QUALIDADE DE VIDA

Odores durante o sono influenciam os sonhos !

aromas2Aromas que você inala enquanto dorme têm o poder de influenciar seus sonhos, diz um estudo apresentado na reunião anual da Academia Americana de Otorrinolaringologia em Chicago, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, informações específicas sobre as funções olfativas durante o sono só começaram a ser compiladas recentemente e este é o primeiro estudo válido que documenta o impacto da função olfativa nos sonhos. Eles acreditam que o estudo pode contribuir para ...

abrir um campo potencial de intervenção terapêutica com o uso da estimulação olfativa noturna. A influência de fatores ambientais (não só cheiro, mas também iluminação, temperatura, entre outros), no entanto, não é novidade. No clássico A interpretação dos sonhos, de 1899, Sigmund Freud já tratava do tema, considerando que, como “guardião do sono”, o sonho tinha, entre outras, a função de integrar as impressões captadas pelos sentidos e manter a pessoa adormecida, sem se preocupar com elas.  Assim, não é difícil sonhar, por exemplo, que estamos num campo gelado quando a coberta escorrega no meio da noite e sentimos os pés frios. Ou que nosso psiquismo nos apresente imagens de belas flores quando aspiramos o perfume de rosas.

Os resultados preliminares sugerem que, ao borrifar essências de flores no travesseiro, você aumenta suas chances de ter bons sonhos.

Liderados pelo professor Boris Stuck, pesquisadores do Hospital da Universidade de Mannheim, na Alemanha, fizeram experimentos usando odores bons, como o perfume de rosas, e ruins, como o cheiro de ovos podres, expondo voluntários a eles durante o sono.

Eles esperaram até que os participantes entrassem na fase REM do sono, estágio em que ocorrem os sonhos mais vívidos, e borrifaram altas doses das fragrâncias no ar durante dez segundos.

Um minuto mais tarde, os voluntários foram acordados e convidados a relatar suas impressões.

Sem lembranças

Os participantes raramente se lembravam de haver sentido qualquer cheiro.

Mas os especialistas concluíram que, quando o odor desagradável foi usado, o tipo de emoção vivenciada durante o sonho era predominantemente negativo.

Sob o estímulo do odor agradável, quase todos os sonhos relatados tinham conotações positivas.

Os pesquisadores anunciaram que pretendem agora fazer estudos com pessoas que sofrem com pesadelos constantes.

Leia também - Pragas Caseiras - Como controlar e eliminar

Segundo eles, informações sobre o funcionamento do olfato durante o sono foram disponibilizadas apenas muito recentemente e o presente estudo seria o primeiro a documentar o impacto do olfato sobre os sonhos.

Terapias

A equipe alemã acredita que sua pesquisa pode abrir caminho para terapias que usam fragrâncias para tratar pacientes com distúrbios do sono.

Pesquisas anteriores mostraram o efeito de outros tipos de estímulo, como som, pressão e vibração, sobre o conteúdo e a conotação emocional dos sonhos.

“Temos algum conhecimento sobre a relação entre estímulos externos e os sonhos”, disse o especialista em sono Irshaad Ebrahim, do London Sleep Centre, na Grã-Bretanha.

“Este estudo inicial é um passo em direção ao esclarecimento dessas questões e pode levar a benefícios terapêuticos.”

Fonte: Portal G1
         
http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/