QUALIDADE DE VIDA

Foi picado por algo e não sabe o que é? Aqui nós dizemos como identificar as 10 picadas mais comuns

picainseto topoA exposição às temperaturas do verão aumenta a probabilidade de um inseto nos morder. Em muitas ocasiões, confundimos as picadas de outros insetos com os dos mosquitos e não lhes damos importância, no entanto, é muito importante saber o que te picou para tratar os efeitos da picada. Apresentamos as 8 picadas mais comuns que devemos conhecer para tratá-las corretamente: 1. Picadas de mosquitos - Essas picadas têm uma aparência de bolhas vermelhas.

São subcutâneas e sua coceira é localizada. Não requerem maior atenção, então, recomendamos que você espalhe creme sobre ele e faça uma massagem para evitar a coceira. Se a picada ocasionar efeitos colaterais como dor nas articulações, febre, glândulas inchadas, você deve consultar um médico. Pois isso pode significar que o mosquito estava infectado.

2. Picadas de pulgas:

picainseto1

picainseto pulga

As picadas de pulgas geralmente ocorrem em grupos de três ou quatro e são caracterizadas por pequenas saliências vermelhas na pele, que geram uma coceira intensa.


As indicações a seguir são as seguintes: Lave a picada com água e sabão. Em seguida, aplique um pouco de creme ou pomada de calamina para reduzir a coceira. Evite coçar porque isso pode ocasionar uma infecção no local.

Leia também - 21 Motivos para ser vegetariano

3. Picadas de percevejos

picainseto2

picainseto percevejo

Os percevejos são muitas vezes um inseto muito traiçoeiro em termos de picadas; Pois cada pessoa reage de maneira diferente a elas. Algumas pessoas podem nem sequer notar a presença de percevejos, enquanto outros podem ser alérgicos e sofrer grandes erupções cutâneas intensas ou inclusive dor. Se você é alérgico a percevejos, é bom ter cuidado, pois além de lesões cutâneas, pode ocorrer a formação de bolhas, inchaço, coceira e inflamações na pele; Para lidar com percevejos, recomendamos cuidar da sua higiene, já que elas odeiam. Lave frequentemente a zona infectada com água e sabão. Mas se a coceira e os caroços permanecerem, você pode tomar algum anti-inflamatório ou anti-histamínico.

4. Picadas de aranha

picainseto3

A maioria das picadas de aranha é inofensiva; com exceção daqueles da viúva negra ou da aranhas-marrom. A forma de uma picada de aranha é de dois pontos mais conhecidos como Equimose. Estes pontos são a área onde a aranha picou. Caso você seja picado por uma aranha, recomendamos lavar a área afetada com água e sabão. Em seguida, aplique um pouco de gelo sobre a área.

5. Picadas de carrapato

picainseto4

picainseto4a

picainseto carrapato

Carrapatos são parasitas que vivem principalmente em cães e em outros animais. Sua picada é tão perigosa nas pessoas que podem ocasionar a transmissão de uma série de doenças graves. As mais comuns são a febre hemorrágica da Crimeia-Congo e a doença de Lyme. Se você sofreu uma mordida de um carrapato, você deve removê-lo imediatamente usando pinças. Segure-o firmemente e puxe suavemente para removê-lo da pele. Evite usar remédios tradicionais. Depois de extraí-lo, lave bem a área afetada com água e sabão. Lembre-se de que os carrapatos transmitem o vírus às pessoas após 48 horas, por isso é recomendado agir imediatamente.

Leia também - Doenças ou Doentes??

6. Picadas de formigas:

picainseto5

picainseto formiga

As picadas de formigas vermelhas ocorrem através da injeção de veneno na pele das pessoas. Isso faz com que nossa pele se irrite e inflame, além de causar coceira. Para evitar esses sintomas, recomendamos a aplicação de um creme cortisona na área afetada. É provável que as picadas produzam bolhas; evite coça-las para não infectar ainda mais a área.

7. Picadas de escorpião

picainseto6

Com esses tipos de picadas, três fatores importantes devem ser levados em consideração para conhecer seu nível de gravidade: 1. Tipo de escorpião, 2. Idade da pessoa (é mais perigoso em crianças) e 3. Quantidade de veneno no corpo. Indicações para tratar estas picadas são as seguintes: Manter o local da picada voltado para cima; Evite furar ou apertar o local da picada; porque se pressionado demais, o saco de veneno poderia explodir e o nível de veneno dentro do corpo aumentaria; Vá o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.

