QUALIDADE DE VIDA

Mirtilo para o bem da saúde

mirsau1Por Thaís Manarini, 28/10/2016 - Também conhecida como blueberry, essa frutinha estrangeira está cada vez mais comum por aqui. Sorte a nossa. Ela tem um arsenal de substâncias capazes de proteger o coração, afiar a memória e até melhorar a mobilidade. Originário de regiões da América do Norte e Europa, o mirtilo começou a ser cultivado no sul do Brasil, onde o clima é mais propício, em meados da década de 1980.

Só agora, porém, está invadindo pra valer nossas feiras e supermercados. Com esse aumento da oferta, o preço, que antes assustava, está mais acessível. Melhor pra gente, que pode saborear um dos alimentos mais poderosos de que se tem notícia nos últimos anos. Não é exagero: pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos dissecaram mais de 100 vegetais e concluíram que o mirtilo, apesar de pequenino, está entre aqueles com maior teor de antioxidantes – nesse caso, o destaque são seus compostos fenólicos. Em um trabalho da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, experts viram o mirtilo atuando contra a hipertensão, que afeta três em cada dez brasileiros e também contribui para o coração pifar. Para a experiência, foram recrutadas 48 voluntárias pré-hipertensas ou com a doença em fase inicial. Só uma parte comeu 22 gramas de mirtilo congelado todos os dias (o equivalente a um copo da fruta fresca). Em apenas oito semanas, essas participantes vivenciaram uma queda de 5,1% na pressão sistólica e de 6,3% na diastólica. Segundo os autores do artigo, a façanha se deve a um estímulo à produção de óxido nítrico, molécula que relaxa os vasos e deixa o sangue fluir.

Leia também - O Silêncio

Para quem deseja prevenir lapsos de memória, o mirtilo também seria o alimento certo, como mostra uma pequena pesquisa da Universidade de Cincinnati, lá na terra do Tio Sam. Em 12 semanas, nove indivíduos mais velhos que tomaram o suco da fruta aprenderam e recordaram com mais facilidade uma lista de palavras. Isso provavelmente aconteceu porque o mirtilo ajuda a manter as taxas de açúcar no sangue sob controle. E quando os níveis glicêmicos estão equilibrados, a comunicação entre os neurônios é favorecida, o que contribui para que os processos cognitivos ocorram com maior eficiência.

A turma madura tem outro bom motivo para dar espaço ao mirtilo na geladeira: o alimento pode melhorar a mobilidade. Quem observou essa propriedade foram cientistas da Universidade Stetson, de novo nos Estados Unidos. Eles incentivaram pessoas com mais de 60 anos a consumirem dois copos da fruta congelada ou suco de cenoura diariamente por seis semanas. Ao final, o pessoal do mirtilo se deu melhor em testes que avaliavam o movimento das pernas durante as passadas e a velocidade de caminhada. Segundo o cinesiologista Matthew Schrager, autor da experiência, há boas chances de essa vantagem ser resultado da influência positiva dos compostos fenólicos no sistema nervoso.

Enquanto se estende o rol de benefícios proporcionados pelo alimento, a orientação é colocar 25 gramas dele na rotina. Se não der para consumi-lo todo dia, que apareça à mesa pelo menos três vezes por semana. Frequência fácil de atingir, agora que o mirtilo está pertinho (e mais em conta). E a boa notícia é que dá para variar bastante o cardápio. Não precisa comer o mirtilo sozinho ou na salada de frutas. Dá para degustá-lo de várias maneiras. Abaixo, veja algumas ideias.

Desidratado

Na ausência de água, os antioxidantes ficam mais concentrados. Uma boa pedida é usar o mirtilo seco com um mix de oleaginosas.

Em vitaminas

Que tal batê-lo com leite ou extratos vegetais (como o de soja)? A receita pode levar outras frutas vermelhas, linhaça e mel.

Com iogurte

Está aí uma dupla clássica. Para mais refrescância, é só misturar iogurte, mirtilo e mel no liquidificador. Congele e voilà: você tem um tipo de sorvete.

Na calda

Prepará-la é fácil (bastam fruta, água e adoçante) e, usá-la, mais ainda. Combina com iogurte, pudim, bolos, sorvetes, panquecas…

Em tortas e bolos

A massa deles pode ter mirtilo, mas lembre-se: a quantidade da fruta por fatia será pequena. Pelo bem da cintura, não abuse.

Ficou com água na boca? Então que tal testar uma receita de panna cotta com calda de mirtilo? Basta seguir o passo a passo abaixo. Depois de pronta, tire uma foto e mostre pra gente! É só compartilhar nas redes sociais com as hashtags: #muitoprazermirtilo e #revistaSAÚDE

Panna cotta diet com calda de mirtilo

Ingredientes

1 pacote de gelatina em pó sem sabor
1 pote de iogurte natural desnatado
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 lata de creme de leite light
200 g de mirtilos frescos
100 ml de água
1 colher (sopa) de adoçante para forno e fogão

Modo de preparo

Hidrate a gelatina em pó conforme as instruções da embalagem. Bata o iogurte, o leite, o creme de leite light e a gelatina no liquidificador. Deixe a mistura na geladeira até endurecer. Em uma panela, coloque o mirtilo, a água e o adoçante. Cozinhe em fogo brando até a calda engrossar. Coloque-a na geladeira para esfriar. Sirva sobre a panna cotta – você também pode forrar o potinho com essa calda.

