QUALIDADE DE VIDA

Queda de Cabelos !

quedacabeloProblemas nos cabelos são muito comuns: caspa, calvície, cabelos frágeis, grisalhos, etc. Embora a maioria seja sinal de envelhecimento natural, ou causada por outros fatores, várias medidas podem contribuir para obter cabelos mais saudáveis. O cabelo apresenta características tais como densidade, textura, padrão e cor, que resultam da hereditariedade. Mas o estado em que se encontra depende, normalmente, de fatores variáveis, tais como o estado geral de saúde, a higiene capilar, o tipo de xampu e outros produtos de tratamento que se aplicam e a utilização de pentes, escovas, rolos, secadores etc.  Via de regra, os adultos saudáveis perdem entre 50 e 100 fios de cabelo por dia e o número médio de fios de cabelo na cabeça oscila entre 90 e 100 mil.  Em se tratando de queda de cabelo, até certo ponto, a queda é absolutamente normal:

um cabelo cai porque por baixo dele nasceu um novo cabelo; no entanto, alguns distúrbios podem desencadear uma queda anormal de cabelo tanto em homens quanto em mulheres.

As causas de queda capilar mais comuns, principalmente nas mulheres são:

* Alterações hormonais após o parto, ou após terem deixado de tomar a pílula anticoncepcional, ou após a menopausa;

* Uso de medicamentos do tipo ministrado a doentes com câncer;

* Penteados que deixem os cabelos muito apertados (rabo-de-cavalo; rolos muito apertados e aplicados com demasiada frequência) e massagens e escovações repetidas e muito vigorosas;

* Estresse emocional, que pode gerar cabelos fracos e sem vida, além de uma perda súbita, temporária e desigual dos mesmos;

* Alimentação inadequada, falta de vitaminas e desequilíbrios nutricionais (de vitaminas e de minerais) . Por exemplo, uma ausência de vitamina A pode resultar em descamação do couro cabeludo; mas, o excesso dessa vitamina (mais de 100.000 UI por dia) durante um longo período, pode causar queda de cabelo;

* Hipoatividade da tireóide;

* Circunstâncias ambientais;

* Problemas imunológicos;

* Fatores genéticos;

* Anemia;

* Descolorações sucessivas com preparados à base de água oxigenada, podem tornar os cabelos finos, ásperos, secos, com pontas duplas no meio do fio, o que faz que se tornem quebradiços e caiam.


O Que Fazer

* Evite dietas da moda que possam privá-la dos nutrientes essenciais;

* Lave os cabelos com um xampu suave (principalmente se você tem o hábito de lavá-los diariamente);

* Evite os pentes afiados ou escovas de plástico que só quebram o cabelo;

* Não escove ou penteie o cabelo com muita força enquanto estiverem molhados;

* Após lavá-los, deixe que os cabelos sequem naturalmente; porém, se precisar utilizar o secador, nunca o segure muito próximo da cabeça (uma distância de uns quinze centímetros é o ideal) e regule o calor para o mínimo e o médio;

* Evite substâncias químicas agressivas como o cloro das piscinas;

* Use chapéus para protejer seus cabelos e couro cabeludo da ação do sol;

* Faça, semanalmente, uma massagem no couro cabeludo.


Tratamentos

Muitas vezes, os médicos receitam uma solução de minoxidil, que, quando esfregada diariamente no couro cabeludo, durante um mínimo de quatro meses, produz uma melhora temporária na calvície masculina. Mas ela volta a progredir quando se interrompe o tratamento. O minoxidil é menos apropriado para o tratamento da calvície feminina.

Medicina Alternativa

Plantas Medicinais

Para estimular os folículos pilosos e favorecer o crescimento dos cabelos, experimente massagear o couro cabeludo com algumas gotas de óleo essencial de alecrim e, a seguir, lavá-lo com água corrente. Você pode também utilizar uma infusão forte de urtigas para retirar o xampu que você normalmente usa.

Do ponto de vista fitoterápico, os problemas capilares refletem, geralmente, perturbações internas. Por isso, pode-se aconselhar a utilização de um relaxante, como a camomila ou a escutelária, para combater o estresse.