8. Picadas de vespas ou abelhas

picadainseto7

picainseto abelha

Essas picadas costumam ser muito dolorosas porque o ferrão do animal fica preso em nossa pele. O que geralmente é perigoso nesses tipos de picadas é o fato de que as maiorias das pessoas são alérgicas ao seu veneno. Caso você seja alérgico, deverá ir ao médico imediatamente.

picadainseto8

O que você deve fazer com uma picada desse tipo é verificar se o ferrão ficou dentro da pele. Se for esse o caso, extraia com uma pinça. Você também pode espalhar vinagre branco na área ou lama para reduzir o inchaço. Compartilhe com seus amigos e familiares essa informação, para que eles possam saber como agir contra as picadas desses insetos!

9- Picadas de mosquito, borrachudos, muriçocas

picainseto9

picainseto mosquito

Dependendo do seu grau de alergias, a picada de mosquito vai aparecer mais ou menos. Os pernilongos, por exemplo, deixam uma bolha subcutânea, avermelhada, que coça localmente. Os borrachudos são piores, em geral deixam a picadinha, com um pontinho de sangue coagulado no centro e, toda a região em volta pode inchar bastante, ficando quente e vermelha. Para picadas de mosquitos, pernilongos, muriçocas e mesmo a de borrachudos, basta você apertar com a unha, em cruz, o ponto picado (para reduzir a coceira) ou massagear a região com cebola, hortelã, pariparoba, alho ou folha de pimenteira. Mas, se notar febre nas próximas horas, dores no corpo ou um mal-estar maior, vá para o Pronto Socorro pois, terá apanhado uma das viroses ou febres tropicais transmitidas por esse tipo de inseto (zika, dengue chikungunya).

Leia também - Açucar causa envelhecimento da pele

10. Piolho

picainseto10

As picadas de piolho são caracterizadas por pequenos pontos avermelhados, parecidos com as picadas de mosquitos. Se for em locais do corpo onde tem muitos pelos, provavelmente é mordida de piolho comum. Se encontrar esses pontinhos em outras partes do corpo, os responsáveis podem ser os piolhos de corpo. Embora minúsculos, os piolhos podem transmitir doenças graves, como tifo e a febre das trincheiras.

BÔNUS - Barbeiro

picadainseto11

picadainseto11a

O inchaço geralmente aparece uma semana depois da picada. A área da picada torna-se uma lesão inflamada, dura e de cor violeta, podendo durar por diversas semanas. O inchaço ocorre devido à multiplicação local do parasita no tecido, o que leva à inflamação. Isso é conhecido como "chagoma". A picada do barbeiro pode ser confundida com a picada de outros insetos. No entanto, o inchaço de uma picada de abelha ou formiga desenvolve-se mais rapidamente e coça muito; já o inchaço da picada do barbeiro não coça tanto. Os barbeiros apresentam comportamento hematófago, isto é, sua alimentação é baseada em sangue. Para poderem se alimentar, os barbeiros usam uma tromba (que atua da mesma forma que uma agulha). Ela é colocada na pele do animal do qual ele vai se alimentar, e através dela promove a sucção sanguínea. Eles costumam picar o rosto das pessoas e ingerir sangue, além disso, eles defecam sobre a pessoa. Eles são capazes de transmitir a Doença de Chagas, mas o micróbio da doença não afeta os insetos contaminados.

Tratando a picada

Lave a área afetada com água e sabão para limpá-la evitar infecções. É melhor não passar nenhuma pomada ou medicamento no local até que ele esteja limpo

Use uma pomada antialérgica se a picada coçar. Procure um anti-histamínico de venda livre. Não coce a região, pois assim você pode causar uma infecção. As pomadas, géis e loções de uso tópico, em especial os que contêm cloridrato de pramoxina ou hidrocortisona, ajudam a controlar a coceira.

Combata o inchaço. Aplique uma compressa fria – um pano molhado na água fria ou com cubos de gelo – e mantenha-a na a região afetada. Se for possível, eleve a área para diminuir a circulação sanguínea

Trate a urticária papular. Pode haver urticária – coceira e bolinhas vermelhas – por causa da hipersensibilidade à picada. Ela geralmente surge depois da picada de pulga, pernilongo e percevejo. O tratamento para urticária inclui um anti-histamínico e esteroides de uso tópico. Não coce as erupções, pois assim pode haver formação de cicatrizes ou o surgimento de uma infecção.

Trate o estado de choque. Algumas picadas de insetos podem causar uma reação alérgica que pode fazer com que a vítima entre em estado de choque. Ao notar palidez, dificuldade respiratória ou inchaço no local do local da picada, esses podem ser sinais de choque anafilático. A pessoa que entra em choque deve ser confortada e tranquilizada. Se for você a vítima, respire profundamente e mantenha a calma. Entre em contato com o serviço de emergência imediatamente. Se a vítima (você ou outra pessoa) tiver uma caneta com epinefrina importada, use-a.

