QUALIDADE DE VIDA

Veneno de rato - uma dose letal para os seres humanos, sintomas e efeitos do envenenamento

venra topoRatos e ratos são os companheiros eternos do homem. Para combatê-los, é melhor usar métodos biológicos: pegar ou assustar, manter gatos e outros animais em casa. No entanto, quando um tamanho populacional grande requer o uso de meios mais radicais, a saber - venenos de rato. Seu uso deve ser realizado em conformidade com as normas de segurança, ...

apesar do fato de que envenenar uma pessoa com veneno de rato não acontece com tanta frequência. Uma pessoa que não está associada com a produção de drogas e iscas para roedores, é muito mais provável que se torne uma vítima de intoxicação alimentar no restaurante mais próximo. E ainda há casos de ingestão de venenos para a destruição de roedores. Como isso acontece, qual é a dose letal e o que fazer nessas situações? Vamos descobrir.

Quando envenenamento humano com veneno de rato é possível

Na Rússia, casos letais em caso de envenenamento por iscas contra roedores não foram registrados nas últimas décadas. Segundo relatos da imprensa, o envenenamento por grupo de crianças ocorreu em 2007 e 2011. Em todos os casos, as crianças receberam atendimento médico oportuno, pacientes jovens se recuperaram totalmente. Assim, em 2007, 15 crianças com idades entre 3-4 anos foram envenenadas em Vladimir. Deixados desacompanhados, eles comeram ervilhas com veneno de rato. Em 2011, a intoxicação em grupo de crianças de 6 a 11 anos de idade foi registrada na região de Tyumen. As crianças também comiam sementes em conserva. Há relatos de que uma criança na frente de seus pais estava mordendo ou engolindo comprimidos de roedores.

Leia também - Tomar um Banho com Vinagre de Maçã

Pode um homem morrer de veneno de rato? Na China, em 2002-2011, casos de intoxicação deliberada com veneno de rato, proibidos para venda, foram repetidamente registrados. Os atacantes despejaram na comida. Também são conhecidos casos de intoxicação por comer kebabs (presumivelmente da carne de ratos mortos e raposas). Em alguns casos, cerca de 10% do número de pessoas afetadas morreram. O grau de dano ao corpo e a possibilidade de morte dependem, em primeiro lugar, da substância contida na isca.

Tipos de veneno de rato e seus efeitos no corpo humano

venra3

venra2

Veneno de rato é chamado "rodenticide" - é um meio para a destruição de roedores. Pertence ao grupo de pesticidas e é amplamente utilizado na agricultura e na vida cotidiana. Existem vários tipos de rodenticidas, que diferem nos efeitos do veneno de ratos em animais, incluindo humanos.

O rato (naftiltiocarbamida) e o fosfeto de zinco são atualmente limitados em uso devido à sua alta toxicidade. Eles pertencem aos meios de ação aguda e causam 100% de morte de roedores dentro de poucas horas depois de comer a isca. Aplicar sob estrito controle em áreas onde outros venenos não funcionam mais.

Venenos obsoletos proibidos para uso: arsênico e compostos de chumbo, sulfato de tálio, fósforo amarelo ou branco, estricnina.

Quase todos os produtos anti-rato e murganho disponíveis comercialmente contêm cumarinas do zoo. Estas são substâncias que violam a coagulação do sangue. Como resultado de comer tais venenos, os roedores morrem de hemorragia interna. Anticoagulantes de primeira geração: Varfarina (Zoocumarina), Ratindan, Izoindano, Etilfenacina e outros. Eles não se acumulam no corpo, agem lentamente e são excretados pelos rins em 3-4 dias. Algumas populações de roedores ao longo do tempo desenvolvem resistência aos anticoagulantes deste grupo. Portanto, drogas mais potentes foram inventadas. Os anticoagulantes de segunda geração são mais tóxicos, agem mais rapidamente e se acumulam no organismo, ou seja, têm um efeito cumulativo (acumulativo). Este grupo inclui: Brodifacoum, Bromadiolone, Flocoumafen, Difenacum e outros.

