TERAPIAS COMPLEMENTARES

Os Florais de Bach - Parte 5

1111 - ELM ( Ulmus procera / Olmo )  - É para pessoas que se sentem sobrecarregadas com suas responsabilidades. Há uma sensação de que não vão conseguir realizá-las, aliás, não sabem nem por onde começar e acabam se desanimando, porém esta sensação é temporária e apesar de existir, a pessoa consegue realizar suas tarefas. Elm é bom para situações momentâneas que exigem muito da pessoa, quando se sentem esgotadas ou em crise, devido às pressões da situação.

Frases freqüentes: Tenho tantas coisas para fazer, que não sei nem por onde começar. / Estou fazendo mais do que eu posso. / Fico cansado, só de pensar em tudo o que eu tenho de fazer. / Não consigo organizar minhas idéias. Estou mentalmente desequilibrado, desorganizado.O floral traz determinação para cumprir suas obrigações, autoconfiança e reconhecimento de suas habilidades pessoais.


12 - GENTIAN ( Gentiana amarella / Genciana )

 

gentian

 

Este é o floral da Fé. Para pessoas pessimistas, que se desencorajam e desanimam, ficando até mesmo deprimidas, quando surge algum obstáculo em seus planos. Essa depressão é devida a uma causa conhecida! Pessoas do tipo Gentian desanimam com facilidade por falta de fé. Este floral, portanto, é ideal para quando falta otimismo, coragem, confiança e ânimo.

Frases freqüentes: Como sou azarado! Nem adianta tentar de novo, sei que não vai dar certo outra vez. / Eu gostaria de acreditar no que me dizem, mas não consigo. / Depois que aconteceu aquilo, fiquei desanimado. / Sempre é tão difícil conseguir as coisas.

O floral traz Fé, confiança, otimismo, perseverança e a convicção de que será bem sucedido.


13 - GORSE ( Ulex europaeus /Ttojo )

 

gorse

 

Gorse é utilizado quando a pessoa já perdeu todas as esperanças e desistiu de lutar. Quando se acredita que não há mais nada o que se fazer, por isso é melhor desistir mesmo. Para os resignados, entregues, pessoas em que a falta de expectativa de vida dá lugar à desesperança. Para pessoas apáticas e incrédulas. Quando se fica estagnado num processo de cura.

Frases freqüentes: Nada mais vale a pena. / Só estou tomando estes florais para que a minha família pare de me aborrecer, mas eles não vão dar em nada mesmo. / Já rezei para tudo que foi santo, mas nada adianta. / Vou lutar para quê? Já sei que estou perdida.

O floral traz esperança e otimismo e perseverança, apesar das derrotas.


14 - HEATHER ( Calluna vulgaris / Urze )

 

heatther

 

Para pessoas centradas em si mesmas. Falam sem parar de seus problemas, sem escutar os dos outros. Não sabem ouvir, querem apenas falar delas mesmas, de todos seus problemas diante de uma platéia para ouvi-las. "Grudam" nas pessoas, tornando- se inconvenientes, e os outros têm dificuldade de se livrar delas. Pessoas do tipo Heather absorvem a energia dos outros. Não gostam de estar sós, são carentes, querem atenção para si. Costumam falar muito perto, puxar as pessoas pela roupa ou pelo braço, "prendem" as pessoas, para que as mesmas não fujam enquanto estão falando. São egocêntricas.

Frases freqüentes: Quando posso falar de meus problemas, logo me sinto melhor. / E eu? E eu? / Ouçam! Vou contar para vocês uma coisa horrível que está acontecendo comigo. / Estou tão ocupado comigo mesmo que não tenho tempo para os problemas dos outros.

O floral traz atenção e cuidado com os outros, autodisciplina e altruísmo.


15 - HOLLY ( Ilex aquifolium / Azevinho )

 

 

holly

 

 

Este floral é para os casos de inveja, desconfiança, ira, ódio e ciúmes em relação a outras pessoas. Os ímpetos de cólera. Brigas de todo tipo: conjugais, no trabalho, etc...

