QUALIDADE DE VIDA

Quanto tempo é normal ficar sem ir ao banheiro? Especialista explica

priven1Por João Ricardo Duda, 19/10/2018 - Você já teve dificuldades para evacuar? Embora seja uma situação muito comum quando estamos fora de casa ou comemos alimentos que tendem a "prender" o intestino, quando isso ocorre com frequência ou por muito tempo é preciso procurar ajuda médica. Considera-se ideal que o indivíduo evacue em média ao menos duas vezes por semana. No entanto, caso haja menor número de defecações ...

mas sem esforço, sem fezes duras e ressecadas, sem a sensação de evacuação incompleta, sem a necessidade de manobras manuais para a expulsão do bolo fecal e sem haver desconforto abdominal relevante, não se pode considerar o paciente como portador de constipação intestinal crônica.

Por que algumas pessoas sofrem mais para ir ao banheiro?

As causas são diversas, sendo as mais comuns de origem idiopática ou funcional, ou seja, sem uma doença orgânica associada:

Fase motora do cólon (intestino grosso) apresenta atividade neuronal reduzida, ou seja, menor número de impulsos neuronais incorrendo em menor movimentos peristálticos do cólon

Disfunções do assoalho pélvico e do esfíncter anal, incorrendo em esforço excessivo, sensação de evacuação incompleta e /ou uso de manobras digitais vaginais ou no períneo para evacuar

Dieta com ingestão insuficiente de líquidos (água)

Dieta pobre em fibras

Abuso de cafeína (chá, café, coca-cola) e álcool

Ignorar, não obedecer à vontade de defecar (faz com que o cérebro entenda que não deva enviar o estímulo evacuatório)

Sedentarismo

Estresse, ansiedade e depressão

Viagens e mudanças de rotina

Hipotireoidismo, gravidez, diabetes mellitus, acidente vascular encefálico, doenças congênitas, Parkinson, Doença de Chagas, entre outras doenças
Medicamentos como antidepressivos, anticolinérgicos, opioides, anti-inflamatórios, psicotrópicos, uso crônico de laxativos

Riscos de ficar muito tempo sem ir ao banheiro

Os principais riscos de não tratar a constipação e ficar muito tempo sem ir ao banheiro são:

Leia também - O Outro só esta na sua frente para refletir suas próprias dificuldades

Desenvolvimento de doença hemorroidária

Impactação fecal no reto ou no cólon

Incontinência fecal

Volvo do cólon (torção)

Prolapso retal

Doença Diverticular dos Cólons

Irritabilidade, distúrbios do sistema nervoso

Excesso de gases, distensão abdominal

Megacólon.

 

Como prevenir a constipação?

Para prevenir que a constipação cause problemas futuros no corpo siga essas dicas:

Consuma fibras alimentares (20 a 35 g/dia) e aumente a quantidade de líquidos (água) (2 a 3 litros/dia) na dieta

Pratique exercícios físicos aeróbicos

Respeite o estímulo/vontade de defecar, não tente adiar a evacuação

Evite o estresse, a ansiedade e o tabagismo

Busque orientações com o médico especialista.

 

Conheça 11 causas pouco conhecidas da prisão de ventre

 

Por Letícia Gonçalves, 22/01/2016 - Os principais culpados da prisão de ventre já são bem conhecidos, como má alimentação, sedentarismo e estresse. "Na maioria das vezes, o aumento da quantidade de fibras e da ingestão de água e a prática de exercícios já conseguem reverter esse problema", conta o gastroenterologista José Roberto de Almeida, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

No entanto, há casos em que apenas essas medidas não são suficientes porque as causas envolvem medicamentos e até outras doenças, como o diabetes. Confira o que médicos também apontam como motivos da temida prisão de ventre e saiba como revertê-los.

Hipotireoidismo

A tiroide é uma glândula localizada no pescoço responsável por produzir hormônios que regulam o funcionamento de diversos órgãos do corpo. Dados do IBGE apontam que por volta de 15% dos brasileiros sofrem de problemas nessa glândula. Um deles é o hipotireoidismo, que é a baixa produção dos hormônios. "Todo o corpo pode sofrer com essa alteração hormonal, incluindo o intestino", explica a gastroenterologista Débora Dourado Poli, do Hospital São Luiz. A digestão pode ficar mais lenta, por exemplo, provocando a constipação intestinal. Se você já faz tratamento para problemas na tireoide, converse com o seu médico e verifique se há a necessidade de mudar hábitos ou tomar medicamentos que combatem a prisão de ventre. Tire dúvidas sobre sintomas e tratamento de hipotireoidismo.

