QUALIDADE DE VIDA

Frigorífico subterrâneo conserva alimentos sem eletricidade

friglu1O designer holandês Floris Schoonderbeek é a mente por trás do frigorífico subterrâneo que funciona sem energia elétrica – Groundfridge. O equipamento foi desenvolvido a partir de conceitos primitivos, mas que solucionam um problema bem atual, que é a necessidade de preservar os recursos energéticos. Como o frigorífico é enterrado, usa a temperatura da própria terra para manter os alimentos frescos. De acordo com o criador, o espaço mantém uma temperatura constante entre 10 e 12 ºC durante todo o ano, mesmo no verão, ideal para manter vegetais, vinhos e queijos em excelentes condições. O Groundfridge é bastante semelhante a um abrigo. Pode ser instalado no subsolo ...

de uma residência ou acima do solo, desde que esteja coberto por terra, para garantir a refrigeração. O equipamento em poliéster leve e é resistente às raízes de árvores que possam estar plantadas à sua volta. Além de não utilizar energia elétrica, outra vantagem deste frigorífico subterrâneo é a sua capacidade de armazenamento, que chega a ser 20 vezes maior do que os frigoríficos comuns. Cada Groundfridge é equipado com prateleiras, que podem guardar, de forma organizada, até 500 quilos de alimentos.

friglu2

O próprio Schoonderbeek explica que o sistema é uma combinação de técnicas antigas altamente eficientes com soluções atuais. Esta opção pode reduzir os gastos com energia e também garantir a refrigeração em locais onde as redes de distribuição de eletricidade não chegam.

Outra forma de conservar alimentos sem utilizar energia foi criada pelo indiano Mansukhbai Prajapati, que criou um frigorífico de barro que funciona segundo o princípio da evaporação – Mitti Cool. Este tema foi sugerido por Rita Correia, sugere tu também ideias ou projetos interessantes para publicarmos no NOCTULA Channel através do nosso Facebook ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.! Este texto foi escrito pela NOCTULER Sofia Marques Correia.

Refrigerar sem usar Eletricidade

friglu3

"O Groundfridge é muito útil para pessoas, empresas, restaurantes ou proprietários de terrenos que pretendem cultivar e armazenar os alimentos de maneira sustentável, e também poderia ser utilizado em missões militares em zonas desérticas", explica à Agência Efe o projetista Léonie Platjouw, responsável pelo setor de Vendas e Aquisições da Weltevree na cidade de Arnhem, na Holanda. Segundo ele, o sistema é muito adaptável a casas com jardim, hortas ou pequenos terrenos ao lado da propriedade principal, de maneira individual ou compartilhada em áreas comunitárias, e para aqueles que cultivam suas próprias frutas e verduras e que poderiam ser armazenadas no Groundfridge.

Floris Schoonderbeek, o principal designer e cofundador da empresa, explica que manter um alimento sem a necessidade de um refrigerador padrão e, portanto, sem utilizar a eletricidade, é possível, graças a este sistema autônomo de resfriamento em adega, desenvolvido por vários parceiros, entre eles a Universidade de Wageningen.

friglu4

“Esta versão inovadora da adega de porão tradicional, com amáveis curvas, formas redondas e escadas amplas, se baseia em princípios antigos, que foram reinterpretados e executados de forma inovadora. O Groundfridge foi projetado pensando, entre outros, nos cosmopolitas de hoje em dia, que têm seu próprio horto e levam vidas modernas e autossuficientes", diz ele.

Segundo o designer, o Groundfridge usa a capacidade isolante do solo e o efeito de esfriamento de água subterrânea para que a temperatura interna se mantenha constante durante todo o ano, o que somado a uma umidade do ar e a uma ventilação muito adequada, oferece condições perfeitas para armazenar frutas, verduras, vinhos e queijos.

friglu5

"Poucos produtos requerem uma armazenagem a temperaturas constante de 3 a 4°C", defende ele, ressaltando que seu equipamento conta com iluminação LED.

MELHOR ARMAZENAR PELAS MANHÃS

friglu6

"A cobertura colocada na parte superior do Groundfridge vem do excesso de terra que se produz ao escavar o lugar de alojamento no solo, que deve ter um metro de espessura e o núcleo interior da unidade ter um volume de 7,85 metros cúbicos", detalha Léonie Platjouw. Mas a dica de ouro é armazenar os produtos pela manhã, quando o clima é mais fresco, o que evita que o usuário leve calor não desejado ao entrar na unidade. O Groundfridge, ao mesmo tempo, é fechado e aberto, já que a possível condensação dos produtos armazenados é drenada através das paredes e de uma escotilha situada na parte inferior, e um ventilador faz a circulação de ar, mantendo a quantidade de oxigênio no nível adequado.

O poliéster foi escolhido para fabricá-lo porque "é um material leve, com vida útil longa e muito resistente às condições de solo e às raízes das árvores ou outras plantas". Além disso, seu núcleo foi desenhado de forma arredondada, "porque confere força e tem uma grande superfície de contato com a terra, permitindo uma adequada regulação da temperatura", segundo Platjouw. O Groundfridge pode ser instalado em praticamente qualquer tipo de solo e seus criadores sugerem plantar árvores frutíferas ou gramado alto por cima do montinho que cobre o refrigerador.

friglu7 friglu8

"Uma árvore absorve muitos litros d’água por dia e essa água entra em contato com o Groundfridge proporcionando uma refrigeração adicional", esclarece Platjouw, acrescentando que algo parecido ocorre com a grama, "já que quando é regada regularmente, a água vai para baixo do solo e aumenta a refrigeração do sistema".

Fone: Ciclo vivo
          https://economia.terra.com.br