Aromaterapia

Os aromaterapeutas também acreditam que uma perturbação interna pode ser a responsável por problemas que possam vir a ocorrer com os cabelos. Dessa forma, recomendam que se faça não apenas um tratamento superficial, externo, mas algo mais direcionado ao ser interior.

Para o cabelo que tende a enfraquecer, uma receita eficiente é colocar em uma colher de chá de vodca (ou de outra bebida alcoólica forte), 3 gotas de óleo de alecrim e 3 de óleo de ilangue-ilangue. A essa mistura acrescente 1 colher de sopa bem cheia de água de flor de laranjeira e aplique algumas gotas, diariamente, no couro cabeludo, massageando com firmeza durante 2 ou 3 minutos.

Medicina Popular

Para a queda de cabelos, à noite massageie o couro cabeludo com óleo de ricino e lave com xampu na manhã seguinte. Repita este processo uma ou duas vezes por semana. Do mesmo modo, também podem ser usados óleo de açafroa (carrapeta) ou óleo de germen de trigo.


Constantemente caindo e sendo repostos

Nossos cabelos estão constantemente caindo e sendo repostos. A calvície acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal e não há a reposição dos fios de cabelo. A calvície também ocorre em mulheres, porém, ao contrário dos homens nos quais a esmagadora maioria dos casos é decorrente da genética ou hormônios, no sexo feminino as causas são mais complexas.

A causa principal para a queda de cabelo é genética, também conhecida como androgenia. Por volta de 50% das pessoas que têm pais calvos desenvolvem a calvície. Um fator importante para ocasionar a queda de cabelos é a grande quantidade do hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) no folículo cabeludo.

A grande quantidade de sebo no couro cabeludo também poderia ocasionar queda de cabelo, pois ele contém muita Dihidrotestosterona e ainda entope os poros causando má nutrição da raiz do cabelo. Outra causa de queda de cabelo é uma condição auto-imune conhecida como Alopecia Areata, Alopecia Totalis (perda total de cabelo na cabeça) e Alopecia Universalis (perda de todos os cabelos no corpo). A queda de cabelo também pode ser causada por dieta deficiente, estresse e reação a medicamentos, radiação ou produtos químicos.

Os tratamentos para queda de cabelos com remédios incluem:

Propecia

É o único tratamento oral aprovado pelo FDA (orgão americano que regula a aprovação de medicamentos) para a perda de cabelo. Propecia age sobre o hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT), sendo indicado somente para homens.

Finasterida, remédio comercializado com o nome de Propecia, é um comprimido "inibidor da dihidrotestosterona" por todo o corpo aprovado pelo FDA (órgão americano que regula a aprovação de medicamentos). A finasterida é tomada oralmente e tem mostrado taxa de sucesso de 29-68% (versus 17-45% de pacientes que receberam placebo) no tratamento da calvície e queda de cabelo.

A Finasterida (Propecia) é eficiente apenas enquanto é ingerida; o cabelo recuperado ou mantido é perdido em 6-12 meses depois de parar a terapia. Em estudos clínicos, a Finasterida, assim como o Minoxidil, tem demonstrado funcionar tanto na área da "coroa" quanto na "linha de entrada" cabelos, porém tem mais sucesso na área da "coroa".

Propecia tem mostrado ser ineficiente no tratamento de queda de cabelos em mulheres, e não deve ser usada de nenhuma forma por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, já que especula-se que poderia causar defeitos de nascimentos sérios em fetos masculinos.

Efeitos colaterais conhecidos do uso da Propecia, experimentados por em torno de 4% dos pacientes, incluem disfunção erétil e, menos comumente, ginecomastia (desenvolvimento excessivo das mamas no homem). Em estudos, os efeitos colaterais cessaram depois que a dosagem foi interrompida. Finasterida (Propecia) não é indicada para ser usada por mulheres.

