QUALIDADE DE VIDA

Os benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio

bisau1Para não alcalinizarmos excessivamente o nosso organismo, já que isso também não seria útil, o ideal é tomar meia colher de bicarbonato de sódio com um copo de água após cada refeição principal. O bicarbonato de sódio é um produto muito popular em milhões de lares em todo o mundo já que, além de ter usos na gastronomia, também facilita algumas tarefas de limpeza e melhora a saúde. Ainda que hoje em dia muitas pessoas prefiram os produtos convencionais que são oferecidos no mercado, há quem ainda aproveite os benefícios deste pó branco para muitos aspectos de sua vida.

Embora o seu consumo deva ser sempre moderado e em pequenas quantidades, foi demonstrado que ingerir bicarbonato de sódio de forma regular pode apoiar o funcionamento geral do corpo ao regular o pH natural do sangue para diminuir os índices de acidez. Dissolvido em água, ele é um dos melhores e mais antigos remédios naturais consumidos no mundo, sendo uma fórmula eficaz para proteger o organismo de diversas doenças.

É um antiácido natural

As propriedades antiácidas deste ingrediente natural são umas das razões pelas quais ele é muito utilizado em nossos lares. O bicarbonato pode neutralizar os ácidos estomacais para evitar o incômodo refluxo ácido, também conhecido como ardor de estômago. Diluído em um copo de água, ele é capaz de diminuir a inflamação e os gases, o que proporciona de forma rápida uma sensação de alívio para a indigestão.

Alcalinizante natural

A maioria das dietas está gerando organismos ácidos e suscetíveis ao desenvolvimento de inúmeras doenças. Por neutralizar a acidez e ter um efeito alcalino, o bicarbonato de sódio se converteu em um remédio natural para regular o pH do corpo e melhorar a saúde. A acidez no corpo poderia estar associada a um maior risco de osteoporose, artrite e inclusive de câncer. Por isso, por um baixo custo, este ingrediente poderia se converter no melhor remédio natural para evitar o desenvolvimento destas doenças. Entretanto, a sua ingestão diária deve ser feita em doses pequenas, já que o excesso poderia ser prejudicial e alcalinizar excessivamente o corpo.

É antisséptico

O bicarbonato de sódio possui um leve efeito antisséptico que pode ser aproveitado para a eliminação de vírus e bactérias que causam doenças. Devido a esta propriedade, ele pode ser utilizado para tratar a dor e a inflamação da garganta fazem gargarejos.

Alivia as infecções urinárias

Uma mistura de bicarbonato de sódio e água pode atuar como uma barreira protetora contra das infecções graças a sua capacidade de reduzir os índices de acidez na urina. A sua ingestão complementa o consumo de água e suco de mirtilos, que costumam ser outras formas de evitar os episódios recorrentes deste transtorno.

Combate a gota e outros problemas articulares

Os níveis elevados de ácido úrico na urina e no sangue dos tecidos do corpo podem ser a origem de condições e doenças crônicas como a gota ou a artrite. A água com bicarbonato de sódio regula o pH do sangue e diminui os índices deste tipo de ácido, atuando como um remédio para combater estas doenças.

Melhora o rendimento físico

O ácido lático que se libera durante a atividade física pode se acumular nos músculos e nas articulações, causando dores e fadiga muscular. Para impedir que isso afete o rendimento esportivo, uma boa opção é tomar bicarbonato de sódio diluído em água, cujos efeitos controlam esta acidez.

Controla os índices de colesterol

Beber água mineral com bicarbonato de sódio poderia ter um efeito positivo na redução do colesterol alto no sangue, especialmente no tipo LDL, também conhecido como “colesterol ruim”. No entanto, devido ao seu alto nível de sódio, ele não é aconselhado para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, pois nesse caso poderia piorar o problema.

Como tomar água com bicarbonato de sódio?

Como já havíamos mencionado, o consumo exagerado do bicarbonato de sódio poderia causar perigosos efeitos negativos para a saúde.

Portanto, para incorporá-lo à dieta sem nenhum risco, é importante ter em mente os seguintes conselhos:

Dose geral

1/2 colher de chá de bicarbonato (3g)
1 copo de água (200ml)

Misture os dois ingredientes e tome-os após cada refeição principal.

Para aliviar a gripe e o resfriado
Este remédio é perfeito para combater os micro-organismos que causam resfriados, gripes e alergias.

Nestes casos, ele deve ser tomado da seguinte forma:

Dia 1: 5 doses de meia colher em um copo de água a cada 3 horas
Dia 2: 3 doses com a mesma medida, divididas ao longo do dia.
Dia 3: 1 dose com a mesma medida depois do almoço e outra depois do jantar.