 

Os 10 Benefícios do Mirtilos Para Saúde

 mirsau2

Os Mirtilos são pequenos frutas, doces e suculentas, que pertencem à família Ericaceae. Essas frutas vêm em uma variedade de cores que variam do azul, vermelho e roxo. Mirtilos são cultivadas em grandes quantidades nos países da América do Norte. Os Mirtilos são consumidos crus ou usado na preparação de molhos, compotas, geleias e sorvetes. Eles são uma excelente fonte de antioxidantes e são conhecidos por seus grandiosos benefícios à saúde. Então, vamos dar uma olhada nos benefícios nutricionais do Mirtilos.

Leia também - Exercitando a Mente

Benefícios Nutricionais do Mirtilos: Os mirtilos são frutas de baixas calorias. Eles fornecem cerca de 60 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele contém carboidratos, açúcar e fibra dietética. Além disso, Os Mirtilos são uma excelente fonte em Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. E os Minerais como o Potássio, Cálcio, Magnésio e Fósforo. Os Mirtilos também são ricos em antioxidantes. tais como, A antocianina, flavonóis e alguns compostos fenólicos são encontrados em mirtilos.

Benefícios do mirtilos Para Cérebro: Os Mirtilos são um alimento maravilha quando se trata da saúde do cérebro. Eles são ricos em antioxidantes chamados flavonóides. Estes nutrientes ajudam a aumentar o fluxo de oxigénio e de sangue no cérebro, mantendo, assim, as células do cérebro saudável. A perda de memória oncorridos durante o envelhecimento e a perda das funções cognitivas podem ser combatida pelo seu consumo. Além disso, O Mirtilos possuir antocianina, selênio, Vitaminas do Complexo B e minerais como cobre, magnésio e zinco são outros nutrientes saudáveis ??para o cérebro. Eles podem promover a saúde do sistema nervoso central e podem prevenir danos cerebrais e células nervosas.

Benefícios do mirtilos Para Olhos: Os Mirtilos é rico em flavonóides, como a rutina, resveratrol e a quercetina. Estes compostos ajudam na prevenção da degeneração macular e outros problemas relacionados com a saúde dos olhos. Os carotenóides e antocianinas presentes no mirtilos ajudam a melhorar a cegueira noturna. Além disso, Os Mirtilos é rico em antioxidantes que podem proteger os olhos dos danos dos radicais livres e a Vitamina A ajuda na proteçãdo da retina.

Mirtilos Previne o Câncer: Os Mirtilos são uma excelente fonte em antioxidantes, tais como o Pro-antocianidinas, resveratrol, flavonóis e tanino que ajudam a inibir o crescimento de células cancerosas. Estes antioxidantes podem inibir o processo de oxidação das células por radicais livres. Pterostilbeno Mostrou-ser ser capaz de evitar Câncer de cólon e de fígado. A Luteolina é um tipo de flavona presente no Mirtilos, Ela ajuda a reduzir o aparecimento de câncer de ovário em 30%.

Benefícios do mirtilos Para Coração: As antocianinas são os antioxidantes que podem reduzir o nível de colesterol LDL e de triglicérides. Eles podem impedir a formação de placas nas artérias e, assim, reduzir o fluxo de sangue ao longo do corpo.

Benefícios do Mirtilos Na digestão: Os Mirtilos é rico em vitamina C. A Vitamina C ajudam na estimulação de vários enzimas digestivas, que podem desintegrar as partículas de alimento. portanto, ajudando a limpar o trato digestivo

Mirtilos Protege o Trato Urinário: O Consumo de Mirtilos ajudam a restringir o aparecimento de bactérias como b-coli no revestimento das vias urinárias. Assim, a sensação de queimação e inflamação no trato urinário podem ser mantidos à distância.

Benefícios do Mirtilos Na Perda de Peso: Estudos descobriram que o consumo de Mirtilos podem ajudar a queimar a gordura da barriga. Os Mirtilos é pobre em calorias e oferecem pequena quantidade de gorduras. Além disso, Os Mirtilos é rico em uma grande quantidade de vitamina C que auxilia na redução do excesso de gordura no corpo. Ele tem ajudam a reduzir o colesterol e triglicéridos corpo, devido os antioxidantes!

Benefícios do Mirtilos Para Pele: A antocianina e a Vitamina C são alguns dos anti-oxidantes presentes no Mirtilos. Estes antioxidantes ajudam a proteger a pele dos raios nocivos e evitar a oxidação das células. Tais como os danos da pele, rugas e manchas. Ele ainda possuir propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir as acne e furúnculos.

Outros Benefícios do Mirtilos Para Saúde:

Os Mirtilos tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar garganta e evitar o congestionamento.
Os Mirtilos é uma excelente fonte de Vitamina c e ajudam na prevenção de gripe e resfriados.

 

Fonte: https://saude.abril.com.br
           http://www.saudedica.com.br