Nenhuma mulher deve tomar ou manusear esse remédio se estiver grávida ou tiver suspeita de gravidez, uma vez que ele pode causar defeitos de nascença em fetos masculinos. Mulheres grávidas, ou com suspeita de gravidez, também não devem manusear tabletes de Finasterida esmagados ou quebrados, uma vez que esse remédio pode ser absorvido pela pele.

 

Minoxidil

O minoxidil, líquido tópico comercializado no Brasil como Regaine, foi o primeiro medicamento aprovado pelo FDA para a perda do cabelo.

Minoxidil (nome genérico) pertence a uma classe de drogas chamada estimulantes de crescimento capilar. Minoxidil oral, um remédio originalmente usado para tratar pressão alta, foi identificado como responsável pelo aumento do crescimento capilar na maioria dos pacientes que o ingeriam diariamente.

Isso levou ao desenvolvimento do minoxidil de uso tópico, vendido sem receita médica com 5% da fórmula sob a marca registrada Regaine. Essas fórmulas têm estimulado o crescimento capilar em homens com calvície padrão. Em mulheres, essas pomadas podem ajudar a aumentar o crescimento na área frontal, de acordo com os fabricantes.

Mulheres grávidas ou em período de amamentação devem evitar o uso de minoxidil de qualquer forma e ter cautela com o uso de fórmulas muito fortes, porque não foram projetadas para mulheres. Podem causar crescimento de pêlos faciais e outros problemas.

O minoxidil é o que os farmacêuticos chamam de dose-dependente. Isso significa que o tratamento precisa ser contínuo para manter ou aumentar os benefícios do crescimento do cabelo. O Rogaine de concentração média deve ser aplicado no couro cabeludo seco, duas vezes ao dia e deve permanecer ali por pelo menos quatro horas. Os resultados serão vistos depois de quatro meses. Os fabricantes afirmam que as fórmulas extra-fortes atuam muito mais rapidamente, em mais ou menos 45 dias.

O minoxidil oral pode causar queda na pressão sangüínea, aumentar os batimentos do coração e ainda causar aumento de peso. Pessoas com histórico de doenças cardíacas devem evitar esse remédio, já quem tem pressão arterial elevada deve consultar seu médico. Além disso, o minoxidil tópico não deve ser usado com outras pomadas ou medicamentos de uso tópico. Os efeitos colaterais na pele incluem irritação, coceira, urticária, inchamento e sensibilidade.


Mantenha os fios no lugar: evite a queda de cabelo

Por Natália Vizza: A queda de cabelo é um dos assuntos que mais preocupa homens e mulheres. As entradas e os fios fininhos são os principais sinais de que alguma coisa está errada com o organismo. Mas, não se preocupe, o problema tem solução.

Segundo a dermatologista Carla Albuquerque, a queda de cabelo pode ser causada por diferentes fatores. “Os problemas mais comuns são: distúrbios hormonais, estresse emocional, anemia, baixo nível de ferro baixo no sangue, falta de vitaminas, alterações na tireóide e químicas, como alisamentos e tinturas, por exemplo. Não podemos esquecer a “alopecia androgenética”, uma queda de cabelos determinada geneticamente, que pode ocorrer tanto em homens (com maior frequência) quanto em mulheres”, explica.

É importante procurar um especialista para descobrir o problema e direcionar o tratamento de maneira específica. De nada adianta investir em shampoos e loções anti-queda se a causa é uma anemia, por exemplo. Cada caso é um caso e dever ser e avaliado cuidadosamente pelo dermatologista.

“O ideal é evitar receitas caseiras e conselhos de “curiosos” e procurar um médico dermatologista para uma avaliação detalhada, com exame clínico e exames laboratoriais. Uma vez diagnosticada a causa da queda, podemos tratá-la de maneira mais específica e efetiva”, finaliza Carla Albuquerque.

Fique atento:

- Prefira alimentos com:

 Beta-caroteno (encontrado nos vegetais alaranjados como a cenoura, e também em folhas de cor verde-intensa como a rúcula e o agrião)

 Vitamina A (encontrada no bife de fígado, gema de ovo, leite e derivados)

 Vitamina B (carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes)

 Zinco (ostras, fígado, leite e farelo de trigo) Aminoácidos e ferro (carnes vermelhas)

Dicas...

