QUALIDADE DE VIDA

Os sucos e os seus benefícios a saúde...mas cuidado com os sucos industrializados, "de caixinha" !!!

sucoSucos que refrescam o calor, não ameaçam a dieta e até combatem “celulite” ! E tome cuidado com sucos industrializados (caixinhas ou garrafa) ! Para se refrescar e ainda manter a dieta, nada melhor do que um copo de suco bem gelado. As vitaminas das frutas garantem mais brilho para a sua pele e as poucas calorias permitem que você deguste cada gole sem sentir culpa ou sofrer com o laço apertado na hora de pôr o biquíni. Sucos Industrializados - Você quer se hidratar e recorre aos sucos industrializados, aqueles em caixinhas ou garrafas, em busca de hidratação e para matar a sede?  Essa escolha que parece tão prática, às vezes pode não ser tão saudável quanto parece. Segundo pesquisa feita por nutricionistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos,muitos destes sucos chegam a ter somente ...

de 10 a 15% do extrato puro da fruta. Eles recebem como complemento substâncias como xaropes de glicose, corantes artificiais, frutose e muito açúcar, que acabam comprometendo a reposição nutricional e aumentam o consumo de calorias. A saída é procurar na embalagem do produto, a composição nutricional. Fique atento:um suco de caixinha, que informa ter 100% de polpa de fruta, é a melhor opção.

Leia também - Brócolis: um aliado contra o câncer !

 

O ideal, porém,  é tomar o suco natural, preparado a partir do sumo da fruta ou do vegetal. Os sucos de caixinhas, por serem processados, não têm a mesma concentração de nutrientes dos sucos feitos na hora, além de terem o acréscimo de conservantes, açúcares, adoçantes e uma série de compostos químicos.

"É claro que, em uma situação emergencial, na rua, por exemplo, é preferível o suco de caixinha ao refrigerante, mas, se for possível beber o suco natural, é melhor", destaca a nutricionista Ana Luisa Faller.

Quanto ao suco preparado na hora, é preferível bebê-lo logo após pronto, mas, caso não seja possível, é melhor fazer o suco e deixá-lo na geladeira para beber depois do que não ingerir nenhuma fruta ou vegetal. "Perde-se um pouco dos nutrientes, mas a perda não é tão significativa quanto a deixar de tomar suco", observa Ana Luisa.

 

 

Sucos Mágicos

Uma boa pedida para o verão que se aproxima, os sucos podem agir mais do que apenas refrescando o calor ou ajudando a matar a sede. Eles nutrem, ajudam na prevenção ao câncer e também são grandes aliados na eliminação de toxinas e líquido. Os sucos funcionais, como são conhecidos, atuam no organismo de diferentes formas, conforme explica a nutróloga Socorro Giorelli, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran): "Eles podem ser hidratantes, diuréticos, estimulantes, relaxantes e laxantes". Então, vamos conhecê-los?

Os sucos ricos em fibras ajudam a eliminar toxinas do organismo. Entre as frutas que provocam este efeito, estão o abacaxi, mamão, laranja e manga. Além delas, o acréscimo de linhaça ou aveia potencializa a ação das propriedades do suco, tornando a eliminação mais eficiente. Outra dica é a da nutricionista Ana Luisa Kremer Faller: "Pode-se misturar a fruta com salsinha ou folha de couve, porque a combinação com elementos verdes estimula o fígado durante o metabolismo". Assim, fica mais fácil exterminar as toxinas.

Com o organismo funcionando melhor, o suco também acaba sendo um aliado para a beleza. Socorro Giorelli esclarece que, por ser líquido, o suco é aproveitado pelo nosso corpo de forma mais rápida e funciona como hidratante da pele e diurético. Para as mulheres que sofrem com o inchaço durante a TPM ou tem propensão a reter líquidos, a nutróloga sugere que a pessoa beba sucos de frutas que tenham bastante água na composição, como melancia e melão. Ana Luisa Faller lembra que as mulheres devem evitar a cafeína no período pré-menstrual e podem tomar chás gelados como o chá verde, ou de capim limão ou erva-cidreira, combinados com o suco de fruta. O limão e o maracujá são as frutas que favorecem a menor retenção hídrica.
Suco anti-celulite?

Infelizmente, não existe comprovação científica de que determinados sucos eliminem os indesejados furinhos. No entanto, quem quiser amenizar a celulite deve dar preferência a sucos sem açúcar e bebê-los em pouca quantidade. "Dois copos de 200 ml por dia", indica Socorro Giorelli. Ela também sugere que a escolha seja feita por "sucos com menor teor calórico - os mais azedos ou menos doces". A nutricionista Ana Luisa Faller recomenda sucos com componentes que melhorem a circulação, ou seja, que reduzam o acúmulo de líquidos. A uva roxa e as frutas vermelhas pequenas, como acerola, morango e amora, são as mais indicadas.

