QUALIDADE DE VIDA

Bicarbonato de sódio

bisodio1Quando ouvimos “bicarbonato de sódio”, nós pensamos em sabão em pó, materiais de limpeza e coisas que colocamos em frigoríficos para que eles não cheirem mal. Mas bicarbonato de sódio tem outros usos também, especialmente no que diz respeito à aptidão e fadiga. A química do bicarbonato de sódio - Há algumas coisas sobre a química do bicarbonato de sódio que você precisa saber antes de continuarmos essa discussão (e eu prometo que nenhuma delas é louca). 1. A fórmula química do bicarbonato de sódio é NaHCO3; 2. O bicarbonato de sódio é alcalino (ou com Ph básico, como você preferir chamar).

Em química, algumas substâncias são conhecidas por resistirem à mudança de pH, neutralizando o ácido quando em contato com ele. Elas são chamadas de “tampões”. Os tampões contêm quantidades significativas de um ácido fraco e de sua base conjugada. Uma base conjugada é parte de uma reação em que uma parte do composto se transforma no outro por ganhar ou perder um próton. Nesta reação química, a base conjugada ganha ou absorve um próton.

Todos nós já ouvimos falar alguma coisa sobre o ácido láctico, mas à medida que novos estudos científicos foram evoluindo, descobrimos que ele não é a causa da fadiga muscular, como se pensava inicialmente. A verdadeira causa da fadiga muscular reside em um processo de uma diminuição no Ph induzida pelo exercício físico, também conhecida como a acidose metabólica. O raciocínio é muito simples: quanto mais baixo o pH, maior a acidez.

Acidose metabólica e a fadiga muscular

A fadiga muscular completa pode ocorrer com concentrações de lactato entre 20 e 25 mmol / L, e alguns casos mais de 30 mmol / L após múltiplas sessões de exercício pesado.

Bicarbonato de sódio e a fadiga

De acordo com estudos realizados por cientistas nutricionais, a fadiga muscular acontece quando há um acúmulo de ácido no interior da célula muscular. Assim, a capacidade muscular total é limitada pelo aumento progressivo da acidez dentro dos músculos. Isto inibe a transferência de energia e a capacidade dos músculos em se contrair. A defesa do organismo contra isso, então, são os tampões de bicarbonato, que ajudam a neutralizar o ácido produzido pelo exercício intenso.

Uma vez que o bicarbonato de sódio é um agente alcalinizante, ou seja, que reduz a acidez do sangue, ele pode ajudar no processo de recuperação dos seus músculos. Esta ação pode ser capaz de extrair mais do ácido que está dentro das células musculares para a corrente sanguínea e, assim, reduzir o nível de acidez dentro das células musculares. Isto, por sua vez, pode retardar o aparecimento de fadiga.

Isso beneficiaria os atletas cujas intensidades variam entre 80 e 125% do consumo máximo de oxigênio. As pessoas dentro desta categoria, que abrange exercícios de alta performance, devem reabastecem regularmente seu sistema de glicólise anaeróbia, que produz uma grande quantidade de acidez.

O bicarbonato de sódio previne o declínio no desempenho?

Um estudo conduzido pela Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva testou a suplementação de bicarbonato de sódio em atletas de tênis. Partidas de tênis que são muito prolongadas resultam em fadiga, o que invariavelmente prejudica o desempenho do atleta. Nove tenistas universitários do sexo masculino foram recrutados para este estudo.

Para fazer as análises, os participantes consumiram bicarbonato de sódio ou cloreto de sódio em doses determinadas. Em um terceiro jogo, eles receberam doses adicionais da mesma substância que haviam consumido antes. O estudo sugeriu que a suplementação com bicarbonato de sódio poderia impedir o declínio no desempenho dos atletas.

Como introduzir bicarbonato de sódio em sua vida

Alguns de vocês podem estar pensando: “Eu vou comprar um caminhão de bicarbonato de sódio e jogar em tudo o que eu consumo”.

Não faça isso! Ingestão demasiada de bicarbonato de sódio pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como vômitos, desconforto gastrointestinal, distensão abdominal e diarreia. Se você não beber água suficiente, vômitos e diarreia são efeitos colaterais comuns. Mesmo pequenas quantidades de bicarbonato de sódio podem causar desconforto gastrointestinal, dependendo do seu organismo. Além disso, você deve sempre conversar com seu médico antes de adicionar qualquer suplemento em sua rotina. Agora que eu te dei um pouco um susto, vamos a recomendação diária da substância. Você precisa de um litro de água, quando a ingestão de bicarbonato é de 0,3 gramas por quilo de massa corporal. A água vai ajudar com a absorção e diminuir suas chances de ter efeitos colaterais desagradáveis como os que falei acima.