Hiperparatiroidismo

Esse problema é menos comum que o hipotiroidismo e está ligádo a uma glândula que fica perto da tireoide, chamada paratireoide. Ela excreta o paratormônio (PTH), que é responsável por regular os níveis de cálcio e fósforo no organismo. No hiperparatiroidismo, o PTH é preoduzido em excesso, aumentando a quantidade de cálcio no sangue - problema chamado hipercalcemia - e provocando a prisão de ventre. Um médico endocrinologista poderá indicar o teste e o tratamento adequados para combater essa condição.

Analgésicos

Pessoas que se recuperam de uma cirurgia ou estão controlando uma dor crônica costumam ser receitadas com analgésicos chamados opioides, que equivalem à morfina. "Esse tipo de analgésico pode levar a uma constipação intestinal, sendo preciso rever os hábitos alimentares para tentar reverter o quadro e, em casos mais extremos, indicar o uso de um laxante", explica a gastroenterologista Débora, do Hospital São Luiz.

Uso indevido de laxantes

Alguns laxantes apáticos - que irritam mais as mucosas intestinais - podem gerar uma lesão nos nervos que comandam o intestino, criando uma dependência ao uso do remédio. Quanto mais a pessoa usar esse medicamento, mais o intestino pode ficar tolerante e precisar de ainda mais laxante para funcionar. "Faltam mais estudos para comprovar essa relação, mas mesmo assim é importante que as pessoas façam uso de laxante com orientação médica adequada", afirma a gastroenterologista Debora.

Antidepressivos

"Medicamentos para depressão chamados antidepressivos tricíclicos costumam provocar a constipação intestinal", diz Debora Poli. Uma possível explicação para isso é que esses remédios afetam a transmissão dos nervos para que o intestino funcione corretamente. Se você toma esses medicamentos, converse com o seu médico para verificar se realmente pode ser essa a causa da sua constipação. Ele pode indicar a mudança de alguns hábitos e até a troca do tipo de antidepressivo.

Antiácidos

Débora Poli explica que o antiácido feito com hidróxido de magnésio costuma prender o intestino, enquanto o hidróxido de alumínio costuma soltar. "Há antiácidos que possuem uma combinação dessas duas substâncias para deixar o intestino regulado", conta. Por isso, cheque o rótulo antes de comprar o seu remédio contra azia e má digestão.

Doença do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença que envolve alterações nos movimentos intestinais, provocando dor abdominal e cãibras. "Esse problema pode trazer tanto constipação quanto diarreia, depende do organismo da pessoa", explica o gastroenterologista José Roberto. Quando há prisão de ventre, a pessoa tem dificuldade na passagem das fezes e sente muita cólica. A Doença de Crohn, um processo inflamatório intestinal que envolve as paredes do órgão, também pode causar prisão de ventre, embora seja pouco comum. "A maioria das pessoas com essa doença costuma ter diarreia durante as crises", afirma José Roberto.

Leia também - Nada é por acaso

Gravidez

A gestante passa por uma montanha russa hormonal durante os nove meses que antecedem o parto. Tantas alterações podem interferir no funcionamento do intestino, provocando a prisão de ventre. No último trimestre da gravidez, a pressão do bebê sobre o intestino e outros órgãos também podem atrapalhar a digestão. Por isso, é importante que a futura mamãe adote hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios leves com frequência para manter o intestino em dia desde os primeiros meses de gestação.

Diabetes

Caracterizada pela dificuldade de metabolizar a glicose do sangue, o diabetes pode causar danos nos nervos do corpo (neuropatia diabética), incluindo os nervos que transmitem estímulos para que o intestino se movimente corretamente. Como resultado, surge a desagradável prisão de ventre. Controlar o diabetes, portanto, é fundamental para evitar esse prejuízo aos nervos.

Uso errado de suplementação

Quem usa suplementos alimentares sem orientação médica pode ter problemas de saúde, incluindo o intestino preso. O problema acontece, principalmente, com o excesso de cálcio e ferro, que sobrecarregam e prejudicam o trabalho do intestino. Consulte sempre um médico antes de investir na suplementação e jamais ultrapasse a quantidade que ele recomendar.

Hemorroida

A prisão de ventre favorece o surgimento de hemorroida: quando a pessoa está com o intestino preso e faz força demais para evacuar, as veias do ânus podem ficar doloridas e inchadas. Uma vez que a hemorroida aparece, pode acontecer o inverso: como a pessoa está com dores na região anal, tende a ficar mais tensa. Essa tensão pode interferir nos movimentos intestinais, fazendo com que a prisão de ventre aumente ainda mais. Por isso, o tratamento médico adequado é fundamental para se livrar desse problema.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br