Reduzindo o colesterol

Para quem sofre com o colesterol alto, os sucos ricos em fibras são a melhor opção. Mas atenção: nada de exagerar na quantidade! Ana Luisa Faller ressalta que não é um único alimento que fará milagre, mas a associação de alguns alimentos - entre eles as frutas e as hortaliças - a um tratamento para reduzir as taxas de colesterol é bastante benéfica.
Os "sucos de luz"

A união entre vegetais e frutas é cada vez mais forte no mundo dos sucos. Usado em dietas de emagrecimento, o "suco de luz" tem esse nome porque é feito à base de clorofila (sim, aquele pigmento verde das plantas), que concentra muitos nutrientes. Não é comprovado que seja eficaz no emagrecimento, mas é um suco pouco calórico. A nutricionista Ana Luisa Faller explica que por meio dos vegetais ou brotos é possível ingerir micro-nutrientes e minerais como o magnésio (que é um aliado na desintoxicação) e o cálcio, que não são tão fáceis de serem encontrados nos alimentos.

Aliados contra o câncer

O grande benefício do suco é a maior ingestão de frutas e hortaliças em forma líquida. Esses alimentos são os que possuem as principais substâncias benéficas para a saúde e, além de melhorar digestão e reduzir a retenção de líquidos, podem ser aliados na diminuição da incidência de câncer.

Leia também - Brasil registra caso único de cura da raiva. Conheça os sintomas e como prevenir-se !

Hoje, recomenda-se que as pessoas comam de cinco a nove porções de frutas e hortaliças por dia. Cientificamente, é comprovado que comer mais esses alimentos reduz o risco de desenvolver algum tipo de tumor, então o suco é uma forma de aumentar esse consumo diário (ele equivale a uma porção), já que muitas pessoas não têm tempo para comê-los ou não conseguem incluir essa quantidade no cardápio do dia-a-dia. Dessa forma, consegue-se consumir mais nutrientes que atuem com efeito preventivo, ou seja, reduzindo os riscos de câncer.

Adoçar ou não: eis a questão

Prefira sempre beber os sucos de frutas sem qualquer adição de açúcar ou adoçante, porque as frutas já são doces - tirando algumas exceções mais ácidas como o limão e o maracujá. É claro que o açúcar não está proibido, mas é preciso evitar exageros, afinal, suco não é água!

A nutróloga Socorro Giorelli também dá outro conselho para manter a saúde em dia neste verão: "Além dos sucos, tem que fazer atividade física, evitar estresses, não beber álcool e comer devagar, mastigando bem e sem pular as refeições. Só tomar sucos não adianta".

Já a nutricionista Ana Luisa Faller destaca os cuidados antes de se hidratar: os alimentos devem ser bem lavados no preparo do suco. "As frutas inteiras devem ser usadas com casca, pois ela contém fibras importantes. Mas, no geral, não tem muito mistério", diz. Então, que tal aproveitar que o clima está esquentando para inovar na mistura de frutas diferentes e na combinação com vegetais? Refresque-se com saúde!

Confira abaixo algumas receitas:

Suco de melão com romã

Ingredientes

2 fatias grossa de melão
1 colher (sopa) de xarope de romã (à venda em casas de produtos árabes)
Gelo picado

Modo de Fazer

Bata dos ingredientes no liquidificador. Coe e sirva em seguida com gelo. Rende 2 copos

Suco de melancia com água de coco

500 g de polpa de melancia
¾ xícara (chá) de água de coco
1 colher (sopa) de suco de gengibre

Modo de fazer

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata. Adicione cubos de gelo, coloque na função pulsar. Sirva imediatamente.

Suco Folia

4 fatias de abacaxi
6 folhas de hortelã
1 talo de couve
500 ml de água

Modo de fazer

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata. Adicione cubos de gelo, coloque na função pulsar. Sirva imediatamente.

Suco Frevo

2 fatias de abacaxi
5 fatias de melancia

Modo de fazer

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata. Adicione cubos de gelo, coloque na função pulsar. Sirva imediatamente.

Suco Maracatu

4 fatias de abacaxi
5 morangos
15 amoras
500 ml de água

Modo de fazer

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata. Adicione cubos de gelo, coloque na função pulsar. Sirva imediatamente.

Fonte: www.minhavida.com.br
       http://vilamulher.com.br/
      
http://msn.bolsademulher.com/