QUALIDADE DE VIDA

Kama Sutra - Parte 1 (Conceitos)

kama80Kamasutram ,geralmente conhecido no mundo ocidental como Kama Sutra, é um antigo texto indiano sobre o comportamento sexual humano, amplamente considerado o trabalho definitivo sobre amor na literatura sânscrita. O texto foi escrito por Vatsyayana, como um breve resumo dos vários trabalhos anteriores que pertencia a uma tradição conhecida genericamente como Kama Shatra. Kama é a literatura do desejo. Já o Sutra é o discurso de uma série de aforismos. Sutra foi um termo padrão para um texto técnico, assim como o Yôga Sútra de Pátañjali. O texto foi escrito originalmente como Vatsyayana Kamasutram (ou "Aforismos sobre o amor, de Vatsyayana").

A tradição diz que o autor foi um estudante celibatário que viveu em Pataliputra, um importante centro de aprendizagem. Estima-se que ele tenha nascido no início do século IV. Se isso for correto Vatsyayana viveu durante o ápice da Dinastia Gupta, um perído conhecido pelas grandes contribuições para a literatura Sânscrita e para cultura Védica.

O Kama Sutra foi escrito para a nobreza da Índia por um nobre Vatsyayana, em alguma época entre 100 e 400 d.C. Escrito originalmente em sânscrito, está inserido na concepção de mundo da religião hindu. Seus ensinamentos, embora conduzam ao prazer, visam, em primeiro lugar, à elevação espiritual do homem, em sua trajetória religiosa.
 
Kama significa amor, prazer, satisfação. É um dos três sustentáculos da religião hindu. Os outros são Dharma e Artha. Dharma é o mérito religioso e Artha a aquisição de riquezas e bens.

Os hindus acreditavam que aquele que praticar Dharma, Artha e Kama, sem se tornar escravo das paixões, conseguirá êxito em todos os seus empreendimentos. Em outras palavras, deve-se desfrutar as riquezas e os prazeres sexuais sem jamais perder a virtude religiosa.
Naqueles dias, o nobre típico hindu levava uma vida de luxo ocioso e tinha bastante tempo livre para se dedicar, se assim o desejasse, ao aprendizado e ao aperfeiçoamento das habilidades sociais, sexuais e artísticas descritas em livros como o Kama Sutra.

Esperava-se do cidadão ideal que dedicava sua vida à conquista de três metas:

 
•  darma - aquisição de mérito religioso;

•  artha - aquisição de riquezas e

•  kama - aquisição de amor ou prazer sexual.

O Kama Sutra pretendia ajudar na terceira destas metas

 

kama50

 

Estas três metas possuem suas contrapartes modernas. Muitos de nós não somos tão voltados para a religião,mas buscamos desenvolvimento pessoal e realização; muitos de nós não aspiram grandes riquezas, mas sim ter o dinheiro suficiente para viver confortavelmente; e a maioria de nós quer um relacionamento sexual carinhoso. O Kama Sutra era destinado aos homens, pois as mulheres na época eram submissas demais, mas isto não quer dizer que ele ignora as necessidades femininas. “Em resumo, a pessoa sagaz e prudente, que leva em conta Dharma, Artha e Kama, sem se tomar escrava de suas paixões, é bem-sucedida cm todos os seus empreendimentos.”


As preliminares para o amor

Montando o cenário


Em todas as coisas ligadas ao amor, cada um deveria agir de acordo com sua própria inclinação.

A preparação deve ser cuidadosa e devidamente planejada; 
 
A higiene pessoal é uma exigência;

O uso de perfumes é recomendável;

A iluminação deve ser branda;

Uma música romântica cria um clima especial;

Uma taça de vinho torna o momento inesquecível.

 

Toques e abraços


As mulheres, sendo de uma natureza terna, querem começar ternamente.

• Explore as zonas erógenas: seios, pescoço, pés, nádegas,etc.;

• Faça massagem utilizando óleos ou loções perfumadas;
  
• Faça carícias utilizando movimentos circulares e suaves com a ponta dos dedos;
   
• Acaricie os cabelos e beije o pescoço;

• Prolongue e valorize ao máximo o momento.

 

Beijos e preliminares


Se a mulher beijá-lo, ele deve beijá-la de volta. Beijar é uma arte em si. A boca é uma das partes mais sensíveis do corpo.

Lembre-se que a mulher é sensitiva e auditiva;

Sussurre palavras de amor e paixão ao seu ouvido;

Acaricie a parceira e beije suavemente todo o seu corpo;

A mulher adora ser beijada. Beije-a ardentemente;  
   
O homem é visual. Ele sente prazer em ver;

A mulher deve usar roupas sensuais e provocante

 

As posições do amor


Uma vez iniciada a relação, basta a paixão para dar origem a todos os atos dos parceiros.

