QUALIDADE DE VIDA

Palo Santo

psanto5Origem - Esta árvore vive na região sul-americana do Peru, Equador, Bolívia e Mato Grosso, no Brasil, amplamente utilizado por antigas culturas pré-hispânicas, como Tiwanaku e Inca . Esta árvore deve morrer de uma forma natural, soltando suas lascas ao longo do tempo, permanecendo intocada por cerca de 7 a 8 anos. Após o processo natural de decomposição, ...

a madeira é comprimida, segregando assim seu óleo com fins medicinais e aromáticos. Ao ser coletado das árvores em decomposição, usufruímos de todos os seus benefícios e contribuímos para a limpeza das florestas onde eles crescem, protegendo seu habitat de uma forma totalmente ecológica. O Palo Santo é uma madeira aromática natural muito rara, utilizada ancestralmente pelo xamanismo inca e pelos povos andinos como um poderoso meio de proteção, purificação e limpeza espiritual. Tem se encontrado vestígios de Palo Santo em vários centros cerimoniais pré-incaicos. O Palo Santo, como forte traço cultural das tradições espirituais andinas, continua presente nos muitos rituais xamánicos andinos (como nas cerimônias de Ayahuasca (Santo Daime, Mariri, Vegetal) e do cactus San Predro (Wachuma).

Originária das ilhas Galápagos, esta árvore atualmente se encontra numa grande floresta do litoral do oceano pacífico, na fronteira entre o Peru e o Equador. O mais interessante é o processo pelo qual a árvore deve passar para se transformar em Palo Santo: É necessário que a árvore morra naturalmente no seu meio ambiente quando completar entre 80 y 90 anos. Depois de tombar, também naturalmente, deve ficar repousando no local de 4 a 10 anos para a madeira adquirir a resina e se transformar em Palo Santo. Considerada mágica, esta madeira sagrada, como uma Fênix, deve esperar a morte para passar pelo processo de renascimento, através da ação do tempo, das variantes do meio ambiente e sem a intervenção humana.

Poder do Aroma -Acalma e relaxa. Totalmente natural, tem um aroma agradável, é um poderoso instrumento para alinhar os chacras, harmonizador, purificador de pessoas e ambientes, defumador, além de ser um excelente repelente de insetos (eficácia comprovada). Sua fumaça tem a propriedade de limpar e purificar o ambiente contra espíritos de baixa vibração energética, qualidade esta, que possibilita excelente recurso na limpeza não só de ambientes mas também nos tratamentos de limpeza ou desbloqueio energético em pessoas.

Instruções de Uso

psanto1

Acenda uma vareta e deixe a brasa queimar alguns segundos até esquentar;

Espere até que o fogo se apague naturalmente e sinta o aroma da madeira. Pode ser usado várias vezes dessa maneira;

psanto2

O Palo Santo rende muito porque ao contrário do incenso convencional que se queima completamente, pode ser reutilizado várias vezes.

psanto3

Pode ser usado como um “amuleto” de proteção. Rale um pouco da madeira e deixe as raspas descansar durante a noite dentro de uma bacia com água e no dia seguinte tome um banho de purificação e proteção espiritual. Importante: O Palo Santo não deve ser consumido.

Madeira sagrada

Palo Santo significa ” madeira sagrada “. Esta árvore vive na região sul-americana do Peru, Equador, Bolívia e Mato Grosso, no Brasil, amplamente utilizado por antigas culturas pré-hispânicas, como Tiwanaku e Inca . A origem do Palo Santo é muito antiga. Os Xamãs Incas usavam esta madeira em seus rituais religiosos e espirituais como uma ferramenta para trazer boa sorte, afastar qualquer sinal de negatividade e como um meio de conseguir uma melhor comunicação espiritual com os seus deuses. Era usado, diariamente, em suas atividades espirituais e orações, para trazer também prosperidade, melhorar o humor e a limpeza de espaços e ambientes.

Esta árvore é encontrada também no ritual dos casamentos indianos. O casal deve plantar uma muda dessa árvore, na ausência de testemunhas, vinculando seus destinos para que a união dure para sempre; é usado para como fogo sagrado nas cerimônias e rituais, protegendo assim o espaço no qual se vai trabalhar, harmonizando-se aos elementos da natureza.

