Fossa Séptica sustentável com pneus reaproveitados

fosace topoO Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) d prefeitura de Uberlândia – MG desenvolveu uma fossa séptica sustentável que reaproveita pneus de caminhão. A iniciativa reaproveita um material que iria para o lixo (e que seria um problemão) e ...

ao mesmo tempo contribui para melhorar o saneamento básico da cidade. Várias fossas foram construídas na cidade mineira. E como esses problemas não são únicos de Uberlândia a prefeitura disponibiliza um manual que ensina passo a passo como replicar esse invento em outros lugares. O custo base e muito baixo, pois os pneus podem ser obtidos gratuitamente, restando apenas a desesa dos canos e conexões, bem como do ferramental, caso o construtor ainda não os possua. A fossa séptica desenvolvida pelo DMAE também está sendo empregada por produtores rurais e moradores de de chácaras e sítios afastados da cidade e que não são atendidos pela rede coletora de esgoto.

fosace 1

fosace 2

fosace 3

Os dois módulos da fossa empregam oito pneus que são ligados diretamente ao vaso sanitário. No primeiro as bactérias decompõem os dejetos e a matéria orgânica fica acumulada no fundo do módulo. No segundo módulo o líquido restante continua sob efeito das bactérias que eliminam cerca de 95% da matéria orgânica contaminante a água.


FONTE: DMAE UBERLÂNDIA

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade