CURIOSIDADES

Mergulhador é engolido por baleia na África do Sul e sobrevive

balegol topo11/03/2019 - Rainer Schmidt ficou por alguns segundos no ventre do cetáceo até ser cuspido. Há vários dias, as imagens da desventura de um mergulhador circulam na internet: ele escapou milagrosamente da morte na semana passada depois de ter sido brevemente engolido por uma baleia na costa de Port Elizabeth, no sul da África do Sul. Rainer Schimpf viveu a experiência de ficar no ventre de uma baleia por alguns segundos. — Eu estava filmando golfinhos, tubarões, pinguins e aves que se alimentam de sardinhas, quando uma baleia Bryde surgiu das profundezas, engolindo tudo em seu caminho. Senti pressão ao redor da minha cintura, e soube imediatamente o que estava acontecendo — relatou à AFP Rainer, que é ativista ambientalista.

— Foi apenas uma questão de segundos antes que a baleia percebesse seu erro e abrisse a boca para me cuspir — completou.

A esposa do mergulhador, Silke, e um fotógrafo observaram com horror e documentaram a cena. Em algumas imagens, apenas as pernas de Rainer Schimpf aparecem para fora da boca do predador, um raro espécime de baleia Bryde. Este cetáceo pode chegar a 15 m de comprimento e se alimenta de pequenos peixes e crustáceos. Mal recuperado do susto, o mergulhador não hesitou antes de voltar ao mar.

jmki99

— Verificamos que o equipamento estava ok, que eu não tinha ossos quebrados, que tudo estava no lugar. Adrenalina ao máximo. Eu não queria perder essa sessão de mergulho, voltei para a água, dessa vez em busca de tubarões — disse ele, antes de adicionar com um grande sorriso

Schimpf, tem 51 anos, 20 deles de experiência no mar. Recebeu vários prêmios de fotografia e é CEO de uma empresa de turismo marítimo, a Expert Tours. Ele está ciente dos riscos que corre.

Leia também - Faxineira confunde obra de arte com sujeira pós-festa e 'faz limpeza' em museu

— Predadores como baleias ou tubarões vão com tudo sobre suas presas e muitas vezes nossa visibilidade é extremamente baixa — diz.

Mas desistir de sua missão está fora de questão.

— Nossa determinação em garantir ao meio ambiente a maior atenção e proteção continua intacta. E, se eu renascer, gostaria que fosse na forma de uma baleia.

As imagens da experiência inusitada de Rainer já ultrapassaram a marca de um milhão de visualizações no YouTube.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br