Pessoas do tipo Holly podem sentir tanta raiva, que chegam a se descontrolar, quebrando coisas, gritando, destruindo tudo. Há também aquelas que ficam com todo este ódio contido, possuindo assim uma enorme tensão reprimida. Este floral é utilizado para ciúmes, quando, por exemplo, o filho ganha um irmãozinho e não se conforma de não ter mais a atenção apenas para si. É para pessoas que vivem se queixando das outras por inveja, ciúmes e acabam sentindo raiva das mesmas. Sentimentos de vingança. Agressividade.

Frases freqüentes: Você me paga por isso! / Quando vejo o que os outros conseguiram na vida, morro de inveja. / Não sei por quê, mas estou sentindo que me isolam quando estou em grupo. / Dizem que não tenho coração.

O floral Holly é um verdadeiro antídoto para o ódio.Traz relaxamento, compreensão, generosidade, tolerância, amor e perdão.


16 - HONEYSUCKLE ( Lonicera caprifolium / Madressilva)

 

honeysuckle

 

Este é o floral para aqueles que vivem no passado. Pessoas nostálgicas, saudosas e cheias de lembranças. O tipo Honeysuckle tem dificuldade de aceitar o presente, chegando a perder o interesse pelas circunstâncias atuais. Este remédio é de grande ajuda para viúvas, órfãos, pessoas que fracassaram nos negócios e, especialmente, no caso de pessoas mais velhas obrigadas a viverem sozinhas.

Frases freqüentes: Aqueles é que eram bom tempos. / Na minha época era diferente. / Não consigo me acostumar com esses tempos modernos. / Não posso superar o que perdi. / Gosto de olhar fotografias e ficar me lembrando do tempo que passou. / Estou vivendo numa casa maravilhosa e minha família é linda, mas não consigo me desligar da casa de meus pais e daquela época em que eu vivia com eles, isso atrapalha a minha felicidade.

O floral traz aceitação e compreensão do passado, perseverança e contentamento.


17 - HORNBEAM ( Carpinus betulus / Carpino )

 

hornbeam

 

É o floral para a sensação de "Segunda-feira de manhã". A pessoa sente-se farta de levantar-se todas as manhãs para dar início à rotina. É um cansaço por esgotamento devido ao excesso de desgaste mental. Para pessoas que vivem adiando, que acham difícil começar. Sensação de peso na cabeça. Pessoas estressadas, que ficam irritadas por estarem cansadas. Para pessoas que, por acumular estímulos mentais demais, não conseguem digeri-los, e que se sentem tão confusas que não conseguem se levantar pela manhã. Sentem falta de energia física e mental, sentem que não tem força para agüentar o dia-a-dia devido ao cansaço.

Frases freqüentes: Não sei se consigo agüentar a luta diária. / Sempre adio as coisas, porque estou tão cansado que não tenho forças nem sequer para pensar. / Acordo mais cansado quando levanto do que quando deito. / Preciso tomar café para me animar e começar minhas atividades.

O floral traz confiança em sua capacidade de lutar, vitalidade, perseverança e resistência.


18 - IMPATIENS ( Impatiens glandulifera / Beijo )

 

impatiens

 

O próprio nome já diz: Impaciência. Esta é a palavra-chave para as pessoas do tipo Impatiens. São apressadas, vivem correndo, pensam rápido, falam rápido, não suportam esperar, principalmente quando estão dialogando com alguém de ritmo mais lento. Chegam a terminar as frases dos outros por não terem paciência de aguardar os pensamentos dos mesmos. Isso as deixa irritadas. Possuem muita energia e vivem num ritmo acelerado. Costumam depender do relógio, embora sem necessidade, temendo perder a hora. Precisam de tudo imediatamente. O corpo exige que se movimentem, por isso não conseguem ficar paradas. Roem unhas, apresentam tiques nervosos e gestos nervosos e inquietos como: coçar a cabeça, estalar os dedos, balançar a cadeira, gesticular, bater com os dedos no tampo da mesa. São tensas física e mentalmente, por isso sofrem dores no pescoço, nos ombros, nas mãos, na nuca, nas pernas, etc... Preferem trabalhar sozinhas a ter de esperar pelos outros.

