QUALIDADE DE VIDA

Miojo pode causar infarto, AVC e até câncer, diz especialista

miojo325/05/2016 - Rápido, barato e fácil de fazer. Quem nunca trocou uma refeição por um prato de macarrão instantâneo, o popular miojo? O que poucos sabem é o perigo que ele representa. Inventado por Momofuku Ando com base no lâmen, a massa de macarrão japonesa, o alimento é bastante consumido por pessoas que não possuem paciência ou talento para cozinhar. O que poucos sabem é o perigo que ele representa. 

A nutricionista Mariana Ferri DÁvila fez um alerta sobre os graves problemas que o miojo pode trazer para nossa saúde.

— O macarrão instantâneo tem alto teor de gordura hidrogenada, que é uma gordura muito prejudicial ao nosso organismo. É uma gordura que se agrega na parede dos vasos e isso pode causar doenças, como um infarto, um AVC

Repleto de sal, sódio e conservantes, o tempero que vem com o miojo também é uma "bomba", explica a especialista.

— (Esse tempero) tem alto teor de glutamato monossódico, que é um realçador de sabor que faz muito mal à saúde, podendo levar à tonturas, enxaqueca, fraqueza e até doenças mais graves como o câncer.

miojo flu

Para quem não quer mais consumir macarrão instantâneo, um alento: é possível sim fazer um macarrão rápido e saudável. Quem explica é Marcia Ikemoto, professora de gastronomia. Basta misturar aos poucos a farinha forte com ovo e água até que ela adquira essa consistência. Depois, embrulhe a massa em um saquinho plástico e deixe-a descansar por 30 minutos.

— Eu preciso de uma farinha forte, ou seja, uma farinha que geralmente no mercado custa um pouquinho mais caro. É uma farinha que a gente gente chama de "farinha para pão". Aí, basta passar a massa em um cilindro e pronto! Um macarrão instantâneo caseiro e nutritivo está em suas mãos!.


A cruel verdade sobre o tempero do miojo

miojo2


A salvação dos solteiros preguiçosos ou desprovidos de habilidades culinárias, ele já esteve presente em algum momento em praticamente todas as cozinhas do mundo. Simples, fácil e rápido – qualquer um consegue preparar essa iguaria em meros 3 minutos, o que o torna um atrativo espetacular para muita gente. Tamanha praticidade também tem seu preço. Vamos olhar para a Coréia como exemplo – como muitos devem saber, o consumo de macarrão instantâneo é absurdamente maior no Oriente. O pessoal de lá tem uma paixão incomparável pelos noodles, ou ‘ramen’, como é conhecido por lá.

Mas sabia que além disso, eles também vêm lidando com um aumento assustador na taxa de obesidade e mortalidade por ataques cardíacos? Pois é… O tal saquinho que vem junto do miojo, o tempero que o torna tão prático, é também um grande assassino. Um pacote de miojo com tempero costuma conter, por si só, mais da metade do valor diário recomendado de Sódio. Isso sem contar com as calorias, afinal, é macarrão!

Um excesso de sal no seu sangue também pode ser responsável por desidratação e inchaços corporais, além de uma sede que parece não passar. Osteoporose e pressão alta são mais riscos que corre uma pessoa que abuse do sódio. Então vamos pensar duas vezes, né galera? Praticidade é ótimo, mas tem seu preço. Não vamos parar de comer miojo para sempre, é claro – isso seria praticamente um crime! Mas também vamos abandonar aquela dieta completamente focada nele, senão… Não vai dar certo!


Você sabe o que existe no tempero do miojo?

miojo4


O macarrão instantâneo, popularmente conhecido como miojo no Brasil, é um alimento da culinária japonesa. Criado em 1958 por Momofuku Ando, ele consiste em um macarrão pré-cozido preparado com o acréscimo de água. O preparo rápido ocorre devido ao pré-cozimento durante a fabricação. O produto e seu tempero, porém, podem significar um problema à saúde caso sejam consumidos em excesso.

O macarrão basicamente é feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, fécula de mandioca, sal, ovo integral em pó, reguladores de acidez, carbonato de potássio e carbonato de sódio, vitaminas PP, B6, B2 e B1, estabilizantes tripolifosfato tetrassódico e fosfato de sódio monobásico, além de corante beta-caroteno.

Já o tempero possui caldo de carne, açúcar, batata em pó, cenoura em pó, salsa em flocos, realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico e antiumectante dióxido de silício. Eles também podem conter traços de aipo, leite, camarão, peixe, mostarda e gergelim. Estes valores se referem ao Nissin Lámen Turma da Mônica. A primeira parte do processo de fabricação é a criação da massa. A mistura da massa é feita até que cada partícula de farinha atinja todas as partículas de água.

Em seguida a massa é enrolada em folhas, descansando por 45 minutos, Esse processo permite que o glúten se desenvolva de maneira adequada, dando a textura final que se espera no produto. As folhas de massa são cortadas em tiras, e o macarrão instantâneo começa a ganhar forma. Ele é cortado novamente na máquina até que é embalado. O processo, porém, não é exatamente igual ao tradicional macarrão instantâneo. O miojo é frito antes de ser resfriado a fim de que o macarrão fique seco. O macarrão instantâneo, popularmente conhecido como miojo no Brasil, é um alimento da culinária japonesa.

Perigos para a saúde

miojo5

Segundo pesquisas, o tempero pronto do macarrão instantâneo possui um volume de sódio 16% maior que o corpo humano deve consumir durante um dia. Em apenas um pacote de tempero a cota diária a uma pessoa é atingida. Outro problema é o fato de o macarrão ser assado e depois frito, elevando sua gordura em calorias. Em uma porção ele possui 420 calorias. Num macarrão convencional, 90 gramas significam 315 calorias. Aqueles que sofrem de pressão alta devem ter ainda mais cuidado ao consumir tal produto. O miojo é rico em sal e gordura, o que pode fazer com que a pressão se eleve.

O glutamato monossódico, composto presente no macarrão instantâneo, é uma substância que pode causar reações diversas, como dores de cabeça, enxaquecas, náusea, sudorese e queimação no peito, principalmente em que possui predisposição. O segredo para um consumo adequado do miojo é colocar verduras e legumes e substituir o tempero presente na embalagem.


FONTE: R7
http://plezi.blogspot.com.br/
Fatos Desconhecidos