O bicarbonato de sódio não fica muito tempo no corpo, por isso é importante tomá-lo algo em torno de 1 hora antes de fazer os exercícios. Não tome o suplemento e demore horas para ir treinar.


46 utilidades


1. Adicione na sua pasta de dente

bisodio2

Adicione bicarbonato de sódio na sua pasta de dente para dentes mais bancos e limpos. Você pode simplesmente mergulhar a escova de dentes no creme dental e bicarbonato de sódio para um impulso extra.

2. Refresque sua boca

Coloque uma colher de chá em meio copo de água, bocheche e cuspa e depois enxague. Os odores são neutralizados, e não apenas encobertos.

3. Mergulhe aparelhos orais

Mergulhe aparelhos orais, como retentores, boquilhas e dentaduras, em uma solução de 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em um copo ou uma pequena bacia de água morna. O bicarbonato de sódio solta partículas de alimentos e neutraliza odores para manter aparelhos frescos. Você também pode escovar os aparelhos limpos utilizando bicarbonato de sódio.

4. Use como um esfoliante facial e corporal

bisodio3

Se de uma esfoliação facial e corporal revigorante. Faça uma pasta de 3 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de água. Esfregue em um movimento circular suave para esfoliar a pele. Enxágue com água limpa. Esta é suave o suficiente para uso diário.

5. Desodorante

Use bicarbonato de sódio em suas axilas para neutralizar o odor corporal.

6. Use como um antiácido

Bicarbonato de sódio é um antiácido seguro e eficaz para aliviar a azia, estômago azedo e/ou indigestão ácida. Consulte o pacote de bicarbonato de sódio para obter instruções.

7. Trate picadas de insetos e comichão na pele

Para picadas de insetos, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e aplique como uma pomada na pele afetada. Para aliviar a coceira, agite um pouco de bicarbonato de sódio em sua mão e esfregue-o na pele úmida após o banho.

8. Fazer um hidratante de mãos

Ignore sabões ásperos e esfregue suavemente a sujeira para neutralizar odores nas mãos com uma pasta de 3 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de água, ou 3 partes de bicarbonato de sódio para um pouco de sabonete líquido suave. Em seguida, enxague com água limpa. Você pode tentar este método com mel ou fubá esfoliante para as mãos também.

9. Ajudar o seu cabelo

bisodio4

Vinagre é incrível para o seu cabelo, mas o bicarbonato de sódio tem o seu lugar no chuveiro também. Polvilhe uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio em sua palma, juntamente com o seu shampoo favorito, e lave como de costume, isso ajuda a remover os resíduos de produtos do ar e excesso de sujeira, como fosse um shampoo de limpeza profunda.

10. Limpar escovas e pentes

Para um cabelo brilhante, mantenha as escovas e pentes limpas. Remova acúmulo de óleo, produtos de cabelos e outros resíduo por imersão de pentes e escovas com uma solução de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em uma pequena bacia de água morna. Enxágue e deixe secar.

11. Tome um banho mais limpo

bisodio5

Adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no seu banho para neutralizar os ácidos da pele e ajudar a lavar o óleo e a transpiração, também faz com que sua pele fique muito macia. Isso tudo e, um banho de banheira.

12. Acalme seus pés

Dissolver 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma banheira de água quente e mergulhar os pés. Esfregue suavemente. Você também pode fazer um spa para os pés de molho .

13. Limpe melhor pias azulejos e outros

Para uma limpeza segura e eficaz de banheiras de casa de banho, azulejos e pias, até mesmo fibra de vidro e telhas, polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja levemente úmida e limpa e esfregue como de costume. Enxágue bem e seque.

14. Pratos, panelas e frigideiras

Adicione 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (juntamente com o seu detergente regular) com água para ajudar a reduzir a gordura e alimentos deixados nos pratos, panelas e frigideiras. Para os alimentos cozidos, deixe-os de molho no bicarbonato de sódio e detergente com água primeiro, em seguida, use bicarbonato de sódio seco em uma esponja úmida ou pano limpo como um pó de limpeza.