Procure socorro médico. Em muitos casos, reações como coceira e inchaço passam rápido. Se os sintomas persistirem ou piorarem, é preciso procurar um médico para ter a certeza de não se trata de uma reação mais grave. Procure atendimento médico imediato se você achar ou souber que tomou uma picada de escorpião.

Fique atento a sintomas de outras doenças. A picada de um inseto pode não ser perigosa por si só, mas muitos deles transmitem doenças. O carrapato pode transmitir a doença de Lyme e a febre maculosa e alguns mosquitos podem transmitir dengue, Zika vírus e chicungunha, entre outras doenças perigosas. Fique de olho em outros sintomas como febre alta, dor no corpo e náusea. Esses são sinais de doenças mais graves.

Dicas

A maioria das picadas e ferroadas de insetos irrita a pele temporariamente, mas os efeitos costumam passar logo. A menos que a pessoa tenha alergia a determinados insetos, apenas as aranhas e insetos mais venenosos podem causar uma reação mais séria.

Uma busca na internet para identificar o inseto responsável pela picada pode não ter nenhum resultado para picadas de aranha. A aranha é um aracnídeo e não um inseto. Qualquer pessoa que suspeite dessa picada, em geral caracterizada por dois furinhos, deve fazer uma busca específica.

Evite provocar um inseto, pois é bem fácil tomar uma picada nesse momento, já que ele vai se defender.

Quando você estiver fora de casa, use repelente de insetos e roupas protetoras, como calças compridas e camiseta de manga longa.

Alimentos doces e lixeiras podem atrair abelhas, moscas e outros insetos, portanto evite ficar perto deles.

 

Picadas de insetos

 Leia também - Tabagismo é doença.....SIM

Por Robert A. Barish, MD, MBA (VERSÃO PARA PROFISSIONAIS MÉDICOS) - Insetos que picam são membros da ordem Hymenoptera, da classe Insecta. Os venenos dos Hymenoptera causam reações tóxicas locais em todas as pessoas e reações alérgicas somente naquelas previamente sensibilizadas. A gravidade depende da dose do veneno e do grau de sensibilização prévia. As vítimas de ataques de enxames e aqueles com altos níveis de imunoglobulina E (IgE) específica do veneno são as que apresentam mais risco de anafilaxia; muitas crianças nunca perdem este risco. A média que uma pessoa não sensibilizada pode tolerar com segurança é de 22 picadas/kg (10 picadas/lb de peso corporal); portanto, a média que um adulto pode suportar é > 1.000 picadas, ao passo que 500 picadas matam uma criança.

De maneira inesperada, um grande número de pessoas procura ajuda médica para picadas e suas complicações após furacões e possivelmente após outros desastres ambientais.

Os maiores subgrupos da ordem Hymenoptera são

Apídeos (p. ex., abelhas de mel e mangangás)

Vespídeos (p. ex., vespas, marimbondo-caçador e diversas vespas dos estados unidos malhadas de amarelo)

Formicidas (p. ex., formigas-de-fogo não-aladas)

Os apídeos em geral só ferroam quando provocados; entretanto, abelhas de mel africanas (abelhas assassinas), migrantes da América do Sul que habitam alguns estados norte-americanos do sul e sudoeste, são particularmente agressivas quando provocadas. Os apídeos caracteristicamente ferroam uma vez e expelem ferrão farpado na ferida, introduzindo veneno e matando o inseto. Acredita-se que a melitina seja o principal componente do veneno que induz a dor. O veneno das abelhas africanizadas não é mais potente que de outros tipos de abelhas, mas causa consequências mais graves pelo fato desses insetos atacarem em enxames, causando múltiplas picadas e aumentando a dose do veneno. Nos Estados Unidos, as picadas de abelhas causam 3 a 4 vezes mais mortes que mordidas de cobras venenosas.

Ferrões de vespas têm poucas farpas e não se implantam na pele, de modo que estes insetos podem infligir múltiplas picadas. O veneno contém fosfolipase, hialuronidases e uma proteína denominada antígeno 5, que é a mais alergênica. As vespas picam quando provocadas e fazem colônias perto dos humanos; assim, encontros casuais provocativos são mais frequentes. As vespas americanas amarelas são as maiores causadoras de reações alérgicas a picadas de inseto nos Estados Unidos.

