QUALIDADE DE VIDA

Crianças e Adolescentes + Celular = PERIGO !!

celuUm estudo publicado esse mês no jornal Sleep, e divulgado no site ScienceDaily, revela que o uso do celular à noite é prática recorrente entre os adolescentes e isso está diretamente relacionado ao aumento do nível de cansaço desses jovens após um ano. A pesquisa foi feita em Flandres, na Bélgica, com 1.656 estudantes de 13 a 17 anos. "Os pais geralmente se preocupam com os ...

efeitos do uso da mídia quando pensam no tempo que as crianças gastam vendo TV, ouvindo música ou navegando na Internet. O celular, por outro lado, freqüentemente é visto como um simples aparelho de comunicação, útil em situações de emergência", disse o Dr. Jan Van den Bulck, PhD em comunicação de massa da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. "Esse estudo mostra que os pais devem ficar atentos ao fato de que os jovens hoje usam os meios de comunicação modernos de forma que eles nem imaginam. Ter um celular no quarto não é trivial. Eles gastam muito tempo se conectando com outras pessoas, e alguns deles fazem isso a noite inteira", alertou.

De acordo com os resultados, apenas 38% dos entrevistados disseram nunca ter usado o celular após a hora de dormir, sendo que 35% dos casos de cansaço excessivo informado pelos adolescentes foram atribuídos ao abuso na utilização do celular, tanto em ligações quanto em trocas de mensagens de texto.

Leia também - Nova Droga causa perda Total dos Dentes de viciados nos EUA

Em entrevista ao U.S. News & World Report, o Dr. Van den Bulck frisou que os pais devem restringir ou proibir os uso do celular após a hora de dormir. "Ao adolescente, eu diria: 'seja forte! Você pode achar que precisa estar em contato com os seus amigos a noite inteira, mas você não ganha nada além de se cansar'", ensinou.
Já um artigo publicado no The Canadian Press associa uma boa noite de sono a um melhor rendimento escolar. Após monitorar 1,5 mil crianças de cinco meses a 6 anos, a equipe médica liderada pelo Dr. Jacques Montplaisir, do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital Sacre-Coeur, em Montreal, concluiu que as crianças que dormem menos estão mais propensas a problemas cognitivos ou comportamentais em sala de aula.
 
O resultado desse novo estudo ainda reforça a tese de outro especialista do Canadá, o Dr. Colin Shapiro, da Clínica do Sono de Crianças e Adolescentes, em Toronto, que há alguns anos concluiu após pesquisa com estudantes do Ensino Médio de Ontário que "quanto mais você dormir, melhores serão suas notas".

Especialistas recomendam que crianças e adolescentes tenham entre oito e dez horas de sono por noite para manter uma vida saudável e bem desempenho durante o dia. Além disso, os pais que desconfiam que seus filhos estejam sofrendo de distúrbios do sono devem levá-los a consultas com pediatras ou especialistas na área.

Estado indiano quer proibir o celular para menores de 16 anos

As autoridades da região de Karnataka, no sudoeste da Índia, pretendem proibir a venda de telefones celulares a menores de 16 anos, assim como seu uso em todas as escolas do estado, informou hoje o canal de notícias "IBNlive". O Governo regional alega que a medida se fundamenta num estudo do departamento de Saúde, que afirma que o uso dos celulares por menores de 16 anos pode causar surdez e problemas de memória. As autoridades de Karnataka acrescentam que o uso do celular é também um problema. Os alunos brincam com eles, ouvem música e recebem telefonemas durante as aulas. Segundo os dirigentes regionais dos departamentos de Saúde, R. Ashok, e de Educação, Basavaraj S. Horatti, o Governo emitirá um decreto nos próximos dias para todas as escolas, públicas e privadas, de ensino básico e médio. Eles não explicaram os mecanismos que serão utilizados para pôr a medida em prática. Mas Horatti, citado pelo jornal "The Times of India", disse que as autoridades buscarão "orientação legal" para tornar a regra "estrita".

Adolescentes recebem tratamento por vício em celular

Uma clínica psiquiátrica da Espanha admitiu dois jovens, de 12 e 13 anos, por estarem viciados em telefones celulares. Segundo os pais dos jovens, de quem partiu a iniciativa do tratamento, os adolescentes não conseguiam mais realizar atividades consideradas normais sem seus aparelhos. Eles iam mal na escola e mentiam para conseguir dinheiro que seria gasto com crédito para os telefones, diz a “BBC”.

Há três meses eles vêm passando por tratamento para aprender a viver sem telefones celulares. Segundo Maite Utges, responsável por uma clínica psiquiátrica para crianças e jovens em Lleida, essa é a primeira vez que o centro recebe pacientes com esse tipo de dependência. A recomendação é que apenas os maiores de 16 anos tenham esses aparelhos.