Ainda que o sabor não seja o mais agradável, o seu consumo é uma decisão muito saudável para aproveitar todos os dias. Comece a adotar este hábito e você poderia sentir os efeitos positivos em seu corpo em pouco tempo.


Dicas Para Tomar Água Com Bicarbonato


Tomar altas doses de bicarbonato em um longo período pode causar problemas, pois é rico em sódio.

Não deve ser consumido por pessoas que tenham edema, doenças no fígado, nos rins ou pressão alta.

Gestantes e mães em período de amamentação devem evitar tomar água com bicarbonato.

Cãibras estomacais e aumento de sede podem surgir ao consumir bicarbonato em excesso.

Caso tenha sudorese nos pés, fraqueza, respiração lenta ou náuseas, consulte um médico.

Evite o bicarbonato de sódio se você tem pressão alta ou uma dieta com restrição de sódio.

Verifique com seu médico se os medicamentos que você está tomando podem ser ingeridos com bicarbonato.

O bicarbonato de sódio não deve ser dado a crianças com menos de 5 anos de idade.

Não beba água com bicarbonato com o estômago cheio.

Opte pelo ingrediente puro e não as opções comerciais disponíveis no supermercado. O bicarbonato puro pode ser adquirido pela internet.

Não confunda bicarbonato de sódio com fermento biológico. São duas substâncias completamente diferentes e o fermento pode causar muitos danos ao seu organismo.

 

Bicarbonato de sódio – Indicações, verdades e mentiras!


O bicarbonato de sódio reduz a acidez do estômago. Ele é usado como um anti-ácido para tratar a azia , indigestão e dores de estômago. O bicarbonato de sódio é um antiácido de muito rápida ação. Ele deve ser usado apenas para o alívio temporário. Se você precisa para tratar problemas de ácido do estômago a longo prazo (por exemplo, úlcera péptica), você deve falar com seu médico sobre outros medicamentos, já que o bicarbonato também pode mascarar sintomas de problemas muito mais graves. Mas não é apenas para estes problemas que o bicarbonato é usado.

Outros usos par ao bicarbonato de sódio

Esta seção contém utilizações desta droga que não estão como aprovadas, mas que podem ser prescritas pelo seu profissional de saúde. Utilize este medicamento para uma condição que é listada nesta seção somente se tal tiver sido prescrita pelo seu profissional de saúde.

Esse medicamento pode ser usado para fazer a urina menos ácida. Este efeito ajuda os rins a eliminar o ácido úrico, ajudando assim a prevenir gota e pedras nos rins; Ele pode fazer alguns medicamentos (por exemplo , sulfonamidas) funcionar melhor ou pode ajudar seu corpo a se livrar do excesso de medicação (por exemplo , fenobarbital ); Também pode prevenir e tratar certos problemas metabólicos (acidose) causados por uma doença renal.

Como utilizar o bicarbonato de sódio por via oral?

Tome este medicamento por via oral geralmente a cada 4 horas, conforme necessário, ou como indicado pelo seu médico. Siga todas as instruções na embalagem do produto. Se não tiver certeza sobre qualquer uma das informações, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Se você estiver se automedicando (o que não recomendamos) e os seus problemas de ácido persistirem ou se agravarem depois de ter usado este produto por 2 semanas, ou se você acha que tem um problema médico sério, procure imediatamente por atendimento médico. Se você estiver usando esta medicação regularmente em uma base diária por mais de 2 semanas, você pode ter um problema de saúde que precisa de um tratamento diferente. Pergunte ao seu médico se este é o remédio certo para você.

Se o seu médico lhe orientou a tomar este medicamento para acidose ou para alcalinizar a urina, a sua dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Para obter o máximo de benefício a partir desta medicação, tome-a regularmente, exatamente como indicado. Normalmente é tomado por via oral várias vezes ao dia. Para não se esquecer, tome no mesmo horário todos os dias. Não aumente a dose, tome -a mais frequente ou continue a tomar esta por mais tempo do que prescrito.

Efeitos colaterais do bicarbonato de sódio

Náuseas, inchaço ou gases podem ocorrer. Se algum destes efeitos persistir ou piorar, contate o seu médico ou farmacêutico imediatamente. Se o seu médico tenha dirigido para usar esta medicação, lembre-se que ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que utilizam este medicamento não tem efeitos secundários graves.Informe o seu médico imediatamente se qualquer destes efeitos secundários graves ocorrerem: inchaço nas mãos/tornozelos/pés ou ganho de peso incomum.

Quando tomadas com bicarbonato de sódio, grandes doses de cálcio de sua dieta, medicamentos ou suplementos podem raramente causam um problema grave chamada síndrome leite-álcali . Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso de produtos de cálcio com segurança enquanto você estiver usando este medicamento. Informe o seu médico imediatamente se algum destes efeitos secundários raros (mas graves) ocorrerem: tonturas, dores musculares/espasmos, alterações mentais/humor (por exemplo, confusão, irritabilidade, problemas de memória), vômitos, fraqueza, alterações na quantidade de urina.