Formigas-de-fogo são encontradas no sul dos Estados Unidos, particularmente na região do Golfo, onde, em áreas urbanas, podem picar cerca de 40% da população, causando pelo menos 30 mortes por ano. Há várias espécies, mas a Solenopsis invicta predomina, sendo responsável pelo aumento do número de reações alérgicas. A formiga morde para se ancorar em sua vítima, picando repetidamente enquanto gira seu corpo em arco ao redor da mordedura, produzindo uma característica mordida central circundada por uma linha vermelha. O veneno possui propriedades hemolíticas, citolíticas, antimicrobianas e inseticidas; 3 a 4 pequenas frações aquosas de proteínas são provavelmente responsáveis pelas reações alérgicas.

Sinais e sintomas

Reações locais a apídeos e vespídeos são sensações de queimação imediata, dor transitória e prurido, com uma área de alguns centímetros de eritema, edema e induração. Em geral, eritema e edema são bem estabelecidos em 48h, podendo persistir por uma semana e acometer integralmente uma extremidade. Esta celulite química local é frequentemente confundida com celulite secundária, que é mais dolorosa e incomum após envenenamento. Reações alérgicas se manifestam com urticária, angioedema, broncospasmo, hipotensão refratária ou uma combinação destes; o edema isoladamente não é manifestação de reação alérgica.

Sinais e sintomas de picada de uma formiga-de-fogo são dor imediata seguida por rubor, eritema e inflamação, que frequentemente diminui em 45 min, surgindo pústula estéril, que se rompe em 30 a 70 h. Às vezes, a lesão torna-se infectada, podendo levar à sepsia. Em alguns casos, desenvolve-se lesão eritematosa, edematosa e pruriginosa, em vez de pústula. Anafilaxia devido a picadas de formiga-de-fogo provavelmente ocorre em menos de 1% dos pacientes. Mononeurites e convulsões têm sido relatadas.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico. Picadas de apídeos são checadas para achar o ferrão. As vias aéreas superiores e inferiores são avaliadas para sinais de reação alérgica. Celulite bacteriana secundária é rara, mas considerada quando eritema e edema começam um ou dois dias após a picada (ao invés de começar imediatamente) e a dor é significativa.

Tratamento

Epinefrina e anti-histamínicos via perenteral, para reações alérgicas sistêmicas

Remoção de qualquer ferrão

Analgésicos e anti-histamínicos para reações locais

Se estiverem presentes, ferrões devem ser removidos o mais rápido possível. Métodos sugeridos incluem raspar com uma borda dura (p. ex., borda do cartão de crédito, lado duro de um bisturi, faca de mesa fina).

Deve-se colocar uma pedra de gelo sobre o local da picada imediatamente para diminuir a dor, queimação e coceira e utilizar bloqueadores histamínicos 1 (H1) e anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) orais ou ambos. Outras medidas locais possivelmente efetivas incluem loções anti-histamínicas (p. ex., com difenidramina ou tripelenamina), adesivos de lidocaína, mistura eutética de creme anestésico local, injeção intradérmica de 1% de lidocaína (com ou sem 1:100.000 epinefrina) e cremes ou pomadas corticoides de potência média (p. ex., triancinolona, 0,1%). Muitos remédios da medicina popular (p. ex., aplicação de amaciador de carne) têm eficácia limitada.

Reações alérgicas são tratadas com anti-histamínicos IV; anafilaxia é tratada com epinefrina via parenteral associada a líquidos IV e vasopressores, se necessário ( Anafilaxia).

Indivíduos com conhecida hipersensibilidade a picadas devem portar estojo contendo seringa com epinefrina, que deve ser usada o mais rápido possível após a picada e procurar auxilio médico imediato. Pessoas com histórico de anafilaxia ou uma conhecida alergia a picadas de inseto devem usar identificação, como uma pulseira de alerta médico.

Prevenção

Pessoas que tiveram anafilaxia estão sob risco de picadas subsequentes. Imunoterapia pode ser considerada. Imunoterapia com veneno ( Distúrbios alérgicos e atópicos : Imunoterapia) é altamente eficaz, reduzindo a possibilidade de anafilaxia recorrente de 50% para cerca de 10% após 2 anos de terapia, e para cerca de 2% após 3 a 5 anos de terapia. Crianças que são imunizadas contra o veneno têm significantemente menos riscos de reações sistêmicas a picadas em 10 a 20 anos após o tratamento. Esta imunoterapia parece ser segura para uso durante a gravidez. O uso de simples terapêutica contra o veneno é adequado. Após o início da imunoterapia, doses de manutenção podem ser necessárias por até 5 anos.

 

Fonte: Lavozdelmuro
           Etapainfantil
           https://www.greenme.com.br
           https://pt.wikihow.com
           Bright Side
           https://www.msdmanuals.com
           http://animais.culturamix.com