“Ambos mostraram um comportamento perturbado e isso refletia nos resultados ruins na escola. Eles apresentavam sérias dificuldades em ter vidas normais”, disse, de acordo com jornais espanhóis. Os jovens tinham esses aparelhos há 18 meses e seus pais haviam feito pouco esforço para restringir o uso até perceberem indícios de dependência. A recomendação é que os usuários dessa tecnologia tenham mais de 16 anos.

Leia também - Alimentação na terceira idade

De acordo com Utges, deve levar pelo menos um ano de tratamento até que os pacientes consigam se livrar dessa dependência. Jose Martinez-Raga, especialista em vícios, afirmou que, assim como os dependentes de videogames, os jovens viciados em telefones celulares se tornam irritados, anti-sociais e apresentam piora nos resultados escolares.

Entrevistado pela publicação “Guardian”, o psicólogo Mark Griffiths, da Nottingham Trent University, disse receber uma ou duas ligações de pais preocupados com a forma como seus filhos usam o telefone celular. “Em muitos casos não se trata de vício propriamente dito, mas de um comportamento habitual. A impossibilidade de acesso causa sintomas a esses usuários”, explicou.

Japão No final do mês passado, governo japonês iniciou uma campanha para alertar os pais e escolas a limitar o uso desses aparelhos entre as crianças. O objetivo é fazer com que os menores só usem seus celulares quando realmente necessário e sejam proibidos de acessar informações “prejudiciais”, que tenham influência negativa sobre eles.

O governo está preocupado com o fato de jovens estudantes passarem tantas horas conectados via celular, trocando e-mails e sofrendo outros efeitos negativos de seu uso abusivo, afirmou Masaharu Kuba, oficial do governo responsável pela iniciativa. “Os pais dão celular para seus filhos sem pensarem muito sobre o assunto. No Japão, eles se tornaram brinquedos caros.”

Cerca de 60% dos japoneses na faixa etária dos 12 anos têm telefones celulares, diz o ministério da educação. Entre os jovens com 15 anos, esse valor sobe para 90%. A maioria desses aparelhos faz parte da terceira geração, com acesso a serviços de internet.

Japão faz campanha para limitar uso de celular entre jovens

Objetivo é fazer com que as crianças só usem esses aparelhos quando necessário. Iniciativa solicitará aos fabricantes celulares mais simples, sem acesso à web.

Os jovens japoneses estão se tornando tão viciados em celulares com acesso à internet que o governo iniciou uma campanha para alertar os pais e escolas a limitar o uso desses aparelhos entre as crianças. O objetivo é fazer com que os menores só usem seus celulares quando realmente necessário e sejam proibidos de acessar informações “prejudiciais”, que tenham influência negativa sobre eles.O governo está preocupado com o fato de jovens estudantes passarem tantas horas conectados via celular, trocando e-mails e sofrendo outros efeitos negativos de seu uso abusivo, afirmou Masaharu Kuba, oficial do governo responsável pela iniciativa. “Os pais dão celular para seus filhos sem pensarem muito sobre o assunto. No Japão, eles se tornaram brinquedos caros.”
As recomendações para limitar o uso dos celulares foram feitas por uma comissão de educadores e aprovadas nesta semana pela administração do primeiro-ministro Yasuo Fukuda. A comissão também solicitará aos fabricantes japoneses que façam telefones apenas com as funções de fazer e receber chamadas, além de conter um GPS — este último item para dar segurança às crianças.

Leia também - Bronzeamento Artificial: Vale a pena correr o risco?

Cerca de 60% dos japoneses na faixa etária dos 12 anos têm telefones celulares, diz o ministério da educação. Entre os jovens com 15 anos, esse valor sobe para 90%. A maioria desses aparelhos faz parte da terceira geração, com acesso a serviços de internet, e o governo acredita que o conteúdo disponível deveria ser “filtrado”, para proteger os mais jovens de informações inadequadas.
 
A força dessa tecnologia é tanta entre os jovens no Japão, que existe inclusive a “regra dos 30 minutos”. Segundo ela, a criança que não responder um e-mail de seus amigos nesse período entrará na mira das brincadeirinhas maldosas do grupo. Outros jovens já se tornaram vítimas de crimes cometidos por seus próprios amigos via internet. Em um caso, crianças mandaram suas fotos para um site e depois foram chantageadas com pedidos de dinheiro.


Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1885133-EI4796,00.html
       http://influenciadamidia.blogspot.com/2007/09/celular-proibido-para-adolescentes.html
       O Popular
       Portal G!