QUALIDADE DE VIDA

O Chulé: Como combatê-lo !!

chuleQualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, está suscetível a ter chulé. Os adolescentes, porém, sofrem mais com o chulé. Os hormônios, que estão a todo vapor nessa fase da vida, aumentam a transpiração nos pés. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertiroidismo, diabetes e obesidade. Em alguns casos, o chulé acompanha problemas como micoses, alergias e eczemas. Mas,de fato, estas podem ser só as conseqüências de causas mais profundas e ao mesmo tempo até bem simples de controlar, como por exemplo o consumo excessivo de carnes vermelhas, pois tendo estas grande quantidade de toxinas, o organismo tende a excretá-las, o que pode tornar o pitéu mais apetecível às bactérias e por sua vez as fezes destas causarem os tais odores.

O mau cheiro decorre da ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. As bactérias estão presentes na epiderme, a camada superficial da pele.A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente. Os microrganismos decompõem o suor excessivo.A decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim. Sapatos fechados, de borracha ou de plástico e meias sintéticas facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés.

 

Tratamentos

Pós anti-sépticos

Evitam a proliferação de bactérias, além de funcionar como compressores dos poros e inibidores da secreção de suor.

Iontoforese

Trata-se de placas que, colocadas na região plantar, promovem uma troca de íons que diminui a transpiração.

Medicamentos

O uso de medicamentos só é indicado em casos extremos e deve ser prescrito por um médico.

Motivados pela umidade e pelo calor que existe entre os dedos dos pés, as bactérias e os fungos encontram nesse um ótimo lugar para se alimentar e multiplicar. O chulé é um odor que sai dos pés quando as bactérias e os fungos alojados nos mesmos decompõem as células mortas da região para se alimentarem. Também conhecido como bromidrose, o chulé é motivado pela falta ou pela má higienização dos pés, o que favorece o aparecimento das bactérias e/ou dos fungos.

O chulé também pode ser favorecido quando um indivíduo utiliza sapatos muito apertados, quando os sapatos são guardados logo após serem retirados dos pés, quando não se usa meias ou quando as meias são usadas mais de uma vez, quando as meias são de materiais sintéticos que fazem os pés transpirarem, quando o sapato ou tênis é utilizado antes de secar totalmente após ser lavado e inúmeros outros motivos. Para prevenir o aparecimento do desconfortável e constrangedor chulé é preciso que os pés sejam bem lavados e enxutos, principalmente entre os dedos, pois nessa região há maior umidade e se não estiver seco induz a proliferação.

Quando o chulé já é um incansável companheiro, é preciso adotar algumas medidas para livrar-se dele: a utilização de anti-sépticos em forma de pó, creme ou spray que combatem as bactérias, medicamentos, se forem encontradas causas que favorecem o chulé como as micoses, eczemas e até alergias e a mais importante medida é lavar e secar bem os pés. É importante evitar sapatos de borracha e de plástico, pois esses materiais induzem o pé a transpirar mais. Também é bom evitar permanecer com um sapato fechado por muito tempo.

 

Fonte: www.brasilescola.com.br

www.wikipedia.com.br