QUALIDADE DE VIDA

Verão sem culpa !!!!

culpa1O verão está aí, estação em que muitas se desesperam para perder toda aquela gordurinha que o inverno escondeu. Arriscam em dietas malucas, as vezes até simplesmente param de comer e bebem só liquidos, mas nada disso resolve. Saiba o que fazer para curtir o verão sem culpa, exibindo curvas de dar inveja. Coma direito - A maioria dos profissionais aposta na reeducação alimentar para a redução de gordura corpórea. A dieta de reeducação alimentar faz emagrecer gordura, e não massa muscular ou água. Não adianta “trancar” a boca loucamente. Dietas muito severas e malucas não funcionam e fazem com que o cérebro ative mecanismos de defesa. “O organismo não entende a mudança brusca de fornecimento de energia ou mesmo a falta agressiva de nutrientes, o ideal é reduzir quantidade, comendo com qualidade de tudo um pouco.

Geralmente, uma mulher adulta em dieta deve consumir 1.300 calorias ao dia. Calorias estas que devem ser destruídas adequadamente, não adianta comer 800 calorias de chocolate. Um pastel de feira e uma lata de refrigerante correspondem (em calorias) a um prato de salada de alface e tomate, mais duas colheres de arroz, outras duas de feijão e um bife de 100 gramas.

Apesar das calorias serem as mesmas, vale a pena abrir mão do pastel com “refri” e escolher o prato de arroz com feijão e bife, que tem menos gordura e mais fibras e nutrientes.

 Com relação aos carboidratos, existem os bons e os ruins, os ruins são facilmente assimilados pelo organismo e transformados em açúcar. Isso faz com que exista uma grande produção de insulina e depósito de gorduras no abdome. Entende-se por carboidratos ruins os derivados de farinha branca, como o pão francês, arroz, etc. Os bons carboidratos são os integrais, pois têm fibra, o que retarda a absorção de açúcar no organismo, como os produtos integrais em geral.

Coma mais vezes em menor quantidade


Faça três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches em horários intermediários das principais refeições. É importante tomar café da manhã, pois precisamos dar nutrientes ao corpo logo cedo para ele começar a trabalhar. O corpo não alimentado pela manhã começa a trabalhar em “modo econômico” e gasta menos energia. Por conseqüência, quando ele recebe o almoço, tem o "instinto" de armazenar tudo.

Daí o organismo começa a se acostumar com o ‘sistema de guarda’, ou seja, ele aprende a funcionar utilizando pouca caloria e guardando muita, com isso, a pessoa não emagrece.

Para evitar que o seu metabolismo trabalhe desta forma é necessário ter horários certos para se alimentar, além de introduzir as refeições intermediárias no seu dia, os famosos lanchinhos que antecedem o almoço, o jantar e o sono. Opte por barras de cereais, gelatina, frutas, leite, etc.

Quem pretende fazer dieta, mesmo que seja de reeducação alimentar precisa estar consciente de seu estado de saúde. As dietas absurdas podem causar hipoglicemia, que é a falta de açúcar no sangue. Os principais sintomas são cansaço, mal-estar, tremedeira e tontura. Quem tem esses sintomas precisa fazer acompanhamento médico.

O doce causa bem-estar porque ele está diretamente relacionado á produção de serotonina no organismo, que é o hormônio responsável pelas nossas sensações agradáveis. Muitos antidepressivos trabalham com essa substância para tratar a depressão. As mulheres, quando passam pelo período menstrual têm a taxa de serotononia diminuída, por isso sentem vontade de comer doces.

Será que estou acima do peso?

Não tenha dúvidas que o espelho é o melhor amigo para responder a esta pergunta. Ainda assim, existem alguns recursos que podem ajudar no diagnóstico, como o índice de massa corpórea (IMC), que relaciona o peso com a estatura da pessoa. O IMC não é um método muito eficiente, já que não leva em conta a quantidade de massa gorda e magra do organismo. Os treinadores físicos costumam utilizar o medidor de “prega cutânea” para determinar a quantidade de massa gorda de uma pessoa, aliando a esta outras técnicas de medição de gordura.

Mexa-se

Os exercícios aeróbios são os mais eficazes para queimar gordurinhas. E o melhor deles é o que você mais curtir: caminhada, bicicleta, esteira, estepe, hidroginástica, etc. O segredo não está em qual deles você vai escolher, mas na forma que irá praticá-lo. O controle da freqüência cardíaca tem tudo a ver com emagrecimento, ela irá dizer se você está no ritmo certo para queimar massa gorda.

Uma pessoa que não é acostumada a praticar atividades físicas, deve manter a freqüência cardíaca de 110 até 120 batimentos por minuto.

Neste ritmo é possível queimar cerca de 300 calorias em uma hora, a gordura corresponde de 30% a 40% do total. Trata-se de um ritmo leve e moderado, ideal para quem está começando a se exercitar. Se a pessoa tiver idade mais avançada, os batimentos por minutos devem ser menores. Contudo, se a pessoa for treinada e acostumada com exercícios aeróbios, o número aumenta. Portanto, a atividade física proporciona maior queima de calorias e, do total disso tudo, uma boa porcentagem é gordura.


Uma pessoa sedentária leva cerca de 20 minutos de atividade física para começar a queimar gordurinhas. Já um maratonista, queima gordura nos primeiros 10 minutos de prova. O segredo não está na velocidade, mas na freqüência. Quanto melhor for o preparo aeróbio da pessoa, mais rápido o corpo queimará gordura. Dessa forma, podemos concluir que o exercício aeróbio produz o efeito “bola de neve do bem”. Por isso, praticar atividade física uma hora por dia, três vezes por semana é essencial para emagrecer. Não adianta exagerar num dia e “cabular” no resto da semana, persistência é tudo.


Para complementar o exercício aeróbio recomenda-se exercícios de fortalecimento muscular. “É comum encontrarmos pessoas magras e flácidas, a musculação deixa o corpo mais bonito”.

Redução de medidas
Segundo dermatologistas, a gordura e celulite podem ser reduzidas com associação de várias técnicas, “nada funciona isoladamente”.

Uma das técnicas mais procuradas é a intradermoterapia (também conhecida como mesoterapia), onde pequenas quantidades de medicamentos são injetadas no local acometido pela gordura. O objetivo é ativar a circulação sangüínea e atuar na quebra da célula gordurosa. O método é contra-indicado para gestantes, pessoas com problemas cardíacos e sensíveis a medicamentos.

Outros aparelhos de eletroestimulação trabalham na aceleração do metabolismo dos tecidos fazendo com que os depósitos de gordura sejam quebrados. Já a famosa drenagem linfática visa a eliminação de gorduras e toxinas do organismo por meio de massagem.

Fonte: http://www.malvadas.org/