15. Refrescar Esponjas

Mergulhe esponjas em uma solução forte de bicarbonato de sódio para se livrar da bagunça (4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio dissolvido em 1 litro de água morna). Para mais desinfecção eficazes, usar o microondas .

16. Limpe o microondas

Bicarbonato de sódio em uma esponja úmida limpa suavemente dentro e fora do microondas e nunca deixa um cheiro químico áspero. Enxágue bem com água.

17. Limpar joias de prata

Use uma pasta de bicarbonato de sódio feita com 3 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de água. Esfregue sobre a prata com um pano limpo ou esponja. Enxaguar bem e secar para o brilho da prata ficar bem iluminado.

18. Limpa café e chá

Remova manchas de café e chá e elimine o gosto amargo com lavagem de canecas e cafeteiras em uma solução de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna. Para remover manchas difíceis, tente imersão durante a noite na solução de bicarbonato de sódio e detergente ou esfregue com bicarbonato de sódio em uma esponja limpa e úmida.

19. Limpar o forno

Polvilhe bicarbonato de sódio na parte inferior do forno. Spray com água para umedecer o bicarbonato de sódio. Deixe descansar durante a noite. Na parte da manhã, esfregue a sujeira com uma esponja polvilhada com , um colher de chá de bicarbonato de sódio, e enxague.

20. Limpar pisos

Remover sujeira e gordura (sem marcas de arranhões indesejados) de nenhuma cera e ladrilhos usando 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna e enxaguar. Para marcas de chinelo, use bicarbonato de sódio em uma esponja limpa úmida, depois enxague também.

21. Limpar móveis

Você pode fazer uma caseira mistura com bicarbonato de sódio e lipar manchas de limão na sua mobília, ou você pode limpar e remover as marcas das paredes e móveis pintados pela aplicação de bicarbonato de sódio com uma esponja úmida e esfregar levemente. Limpe com um pano limpo e seco.

22. Cortinas limpas

Limpar e desinfetar a sua cortina por aspersão de bicarbonato de sódio diretamente em uma esponja úmida limpa ou escovinha. Esfregue a cortina e depois pendure ela para secar.

23. Roupas mais limpas

Dê a sua roupa um impulso, adicionando 1/2 xícara de bicarbonato de sódio para a sua roupa para tornar o trabalho mais fácil do detergente líquido. Um melhor equilíbrio do pH na lavagem de roupas ficara mais limpa, mais fresca e brilhante, principalmente as brancas.

24. Limpe suavemente roupa do bebê

Com a roupa de bebê requer um cuidado mais suave de limpeza, que com tipos diversos de detergentes isso é bem possível, mas manchas e odores continuam sendo difíceis de tirar. Para manchas difíceis, adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no detergente líquido, ou um 1/2 xícara no ciclo de lavagem para desodorização.

25. Limpe fraldas de pano

Dissolva 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em 2 litros de água e mergulhe as fraldas completamente .

26. Limpe equipamentos esportivos

Use uma solução de bicarbonato de sódio (4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna) para limpar e desinfetar o fedor de equipamentos esportivos. Polvilhe bicarbonato de sódio em sacos que você guarda seu utensílios de esporte e sacos de ginásio, para desinfetar. Com uma pasta de bicarbonato de sódio (3 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de água) e um pincel. Lavar cuidadosamente.

27. Remover óleos e gorduras

Use bicarbonato de sódio para limpar derramamentos de óleo e graxa em sua garagem. Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a mancha e esfregue com uma escova molhada.

28. Baterias limpas

Bicarbonato de sódio pode ser usado para neutralizar a corrosão ácida de bateria em carros, cortadores, etc, porque é um alcalino suave. Certifique-se de desconectar os terminais da bateria antes de limpar. Faça uma pasta de 3 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de água, aplique com um pano úmido para esfregar a corrosão do terminal da bateria. Após a limpeza e reconectar os terminais, limpe-os com vaselina para evitar futura corrosão.

29. Carros limpos

Use bicarbonato de sódio para limpar suas luzes do carro, cromo, janelas, pneus, assentos de vinil e tapetes sem se preocupar com marcas de arranhões indesejados. Use uma solução de bicarbonato de sódio 1/4 xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna. Aplique com uma esponja ou pano macio para remover a sujeira de estrada, seiva de árvores, insetos, etc. Para remover manchas difíceis, use bicarbonato de sódio aspergido sobre uma esponja úmida ou um pincel macio

30. Desodorize seu refrigerador

Deixar uma caixa aberta com bicarbonato de sódio na parte de trás da geladeira para neutralizar odores.