O segredo é usar a imaginação, criatividade e espontaneidade; 
    
Todas as posições são admissíveis. Imite as posições dos animais; 
  
A mulher sente-se excitada ao perceber que está dando prazer ao parceiro;
     
Desperte o prazer na parceira sem esquecer de si mesmo;

O Kama Sutra declara que é dever do homem satisfazer sua parceira

 

Epílogo amoroso


As coisas que aumentam a paixão deveriam ser feitas primeiro.

O importante é continuar a manter o sentimento de harmonia; 
    
Fiquem abraçados, beijando-se e cariciando-se;

Continue a fazer algo junto como tomar banho ou comer uma refeição leve;

Lembre-se que para a mulher o sexo não significa necessariamente penetração:
    
Lembre-se que é dando-se que se recebe. É amando que se é amado.

 

Tempos modernos

O amor basta-se a si mesmo. O amor não tem outro desejo senão de atingir a sua plenitude. Kahlil Gibran

• Passados quase 2.000 anos o Kama Sutra continua sendo um livro atual, simplesmente porque o amor continua sendo a busca maior de todo o ser humano.

• O Kama Sutra não é apenas um livro sobre sexo. Ele ensina a expressar o amor através do sexo prazeroso.
 
• A grande diferença que houve neste período foi a conquista das mulheres na sua busca pela igualdade dos direitos.

• Hoje as mulheres não são mais submissas. Elas exigem também sentir prazer no sexo. Elas não estão dispostas apenas a dar prazer aos seus parceiros. Elas querem participar.


"E agora perguntais em vosso coração: "Como distinguiremos o que é bom no prazer do que é mau?  Ide, pois, aos vossos campos e pomares e, lá, aprendereis que o prazer da abelha é sugar o mel da flor, Mas que o prazer da flor é entregar o mel à abelha. Pois, para a abelha, uma flor é uma fonte de vida. E para a flor, uma abelha é uma mensageira do amor. E para ambas, a abelha e a flor, dar e receber prazer é uma necessidade e um êxtase."   Kahlil Gibran 

   
Controlando o orgasmo


A forma mais prática para retenção do sêmen é aprender a controlar o músculo pubococcígeo (PC) com exercícios simples e regulares a qualquer hora e lugar. Basta contraí-lo e relaxá-lo repetidamente. O homem pode começar com uma rotina diária de 20 contrações até encontrar o próprio ritmo. Mais tarde, pode aumentar gradativamente até fazer, com tranqüilidade 75 contrações duas vezes por dia.  Eis a maneira mais simples de encontrar seu músculo PC e isolá-lo de todos os outros.
 
Primeiro, coloque suavemente um ou dedos atrás de seus testículos. Finja que está urinando. Agora tente segurar o fluxo. Este músculo que você acabou de usar para interromper o fluxo da bexiga é o seu músculo PC. Você sentiu enrijecer-se? Talvez tenha notado também que seu pênis e testículos "pularam" um pouco quando você contraiu o músculo PC. É muito importante que seus músculos do estômago e das coxas se mantenham relaxados.

Estimular o músculo PC também massageia a próstata, prevenindo a estagnação e congestão desta glândula, o que e, em última análise, reduz até o risco de câncer neste órgão.
 
Além de aumentar a libido masculina, estas técnicas visam também dar mais prazer à mulher. Afinal, a satisfação feminina era um conceito muito importante para os antigos mestres do tantrismo.

 

Os passos da conquista


Conheça algumas artimanhas indianas para tornar-se irresistível:


Cuidados com o corpo   


Eles são fundamentais para quem deseja ser sedutor ou atraente. Mesmo quem não é bonito  pode tornar-se um mestre na sedução se mantiver cuidado com a aparência.


Pessoas com quem se envolver


Vatsyayana recomenda que haja afinidade entre os amantes, inclusive na forma física. Os traços de personalidade, no entanto, são o mais importante.


Perfumes e enfeites


A melhor forma de conquistar a amante é ser simples e legítimo. No entanto, é válido o uso de perfumes e enfeites.


Abraçar é preciso


Para os hindus, o abraço tem um significado muito especial, que transcende o tempo e as culturas. Abraçar a pessoa que se ama é uma das formas mais legítima de demonstrar o quanto você a ama.
 

O beijo que alimenta a vida


A boca é um templo, símbolo de intimidade e confiança. Só deve ser compartilhada com aqueles que se ama muito.

 
 
Inocentes brincadeiras

 
O amor só se manifesta com todo o seu vigor quando os casais desfrutam despretensiosamente de jogos e brincadeiras.


Apetite para o prazer


Quando o casal prepara-se para o casamento e, conseqüentemente, para o sexo deve dar especial importância ao corpo. A ioga, mistura de exercícios, alongamentos e concentração espiritual, era o método mais eficiente para se obter o resultado desejado.


A arte de ser agradável


Além de técnicas de sedução e muitas posições sexuais, os originais do Kama Sutra trazem uma lista de pouco mais de 60 artes que os amantes devem aprender.

Carícias


Quando o casal já está unido, há um ritual específico de carícias e beijos antes que eles comecem a transar

PARTE 2