das mais diversas

Os fundamentos da Hidroterapia

O efeito curativo da hidroterapia é baseado em seus efeitos mecânicos e termais. Explora-se a reação do corpo ao estímulo quente e frio, à pressão exercida pela água e à sensação que isso proporciona. Os nervos carregam impulsos sentidos na pele para o interior do corpo, onde estimulam o sistema imunológico, aumentam a circulação, melhoram a digestão e diminuem a sensação de dor.

Geralmente o calor acalma e relaxa o corpo, diminuindo a atividade dos órgãos internos. Já o frio, estimula e revigora a atividade interna. Se você está com os músculos tensos e ansiedade causada pelo estresse, um banho quente ou ducha pode resolver. Se está se sentindo cansado e/ou estressado, você pode tentar tomar um banho morno, seguido de uma ducha fria rápida para ajudar na estimulação de seu corpo e sua mente.

A água funciona como um canal condutor de frio e calor neste processo. Associado aos estímulos térmicos, vários estímulos químicos e mecânicos exercem, simultaneamente, o seu papel. Os processos hidroterapêuticos podem ser preparatórios, complementares ou adjuntos ao exercício terapêutico ativo.

Eles atuam tanto na superfície do corpo quanto em todo o organismo, internamente. Não somente o fluxo sangüíneo e o equilíbrio do calor são afetados, mas também o metabolismo, o sistema nervoso, a composição do sangue, a secreção de várias glândulas e a psique intelectual.

Recomendações

A hidroterapia é indicada para tonificar o corpo, estimular a digestão, a circulação, o sistema imunológico e aliviar a dor.

A água parece ter um poder especial no combate ao estresse, além de rejuvenescer o corpo. Ela age sobre a pele e os músculos, acalma os pulmões, coração, estômago e sistema endócrino estimulando os reflexos nervosos na espinha dorsal.

Nos dias de hoje, para a efetiva prática da hidroterapia, temos várias técnicas conhecidas e utilizadas, sendo elas as duchas, massagens, saunas, banhos de imersão (completos ou parciais) e as compressas.

Alertamos aos diabéticos que evitem aplicações quentes nos pés e pernas. Evitem também tratamentos quentes para o corpo todo. Destacamos ainda que pessoas com esclerose múltipla, diabetes, mulheres grávidas, ou quem tem pressão arterial muito alta ou baixa, devem evitar banhos de imersão longos e quentes, assim como na sauna.

Banhos frios para os pés, devem ser evitados em pessoas propensas à irritações na bexiga, assim como àquelas que sofrem de reumatismo nos dedos dos pés e bacia, ou que têm inflamações pélvicas.

Lmebramos aqui que pessoas mais idosas, ou crianças muito novas, podem se cansar pelo calor excessivo das saunas ou banhos de imersão.

Benefícios Saudáveis

A HIDROTERAPIA proporciona uma série de benefícios saudáveis, seja de ordem meramente física, quanto emocional. Vários efeitos naturais são explicados pela Física, e nos revelam o quanto um banho de imersão pode nos fornecer importantes vantagens no combate aos sintomas incapacitantes das afeções neurológicas.

Três apreciáveis vantagens podem ser aproveitadas com a utilização dos recursos hidroterapêuticos.

Primeiro: o calor proporcionado pela água quente. Atuando sobre as estruturas circulatórias nervosas e músculo-esqueléticas, o calor pode contribuir de forma bastante eficaz para a restauração motora, nas paralisias periféricas, sobretudo as de causas traumáticas.

Segundo: a água quente pode atuar como relaxante da hipertonia muscular, facilitando a execução de movimentos voluntários.

Terceiro: quando se empregam as piscinas e os tanques, a imersão do corpo dentro da água retira a influência da força da gravidade, permitindo a realização de movimentos simples ou mesmo da marcha, impossíveis de serem realizados em outras circunstâncias.

Quanto a ação antiespasmódica da água quente, é bom ressaltar a natureza bastante relativa deste efeito. É preciso considerar que, para obter-se uma redução útil da espasticidade, é preciso obter temperaturas de 38°C a 40°C. A conseqüência disto é que a esta temperatura pode ocorrer que uma certa debilidade, levando o paciente a apresentar pouca resistência física ao tratamento de recuperação.

Os principais efeitos da hidroterapia são divididos em dois: efeitos térmicos e efeitos mecânicos. E esses dois juntos produzem um efeito terapêutico no organismo humano.

Veja agora, os principais efeitos terapêuticos da água quente sobre o corpo humano:

1) Ameniza dores (a sensação de dor diminui com a exposição prolongada ao calor) e promove espasmo muscular;

2) Proporciona relaxamento físico e emocional, diminuição do tônus e melhora postura/flexão;

3) Favorece o aumento das ADM's* direta e indiretamente;

-> direta: pela diminuição da descarga de peso interarticular.
-> indireta: pela diminuição do tônus e da dor.