Quando consumida dentro do veneno de rato, a dose letal para uma pessoa dependerá da substância ativa e do estado de saúde, especialmente do fígado. É o fígado que sintetiza os fatores necessários para a coagulação normal do sangue. E os venenos anticoagulantes destroem essas substâncias. Para a varfarina, a dose letal (DL50) é de 60 mg / kg de peso corporal e, para a bromadiolona, ??é de 300 mg / kg.

venra1

Acidentalmente, tomar uma grande quantidade de veneno de rato é difícil. Para obter uma dose letal, será necessária a ingestão repetida de anticoagulantes no organismo. Ratos, para morrer, devem comer a isca durante uma semana. Além disso, a forma terminada do veneno de rato contém, por via de regra, de 0,1 a 2% da substância ativa. Para preparar a isca, a preparação é misturada com grãos, carne picada ou outro alimento atraente para roedores. O veneno de rato, que consiste em zoocumarinas, contém cerca de 2-3% da preparação na mistura pronta a usar, que, em veneno puro, é em média de 0,02%. Assim, se um adulto precisa comer 3-4 gramas de veneno puro para a morte, então, em termos da forma de vendas, será de cerca de 150 gramas. Em briquetes macios - comprimidos de ratos, tão populares hoje em dia, contêm 0,005% de veneno. Até uma criança precisa engolir um pedaço bastante grande para obter um envenenamento grave. Deve-se notar que alguns venenos de ratos podem penetrar na pele. Aqueles que estão trabalhando na preparação de iscas devem observar as precauções.

Sintomas de envenenamento com veneno de rato em humanos

Quando uma pessoa é envenenada com veneno de rato, os sintomas não se desenvolvem imediatamente, mas 3-4 dias após o veneno entrar no corpo. A doença é caracterizada por um curso crônico. Em casos raros, devido a tomar uma dose grande de uma droga potente, talvez, o desenvolvimento de sinais de uma violação da coagulação do sangue depois de 12-24 horas.

Em vítimas observa-se:

fraqueza;

náusea, perda de apetite;

dor de cabeça;

palidez

o aparecimento de sangramento nas gengivas, hemorragias nas membranas mucosas;

menos frequentemente, sintomas de intoxicação por veneno de rato em humanos são manifestados por diarréia, mistura de sangue em massas fecais, hemorragias nasais, dor abdominal e manchas de sangue no corpo.

Primeiros socorros para envenenamento humano com veneno de rato

Em caso de veneno acidental no estômago, deve:

???????? ????? induzir o vômito;
beba 3 litros de líquido;
tomar carvão ativado;
beba laxante salino.

Se o veneno de rato entrar em contato com a pele humana, lave com água morna e sabão; nas membranas mucosas dos olhos e boca - enxaguar abundantemente com água corrente.

Dependendo de qual dose a vítima recebeu e como o veneno de rato age na pessoa, a hospitalização pode ser necessária. O tratamento com internamento baseia-se na introdução, no prazo de 15 a 30 dias, de um antídoto - vitamina K1 (Fitmenadiona) e terapêutica de manutenção: hepatoprotectores, diurese forçada. Em casos graves, podem ser necessárias transfusões de plasma sanguíneo para substituir rapidamente os fatores de coagulação. A recuperação é monitorizada através do exame do índice de protrombina, um indicador laboratorial para avaliar a coagulação sanguínea.

Leia também - As bebidas energéticas são mais perigosas do que pensamos: os cardiologistas lançam um aviso

Consequências do envenenamento humano com veneno de rato

????????????? No caso de envenenar uma pessoa com veneno de rato, as conseqüências podem ser remotas. Portanto, o tratamento oportuno para assistência médica é necessário. O médico irá realizar os testes laboratoriais necessários e prescrever o tratamento. Mesmo com uma lesão leve, será necessária uma ingestão prolongada de vitamina K. Caso contrário, será difícil para o fígado restaurar a coagulação sanguínea normal, sendo possíveis várias manifestações da síndrome da hemofilia:

sangramento gengival;
sangramento intenso com ferimentos em feridas;
hemorragia interna.
Vamos resumir como agir em caso de envenenar uma pessoa com veneno de rato. Se o veneno de rato estiver inadvertidamente no estômago, é necessário induzir o vômito, beber bastante líquido e tomar carvão ativado. Se o envenenamento é crônico, não faz sentido induzir o vômito e lavar o estômago.

Em todos os casos de envenenamento deve consultar um médico para tratamento médico.

Fonte: http://pt.intoxication-stop.com