QUALIDADE DE VIDA

Comprometimento da equipe requer ambiente propício

aaa200Ganhar ou perder, cumprir metas ou não, chegar lá ou ficar no caminho resumem o sucesso ou o fracasso. São os extremos das possíveis situações criadas por equipes eficientes em função do seu comprometimento. Costuma-se desconsiderar, contudo, o conhecimento e a competência das individualidades por ser condição essencial para pertencer a uma equipe eficiente. Observando estes e outros fatos correlatos, surge um questionamento: como o Ambiente Básico pode influenciar nos resultados? A resposta é uma síntese de diversos estudos, pesquisas, experimentos e de inúmeras comprovações práticas.

A equipe eficiente tende a ser mais comprometida a partir de um ambiente favorável. Um time de futebol, por exemplo, joga melhor na sua sede com o calor da sua torcida. O fluxo de energia sistêmica do ambiente estabelece uma correlação entre tudo o que nele existe. Ambientes propícios fazem o vinho amadurecer, a planta crescer e o velejador navegar, conforme o esperado.

Todos nós temos um local e um horário no qual produzimos mais e melhor, e este é o nosso ambiente propício. O ambiente empresarial tende a ser benéfico à eficácia de sua equipe quando sua vibração média ressonar com as vibrações individuais que estimulam o comprometimento. Analisando desta forma resumida pode ficar um pouco complexo entender a questão. Apenas citando mais um exemplo da influência vibracional do ambiente, estudos apontam que somos a média dos nossos amigos mais próximos.
Quando se planeja um evento, todos os detalhes são considerados, com base na previsão da plena satisfação dos participantes. Para tal, se cria o ambiente adequado.
Para uma festa do chopp, para exemplificar, o ambiente é decorado de forma peculiar e a vibração do ambiente é complementada com músicas típicas. De outra forma, quando se prepara um ambiente para um velório, tudo ressona nesta vibração.

Considerando que as pessoas que compõem uma equipe eficiente são altamente habilitadas nas suas atribuições, além da prática comum de todas as atitudes pessoais de cada membro, ainda assim existe uma variável determinante no seu comprometimento. Esta variável é o Ambiente Básico, que é o meio onde tudo se realiza. Se este meio for propício, o comprometimento é estimulado. Na prática, a relação entre o ambiente e as pessoas é simplesmente ignorada na maioria das empresas. É esperado que a equipe seja comprometida e eficaz em qualquer ambiente. Esta idealização não considera que uma equipe é formada por pessoas que têm sentimentos e emoções e está sujeita às influências extrínsecas advindas do ambiente.

Enfim, é possível, a partir de algumas técnicas, mudar e controlar a vibração média do Ambiente Básico tornando-o, por ressonância, adequado a estimular o comprometimento da equipe. Este é o ambiente propício para as grandes conquistas.

aaa201


Isnar Amaral
Consultor Ambiental
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.ambientebasico.com.br