4) Reeducação de músculos paralisados;

5) Fortalecimento dos músculos e desenvolvimento de sua resistência;

6) A ação antigravitacional da água diminui descarga de peso corporal, por isso favorece atividades funcionais de marcha nas articulações (estabilização dos movimentos);

7) Favorece a circulação sangüínea pois diminui a pressão arterial média (vasodilatação;

8) Aumento da diurese e conseqüente aumento da natriurese;

9) Reforça sua moral, ativa bons pensamentos e melhorando sua auto-estima;

10) Aumento da extensibilidade do tecido colágeno (diminuição da rigidez articular);

11) Diminuição da secreção do hormônio anti-diurético (ADH);

12) Promove vasodilatação / diminuição da sensação da fibra nervosa rápida (tato) e auxilia no alongamento muscular;

14) Estimula o equilíbrio do corpo, devido a pressão hidrostática;

15) Diminuição de edemas;

16) Melhoria das vias respiratórias (favorece movimentos de expiração e inspiração).


A medida que a dor é aliviada, o paciente é capaz de se mover com maior conforto e ocorre um aumento de amplitude de movimento de suas articulações, devido a um efeito gravitacional mais baixo dentro d'água.
É justamente o efeito de flutuação do corpo na água que induz o relaxamento e alivia a dor. Tal propriedade da água permite ao paciente mover suas articulações mais facilmente e com menor esforço do que se ele efetuasse o mesmo movimento em terra, ao ar livre.

Isso combinado aos efeitos do calor, alcança-se uma melhoria significativa de movimentação. Podemos concluir então que um paciente muito pesado, com dificuldades de locomoção, sob pressão do efeito de gravidade natural, pode se mover, e ser movido, mais facilmente e com menor desconforto, dentro de uma piscina.

A pressão hidrostática da água sobre as partes do corpo submersas fará com que ele permaneça na posição vertical. Este suporte em conjunto com o alívio do peso da flutuação, dará confiança ao paciente que tem dificuldades em andar, e pode capacitá-lo a caminhar na piscina antes que ele consiga caminhar em terra firme.

Uma progressão gradual dos exercícios pode ser obtida utilizando a flutuação, inicialmente para auxiliar o movimento, a seguir como suporte e finalmente como resistência. Cada variação dos exercícios pode ser modificada pelo uso de flutuadores, pela modificação da velocidade do movimento e pela criação de turbulências. Com o resultado desta graduação, um exercício adequado pode ser selecionado para qualquer força do músculo, especialmente aqueles que estão muito debilitados e a medida que o músculo ganha força, os exercícios são modificados de forma a exigir uma resposta máxima deste músculo.

Estes exercícios estimulam as vias cerebelares e vestibulares (equilíbrio do corpo) devido a atuação das duas forças (empuxo e peso) com a ação de rotações.


EFEITOS TÉRMICOS


Com um ganho exagerado de calor, o organismo reage e começa a transpirar; o suor evapora na pele, realizando o esfriamento do corpo. Se forem impedidos a irradiação de calor e a evaporação da transpiração, a temperatura do corpo aumentará imediatamente, e sistematicamente ocorre a mesma coisa se o corpo é exposto a calor externo, como é o caso de banhos quentes.

Com a perda de temperatura, o corpo reage de maneira diferente. Nesse caso, a produção de calor é elevada pelo aumento dos processos metabólicos e pelos movimentos musculares na forma de contração. Deste modo, o corpo tenta manter um equilíbrio de calor. A formação de transpiração não é somente um fator importante de regulagem de temperatura, mas também representa um papel importante de excreção.

O sistema vascular sadio responde ao calor e ao frio numa reação vascular. O calor dilata os vasos sangüíneos e o frio os contrai. No entanto, uma aplicação prolongada do frio também dilata os vasos sangüíneos, aumentando a circulação, processo este reconhecido como hipertermia (elevação da temperatura do corpo acima de 36,5°C) reativa. A dilatação dos vasos sangüíneos estende-se aos capilares, artérias e veias. Ela resulta posteriormente da reabertura de leitos capilares fechados e causa um eritema na pele, durante o tempo em que o tônus dos vasos sangüíneos permanece constante apesar da expansão.


EFEITOS MECÂNICOS


PRESSÃO HIDROSTÁTICA: É a pressão de água existente sobre uma superfície em particular. Exemplificamos isso analisando uma coluna de água, onde sua pressão hidrostática depende da altura da coluna, da densidade do meio e da aceleração causada pela gravidade. A pressão hidrostática aumenta linearmente conforme a altura da coluna de água.

