QUALIDADE DE VIDA

Lei do Efeito Contrário

gaui2Por Osho - Agora é preciso entender uma coisa. Os hipnotizadores descobriram uma lei fundamental; eles a chamam de Lei do Efeito Contrário. Se você tentar fazer uma coisa com todo o seu empenho, mas sem entender os fundamentos, só conseguirá produzir o efeito contrário. É como aprender a andar de bicicleta. Você está numa estrada silenciosa, sem carros, cedo pela manhã, e avista uma placa vermelha no acostamento. Uma estrada com vinte metros de largura, uma plaquinha de nada e você fica com medo: pode bater na plaquinha e cair da bicicleta. Você esquece a estrada de vinte metros de largura. Na verdade, mesmo que estivesse de olhos vendados, não haveria muita chance de você ir de encontro à plaquinha, ...

chocar-se com ela, mas até de olhos abertos você esquece a estrada; fixa os olhos na plaquinha. Em primeiro lugar, a cor vermelha é muito chamativa.  E você está com tanto medo! — quer a todo custo evitá-la. Você tem de esquecer que está numa bicicleta, tem de esquecer tudo. Agora seu único problema é evitar essa placa, do contrário você pode se machucar, pode colidir com ela. Agora a colisão é absolutamente inevitável; você está prestes a colidir com a placa.

E então você fica surpreso: "Eu me esforcei tanto para não bater nela!" Na verdade, você só foi de encontro à placa porque se esforçou dessa forma. Quanto mais perto chegava dela, mais se esforçava para evitá-la; mas, quanto mais você tentava evitá-la, mais fixamente olhava para ela. Ela passou a ser uma força hipnótica, ela hipnotizou você. Passou a ser como um ímã. Essa é uma lei fundamental da vida.

Leia também - Pílula do dia seguinte: Tire suas dúvidas

As pessoas tentam evitar muitas coisas e acabam sempre se deparando com elas. Faça tudo para evitar uma coisa e você acabará dando de cara com ela. Você não consegue evitá-la; não é desse jeito que conseguirá. Relaxe. Não se esforce muito, pois é só relaxando que você fica consciente, não se esforçando ao máximo. Fique calmo, tranqüilo, em silêncio.