QUALIDADE DE VIDA

Alguns Mitos sobre a Alimentação !!

alimento1Comer apressado faz mal - Verdadeiro - A ansiedade e o nervosismo fazem com que o organismo libere muita adrenalina, o hormônio do stress. A adrenalina é aquele hormônio que sinaliza o perigo, preparando o organismo para a fuga. Nessas ocasiões o fluxo sangüíneo é desviado principalmente para os membros inferiores, quando deveria estar direcionado para o tubo digestivo. Dessa forma, a digestão fica prejudicada.Não é recomendável comer vendo televisão, lendo ou em ambientes muito estressantes, faça das refeições um momento prazeroso e de confraternização. Além do mais, quem come apressado demora mais tempo para sentir que está saciado, o que faz com que a pessoa coma mais do que realmente necessitaria. O ovo é o principal vilão no aumento do colesterol sangüíneo - Falso Durante muito tempo, o ovo (rico em colesterol) ...

foi considerado um alimento proibido para quem tinha problemas cardíacos. O colesterol ingerido dos alimentos tem influência no colesterol sangüíneo, mas a maior vilã desse aumento é a gordura saturada. Portanto, para evitar o aumento do colesterol sangüíneo fique atento para esses alimentos (ricos em gordura saturada): Carnes, toucinho, leite integral, queijos, creme de leite e requeijão! Mas nem por isso você deve exagerar no consumo de ovos!

Portanto, para evitar o aumento do colesterol sangüíneo fique atento para esses alimentos (ricos em gordura saturada): Carnes, toucinho, leite integral, queijos, creme de leite e requeijão! Mas nem por isso você deve exagerar no consumo de ovos!

Os carboidratos são proibidos para quem precisa perder peso - Falso


Muitas pessoas acreditam que não podem comer pão, arroz ou macarrão, pois acreditam que esses alimentos são muito calóricos em função de serem fonte de carboidratos. Saiba que 1g de carboidrato fornece ao nosso corpo 4 calorias, assim como as proteínas. Já as gorduras fornecem mais que o dobro de calorias: 9 calorias por grama, portanto os carboidratos não são os vilões. Prefira alimentos integrais (arroz, pães, farinhas no preparo de bolos e outros alimentos), você estará ingerindo uma boa quantidade de fibras.
Fruta engorda - Verdadeiro

As frutas são fontes de fibras e sais minerais, mas também de frutose (açúcar), portanto quando consumidas em excesso, engordam. A escolha da fruta é importante, pois enquanto uma porção de abacate corresponde a 2 colheres de sopa rasa, uma porção de maçã é a fruta inteira.

Beber líquido durante as refeições engorda - Falso


Bebidas sem calorias (água, sucos e refrigerantes diet ou light) podem ser ingeridos antes, durante e depois das refeições. Já os outros líquidos calóricos (refrigerantes e sucos) devem ser tomados moderadamente, pois fornecem calorias. O que acontece é que algumas pessoas sentem o estômago dilatado quando tomam líquidos durante as refeições. O ideal seria tomar então uma pequena quantidade de líquidos (200ml, sem calorias) para evitar este problema.

Café faz mal à saúde - Falso


Não faz mal, mas deve ser consumido com moderação, pois não possui nutrientes e, se acrescido de açúcar, fornece calorias. O ideal é 3 xícaras por dia, sem açúcar. Pessoas com arritmia ou pressão alta devem tomar cuidado, pois o café é estimulante.
Cerveja aumenta a barriga - Verdadeiro

Todas as bebidas gasosas aumentam o volume do estômago. Além disso a cerveja é extremamente calórica.

Alimentos diet e light podem ser consumidos à vontade - Falso


Os alimentos diet são destinados a algum tipo de dieta específica. O chocolate, por exemplo, não contém açúcar, mas a taxa de gordura é elevada, tornando-o calórico. Os alimentos light não são isentos de calorias, apenas possuem uma taxa menor de açúcar ou gordura. Ser você comer um alimento light em excesso, acabará ingerindo as mesmas calorias do que o alimento normal.

Por Michelle De Simone
Nutricionista CRN-19020/p
Fonte:
http://www.vivaleve.com.br/Mitos%20da%20alimenta%E7%E3o.htm