Isso significa que a pressão na superfície do corpo humano aumenta continuamente quanto mais profundo se mergulhar na água. Por isso, se uma pessoa fica em pé, aproximadamente com a metade do corpo submergido na água, a pressão hidrostática auxilia o retorno venoso dos vasos sangüíneos da perna. A submersão total afeta o coração e os vasos sangüíneos.

Deve ser mencionado aqui, que a pressão hidrostática e a temperatura da água podem opor-se uma a outra. Isto quer dizer que a pressão produz uma leve contração, enquanto que a água com temperatura morna, causa uma dilatação dos vasos sangüíneos. Se a pressão diminuir, a temperatura exercerá seus efeitos sem obstáculos. Isso resulta na dilatação dos vasos sangüíneos e num deslocamento do sangue para as zonas periféricas do corpo, levando a um colapso circulatório.

Isto ocorre com freqüência quando se sai de um banho de imersão. Pessoas sujeitas a problemas circulatórios deveriam permanecer sentadas na banheira até que toda a água tenha sido retirada.

FORÇAS FLUTUANTES: sob a definição da Física, a flutuação de um corpo sólido submergido num líquido é igual ao peso do volume do líquido deslocado (segundo o Princípio de Arquimedes).

Num banho de banheira total, o peso real de uma pessoa com aproximadamente 70kg é ao redor de 7 kg, se sua cabeça permanecer fora da água.

Por causa da aparente redução do peso do corpo na água, a flutuação é um fator muito importante, especialmente para o exercício na água.

RESISTÊNCIA FRICCIONAL: assim como a flutuação, a resistência friccional da água representa um auxiliar terapêutico considerável. Esta depende da superfície que se trabalha, do tamanho do corpo e da velocidade de movimento exercido dentro da água.

Quanto maior a superfície que se trabalha e quanto mais rápido o movimento, maior será a resistência friccional, e vice-versa. A resistência friccional é utilizada terapêuticamente para o fortalecimento de músculos enfraquecidos. Além disso, os seus efeitos podem ser coordenados com aqueles encontrados durante os movimentos realizados na água.

Hidroterapia: águas especiais que promovem saúde
por Alex Botsaris

A água é uma substância com propriedades tão especiais e maravilhosas, que não seria exagero chamá-las de divinas. Nosso planeta possui uma superfície com cerca de 70% da área coberta por água. Isso deu ao nosso planeta as condições para que albergasse a vida. No organismo humano, cerca de 70 a 75% do peso é água - ou seja, água, é de longe, a substância mais abundante em nossos corpos também.

A água, em estado líquido, possui características tão especiais como solvente que permite as substâncias terem um dinamismo químico que não é encontrado em nenhum outro líquido que se tem notícia. Por isso as substâncias, quando dissolvidas na água, podem ser modificadas de forma rápida e progressiva, gerando um processo chamado metabolismo, que culmina com a produção de energia química, essencial a nutrição das células e à vida.

A água não parecer ser tão abundante e comum em outros planetas, como é na Terra. Sabemos que é a presença de grandes quantidades de água sobre a Terra que limita as variações extremas de temperatura, tornando o clima do planeta ameno e mais apropriado à vida. Enfim, sobram evidências que sugerem que a água é o elemento essencial da natureza que permitiu que a vida surgisse e se desenvolvesse aqui.

Desde tempos remotos a água tem sido usada como terapêutica para tratar muitos males que afligem o ser humano. Médicos da antiguidade já tinham associado a ingestão de água contaminada com doenças graves como cólera e tifo. Foi também observado que as pessoas residentes em regiões com fontes de água mineral, possuíam mais saúde que as residentes nas cidades. Daí surgiu a hidroterapia, um tratamento que foi muito popular desde o século XVII até meados do século XX, mas o enorme avanço da industria farmacêutica tornou essa abordagem ultrapassada.

Na hidroterapia a água é o elemento essencial do tratamento, sendo ingerida, utilizada na forma de banhos ou ainda aplicada como vapor em saunas. Com isso surgiram as estâncias hidrominerais, locais com abundância de águas saudáveis e terapêuticas, onde os enfermos se hospedavam na esperança de se curar seus problemas de saúde. O avanço da química no século XIX permitiu demonstrar que as águas minerais possuíam elementos químicos, com sódio, magnésio, ferro e enxofre, que são essenciais à saúde, criando-se assim o conceito de águas especiais: águas tipo sulfurosa, ferruginosa, magnesiana, etc. Assim podemos considerar que a terapêutica usando a reposição de minerais e oligoelementos começou na hidroterapia.

Na virada do século XX, um francês chamado René Quinton inventou um tratamento, baseado em água do mar, que ganhou muita visibilidade. Considerando que a vida surgiu no mar, ele coletava água do mar há mais de 300 metros de profundidade para usar como medicamento.

Ele considerava essa água a fonte da vida. Ela era evaporada, esterilizada e diluída com água destilada para se tornar isotônica. Seu preparado chamado plasma de Quinton era utilizado para tratar várias doenças, em especial cólera e diarréia infantil, através de injeções subcutâneas do seu preparado. Esse tratamento reduziu enormemente a mortalidade por cólera e tornou Quinton famoso no mundo. Ele pode ser considerado o pai da hidratação parenteral. Ou seja, o soro que se administra na veia, hoje em dia, em qualquer paciente com doença mais grave. Quinton ainda demonstrou que a água do mar era uma excelente fonte de elementos essenciais ao organismo como o iodo.

Ao longo de todo século XX a água foi considerada produto de baixa importância e valor agregado, sem emprego diferencial na terapêutica, e sem interesse econômico ou conceitual. Agora essa visão está mudando, e há um crescente consenso que fontes de água de qualidade estão cada vez mais escassas e serão cada vez mais valorizadas no futuro. Isso motivou grandes empresas de alimento, como a Nestlé, a comprar fontes de água mineral em todo mundo.

Nos últimos 20 anos, o crescimento da medicina complementar também influenciou o interesse pela água e seus empregos como a hidroterapia. Uma modalidade nova desse tratamento, a hidrocolonterapia, inspirada na recomendação da medicina indiana de limpar o intestino periodicamente, para eliminar toxinas, tem se tornado popular nos Estados Unidos. Por outro lado, foi descoberto que a água é ideal para recuperar lesões e problemas do aparelho locomotor, porque dentro d'água a força da gravidade fica parcialmente neutralizada e é possível trabalhar os músculos com impacto mínimo para as outras estruturas. Assim surgiram novas técnicas de fisioterapia dentro d'água, também denominadas de hidroterapia que estão entre os meios mais eficientes para o tratamento de inúmeras doenças.

Mas o interesse não fica só por aí. Há uma tendência ao surgimento de terapias alternativas usando exclusivamente água como elemento principal do tratamento. A técnica de René Quinton foi resgatada e frascos de água do mar, coletada em grandes profundidades, têm sido vendidos como tratamento auxiliar de vários problemas como anemia, fraqueza, doenças degenerativas e estresse.

Um pesquisador japonês, Masaru Emoto, que focou suas pesquisas no campo da medicina alternativa, descobriu que diversas influências podem afetar o fenômeno de cristalização da água, quando se transforma em gelo. No inicio de suas pesquisas, Emoto mostrou que campos magnéticos de intensidade e orientação específica faziam os cristais assumirem formas diferentes. Entusiasmado com seu achado Emoto resolveu tentar outras fontes de ondas e fez experimentos com som. Ele expôs água da mesma fonte à Nona sinfonia de Beethoven ou a um ruído de máquinas de uma fábrica. A água submetida à Nona sinfonia congelava formando lindos cristais hexagonais, enquanto aquela que cristalizava com ruído de máquinas tinha cristais amorfos e sem beleza ou simetria. Masaru Emoto ainda fez pesquisas com emoções e palavras. Segundo ele, a água benta, ou influenciada por amantes dizendo a palavra amor, tem cristalizações diferentes e específicas.

O pesquisador japonês escreveu um livro chamado "Messages from Water" (mensagens da água) onde propõe que a água seja capaz de armazenar informações e isso pode influenciar na saúde e na fisiologia do organismo humano, incluindo nas suas emoções. Entretanto as idéias de Emoto são vistas com ceticismo pelo mundo científico e pela medicina. No rastro das idéias de Emoto surgiu uma nova proposta de terapia chamada água diamante (diamond water). Segundo as pessoas que preconizam esse método, a água diamante é uma um água de fonte natural que passou por um método de energização especial, utilizando-se cristais, rezas e energia pura, e que pode ser reproduzida em casa. Usando a água diamante diariamente para beber a pessoa equilibra suas energias e emoções.

Enquanto as pesquisas ainda não validam esses potenciais usos da água como foram de equilibrar o corpo, vale lembrar que a água oferecida nas cidades nas torneiras não é absolutamente segura e podem ter contaminação por resíduos tóxicos. Portanto, o hábito de beber uma água mineral de uma fonte natural é uma boa medida de manter a saúde nos dias de hoje.

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento

Fontes: http://www.andef.org.br/hidroterapia.htm
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude
http://www.poolterapia.com.br/hidro.htm
http://www.portaldafisioterapia.com.br
http://corporesanu.com.br/terapias/hidroterapia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidroterapia
http://www.fisioterapiaaquatica.com.br/index.html
http://www.piscinaesossego.com.br/fonte/hidroterapia.html
http://www1.uol.com.br/vyaestelar/saude_agua.htm