Procurar imediata atenção médica se qualquer destes efeitos secundários raros, mas muito graves ocorrem: dor no peito, convulsões. Uma reação alérgica grave muito a esta droga é rara. No entanto, procure imediatamente atendimento médico se notar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão/inchaço (especialmente da face/língua/garganta), tonturas graves, dificuldade para respirar. Esta não é uma completa lista de possíveis efeitos secundários. Se você observar outros efeitos não listados acima, entre em contato com o seu médico ou farmacêutico.

Precauções para o uso oral do bicarbonato de sódio

Antes de tomar bicarbonato de sódio, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ele, ou se você tiver quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, o que pode causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para obter mais detalhes.

Este produto não deve ser usado se você tem certas condições médicas. Antes de utilizar este produto , consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver: problema de respiração (como edema pulmonar), insuficiência cardíaca congestiva, doença renal grave (por exemplo, incapacidade de urinar), doença hepática grave (por exemplo ascite, cirrose), níveis elevados de sódio, inchaços nos tornozelos/pernas/pés devido à retenção de água (edema periférico).

Se você tiver qualquer um dos seguintes problemas de saúde, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto: baixos níveis de cálcio, pressão alta, problemas cardíacos (por exemplo, batimento cardíaco irregular), doença renal.

Por conta deste medicamento conter sal (sódio), não use se você estiver em uma dieta com restrição de sal. Durante a gravidez, este medicamento deve ser usado somente quando absolutamente necessário. Este medicamento pode piorar a pressão arterial elevada durante a gravidez (toxemia gravídica). Discutir os riscos e benefícios com o seu médico. Este medicamento pode passar para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações medicamentosas para o bicarbonato de sódio

Se estiver a tomar este produto sob orientação do seu médico, o seu médico ou farmacêutico pode já estar ciente de possíveis interações medicamentosas. Não inicie, pare ou mude a dosagem de qualquer medicamento antes de verificar com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de utilizar este produto, informe o seu médico ou farmacêutico se você usar qualquer um dos seguintes produtos: a aspirina e outros salicilatos (por exemplo, salsalato), barbitúricos (por exemplo, fenobarbital), suplementos de cálcio, os corticosteroides (p.ex., prednisona), medicamentos com um revestimento especial para proteger o estômago (revestimento entérico), lítio, quinidina, diuréticos (como a hidroclorotiazida).

Este medicamento pode diminuir a eficácia de certos medicamentos que necessitam do ácido do estômago para o trabalho, incluindo: ampicilina, atazanavir, alguns antifúngicos (por exemplo, cetoconazol, itraconazol), suplementos de ferro, sucralfato. Antes de usar esta medicação , consulte o seu médico ou farmacêutico sobre como gerenciar essa interação possível. Se o seu médico tenha dirigido você a tomar aspirina em baixas doses para prevenção de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, você deve continuar a menos que seu médico lhe diga o contrário. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais detalhes. Este documento não contém todas as possíveis interações. Portanto, antes de utilizar este produto, informe o seu médico ou farmacêutico de todos os produtos que você usa. Mantenha uma lista de todos os seus medicamentos com você e partilhe sempre a lista com o seu médico e farmacêutico.

Overdose de bicarbonato de sódio

Se houver suspeita de overdose, contate seu médico ou o ligue para o centro de emergência da sua cidade pelo telefone 190.

Importantes fatos sobre o bicarbonato de sódio

Testes médicos e de laboratório (por exemplo, os níveis de cálcio/potássio/sódio, níveis de bicarbonato) devem ser realizado periodicamente para acompanhar seu progresso ou a verificação de efeitos secundários se estiver a tomar grandes doses ou tomar este medicamento por mais de 2 semanas.

Dosagem: Se você esquecer de uma dose, tome-a assim que se lembrar . Se for perto da hora da próxima dose, pule a dose e retome o seu habitual esquema de administração. Não duplique a dose para se recuperar

Armazenamento: Conservar à temperatura ambiente entre 15-30 graus, longe do calor, luz e umidade. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Não jogue medicamentos no vaso sanitário ou despeje-os em um ralo a menos que instruído a fazê-lo. Descartar corretamente este produto quando estiver vencido ou deixou de ser necessário. Consulte o seu farmacêutico ou local de eliminação de resíduos empresa para obter mais detalhes sobre como descartar corretamente este produto. Vale lembrar sempre: seu médico e seu farmacêutico são seus amigos. Eles podem orientá-lo para possíveis problemas e soluções quando utilizando este medicamento.


Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.


Fonte: https://melhorcomsaude.com
           http://www.tudoporemail.com.br/
           https://www.saudemelhor.com