A Diferença entre Alimento Diet e Alimento Light

diet10Os alimentos light e diet são muito consumidos hoje em dia, esses têm ocupado a prateleira dos supermercados e atendido aquele consumidor mais exigente com a saúde. Porém, é importante saber a qual a diferença entre essas duas opções apresentadas, já que grande parte dos consumidores associa esses produtos como sendo de baixo valor calórico. A opção diet foi criada para atender às pessoas que têm alguma restrição a açúcares, como é caso dos diabéticos ou aqueles que não podem ingerir nada com muito sal, como os hipertensos. Portanto, nem todos os alimentos diet apresentam menos quantidade de calorias, devendo ser evitados por pessoas que querem perder peso.Enquanto o alimento diet necessita ser isento de algum nutriente, o light deve ser apresentado com uma diminuição mínima de 25% de...

nutrientes ou calorias em relação ao alimento comum, sendo assim este último não é indicado para pessoas que manifestam doenças como colesterol alto, diabetes ou hipertensão. A confusão na hora da compra pode ser fácil de resolver, observe os rótulos dos alimentos diet e light e compare-os com o alimento convencional. Os alimentos diet são aqueles:

#Alimentos para dieta com restrição de algum nutriente (carboidrato, gordura, proteína, sódio, etc.), #Alimentos para ingestão controlada de nutrientes #Alimentos para grupos específicos (diabéticos, cardiopatas, fenilcetonúricos, celíacos).Quando os alimentos são para uma dieta com restrição de algum nutriente, o mesmo não pode estar presente na composição do alimento. Ou seja, quando um alimento é para quem tem restrição de açúcar, não pode haver nenhum açúcar de adição, só o já presente naturalmente no alimento.Os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente. Já os com restrição carboidratos (chocolate diet, pão diet, refrigerante diet, etc.) podem conter no máximo a adição de 0,5g do nutriente por 100g ou 100ml do produto. Assim como os restritos em gorduras.

 


Normalmente os alimentos diets apresentam baixa quantidade de calorias, mas isso não acontece sempre, é o caso do chocolate diet, que apesar de não ter açúcar, tem muitas calorias vindas da sua alta taxa de gordura. Portanto se você precisa emagrecer, verifique a quantidade de calorias do alimento diet que você vai consumir caso contrário você corre o risco de ingerir uma quantidade enorme de calorias. No caso do chocolate, se você não for diabético, a melhor saída e consumir o chocolate convencional, pelo menos o sabor é mais agradável.

Os alimentos light são aqueles :

que apresentam uma redução de no mínimo 25% em determinado nutriente ou em calorias, comparado ao alimento convencional.

Para que o alimento tenha a quantidade de calorias reduzida, é necessário que algum nutriente que veicule calorias (proteína, gordura e carboidrato), seja reduzido. Quando ocorre a redução de qualquer nutriente que não adicione calorias ao alimento, o teor calórico do produto será igual apesar dele ser light, isto acontece em produtos com redução de sódio.

A diferença básica entre o diet e o light :


é que o alimento diet deve ser isento de determinado nutriente, enquanto que o light pode ter este mesmo nutriente em quantidades menores que as convencionais.


Sendo assim, os diabéticos, celíacos, cardíacos, hipertensos e fenilcetonúricos devem ter atenção ao consumir alimentos lights, pois às vezes a redução é grande o bastante para deixar o alimento isento de determinado nutriente, mas na maioria das vezes isso não acontece e é aí que mora o perigo.


Crie o hábito de ler os rótulos dos alimentos e verificar a composição nutricional dos mesmos, assim você não corre o risco de errar. E lembre-se se você pretende emagrecer o alimento só terá o efeito desejado se você consumir em quantidades adequadas, não é porque é diet que você irá comer o dobro.


Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/
       http://www.lcdias.com.br/2006/1

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