QUALIDADE DE VIDA

12 Excelentes Fontes de Proteína Veganas e os 8 mitos da proteína vegetal

1ABRVEGANSer vegano é sim sinônimo de comer bem e ingerir as substâncias nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. É possível consumir a dose certa de proteínas necessárias sem precisar comer nada vindos de animais. Pensando nisso separamos uma lista de 12 alimentos veganos riquíssimos em proteína. Ter uma alimentação vegana sem consumir nenhum tipo de alimento animal, muitas vezes pode gerar uma questão: como obter proteínas sendo vegano? Será que é possível absorver as quantidades seguras no veganismo? A resposta é que sim! É totalmente possível ser um vegano e absorver uma quantidade saudável de proteínas fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

1. Pistache

vegpro1

O primeiro da lista dos alimentos veganos riquíssimos em proteínas é delicioso pistache, a cada 100 gramas de pistache, 20.9 g correspondem a proteínas.

2. Amêndoas

vegpro2

As amêndoas são capazes de prevenir contra doenças cardiovasculares e ainda contribuir para a saúde dos ossos. Em 100 gramas do alimento, 21g correspondem a proteínas.

3. Castanha de caju

vegpro3

Em 100 gramas do alimento, 15.3g correspondem a proteínas. Além de ser uma importante fonte do nutriente, a castanha de caju também possui substâncias que ajudam a regular as taxas de colesterol no organismo e ainda é boa para o fortalecimento do sistema imunológico, entre muitos outros benefícios para o organismo.

4. Quinoa

vegpro4

Em 100g de quinoa, 14g correspondem as proteínas. Ela pode ser consumida no café da manhã ou ao longo do dia em intervalos.

5. Aveia crua em flocos

vegpro5

Em 100 gramas do alimento, 13.9g correspondem a proteínas. Além de ser uma importante fonte do nutriente, a aveia crua em flocos auxilia em uma melhor digestão, ajuda a reduzir o colesterol ruim, entre muitos outros benefícios para o organismo. Consumi-la em vitaminas ou com frutas é uma delícia!

6. Lentilha

vegpro6

Em 100g do alimento, 9g correspondem as proteínas. O ideal para utilizar bem as proteínas é consumir o alimento de forma cozida. Para se ter uma ideia, uma concha de lentilha corresponde ao mesmo do que 100g de carne.

7. Grão-de-bico

vegpro7

A cada 100g do alimento, 8.8g correspondem a proteínas. Igualmente a lentilha, uma concha do alimento corresponde também a 100g de carne. Portanto, está entre uma das mais ricas fontes deproteínas de origem vegetal, da família das leguminosas.

8. Sementes de Chia

vegpro8

As sementes de chia são também uma grande fonte de proteínas. Com 2 colheres de sopa você pode adicionar até cerca de 3 gramas de proteína para qualquer refeição. Use as sementes de chia em sucos, sobre as saladas, cereais e iogurte, ou até mesmo usá-las como um agente de gelificação totalmente natural para ajudar a fazer pudins, bolos e compotas.

9. Batata

vegpro9

Elas não são apenas carboidratos, uma batata grande contêm cerca de 6,28 g de proteínas. As batatas têm mais a oferecer do que a maioria das pessoas esperam. Uma batata média contém mais vitamina C do que um tomate e mais potássio do que uma banana grande! Não deixe de comer as peles, contêm fibra extra e vitaminas do complexo B.

10. Goiaba

vegpro10

Cada goiaba contem cerca de 4,21 g de proteínas. Goiaba é um dos alimentos mais saudáveis que você provavelmente não está comendo. Com apenas uma goiaba, você tem 4 gramas de proteína, 9 gramas de fibra, e mais de 3 vezes mais vitamina C do que uma laranja grande. Esta fruta tropical também é rica em licopeno, um fitonutriente importante que está ligada a uma diminuição do risco de câncer, doenças cardiovasculares e até mesmo hipertensão.

11. Couve

vegpro11

1 xícara de couve contem cerca de 2,87 g de proteínas. Membro da família do repolho, a couve é embalada com nutrientes de baixa calorias. Uma xícara de couve cozida contém apenas 33 calorias! Ela também fornece fibras, vitamina C, vitamina B6 e antioxidantes, como a luteína, que podem ajudar a manter os olhos saudáveis. Mas a maioria das pessoas não percebem que a couve é também uma fonte de proteína.

12. Aspargos

vegpro12

Acredite ou não, aspargos tem cerca de 3 gramas de proteínas por xícara. Aspargos fornece também ácido fólico, uma importante vitamina B, bem como a vitamina C, ferro e mais de 2 gramas de fibra por xícara.

Melhor absorção de proteínas vegetais?!

Com necessidade de calorias, a absorção de proteínas vegetais é feita a partir do consumo regular no apoio de aminoácidos, contando com estes elementos como bases de sua alimentação. Para garantir a melhor absorção de proteínas vegetais, combine alimentos de grupos diferentes e consuma todos estes ao longo do dia entre as principais refeições, correspondendo aos valores nutricionais proteicos do corpo e atendendo às necessidades humanas.


8 mitos da proteína vegetal

vegpro mito1

vegpro mito2

vegpro mito3

vegpro mito4

vegpro mito5

vegpro mito6

vegpro mito7

vegpro mito 8

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Clj68n7mTss
Veganize