Frases freqüentes: Sempre dizem que faço as coisas antes de pensar. / Deixem que eu mesmo faço isso sozinho. / Jamais entro numa fila, não suporto esperar. / Meu colega sempre reclama que eu ando na frente dele. / Fico louco de raiva se tiver de esperar que me atendam num restaurante. / Comigo tudo tem que funcionar depressa e bem, caso contrário não consigo conter minha raiva.

O floral traz capacidade de cooperação, paciência e calma mental, relaxamento e tolerância.

 
19 - LARCH ( Larix decidua / Lariço )

 

larch


Para pessoas que têm sensação de inferioridade, falta de confiança em si mesmas. Não valorizam a própria capacidade. Admiram as outras e se acham incapazes de fazer as mesmas coisas, por isso não tentam. Sentem-se fracassadas e ficam observando o êxito alheio. Falta-lhes autoestima.

Frases freqüentes: Não posso, não sei... / Eu gostaria de falar na reunião, mas sei que vou me atrapalhar. / Como sou burra! Ainda bem que não me promoveram para aquele cargo, eu só iria fazer besteira. / Eu simplesmente não consigo!

O floral traz confiança nas habilidades pessoais e disposição para tentar.


20 - MIMULUS ( Mimulus guttatus / Mimulus )

 

mimulus

 

Este floral é para o medo por motivos conhecidos, ou seja, medos específicos como: andar de avião, dirigir, se expor ao público, medo de doenças, do futuro, da dor, etc... Normalmente o tipo Mimulus são pessoas tímidas, que facilmente ficam coradas. São medrosas, reservadas e retraídas. São sensíveis ao frio, ao barulho, aos gritos, às agressões, aos conflitos e se assustam à toa. Pessoas que dão risadas nervosas e que têm dificuldade para falar. Manifestações psiconeurovegetativas de medo: suor, taquicardia, tensão, inibição para falar, gagueira, etc. Têm medo de ficar sozinhas e quando têm companhia ficam nervosas e tímidas.

Frases freqüentes: Sempre estou com medo de alguma coisa. / Me dá medo... / Quando fico nervoso, começo a transpirar na palma da mão. / Fico vermelho sempre quando falo com pessoas estranhas. / Cuido para nunca ficar sozinho. / Não consigo subir num elevador fechado.

O floral traz autoconfiança, vontade de aceitar desafios, correr riscos e coragem.


21 - MUSTARD ( Sinapis arvensis / Mostarda )

 

 

mustard

 

Esta essência é para pessoas que são tomadas por uma "onda de tristeza", ou seja, começam a sentir-se deprimidas, profundamente melancólicas, mas sem nenhum motivo aparente. Este sentimento vem do "nada" e é cíclico: assim como vem, desaparece, mas causa muito desânimo em quem sofre dele. A pessoa sente vontade de isolar-se do resto do mundo, sente-se à mercê de uma força sinistra que julga ser mais forte que ela mesma, como se fosse prisioneira desta sensação, sem conseguir libertar-se.

Frases freqüentes: Sofro de depressão, mas não me pergunte por quê! De repente fico superbem, mas depois me sinto mal novamente. / Tenho um bom emprego, meu carro, minha casa, dinheiro, mas não consigo entender, não tenho vontade de fazer nada, nada me interessa... / Assim como fico deprimido, algum tempo depois, a depressão desaparece.

O floral traz serenidade interior, alegria serena, estabilidade e paz inabalável.


22 - OAK ( Quercus robur / Carvalho )

 

oak

 

São pessoas que trabalham excessivamente e, mesmo cansadas e sem energia, arranjam força para terminar o que começaram. São batalhadoras, não desistem e não descansam, por piores que sejam as condições em que se encontrem. São corajosas, esforçadas e têm um forte senso de dever. São responsáveis, confiáveis e, em determinados momentos, se sentem esgotadas, mas não relaxam e continuam a lutar sem esmorecer.