31. Desodorize sua taboa de corta carne

Polvilhe na tábua de cortar um pouco de bicarbonato de sódio, esfregue e enxague.

32. Desodorizar lixo

Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a parte inferior de sua lata de lixo para manter o lixo fedorento sem um cheiro desagradável.

33. Desodorizar Recicláveis

Polvilhe bicarbonato de sódio em cima da onde você adicionar o seu lixo reciclável. Além disso, limpe o recipiente reciclável periodicamente por aspersão bicarbonato de sódio em uma esponja úmida. Limpe e lave.

34. Desodorizar ralos

Para desinfetar sua pia e banheira, e manter os odores longe, despeje 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo durante a execução da torneira de água quente, ele irá neutralizar ácido e odores básicos.

35. Desinfetar máquinas de lavar louça

Use bicarbonato de sódio para desinfetar antes de executar a máquina de lavar louça e, em seguida, como um limpador suave no ciclo de lavagem.

36. Desodorize Recolhimento de lixo

Para desinfetar e manter os odores que sempre tem seu lixo, despeje o bicarbonato de sódio no ralo durante a execução de água quente da torneira. O bicarbonato de sódio neutraliza ácido e odores básicos para uma nova fuga.

37. Remover odor de tapetes

Polvilhe bicarbonato de sódio sobre o tapete. Deixe agir durante a noite, ou o maior tempo possível. Varrer as grandes quantidades de bicarbonato de sódio, e aspirar o resto.

38. Remover odor de aspiradores

Usando o método acima para tapetes, você também vai desinfetar o seu aspirador de pó.

39. Refrescar armários

Coloque uma caixa em alguma prateleira para manter o armário com cheiro fresco.

40. Desodorização Carros

Odores em estofos de automóveis e carpete, é muito comum, por isso cada vez que você entrar e sentar, eles são liberados e é perceptível as nossas narinas. Elimine esses odores por aspersão de bicarbonato de sódio diretamente nos assentos e tapetes. Aguarde 15 minutos (ou mais para odores fortes) e aspire o bicarbonato de sódio.

41. Desodorizar a cama do seu cachorro

Elimine odores da cama de seus animais de estimação por aspersão de bicarbonato de sódio, aguarde 15 minutos (ou mais para odores mais fortes), depois aspirar.

42. Desodorizar tênis

Mantenha os odores que se espalham nos seus tênis longe, agitando o bicarbonato de sódio neles, quando não estiverem em uso. Agite antes de usar.

43. Desodorize suas roupas de ginásticas

Roupas de academia normalmente ficam com um cheiro forte sempre, mesmo de lavar, elas podem ser neutralizadas com uma 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ciclo da lavagem.

44. Refrescar Bichos de pelúcia

Mantenha seus bichinhos de pelúcias favoritos ao seu redor sem odores nem sujeiras. Polvilhe bicarbonato de sódio e deixe descansar por 15 minutos antes de escovar fora.

45. Extinguir incêndios

O bicarbonato de sódio pode ajudar no tratamento inicial de fogos de cozinha eléctricos, porque quando o bicarbonato de sódio é aquecido, ele emite dióxido de carbono, o que ajuda a abafar as chamas. Para pequenos incêndios de cozinha (frigideiras, grelhadores, fornos, grelhadores), desligar o gás ou a eletricidade. Afaste-se e jogue um punhado de bicarbonato de sódio na base da chama para ajudar a apagar o fogo.

46. Frutas e Vegetais

Bicarbonato de sódio é um produto que limpa suas frutas e verduras de forma totalmente segura. Basta borrifar um pouco sobre uma esponja limpa úmida, esfregar e enxaguar.


O PODER DO BICARBONATO DE SÓDIO - Cão

bisodio6

O que essas imagens demonstram aconteceu com a minha cadela nomeada de “Gabi”.

Em um dia como qualquer outro, estávamos brincando com a Gabi quando de repente meu irmão viu essas enormes feridas em um de seus peitos, levamos um susto na hora, pois pessoalmente a coisa era muito mais feia, muito mais profunda, era como se aquilo estivesse a comendo aos poucos.

No primeiro momento pensei que fosse apenas uma ferida causada pelas unhas de alguns de seus filhotes (pois ela estava amamentando), mas me lembrei que fazia uns quatro anos que ela estava ácida, desde que pegou uma doença nunca mais voltou a ser a mesma.

Então, me lembrei do poder alcalino do Bicarbonato de Sódio e de seu poder antifungicida.

Eu tinha que fazer algo, pois se não aquilo começaria a se alastrar para todos os cantos, então, comecei a aplicar Bicarbonato de Sódio diluído em um pouco de água com a ajuda de um algodão, fiz isso umas três vezes por dia durante nove dias.

O Bicarbonato de Sódio foi aos poucos tornando o terreno biológico alcalino, fazendo com que os fungos que ali estavam morressem.

No 3° dia resolveram levar a Gabi no veterinário (pois não estavam muito confiantes no Bicarbonato de Sódio). A veterinária pra variar não receitou nada para a ferida e quando foi mencionado o Bicarbonato de Sódio ela fez cara de WTF? Mas eu sabia o que estava fazendo, até mesmo porque eu faço o uso do Bicarbonato de Sódio todos os dias em jejum para alcalinizar todo o meu organismo.

No 9° dia, a Gabi já estava completamente curada, com as feridas completamente cicatrizadas, foi o suficiente para aumentar a minha fé a níveis extremos com essa substância maravilhosa. Já tinha lido vários relatos de cura até mesmo do Câncer apenas com o uso do Bicarbonato de Sódio, e vi que poderia mesmo ser realidade.

Depois de alguns dias meu irmão (que estava fazendo o uso há algum tempo por minha indicação) me contou que um “olho de peixe” que ele tinha no pé já fazia anos, tinha sumido.

Uma coisa é fato: em organismo alcalino nenhuma doença se desenvolve. O Bicarbonato de Sódio deveria ser a primeira coisa a ser ministrado em uma pessoa que está doente, ter o terreno biológico alcalino é o começo de tudo para ter saúde.

Compartilhe essa informação com seus contatos para que todos possam saber sobre essa poderosa substância que a natureza nos deu.


7 USOS DO BICARBONATO DE SÓDIO PARA DEIXAR SUA PELE E CABELO MARAVILHOSOS


Bicarbonato de sódio é um ingrediente muito especial para a pele e o cabelo. Isso mesmo! Mais uma vez estamos dizendo que você não precisa gastar fortunas em produtos industrializados, pois, além de não serem tão eficientes, não são naturais – o que pode prejudicar sua saúde. á trouxemos dicas de vários remédios alternativos para a beleza.Todos eles são ótimos, mas o bicarbonato de sódio é diferenciado por ser muito barato e ter vários usos. Veja sete motivos para usar bicarbonato no tratamento de beleza.

1. ESFOLIA A PELE

O bicarbonato é um esfoliante natural que remove as células mortas da pele.Faça uma mistura de 1 colher de água para 3 colheres de bicarbonato de sódio.

Massageie a pele com o produto, depois enxágue com água morna. É bom aplicar um hidratante de sua preferência, depois de usar a receita.

2. LIMPA OS CABELOS

Basta acrescentar 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em seu xampu e passar nos cabelos normalmente. Deixe agir por 10 minutos e lave com água corrente.

3. HIDRATA JOELHOS E COTOVELOS

Sabe quando joelhos e cotovelos estão ressecados e escuros? Pronto! Passe bicarbonato de sódio e ele será um verdadeiro hidratante.

4. SUAVIZA AS MÃOS

Mãos ásperas não são nada agradáveis. Misture bicarbonato de sódio com água e aplique nas mãos, massageando, para remover as células mortas da pele.

5. NEUTRALIZA ODORES

Coloque um pouco de bicarbonato de sódio com água nas axilas e o cheiro ruim já era.Isso acontece porque ele elimina as bactérias que causam odores.

6. ELIMINA ESPINHAS

Bicarbonato e limão. Esses são os ingredientes necessários para você eliminar cravos e espinhas do rosto.Passe a mistura durante a noite para melhores resultados e não se expor ao sol.

7. RELAXA OS PÉS

Coloque uma bacia com bicarbonato de sódio, água e o seu gel de banho (ou sabonete líquido) preferido. Depois, mergulhe seus pés. Você sentirá uma sensação boa de relaxamento.


Fonte: http://breakingmuscle.com/
           http://jissn.biomedcentral.com/
           www.ncbi.nlm.nih.gov
           http://regime.blog.br/
           http://amoranimais.blogspot.com.br/
           http://resumodamoda.com/