Tem um aroma muito agradável e reconfortante, um cheiro surpreendentemente forte e doce quando queimado, por isso também é usado como incenso. É considerado uma árvore com qualidades medicinais. Seus múltiplos benefícios fazem com que a energia do ambiente seja purificada, isso devido a substâncias como o limoneno, ingrediente ativo presente em uma alta porcentagem em seu tronco, responsáveis ??pela limpeza física e espiritual de ambientes, tornando-o mais pacífico, equilibrado e harmonioso. Sua fumaça tem a propriedade de limpar e purificar o ambiente contra espíritos de baixa vibração energética e outras energias negativas.

Entre as suas propriedades medicinais, seu óleo essencial ou as cinzas (colocadas frias sobre a pele) são usados para o tratamento de feridas, cortes e machucados externos. Sua casca, em decocção, pode ser usada para o tratamento de doenças do estômago; em fomento quente, para tratar dores musculares. As mulheres de algumas tribos utilizam sua infusão como um método contraceptivo.

Algumas gotas do óleo essencial de Palo Santo diluídas em óleo base vegetal, por exemplo, óleo de amêndoas, de uva ou de coco, pode ser usado para a preparação de um excelente óleo de massagem. Além de limpar energeticamente, assim como a fumaça da madeira, o óleo ajuda na circulação sanguínea e recarrega o nível energético. Diluído em álcool, se faz um ótimo purificador de ambientes. Também pode ser utilizado o óleo puro para artrite, artrose, dores musculares e dor cervical: 3 vezes ao dia, algumas gotas no ponto de dor; massagear atá a pele absorver o óleo. Já para gripes, alergias, asma, enxaqueca, estresse, mal humor: colocar algumas gotas no peito, na altura do coração, no nariz e na cervical. Serve como um excelente antidepressivo.

Segundo seu processo de coleta, esta árvore deve morrer de uma forma natural, soltando suas lascas ao longo do tempo, permanecendo intocada por cerca de 7 a 8 anos. Após o processo natural de decomposição, a madeira é comprimida, segregando assim seu óleo com fins medicinais e aromáticos. Ao ser coletado das árvores em decomposição, usufruímos de todos os seus benefícios e contribuímos para a limpeza das florestas onde eles crescem, protegendo seu habitat de uma forma totalmente ecológica.

Os xamãs e o uso do palo-santo

psanto6

A história nos mostra que o Palo-santo já era usado na antiguidade em cerimônias religiosas por mais diversas culturas entre elas pelos Incas, Astecas e Maias e, escavações tem encontrado vestígios do palo-santo em épocas ainda remanescentes a esse povos. Parece que os xamãs de diversas culturas também já o utilizavam como remédios e para fins de curas espirituais... Hoje é usado por terapeutas, aromatarapeutas, xamãs, curandeiros...em rituais de iniciação de diversas linhas espirituais e nas cerimônias de ayahuasca.

Conhecendo Melhor a Árvore do Palo-Santo

Nome científico
Bursera graveolens

Outros tipos:
Bulnesia sarmientoi

Família:
Burseraceae (a mesma família do olíbano e da mirra, também incensos naturais)

Curiosidade

O aroma forte e doce; ao mesmo tempo; do óleo desta árvore, só ocorre quando ela morre de forma natural e permanece no solo pelo período mínimo de 3 a 10 anos, se decompondo, daí é que o óleo com sua essência é formado no interior da árvore. Parece que quanto mais tempo ficar se decompondo mais forte é sua essência. Assim é essa curiosa árvore, como uma fênix que ao morrer se transforma, exalando uma essência tão procurada devido ao seu imenso poder curativo.
A ciência ainda estuda todos os componentes do óleo essencial desta “milagrosa” árvore.

Fonte:  http://www.camilazivit.com.br/
          https://wohaliterapias.wordpress.com
          http://incensopalosanto.blogspot.com.br/
          http://magiadailha.blogspot.com.br/