- Evite químicas, como escovas progressivas, alisamentos e tinturas
- Evite mega-hair
- Não tracionar demais os cabelos durante a secagem/escova
- Hidrate os fios uma a duas vezes por semana
- Evite banhos quentes e demorados
- Procure manter uma distância de pelo menos 15 cm entre o secador e os fios de cabelos
- Evite temperaturas muito altas quando usar o secador


Causas e outros Tratamentos
 
Queda de cabelo, calvície ou alopecia é um problema comum em homens e mulheres, mas devido a diferentes razões.

A identificação da causa para queda de cabelo é essencial para um tratamento eficaz. Algumas medidas devem ser tomadas para melhorar a resposta, porém o tratamento deve ser prescrito e orientado pelo médico, em especial o dermatologista.

Causas e tratamentos da queda de cabelo

Alopécias cicatriciais
Alopécia areata
Alopécias mecânicas
Queda de cabelo devido a doenças infecciosas
Queda de cabelo devido a causas sistêmicas
Alopécia feminina difusa
Calvície (alopecia seborréica)
Alopécias cicatriciais
Queda de cabelo causada por traumatismo, queimaduras químicas ou físicas ou exposição a agentes radioativos usados com finalidade terapêutica.

Podem ainda ser devidas a doenças que evoluem para atrofias ou cicatrizes, tais como piodermites, paracoccidioidomicose, leishmaniose, tuberculose, sarcoidose, herpes zoster, linfomas, tumores, líquen plano, esclerodermia, lúpus eritematoso fixo, pseudopelada de Brocq e foliculite descalvante.

O tratamento deste tipo de queda de cabelo é combater a doença para impedir a atrofia ou cicatriz. Na fase de seqüela com atrofia, quando possível, pode-se fazer o implante de cabelos.


Alopécia areata (pelada)

Apresenta-se como áreas sem cabelo, arredondadas ou ovalares de tamanhos variados, únicas ou múltiplas, isoladas ou confluídas, sem alteração da pele, a não ser discreta hipotonia. Podem ocorrer no couro cabeludo e/ou em outras regiões pilosas. Em alguns casos, evolui para perda total dos cabelos.

A causa é desconhecida, podendo estar relacionada a distúrbios emocionais, infecções ou ataques do próprio sistema imunológico.

O tratamento da alopecia areata inclui:

Tratar as possíveis causas, dando especial atenção aos distúrbios psíquicos e se necessário solicitar a colaboração do psiquiatra.
Medicações rubefacientes em aplicações diárias ou em dias alternados. Estes medicamentos aumentam a circulação do sangue no local e de modo geral provoca a repilação.
Medicamentos corticóides em solução ou pomada podem ser úteis. A sua ação é baseada na supressão do sistema imunológico no local.
Índice

Queda de cabelo de causa mecânica

Quando a queda de cabelo é devido a fatores físicos sobre o couro cabeludo, o tratamento é procurar afastar as causas. Em casos antigos, nos quais a ação traumatizante se fez por longo tempo, a alopécia pode tornar-se irreversível. Exemplos:

Recém-nascidos: perda de cabelo, principalmente na região occipital, provavelmente devido à criança permanecer deitada por longo tempo. É transitória, não necessitando de tratamento.
Certos penteados que provocam maior tração dos cabelos, comprometendo as regiões fronto-temporais e periferia do couro cabeludo.
Também pode ser causada pelo uso de chapéus, quepes ou outros agentes compressivos.
Pode ainda ocorrer em doentes que permanecem deitados por longo tempo.
Tricotilomania: em pessoas que adquirem o hábito de arrancar os próprios cabelos e pêlos, surgem áreas de alopécia, nas quais os cabelos apresentam-se de diferentes comprimentos. O tratamento consiste em investigar e tratar a causa, em geral psicológica. O acompanhamento no psiquiatra é necessário.
Índice

Queda de cabelo devido a doenças infecciosa

Doenças infecciosas com febre alta durando de 3 a 5 dias podem causar queda de cabelo difusa, que se surgem entre 75 e 90 dias após o episódio febril. Nestes casos, os cabelos nascem novamente, sem tratamento.

