QUALIDADE DE VIDA

A cidade sem políticos nem classes sociais, onde todos ganham o mesmo salário!

cipol12016 - Já pensou viver em uma cidade onde a política é feita pelos próprios moradores, onde não existe uma religião oficial e o dinheiro é apenas um pequeno detalhe do seu cotidiano? Parece utopia, mas esse local existe, e funciona muito bem! A comunidade indiana de Auroville é um bom exemplo de como as coisas podem ser diferentes. Fundada em 1968 pelo casal Sri Aurobindo e Mirra Alfassa, pessoas de todos os cantos do mundo levaram um pouco de terra de seus países nativos para simbolizar a união de todas as nações. Hoje a cidade é reconhecida oficialmente pelo governo da Índia e até pela Unesco. Atualmente, cerca de 2.000 pessoas vivem na cidade, que tem capacidade para receber até 50 mil moradores. A maioria dos habitantes de Auroville é de origem indiana, mas existem por lá pessoas das mais diferentes partes do mundo, como alemães, Americanos, franceses, israelenses, ...

russos e até brasileiros. A cidade é completamente autossustentável, e tudo funciona apenas com energia solar. São grandes áreas de cultivo, pequenas fábricas, padarias, restaurantes, hospitais, um pequeno jornal local, escolas e até cinemas. Não faltam empregos e trabalhadores, desde médicos e artistas até engenheiros e escritores.

cipol 6

O detalhe mais impressionante é que todos os moradores recebem salários exatamente iguais: o equivalente a cerca de R$ 405. Não existem empregos que pagam mais ou pagam menos dependendo da importância de sua função! O "controle de riqueza", para que não surjam classes sociais ricas ou pobres, é feito pela própria forma de administração da cidade: como não há muito o que comprar, mesmo que a pessoa acumule muito dinheiro, ele acaba não valendo muita coisa de qualquer jeito...

cipol5

Carros não existem na cidade de Auroville, e seus moradores dizem que o pequeno salário fixo e igualitário que todos recebem é o suficiente para se viver e até juntar um pouquinho de dinheiro para alguma eventual emergência. A política na cidade é feita pelos próprios moradores da comunidade, e não existem prefeitos, governadores ou secretários. Se for necessário, os habitantes elegem um conselho que fica responsável por resolver algum eventual problema. Os residentes em Auroville também são livres para exercer qualquer religião, ou acreditar no que quiserem, mas não podem incomodar outros moradores com pregações ou tentativas de conversão.

cipol2 cipol3

cipol4 cipol7

Qualquer pessoa pode é bem-vinda e pode morar em Auroville, e para isso basta o interessado comprar uma casa. Os valores das residências não ultrapassam o preço de 3 mil dólares – cerca de R$10 mil. E caso a pessoa não tenha dinheiro, existem vários acordos onde o interessado pode pagar sua compra com trabalho, por exemplo. Todos precisam ter um emprego em Auroville, e quando um morador novo chega, ele passa por um período de estágio, onde é avaliado. Após um ano ele pode ser aceito definitivamente ou ser rejeitado pelos habitantes, e caso não seja aceito, recebe de volta integralmente todo o investimento com a compra da casa.


Fonte: http://www.curtoecurioso.com