Costumam estar sobrecarregadas de trabalho e sempre acham que ainda podem fazer mais. Mesmo doentes não abandonam o trabalho. Tornam-se cansadas e esgotadas por todo esse trabalho e não se permitem momentos de descanso. Julgam-se imprescindíveis, acreditam que podem realizar tudo sozinhas. Na verdade, têm medo de decepcionar os outros e têm medo de mostrar suas fraquezas diante deles. Possuem tensão nos ombros e na nuca.

Frases freqüentes: Preciso continuar. / Aprendi que se deve fazer até o fim, tudo o que se começa. / Eu não descanso nunca. / Tenho que terminar isso, custe o que custar. / Todos dizem que trabalho demais, dizem que pareço uma máquina e não um ser humano. / Por fora pareço bem, interiormente estou destruído.
O floral faz com que essas pessoas comecem a perceber quando estão cansadas e se permitem descansar.


23 - OLIVE ( Olea europaea / Oliveira )

 

olive

 

Olive é o floral revitalizante. É a essência que traz energia. Para esgotamento total, mental e físico. Indicado às pessoas que estão cansadas e se sentindo exaustas. Quando as pessoas chegam em seu esgotamento total e não têm força nem para levantar o braço. É útil nos casos de grande fadiga física e mental, quando não há mais reserva de energia. Olive é bom depois de um dia cansativo, ou quando se tem que estudar por muitas horas para uma prova e também quando se está realizando um trabalho cansativo e estressante.

Frases freqüentes: Nem por todo dinheiro do mundo saio de casa agora. / Estou tão cansada que poderia até chorar. Não agüento mais! / Estou tão exausto e esgotado, que não consigo nem carregar meu próprio corpo. / Estou completamente exausto.

O floral traz paz de espírito, confiança que a vida providenciará a força necessária, energia física e psíquica, além de regenerar a vitalidade.


24 - PINE ( Pinus sylvestris / Pinheiro-silvestre )

 

pine

 

Este floral é para todo o tipo de culpa, real ou imaginária. As pessoas do tipo Pine pedem desculpas por tudo, pelos seus erros e pelos erros dos outros. Alimentam uma autocondenação e um complexo de culpa tão grande, que se tornam muito autocríticas, se enxergam como "pecadoras" e, em algumas situações, mesmo que tenham agido contra elas, causando- lhes mal, estas acreditam que isso é uma forma de castigo, porque elas realmente se consideram culpadas. Pedem desculpas, até mesmo por ficarem doentes. Por assumirem culpa por tudo, podem ser usadas como "bode expiatório" de coisas que não fizeram. Faltam-lhes amor próprio e autoestima.

Frases freqüentes: Nunca me perdoarei pelo que aconteceu. / Foi tudo culpa minha. / Me desculpem pela minha irmã não ter vindo, é minha culpa, se eu tivesse insistido mais, com certeza ela estaria aqui. / Eu não devia ter saído para me divertir, estou me sentindo culpada.

O floral traz reconhecimento do valor próprio, liberação da sensação de culpa pelo erro dos outros e julgamento sadio.


25 - RED CHESTNUT ( Aesculus carnea / Castanheira-vermelha)

 

red_chestnut

 

Pessoas com preocupações exageradas, em relação a seus entes queridos, devem utilizar esta essência. Estas pessoas temem o pior e vivem num estado de ansiedade em relação aos que amam, sempre temendo uma desgraça. Costumam ser superprotetoras e cheias de medos, atrapalhando a vida dos familiares, por interferirem em sua liberdade e individualidade. Bach dizia que este tipo de preocupação excessiva com uma pessoa doente retarda o processo de cura da mesma, portanto, segundo ele, Red Chestnut deve ser usado tanto para a pessoa doente quanto para seus familiares.

Frases freqüentes: Sempre que meu filho sai à noite, eu fico morrendo de medo, achando que vai acontecer alguma coisa com ele. / Quando meu marido viaja, só consigo ficar tranqüila na hora em que ele me telefona para dizer que chegou e está tudo bem. / Tenho tanto medo por eles.
O floral traz confiança nos outros, calma em qualquer emergência e capacidade para cuidar dos outros sem ansiedade e enviar pensamentos de coragem e proteção para os mesmos.

PARTE 6