Na infecção por sífilis podem ocorrer áreas de rarefação de cabelos e/ou pêlos, constituindo a clássica alopécia em clareira. Após o tratamento da sífilis há recuperação dos cabelos e pêlos.

Na hanseníase pode haver alopécia, em geral acompanhada de anestesia e anidrose. É comum a perda de pêlos no terço externo dos supercílios (madarose). Costuma ser irreversível, mesmo com o tratamento específico.


Queda de cabelo de causas sistêmicas

Pode ocorrer alopécia difusa em várias doenças que acometem o organismo como um todo:

Lúpus eritematoso sistêmico,
Dermatomiosite,
Anemia ferropriva,
Doenças carenciais e debilitantes,
Diabetes,
Hipertiroidismo,
Hipotiroidismo,
Doença de Addison.
O tratamento é o da doença sistêmica, ou seja, geralmente combatendo a causa, os cabelos crescem novamente.

Em mulheres, após o parto, é comum a observação de alopécia difusa do couro cabeludo. Geralmente é pouco intensa, dura alguns meses e regride. A regressão do quadro pode ser favorecida com o uso de rubefaciente, a administração de complexos vitamínicos e apoio psicológico.


Alopécia feminina difusa

Este tipo de queda de cabelo apresenta diminuição de cabelos nas regiões fronto-parietais, de modo difuso, persistindo cabelos mais curtos e afilados; a pele perde parte da elasticidade, podendo ser acompanhada de seborréia.

Em geral a queda está associada a perturbações hormonais, com aumento da progesterona, menopausa, ou pelo uso de injeções de andrógenos com fim de tratamento de outro distúrbio. O diagnóstico é realizado pelo médico, que geralmente solicita exames de dosagens hormonais.

Tratamento deste tipo de queda de cabelo depende do resultado das dosagens hormonais, podendo ter indicação o uso de preparados antiandrogênicos, associados a estrógenos, a fim de combater a desregulação hormonal.


Calvície ou alopécia seborréica

Este tipo de queda de cabelo é mais comum no homem. A queda inicia-se nas regiões fronto-parietais e/ou no vértice, podendo progredir e atingir toda a parte central do couro cabeludo.

Freqüentemente encontra-se seborréia do couro cabeludo, ou seja, aumento de oleosidade. Geralmente é tanto mais grave quanto mais precoce é o início da queda de cabelo.

Em mulher a alopécia atinge principalmente a parte central do couro cabeludo e excepcionalmente ocorre a perda total dos cabelos. Muito mais rara.

O tratamento da calvície pode retardar ou interromper o processo, e quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Os tratamentos disponíveis são:

A finasterida é um medicamento utilizado no tratamento da calvície com bons resultados na interrupção da queda e no fortalecimento de capilar.
Minoxidil para uso local em loções com resultados favoráveis, porém tem que ser usado por vários meses (3-4 meses).
Para o tratamento da seborréia, recomenda-se o uso de sabonetes sulfurosos, xampus à base de coaltar, zinco ou cetoconazol.
A suspensão do uso poderá acarretar a queda dos cabelos recuperados, voltando à situação inicial.

Medidas gerais tais como correção dos distúrbios emocionais, alterações hormonais, deficiências dietéticas, controle de pressão arterial, evitar o uso exagerado de descolorantes ou tinturas.

Uma vez estabelecida a calvície o único recurso terapêutico é implante de cabelos, que até o momento vem apresentando resultados satisfatórios.

 

Fonte:  http://www.saudeinformacoes.com.br/materias_ver_materia.asp?id=184
        http://www.copacabanarunners.net/calvicie.html
        http://saude.hsw.uol.com.br/implantes-de-cabelo3.htm
        http://cristianaarcangeli.terra.com.br/cabelo/mantenha-os-fios-no-lugar-evite-a-queda-de-cabelo/
        http://www.bancodesaude.com.br/queda-cabelo/queda-cabelo#indice