QUALIDADE DE VIDA

Dicas Úteis para o seu Dia-a-Dia !

dicaMate baratas sem Inseticida: Pegue miolo de pão, umedeça com Cerveja, coloque  cebola ralada, um pouquinho de açúcar e por cima ponha o  Ácido Bórico . Feito isso, coloque em tampinhas de garrafas e espalhe por onde as baratas andam em sua casa (o ácido bórico é um pó encontrado nas Farmácias e Drogarias.) Para tirar cheiro da geladeira: Umedeça um chumaço de algodão com Essência de Baunilha, ponha em um recipiente pequeno e coloque em qualquer lugar na Geladeira. Tirar manchas em pia Inox: Tire as manchas da pia de aço inox com um pano embebido em álcool. Se houver manchas de ferrugem, passe um pouco de fluido de isqueiro, depois algumas gotas de óleo de oliva e, em seguida, uma esponja com detergente. A pia ficará novinha de outra vez.. Tirar Mofos em Madeira: Para tirar o mofo de seus móveis de madeira , faça uma solução de água com vinagre de vinho branco. Modo de fazer: Em um recipiente, coloque 1 litro e meio de água e 10 colheres de (sopa) de vinagre de vinho branco e passe sobre os lugares afetados.

Além disso, deixa seus móveis com brilho. Uma dica: - antes de usar a solução passe um pano seco sobre o mofo para tirar o excesso.

Limpeza do Tampo (mesa) de inox do fogão:

A limpeza normal deve ser feita com água e sabão neutro e uma esponja de náilon , macia , depois de cada uso. Para remover gorduras e manchas mais resistentes faça a limpeza utilizando detergente comum.
Atenção: Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza dos componentes inox do seu fogão, de pias, cubas, enfim, qualquer outro objeto de inox , porque além de arranhar, ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar machas, que não saem nunca mais.

Você pode usar na limpeza mais pesada um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maça. Lavar normalmente e secar com um paninho macio. Nas manchas de água no inox use álcool ou vinagre branco. Para tirar riscos passar um pano macio umedecido em fluido de isqueiro, sobre os riscos, esfregando delicadamente. Repetir a operação se necessário e depois dar brilho com uma flanela. Nunca usar materiais abrasivos como palhas de aço, saponáceos, etc.

Após a lavagem, passar pano com álcool para devolver o brilho natural ao aço inox. Se o inox estiver velho e opaco, lave com sabão em pó..qualquer peça de inox. Não há nada melhor para limpar peças de inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouco de vinagre de maça. E se você tiver panelas de inox, um pouco de farinha de trigo numa flanela e passe delicadamente na panela, é um ótimo polidor para panelas de inox.

Tirar manchas em Tecidos:
 
    Para retirar manchas de gordura dos tecidos, coloque nabo, talco, sal ou maizena no local imediatamente. Espere alguns minutos para a absorção e passe um pano seco.  Nas manchas de café, aplique um cubo de gelo sobre o local, pressionando com um papel toalha.  Se a mancha de sua roupa for de batom, deixe de molho em um pouquinho de leite quente e depois vá esfregando com sabão de coco até a mancha sair. Em seguida lave em água corrente.  Em mancha de vinho tinto, coloque  imediatamente sal no local e lave como de costume. Só use essas soluções se o tecido for de cor firme ou branco.
 
Solução Forte para Limpeza dos Azulejos e Pisos

Faça uma mistura de:
½ xícara (chá) de vinagre branco,
1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio
½ de amônia em um litro de água.

Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos. Deixe agir por uns 10 minutos, depois lavar normalmente com água e sabão.

Um truque sensacional para queimaduras

Se você se queimou na cozinha, passando roupa, além da dor e do demorado processo de cicatrização ainda tem a certeza de que a mancha, a marca vai ficar, em muitos casos, para sempre. Para que isso não ocorra faça o seguinte:

Bata uma clara de ovo em neve. Deixe descansar por alguns minutos e retire o soro que ficou no fundo do prato. Aplique na queimadura, diariamente, durante o processo de cicatrização. Isso vai acelerar a cicatrização e não ficará marca nenhuma. Atenção: em caso de queimadura não coloque pasta dental, café ou qualquer outro produto que abafe os poros. Apenas deixe em água corrente por alguns minutos.

Clareie dentes amarelados

Cuidar dos dentes é uma preocupação constante na vida de muitas pessoas. Afinal ter um sorriso brilhante conta muitos pontos. Mas se você acredita que só porque seus dentes deram uma amarelada tudo esta perdido, esta muito enganado. Atualmente existem vários métodos odontológicos de clareamento dentário. Há também algumas soluções caseiras que permitem um sorriso mais bonito em pouco tempo, com resultados muito satisfatórios.

Folhas de goiabeira ou sálvia, mastigue-as ou esfregue-as diretamente nos dentes. Bicarbonato de sódio, umedeça-o com gotas de água. Depois com algodão ou a ponta dos dedos, esfregue nos dentes a noite após a última escovada. Não coma nem lave a boca até o dia seguinte. Para quem tem os dentes amarelados por nicotina o ideal seria para imediatamente com esse hábito ridículo e perigoso, mas enfim....retire a parte mais espessa do leite de magnésia do frasco e esfregue nos dentes com o dedo ou algodão a noite quando for deitar, após escovar os dentes. Não coma nem lave mais os dentes até a manha seguinte.

Dicas para o seu bichinho de estimação

Na hora do banho , ponha algodão nas orelhas do cachorro para evitar que entre água, e um pouco de vaselina em torno dos olhos para protege-los do sabão.

Quando o gato se recusa a tomar remédio líquido, espalhe um pouco no seu pelo, instintivamente ele o lamberá.

Bicarbonato e maisena são ótimos xampus a seco para qualquer animal peludo. Esfregue bem, depois escove. O bicarbonato age também como desodorante.

Nunca use sabão para limpar bebedouros ou aquário de peixes. Passe uma esponja de plástico e esfregue com sal de cozinha não iodado. Enxágüe bem para eliminar qualquer resíduo de sal.

Sementes secas de melão, abóbora, abobrinha e outros legumes ou vegetais são ótimos alimentos para os pássaros.

Ponha uma roupa velha, sua, na caixa dos filhotes de cães. Eles se sentirão mais confortáveis e, alem disso, irão se acostumando com seu cheiro.

Coelhos detestam talco. Coloque um pouco em volta das plantas e será um repelidor muito eficaz.

As pulgas desaparecerão se você colocar galhos frescos de pinheiro na casa do cachorro, embaixo do colchão ou almovada.


Se você tem um cachorrinho novo que esta mastigando a perna de sua mesa ou cadeira, resolva o problema colocando um pouco de essência de cravo (compra-se em mercerarias) na madeira, passando com algodão. Se o odor não conseguir mante-lo longe o gosto amargo conseguirá.

Fonte: http://br.geocities.com/nylmsbr/receitas.html
          http://www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal69/Dicas
          http://www.portaltere.com/dicasanimais.html