Construia um tradicional forno de barro

fornor1Torne-se vocÊ um bioconstrutor experimental. Com nada além de um pouco de argila, areia, tijolo, palha, algumas garrafas de vidro para reutilização e blocos de concreto velho você será capaz de construir um forno de barro para assar pâes e pizzas, isso será tudo que você precisará, além, é claro de bom senso e a companhia de amigos durante e depois da construção. VocÊ pode começar a construir a fundação de seu forno com blocos de cimento e pedaços de pedra. Primeiramente, levante uma fundação com pedras, tijolos ou restos de concreto de maneira que fique razoavelmente plana, com aproximadamente 90cm de diâmetro. Logo após, cubra totalmente os espaços vazios com uma mistura de barro, areia e palha.

 

fornor2

Para a mistura:

1 parte de terra argilosa para 2 partes de areia.

10% de palha e água ou a quantidade ideal para que a massa fique homogênea e prática, porém consistente.

fornor3

Faça uma pequena borda e cubra a superfície superior com garrafas de vidro vazias.

fornor4

Depois, preencha novamente os espaços vazios com a mistura, formando uma superfície plana exatamente como na foto e cubra com uma camada fina de areia.

fornor5

Planeje o tamanho da entrada e faça os 2 moldes de papelão. Antes da construção da cúpula, faça uma porta com arco de tijolos reutilizados de aproximadamente 25cm, presos com argamassa de argila mais fina. Melhor ja fazer 2 moldes de papelão da entrada, pois será necessário na próxima etapa.

fornor6

Assente os dois primeiros tijolos com argamassa, empilhe os próximos dando estrutura.

fornor7

Cubra novamente os espaços com a argamassa ou assente os tijolos para formar a entrada.

fornor8

Depois de seca a argamassa, faça um molde com areia para formar a cúpula e cubra com jornal.

fornor9

Pela base, comece a formar uma camada de cerca de 10 - 15cm de mistura argila e palha.

fornor10

Depois do barro secar basta retirar a areia da parte interior. Nota sobre a porta: a porta é um 63% da altura da cúpula. Esta medida é importante porque permite a respiração da fornalha. A porta é deixada aberta enquanto o forno está a aquecer para permitir que o ar fresco seja aspirado e o ar quente e fumaça pode passar através da metade superior da porta. Fornos de grande porte geralmente tem uma saída mas você pode fazer uma pequena saída na parte traseira superior.

Vário centímetros agora de uma camada de isolamento, (uma misura com mais palha e barro) deve ser passado em torno da cúpula (quanto mais, maior o isolamento). Esta camada ajuda a manter o calor por mais tempo, permitindo um melhor cozimento. Para fazer o pão mais a sério, eles podem duplicar a espessura do isolamento.

fornor11

Trabalhe a partir das bases

fornor12

Pode se dar o acabamento com uma camada de argamassa de argila e palha fina.

fornor13

Não há nada como cozinhar em um forno como este. Além de ser ótimo para cozinhar comidas saborosas, o forno é um grande exemplo de uma tecnologia simples que não é dependente de combustíveis fósseis para a a sua construção ou utilização. Você só precisa de simples materias naturais e reciclados para a construção e a madeira para fogueira.

Fonte: http://www.jardimdomundo.com/
Fotografias: Vida Lucida

Fonte: http://www.jardimdomundo.com

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Publicidade